A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Riscos FR José Tarcísio de Castro Filho Médico do Trabalho V&M - Vallourec & Mannesmann do Brasil Belo Horizonte Plano de contingência frente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Riscos FR José Tarcísio de Castro Filho Médico do Trabalho V&M - Vallourec & Mannesmann do Brasil Belo Horizonte Plano de contingência frente."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Riscos FR José Tarcísio de Castro Filho Médico do Trabalho V&M - Vallourec & Mannesmann do Brasil Belo Horizonte Plano de contingência frente a epidemia de doenças agudas contagiosas

2 Gestão de Riscos FR IDENTIFICAÇÃO DO RISCO IMPACTOS INDICADORES CONTROLE PLANO CONTINGENCIAL

3 Gestão de Riscos FR IDENTIFICAÇÃO DO RISCO IMPACTOS INDICADORES CONTROLE PLANO CONTINGENCIAL

4 Identificação do Risco GESTÃO DE RISCOS 1. Titulo do Risco 2. Identificação da área e o Processo envolvido 3. Descrição do Risco Risco: qualquer evento que possa dificultar o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela organização. Explicitar: 4. Fatores de Agravamento

5 Identificação do Risco - Exemplo GESTÃO DE RISCOS 1. Titulo do Risco 2. Identificação do Processo envolvido 3. Descrição do Risco 4. Fatores de Agravamento PROFILERAÇÃO DE DOENÇAS SAZONAIS EPIDÊMICAS COMO É A TRANSMISÃO E QUE ÁREAS FICAM EXPOSTAS NÚMERO VOLUMOSO DE EMPREGADOS IMPOSSIBILITADOS DE COMPARECER AO TRABALHO, SEJA POR DOENÇA PRÓPRIA, POR TER QUE CUIDAR DE PARENTES OU POR TRANSPORTE INOPERANTE. NÃO TER INSTALAÇÕES ADEQUADAS PARA ATENDIMENTO, NÃO TER RECURSOS TÉCNICOS (CONHECIMENTO), NÃO TER PLANO CONTIGENCIAL.

6 Gestão de Riscos FR IDENTIFICAÇÃO DO RISCO IMPACTOS INDICADORES CONTROLE PLANO CONTINGENCIAL

7 Impactos GESTÃO DE RISCOS Intensidade com que a ocorrência do evento poderá afetar o objetivo do processo. Considerar a efetividade do controle existente. 1. Impacto Financeiros Consequências monetárias (Objetivo) 2. Impacto Intangível Prejuízo à reputação e/ou imagem da organização (Subjetivo)

8 Gestão de Riscos FR IDENTIFICAÇÃO DO RISCO IMPACTOS INDICADORES CONTROLE PLANO CONTINGENCIAL

9 Indicadores GESTÃO DE RISCOS - Monitorar probabilidade de ocorrência do risco - Avaliar performance do processo Variáveis com características de: 1)Forte relação com o risco; 2) Facilmente disponíveis; 3)Cálculo objetivo (numérico se tangível). Ex: Taxa de ocorrência de doença (Estratificação por CID). O indicador deve ter acompanhamento periódico.

10 Gestão de Riscos FR IDENTIFICAÇÃO DO RISCO IMPACTOS INDICADORES CONTROLE PLANO CONTINGENCIAL

11 Controles GESTÃO DE RISCOS Ações para reduzir possibilidades de ocorrência do risco. 1. Categorias dos Controles Preventivos Detectivos 2. Efetividade dos Controles Alta: cumprem totalmente as expectativas. Média: cumprem parcialmente as expectativas. Devem ser reavaliados (modificados) Baixa: não cumprem as expectativas. Devem ser eliminados ou substituídos.

12 Gestão de Riscos FR IDENTIFICAÇÃO DO RISCO IMPACTOS INDICADORES CONTROLE PLANO CONTINGENCIAL

13 Planos de Ação / Contingencial GESTÃO DE RISCOS Planos de Ação é a descrição das principais atividades que serão implementadas para mitigar o risco, após a definição do tratamento dado ao mesmo. Todo plano de ação deve conter: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DEFINIÇÃO DE RESPONSÁVEIS ESPECIFICAÇÃO DE PRAZOS

14 Plano Contingencial GETÃO DE RISCOS Visa criar ações e medidas que precisarão ser executadas caso ocorra alguma falha na prevenção ao respectivo risco e ele venha a realmente acontecer. Objetivos: Eliminar ou reduzir a possibilidade de transmissão dentro de nossas instalações; Reduzir o acometimento concomitante de grande montante dos empregados; Definição de estratégias considerando cenários de grande aumento do absenteísmo resultante (Ex: Gripe com %)

15 Fluxograma do Plano Contingencial PREVENTIVASDETECTIVASCORRETIVA - EMERGENCIAL fFFFFF Plano Contingencial pandemia gripe 2009

16 Trabalhar consoante definições técnicas institucionais (Definição de suspeito e caso, com fluxos não conflitantes); Desenvolver políticas de prevenção; Treinamento do pessoal de apoio, desenvolver material de divulgação; Ações informativas aos empregados; Rastreio de manifestações gripais e possibilitar que empregados informem sua doença de imediato; Controle dos oriundos de áreas de risco até situação de transmissão sustentada; Plano Contingencial pandemia gripe 2009

17 Providenciar dispensadores de desinfetantes para mãos e definir distribuição; Avaliar planos de horários alternativos, trabalho em domicílio (teletrabalho), mudanças internas de função, recrutamento de temporários; Identificar funções-chave e opções para sua cobertura; Providenciar áreas para isolamentos curtos e opções de transporte adequado; Providenciar reserva de EPI e critérios de distribuição; Proteger pessoal portador de risco de complicações;

18 Gestão de Riscos FR Obrigado. Fontes para consulta: Plano Brasileiro de preparação para uma pandemia de Influenza (3ª Versão de04/2006) ; (Agência institucional EUA)


Carregar ppt "Gestão de Riscos FR José Tarcísio de Castro Filho Médico do Trabalho V&M - Vallourec & Mannesmann do Brasil Belo Horizonte Plano de contingência frente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google