A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

J. Tarcísio Castro Fº. A Ergonomia dentro das atividades de siderurgia e metalurgia Siderurgia e Metalurgia: atividades estratégicas no nosso estado Mote.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "J. Tarcísio Castro Fº. A Ergonomia dentro das atividades de siderurgia e metalurgia Siderurgia e Metalurgia: atividades estratégicas no nosso estado Mote."— Transcrição da apresentação:

1 J. Tarcísio Castro Fº

2 A Ergonomia dentro das atividades de siderurgia e metalurgia Siderurgia e Metalurgia: atividades estratégicas no nosso estado Mote da 25ª Jornada: Temos que buscar um pilar científico para os médicos frente a estas atividades.

3 O século XX: Quebra do conceito de trabalhador braçal no setor, Redução do estigma de grande exigência e sobrecarga. Mas a ampliação da ocorrência dos distúrbios osteomusculares ocupacionais exigiu posturas agressivas.

4 Investimento em saúde e segurança aumenta gestores estimulados com metas ligadas a redução de ocorrências. 2008: as 11 empresas de grande porte da siderurgia associadas ao IBS- Instituto Brasileiro de Siderurgia, atual IABR – Instituto Aço Brasil, acordaram o Protocolo de diretrizes para Gestão Ergonômica.

5 Protocolo de diretrizes para Gestão Ergonômica - IABr Homogeneizar padrões de operação compatibilizados com menor possibilidade de passivos associados a vulnerabilidade legal, trabalhista, sindical e previdenciária. Proporcionar trabalho com mais conforto e produtividade. [E, podemos acrescentar, também com mais segurança, conforme experiências já implantadas]

6 Protocolo de diretrizes para Gestão Ergonômica - IABr Define fontes de informação, dentre as habituais, nos registros epidemiológicos e os Grupos / Comitês de Ergonomia. Cria o compromisso de gerar dados com nossa atividade, condição a que devemos estar preparados para responder. Também define responsabilidades desde a Alta Gerência até os empregados, com treinamento conforme a complexidade exigida.

7 Protocolo de diretrizes para Gestão Ergonômica - IABr Pede equipe multiprofissional com metodologia que inicie com análise prévia e se complete com acompanhamento de resultados. Recomenda ergonomista como consultor interno. Propõe a Ergonomia alinhada com a Gestão de Segurança e Saúde.

8 Dois exemplos de soluções: 1) Movimentação manual de pontas

9 1) Movimentação manual de pontas

10 2) Desenroscador de ponteiras das bielas

11

12 Desenroscador de ponteira das bielas RK e LA

13 Intervenções ergonômicas Essas intervenções necessitam projetos que vão requerer a experiência e ótica do engenheiro ou técnico mecânico. Não esquecer: a ergonomia para o pessoal da manutenção.

14 Substituição da escada de marinheiro por inclinada. (E bolsa a tiracolo por mochila) Antes Depois Antes

15 Escada inclinada em uso Depois

16 Censo em setor abordado:

17

18 Reestruturação Produtiva - Polivalência - Mecanização Trabalho mais leve e fácil Redução do custo de mão de obra Maiores pressões


Carregar ppt "J. Tarcísio Castro Fº. A Ergonomia dentro das atividades de siderurgia e metalurgia Siderurgia e Metalurgia: atividades estratégicas no nosso estado Mote."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google