A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de estudos e marketing industrial Apresentação Apresentação Estudo Setorial da Indústria Brasileira de Formulários Dezembro de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de estudos e marketing industrial Apresentação Apresentação Estudo Setorial da Indústria Brasileira de Formulários Dezembro de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 instituto de estudos e marketing industrial Apresentação Apresentação Estudo Setorial da Indústria Brasileira de Formulários Dezembro de 2007

2 instituto de estudos e marketing industrial Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor Expectativas e Projeções Considerações Finais

3 instituto de estudos e marketing industrial EtiquetasEtiquetas Dados Variáveis PDVPDVPrintPrint Indústria de FormuláriosListagensListagens ServiçosServiços Composição Amostral Segmentação do Setor

4 instituto de estudos e marketing industrial O cruzamento de cadastros apontou para 465 produtores de formulários, tendo sido localizados validados, 302 empresas, sendo que 237 foram pesquisadas em profundidade. FormuláriosFormulários Universo (1) : 302 Universo (1) : 302 Pesquisadas: 237 Pesquisadas: 237 Universo (1) : 302 Universo (1) : 302 Pesquisadas: 237 Pesquisadas: 237 (1) Cadastros disponíveis PapeleirosPapeleiros Universo: 12 Universo: 12 Pesquisadas: 10 Pesquisadas: 10 Universo: 12 Universo: 12 Pesquisadas: 10 Pesquisadas: 10 Composição Amostral Empresas Pesquisadas

5 instituto de estudos e marketing industrial O segmento com maior ocorrência de produtores na indústria de formulários, é o de ‘Print’. A soma das parcelas supera o universo pesquisado, por que muitos atuam em mais de 1 segmento. Número de Empresas Amostras por Segmento Composição Amostral

6 instituto de estudos e marketing industrial Na composição da amostra, respeitou-se a distribuição das empresas por região, onde é clara a concentração de indústrias do setor, nos estados do Sudeste e Sul do país. Composição Amostral Distribuição Regional da Amostra

7 instituto de estudos e marketing industrial Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor Expectativas e Projeções Considerações Finais

8 instituto de estudos e marketing industrial As projeções dos grandes números da indústria de Formulários, demonstram a importância deste segmento no setor gráfico. 0,2% da M.Obra Industrial 0,2% da M.Obra Industrial 1,6% do fat. Indústria de Transformação 1,6% do fat. Indústria de Transformação 10,1% da M.Obra Gráfica 10,1% da M.Obra Gráfica 12,0% do fat. Setor Gráfico 12,0% do fat. Setor Gráfico Indústria de Formulários Dimensões Gerais do Setor Importância Econômica e Social

9 instituto de estudos e marketing industrial Em termos nominais (R$), as vendas do setor cresceram 150% no período de 1996 a Já em dólares (US$) o aumento é de 15%. anos base da pesquisa Abraform Evolução Recente do Setor Dimensões Gerais do Setor

10 instituto de estudos e marketing industrial A s Micros, pequenas e médias empresas representam mais de 90% das unidades em atividade no segmento, mas apenas 31% das vendas do setor O restante é formado por empresas ‘médias-grandes’ e ‘grandes’, responsáveis por 69% das vendas. Empresas e Vendas por Porte Dimensões Gerais do Setor

11 instituto de estudos e marketing industrial As micros e pequenas indústrias do segmento, possuem uma participação mais significativa no montante de empregos gerados, do que a observada sobre as vendas, com uma participação pouco superior a 15% do total dos postos de trabalho Empresas e Empregos por Porte Dimensões Gerais do Setor

12 instituto de estudos e marketing industrial Valor Total R$ 2.181,4 Mi Quando analisado por segmento, o setor de ‘Dados Variáveis’ é o que apresenta a maior participação sobre as vendas do setor, seguido pelos segmentos de Print e Listagens. Faturamento por Segmento Dimensões Gerais do Setor

13 instituto de estudos e marketing industrial Quando esta mesma análise é feita por Mão de Obra, o segmento de ‘Print’ é o que aparece em 1.º lugar, com Dados Variáveis em 2.º, Não formulários em 3.º seguido de Listagem com 8,4%. Emprego Total: Empregos por Segmento Dimensões Gerais do Setor

14 instituto de estudos e marketing industrial O consumo de papel projetado para o setor de formulários, que havia apresentado uma boa recuperação em 2004, voltou a se recuperar em 2006 (+17%), superando o nível de Volumes em mil tons Evolução do Consumo de Papel Dimensões Gerais do Setor

15 instituto de estudos e marketing industrial Dentre os principais papéis consumidos pelo setor de formulários, destacam-se os Off-Sets e os Auto-Copiativos, que quando incluído o Apergaminhado e o Auto Adesivo, alcançam juntos 94,3% do consumo. Consumo Total: 184,4 mil tons Perfil do Consumo de Papel Dimensões Gerais do Setor

16 instituto de estudos e marketing industrial Tomando-se por base o volume consumido de papel e as vendas de formulários, observamos que a rentabilidade média do setor caiu 15% em R$/Quilo, em termos nominais de 2005 para Evolução da Rentabilidade Dimensões Gerais do Setor

17 instituto de estudos e marketing industrial Ao compararmos a rentabilidade média dos diferentes segmentos pesquisados, observamos que os Etiquetas apresentam o melhor resultado médio, seguido por Dados Variáveis, Print, PDV e Listagens. Vendas em R$/quilo Média: R$ 9,56/quilo Rentabilidade Média por Segmento Dimensões Gerais do Setor

18 instituto de estudos e marketing industrial Considerando-se os principais segmentos clientes dos produtos ofertados pela indústria de formulários, destacam-se os canais Comércio e Indústria, que juntos correspondem a cerca de 87% da demanda do setor, seguido pelo setor Público, com 6%. Principais Segmentos / Clientes Dimensões Gerais do Setor

19 instituto de estudos e marketing industrial Dentre as empresas pesquisadas em maior profundidade (237), observamos alguns indicadores relevantes, que retratam o perfil operacional das indústrias de formulários no país. 17 certificações ISO 17 certificações ISO 22% exclusivas 78% diversificadas 1 22% exclusivas 78% diversificadas 1 11,2 hs./dia 1,4 turnos 66% ocupação 11,2 hs./dia 1,4 turnos 66% ocupação 237 empresas 255 unidades de produção 237 empresas 255 unidades de produção Indústria de Formulários (1) atuam em mais de 1 segmento do setor de formulários Perfil Industrial Dimensões Gerais do Setor

20 instituto de estudos e marketing industrial Os dados a seguir, mostram um perfil da Mão de Obra empregada dentro do segmento de Formulários. Receita/Funcionário US$ 50,4 mil/ano Receita/Funcionário US$ 50,4 mil/ano 61% Produção 18% Administração 21% Comercial 61% Produção 18% Administração 21% Comercial 13% Superior 85% Médio 2% Básico 13% Superior 85% Médio 2% Básico Empregos Empregos Mão de Obra Mão de obra Dimensões Gerais do Setor

21 instituto de estudos e marketing industrial Total de Máquinas Instaladas: As indústrias de formulários pesquisadas em profundidade (237), operam mais de máquinas de impressão, a maioria delas Off-Sets Planas e de Bobina (60%). As digitais já representam mais de 20% do montante informado. Parque de Máquinas de Impressão Dimensões Gerais do Setor

22 instituto de estudos e marketing industrial Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor Expectativas e Projeções Considerações Finais

23 instituto de estudos e marketing industrial Investimentos Realizados e Previstos Expectativas e Projeções Os investimentos no setor (máquinas e instalações), que vinham em crescimento contínuo até 2000, sofreram forte retração em 2001, com o racionamento da energia e o retorno na instabilidade no câmbio (que perdurou até 2003). Para 2006, os valores estimados já inspiram um clima de maior confiança no mercado.

24 instituto de estudos e marketing industrial As expectativas para as vendas do segmento em 2007, à época da pesquisa, eram de um crescimento de 13,8% se comparados à 2006, segundo os produtores de formulários. Expectativa de Consumo x Vendas Expectativas e Projeções Para os ‘Papeleiros’, porém, as expectativas de crescimento do consumo de papel pelo setor de formulário era de 6% em 2007, sobre 2006.

25 instituto de estudos e marketing industrial Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor Expectativas e Projeções Considerações Finais

26 instituto de estudos e marketing industrial 63% dos pesquisados acreditam que está havendo um processo de substituição dos produtos de formulário. Para estes, os produtos que estão substituindo os formulários contínuos são as documentações eletrônicas (nota fiscal eletrônica) e a impressão a laser. Considerações Finais Produtos Substitutos

27 instituto de estudos e marketing industrial As principais ameaças para o setor são a Nota Fiscal eletrônica, os impostos e a entrada de novas tecnologias com a difusão de impressão digital e a Laser por parte de clientes. Principais Ameaças Considerações Finais

28 instituto de estudos e marketing industrial Principais Oportunidades Considerações Finais Apenas 54% das empresas vêem oportunidades para o segmento, para 46% já não há mais oportunidades. Migrar para outros segmentos, principalmente os baseados em novas tecnologias de impressão, é o melhor caminho na percepção destes.

29 instituto de estudos e marketing industrial 45% das empresas são associadas à Abraform, 65% à Abigraf, 66% são associados aos Sindigraf(s) e 16% a outras entidades; 36% avaliam a comunicação da Abraform como boa ou muito boa; 57% conhecem e acompanham os trabalhos realizados pela Abraform; 66% avaliam como bom os trabalhos executados; 24% não acompanham; Apenas 39% consultam o site da Abraform, destes, 52% acessam a página da entidade apenas 1 vez por mês. A principal reivindicação à entidade continua senda a luta contra a Nota Fiscal Eletrônica; 14% se mostram insatisfeitos com os resultados alcançados pela entidade; Sobre a Abraform Considerações Finais 15% conhecem mas acompanham pouco o trabalho; 20% avaliam como excelente os trabalhos executados;

30 instituto de estudos e marketing industrial (11) (11)


Carregar ppt "Instituto de estudos e marketing industrial Apresentação Apresentação Estudo Setorial da Indústria Brasileira de Formulários Dezembro de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google