A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Belo Horizonte, 09 de maio de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Belo Horizonte, 09 de maio de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Belo Horizonte, 09 de maio de 2008

2 Instituto EM DATA 2 Entendendo a pesquisa eleitoral Método quantitativo Cálculo amostral Desenho amostral Inferência Construção do questionário Construção da base de dados Variáveis e índices Trabalho de campo Treinamento dos pesquisadores Supervisão do trabalho

3 Instituto EM DATA 3 Usando a pesquisa eleitoral Objetivo da pesquisa Perfil do contratante: empresa jornalística Demanda do serviço Utilização dos resultados Perfil do contratante: políticos Demanda do serviço Utilização dos resultados Perfil do usuário do serviço: eleitor/ leitor Demanda do serviço Utilização dos resultados

4 Instituto EM DATA 4 A credibilidade da pesquisa eleitoral Veracidade da pesquisa Método científico Crítica metodológica Auditoria: fases da pesquisa (justiça eleitoral) Tendências e probabilidades Características do eleitorado Cenários prováveis Análise dos resultados Análise comparativa Apuração das urnas

5 Instituto EM DATA 5 Exemplo: tendências BH, 16 a 18/06/2004 É possível evidenciar o quadro de divisão no eleitorado quanto ao apoio à continuidade de uma administração através de uma pergunta sobre a disposição de votar na continuidade ou na oposição. A investigação pode ser aprofundada cruzando a intenção de voto com a disposição de votar na continuidade ou na oposição em relação à atual administração. Exemplo: pesquisa pré- eleitoral do Instituto EM DATA, Belo Horizonte, amostra de 1.100, 16 a 18/06/2004

6 Instituto EM DATA 6 Exemplo: tendências Em pesquisa feita dois meses depois, o quadro muda em favor da candidatura da continuidade. Pesquisa pré-eleitoral do Instituto EM DATA, Belo Horizonte, amostra de 1.100, 25 a 27/08/2004

7 Instituto EM DATA 7 Exemplo: tendências

8 Instituto EM DATA 8 Exemplo: tendências


Carregar ppt "Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Belo Horizonte, 09 de maio de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google