A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,"— Transcrição da apresentação:

1 Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas.

2 Após o período do Renascimento e as reformas religiosas de Lutero e Calvino, a Igreja católica foi perdendo seu poder, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo imposto pela religião.

3 Para reconquistar seu prestígio e poder, a Igreja católica organizou a Contra-reforma. Ela queria também reafirmar e difundir sua doutrina.

4 Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas. E é nesse processo de construção e decoração que nasce a arte barroca.

5 A igreja Gesù foi a primeira de estilo barroco, construída em Roma por um dos mais importantes arquitetos italianos: Giacomo della Porta, entre 1571 e 1575, e pertencia à Companhia de Jesus.

6 Este tipo de arquitetura rompe com os valores de racionalidade e simplicidade, marcas renascentistas. Arquitetos, pintores e escultores tinham a "missão" de transformar as igrejas em espaços cênicos para a representação de uma espécie de "teatro sagrado". A meta era converter ao catolicismo todas as pessoas.

7 No Renascimento, pregava-se a força da razão sobre a emoção e as figuras eram representadas de forma estática, como se estivessem posando para um retrato. Já no Barroco o conceito é outro. Para exaltar os sentimentos, as cenas são representadas de forma teatral, isto é, os personagens parecem estar em movimento e a religiosidade é expressa de forma dramática, de forma a atingir, inclusive, a emoção de quem observa o quadro.

8 Descida da Cruz – Caravaggio - 1608

9 A luz também dá a intensidade do drama à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro. Assim como nos quadros religiosos , a carga dramática e a sensação de movimento vão aparecer também nas esculturas.

10 Bernini, "David", mármore, 1623 Atente para a noção de movimento dada à escultura. Davi é representado no momento em que irá atirar a pedra em Golias Veja a expressão de seu rosto.

11

12 O equilíbrio entre arte e ciência, um dos objetivos do artista renascentista, sofre uma ruptura no Barroco que, além de temas religiosos, também retrata cenas mitológicas e do cotidiano, sempre com o predomínio da emoção sobre a razão.

13 MICHELANGELO CARAVAGGIO
Caravaggio ( ) Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos; enfim, gente do povo. O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador.

14 A Incredulidade de São Tomé
Narciso

15 TINTORETTO A extensa produção artística de Tintoretto ( ) tem dois aspectos marcantes: o corpo mais expressivo que o rosto; a intensidade da luz e da cor. Para ele, um quadro devia ser visto inicialmente em seu conjunto e só depois percebido em seus detalhes.

16

17 ANDREA POZZO A pintura barroca desenvolveu-se também no teto de igrejas e palácios. Embora com finalidade predominantemente decorativa, apresenta algumas obras em que a perspectiva é trabalhada de forma audaciosa.

18

19 Nos gestos e no rosto das figuras representadas, a escultura barroca exprime emoções: alegria, dor, sofrimento. Por vezes, um grupo de esculturas compõe uma cena dramática. As formas sugerem movimento e apresentam efeitos decorativos. Predominam linhas curvas, drapeados das vestes e tons dourados. Entre os artistas do Barroco italiano Bernini ( ) foi, sem dúvida, o mais importante e completo: foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.

20

21

22 Como a Igreja Católica queria proclamar a importância da fé, criou obras que impressionam pelo esplendor. A arquitetura expressou, ainda, o desejo dos governantes de demonstrar poder por meio de seus palácios. Assim, os arquitetos do Barroco investem na grandiosidade das igrejas e dos palácios e nos efeitos decorativos.

23

24

25 Nessa época firmou-se também a idéia de que o espaço em torno da obra arquitetônica era importante para a beleza da construção com os projetos de praças das igrejas como a da basílica de São Pedro, no Vaticano.

26

27 Barroco na Espanha Do século XVII até a primeira metade do século XIII o Barroco expandiu-se da Itália para toda a Europa e ganhou, em cada país, características próprias, como é o caso da Espanha e dos Países Baixos. A pintura espanhola foi muito influenciada pelo Barroco italiano, principalmente no uso expressivo de luz e sombra, mas conservou preocupações próprias: o realismo e o domínio da técnica.

28 El Greco ( ) Seu nome verdadeiro era Domenikos Theotokopoulos, mas seu apelido – El Greco – reuniu as três culturas que o influenciaram: o artigo “El” do espanhol, o substantivo “Greco” do italiano, o qual indicava sua origem Grega. Sua pintura é marcada pela verticalidade: figuras esguias e alongadas.

29

30 Velázquez ( ), assim como Caravaggio, trabalhou a luz em contraste com a sombra. Tornou-se famoso por retratar a corte espanhola do século XVII. Entre esses retratos está As meninas, uma de suas obras mais importantes.

31

32

33 O BARROCO NOS PAÍSES BAIXOS
Nos Países Baixos o Barroco desenvolveu-se em duas grandes direções, sobretudo na pintura. Na Bélgica manteve as linhas movimentadas e a forte expressão emocional. Já na Holanda ganhou aspectos mais próximos do espírito prático e austero do povo holandês; daí a pintura de cenas da vida doméstica e social trabalhadas com minucioso realismo.

34 REMBRANDT A pintura de Rembrandt ( ) revela um pintor que trabalho com precisão os efeitos da luz. O que dirige nossa atenção não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas os diversos graus de claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. É isso, por exemplo, o que se vê no quadro A lição de anatomia do doutor Tulp.

35

36

37 VERMEER Diferentemente de Rembrandt, Vermeer ( ) trabalha os tons em plena claridade. Seus temas são sempre os da vida das pessoas comuns da Holanda seiscentista. Seus quadros documentam com dedicada beleza os momentos simples da vida cotidiana.

38

39

40 Boa Prova


Carregar ppt "Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google