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Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.

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Apresentação em tema: "Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

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2 Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA

3 METODOLOGIA  Pesquisa quantitativa  Questionários de auto-preenchimento (envio por , follow-up por telefone, ao universo de veículos dos meios selecionados)  Universo objetivado: veículos atuantes e sediados em SC, dos seguintes meios de comunicação TV, rádio, jornal, mídia exterior e revista, que totalizam 488 veículos TV por assinatura e revista: meios incorporados nesta edição da pesquisa  Amostra final obtida: 211 empresas, que representam 79% do faturamento estimado do conjunto desses meios Período de coleta de dados: abril a julho de 2009

4 QUALIDADE DA AMOSTRA MEIO # respondentes Representatividade no faturamento total do meio TOTAL 21179% TV – redes estaduais abertas 15100% TV – por assinatura 682% Rádio 9947% Jornal 7082% Mídia exterior 716% Revista 1432%

5 Valor total do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC Valor total do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2008 Televisão 425,6 milhões 52,1% 816,4 milhões Mídia exterior 45,8 milhões 5,6% Jornal 164,8 milhões 20,2% Rádio 172,9 milhões 21,2% Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base das estimativas: 211 veículos Revista 7,3 milhões 0,9%

6 Valor total do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC Valor total do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2008 Televisão - redes abertas 420,7 milhões 51,5% Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base das estimativas: 211 veículos 816,4 milhões Televisão – por assinatura 4,9 milhões 0,6% Mídia exterior 45,8 milhões 5,6% Jornal 164,8 milhões 20,2% Rádio 172,9 milhões 21,2% Revista 7,3 milhões 0,9% Jornal - diários 143,8 milhões 17,6% Jornal - periódicos 21,0 milhões 2,6% Rádio FM 90,1 milhões 11,0% Rádio AM 82,8 milhões 10,2% Televisão 425,6 milhões 52,1%

7 Crescimento da Veiculação Publicitária Fonte: Instituto Mapa Bases das estimativas: 191, 170, 209, 179 veículos (2008, 2007, 2006, 2005) * As colunas azuis deste gráfico contem apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não incluem TV por assinatura, nem revista, que somaram R$12 milhões em 2008.

8 Origem dos anunciantes Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Total dos meios

9 Origem dos anunciantes Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Por meio

10 Origem da contratação de veiculação Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Total dos meios

11 Origem da contratação de veiculação Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Por meio

12 Produção do material de veiculação Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Total dos meios

13 Produção do material de veiculação Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Por meio

14 Veiculação do setor público x iniciativa privada Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos O setor público engloba prefeituras, governo estadual, governo federal e todos demais outros órgãos e empresas públicos. Total dos meios

15 Nível de emprego nos veículos Rádio funcionários 36,2% Jornal funcionários 40,2% Mídia exterior 421 funcionários 5,4% TV - redes abertas funcionários 13,5% Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 488 veículos (universo) 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de ,8 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2008 Revista 188 funcionários 2,4% TV por assinatura 178 funcionários 2,3%

16 Nível de emprego por região Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 488 veículos (universo) 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos dos meios pesquisados, no final de dezembro de ,8 mil funcionários Empregados nos veículos dos meios pesquisados, no final de dezembro de 2008

17 Crescimento do nível de emprego no setor Fonte: Instituto Mapa Bases das estimativas: 191, 170, 209, 179 veículos (2008, 2007, 2006, 2005) * As colunas azuis deste gráfico contem apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não incluem TVs por assinatura, nem revista, que somaram 366 funcionários em 2008.

18 Expectativas para 2009 Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Aumento do faturamento 72% Faturamento estável 17% Redução do faturamento 4% Sem previsão 7%

19 PESQUISA DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA - V EDIÇÃO Realização: Apoio e patrocínio: A viabilização deste estudo depende totalmente da colaboração dos veículos de comunicação de Santa Catarina. O Instituto MAPA e as instituições apoiadoras e patrocinadoras agradecem imensamente a todos que colaboraram respondendo a esta quinta edição da pesquisa. A viabilização deste estudo depende totalmente da colaboração dos veículos de comunicação de Santa Catarina. O Instituto MAPA e as instituições apoiadoras e patrocinadoras agradecem imensamente a todos que colaboraram respondendo a esta quinta edição da pesquisa.

20 Demais resultados Os slides daqui em diante não entram na apresentação. No slide 18, apenas na apresentação, será mostrada a estimativa que aparece no quadro em preto no slide 25 Os slides 8, 10 e 12 e mais todos estes daqui em diante não entram no folder e nem na apresentação

21 Veiculação normal x projetos especiais Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Total dos meios

22 Veiculação normal x projetos especiais Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Por meio

23 Veiculação do setor público x iniciativa privada Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos O setor público engloba prefeituras, governo estadual, governo federal e demais todos outros órgãos e empresas públicos. Os valores da coluna total foram calculados a partir dos valores de cada meio, aplicando-se a proporção que representam em relação ao valor total da veiculação publicitária. Por meio

24 Crescimento da Veiculação Publicitária Fonte: Instituto Mapa Bases das estimativas: 191 e 170 veículos (2008, 2007) Este gráfico contem apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não inclui TVs por assinatura, nem revista, que somaram R$ 12,3 milhões em Por meio

25 Expectativas para 2009 Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Aumento do faturamento 72% Faturamento estável 17% Redução do faturamento 4% Sem previsão 7% Estimativa para 2009 com base nestas expectativas: 905,5 milhões (+ 10,9%) Estimativa para 2009 com base nestas expectativas: 905,5 milhões (+ 10,9%)

26 Expectativas para 2009 Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Vão aumentar o faturamento 72% Vão manter o faturamento 17% Vão diminuir o faturamento 4% Não têm previsão até o momento 7% Estimativa para 2009 com base nestas expectativas: 905,5 milhões (+ 10,9%) Estimativa para 2009 com base nestas expectativas: 905,5 milhões (+ 10,9%)

27 Os meios convencionais e a internet % de veículos que comercializam espaço publicitário na internet % de veículos com site ou portal na internet Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Bases: 211 veículos * Nenhum veículo deste meio comercializou espaço publicitário na internet em Este gráfico contem apenas as informações prestadas pelos 211 respondentes, sem complementação de estimativa para todo o universo de veículos dos meios pesquisados Valor comercializado em 2008 nos sites desses veículos: R$1,1 milhão.

28 Os meios convencionais e a internet Tempo de presença de site ou portal na internet Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 211 veículos Este gráfico contem apenas as informações prestadas pelos 211 respondentes, sem complementação de estimativa para todo o universo de veículos dos meios pesquisados

29 Valor do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC, nestes meios Valor do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC, nestes meios Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2008 TV redes abertas, rádio, jornal, mídia exterior 804,2 milhões Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base das estimativas: 191 veículos (dos meios acima) Televisão - redes abertas - 420,7 milhões 52,3% Mídia exterior 45,8 milhões 5,7% Jornal 164,8 milhões 20,5% Rádio 172,9 milhões 21,5% Este gráfico contém apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não inclui TV-por assinatura, nem revista.

30 Valor do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC, nestes meios Valor do bolo de investimentos em veiculação publicitária em SC, nestes meios Jornal - Diários 143,8 milhões 17,9% Jornal - Periódicos 21,0 milhões 2,6% Rádio FM 90,1 milhões 11,2% Rádio AM 82,8 milhões 10,3% 804,2 milhões Este gráfico contém apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não inclui TV-por assinatura, nem revista. Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2008 TV redes abertas, rádio, jornal, mídia exterior Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base das estimativas: 191 veículos (dos meios acima) Televisão - redes abertas - 420,7 milhões 52,3% Mídia exterior 45,8 milhões 5,7% Jornal 164,8 milhões 20,5% Rádio 172,9 milhões 21,5%

31 Nível de emprego nos veículos Rádio funcionários 37,9% Jornal funcionários 42,3% Mídia exterior 421 funcionários 5,6% Televisão - redes abertas funcionários 14,2% Fonte: Instituto Mapa Exercício: 2008 Base: 444 veículos (universo dos meios acima) Este gráfico contém apenas os mesmos meios levantados nos anos anteriores da pesquisa, ou seja, não inclui TV-por assinatura, nem revista. 7,5 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de ,5 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2008

32 UNIVERSO E AMOSTRA DE VEÍCULOS Respondentes de TV- redes abertas : 100% das empresas e do faturamento Respondentes de TV- redes abertas : 100% das empresas e do faturamento Respondentes de Rádio: 51% das empresas, 47% do faturamento Respondentes de Rádio: 51% das empresas, 47% do faturamento Respondentes de Jornal: 36% das empresas, 82% do faturamento Respondentes de Jornal: 36% das empresas, 82% do faturamento Respondentes de Mídia Exterior: 19% das empresas, 16% do faturamento Respondentes de Mídia Exterior: 19% das empresas, 16% do faturamento Quantidade de empresas Os resultados dos veículos que não responderam a esta edição da pesquisa foram estimados pelo Instituto MAPA com base nas seguintes variáveis: porte de cada veículo, meio a que pertence, região em que está sediado e/ou respostas dadas em anos anteriores. Total de respondentes: 43% das empresas do universo que representam 79% do faturamento Total de respondentes: 43% das empresas do universo que representam 79% do faturamento Respondentes de TV- por assinatura : 55% das empresas, 82% do faturamento Respondentes de TV- por assinatura : 55% das empresas, 82% do faturamento Respondentes de Revista : 42% das empresas, 32% do faturamento Respondentes de Revista : 42% das empresas, 32% do faturamento Margem de erro amostral máxima do total: 5,1%

33 PESQUISA DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA - V EDIÇÃO Realização: Apoio e patrocínio: A viabilização deste estudo depende totalmente da colaboração dos veículos de comunicação de Santa Catarina. O Instituto MAPA e as instituições apoiadoras e patrocinadoras agradecem imensamente a todos que colaboraram respondendo a esta quinta edição da pesquisa. A viabilização deste estudo depende totalmente da colaboração dos veículos de comunicação de Santa Catarina. O Instituto MAPA e as instituições apoiadoras e patrocinadoras agradecem imensamente a todos que colaboraram respondendo a esta quinta edição da pesquisa.


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