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RETAIL INDEX – METODOLOGIA E APLICAÇÃO TREINAMENTO NIELSEN.

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Apresentação em tema: "RETAIL INDEX – METODOLOGIA E APLICAÇÃO TREINAMENTO NIELSEN."— Transcrição da apresentação:

1 RETAIL INDEX – METODOLOGIA E APLICAÇÃO TREINAMENTO NIELSEN

2 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 2 AGENDA A MISSÃO DA NIELSEN CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS OBJETIVO DA CAPACITAÇÃO RETAIL INDEX - METODOLOGIA

3 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 3 OBJETIVO DA CAPACITAÇÃO Neste treinamento o participante aprofundará o conhecimento na ferramenta Retail Index.

4 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 4 INTEGRADO THE NIELSEN COMPANY Oferecer aos clientes o mais completo entendimento sobre consumidores e mercados ao redor do mundo Nossa missão: Sermos confiáveis, imparciais, colaborativos, informativos e demonstrarmos paixão em tudo o que fazemos. Atendermos nossos clientes, oferecendo soluções SIMPLES, ABERTAS E INTEGRADAS. Nossos valores: SIMPLESABERTOINOVAÇÃO

5 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 5 Page 5 CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO OU SERVIÇO VENDAS DESENVOLVIMENTO LANÇAMENTO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO Pré - lançamento Atuação no mercado CADA ETAPA DO CICLO DEMANDA INFORMAÇÕES E ANÁLISES DE NATUREZA DISTINTA Tempo

6 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 6 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES / RISCOS AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO MERCADO DESENVOLVI- MENTO DE IDÉIAS DESENVOLVI- MENTO DO MIX TESTE DE MERCADO

7 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 7 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO LANÇAMENTO GERENCIAMENTO DE PERFORMANCE MANUTENÇÃO, REFORMULAÇÃO OU DESCONTINUIDADE DO PRODUTO / SERVIÇO VENDAS

8 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 8 O QUE VAMOS VER HOJE? RESUMINDO... AS ANÁLISES DO RETAIL INDEX AJUDAM A TOMADA DE DECISÃO CADA ETAPA TEM UMA PROBLEMÁTICA ESPECÍFICA ESTRUTURA E METODOLOGIA RETAIL INDEX COMO OS DADOS PODEM SER ANALISADOS

9 METODOLOGIA E APLICAÇÃO

10 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 10 Metodologia de pesquisa quantitativa contínua Baseada em 2 modelos: Inventário de Loja (Store Audit) e Census data (Scanning) Periodicidade: Mensal ou Bimestral STORE AUDIT SCANNING RETAIL INDEX DEFINIÇÃO

11 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 11 Acompanhar o fluxo e dinâmica de produtos de consumo nas lojas varejistas As informações reportadas são amostrais, ou seja, representam um determinado Universo de lojas A coleta dos dados é realizada regularmente em um grupo de lojas (amostra operativa), que representa o Universo em questão RETAIL INDEX OBJETIVO DADOS AMOSTRAIS

12 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 12 Total Categoria Fabricantes Segmentos Marcas Versões Vendas (volume) Vendas (valor) Distribuição Preço médio Compras Estoque Total Brasil 7 Áreas Canais Splits Bimestral Mensal DIMENSÕES DO RETAIL INDEX Variáveis ProdutosMercados Períodos

13 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 13 RETAIL INDEX - SOLUÇÕES PARA VÁRIOS TEMAS DE MERCADO, DE CARÁTER TÁTICO OU ESTRATÉGICO Identificação de áreas de oportunidades Tendências de mercado Estabelecimento de estratégias de marketing Análises de desempenho Direcionamento dos esforços de vendas Monitoramento de sortimento de produtos Planejamento e acompanhamento da distribuição Análise e acompanhamento da concorrência

14 COMO A NIELSEN ESTRUTURA AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO RETAIL INDEX?

15 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 15 2º DESENHO DE UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA (AMOSTRA OPERATIVA) 3º COLETA DOS DADOS 4º EXPANSÃO DOS DADOS 5 ETAPAS 1º ESTABELECIMENTO DO UNIVERSO (AMOSTRA MESTRA) 5º ANÁLISE DOS DADOS RETAIL INDEX - METODOLOGIA

16 1. ESTABELECIMENTO DO UNIVERSO O universo Nielsen é definido como o conjunto de canais comerciais que compõem o mercado estudado pelo Retail Index

17 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 17 FABRICANTE UNIVERSO DE LOJAS Nielsen CONSUMIDOR OUTROS CANAIS(*) DEPÓSITO CADEIAS ATACADO/DISTRIBUIDOR ESTABELECIMENTO DO UNIVERSO Fluxo de bens de consumo: o Universo representado pelo RI compreende o grupo de lojas onde o consumidor adquire diretamente o produto

18 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 18 DEFINIÇÃO DO UNIVERSO – LOJAS NIELSEN As lojas que Nielsen considera em seu universo devem cumprir as seguintes características: UNIVERSO DE LOJAS Nielsen É APLICADO UM QUESTIONÁRIO EM TODAS AS LOJAS E, APÓS SUA ANÁLISE, DETERMINA-SE QUAIS LOJAS FARÃO PARTE DOS CANAIS/ÍNDICES NIELSEN Ponto de vendas passível de visitação regular, pontos intermitentes são excluídos do universo de lojas. Ex: ambulantes, camelôs etc... Ponto de vendas aberto ao público, lojas fechadas ao público em geral são excluídas do universo. Ex: lojas de clubes e em escolas, etc... Ponto de vendas que tenha como cliente principal pessoas físicas: atacadistas / lojas com importância de vendas de atacado superior a 50% são excluídas Ponto de vendas que negociem pelo menos um número determinado de classes de produtos de consumo de massa

19 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 19 LOJAS NÃO NIELSEN Canais não cobertos pela Nielsen no Retail Index : Lojas com comportamento de Atacado (ex: Makro) Lojas especializadas em alguma categoria (ex: loja de vinhos, tabacarias, sorveterias, bombonieres, delicatessen) que não tiverem produtos coletados pela Nielsen Canais que devido a sua mobilidade não podem ser auditados (ex: mercados livres, feiras) Vendas institucionais (ex: hospitais, empresas) Produtos entregues diretamente ao consumidor (ex: cosméticos) Ambulantes, camelôs, quiosques de praia Eventos (ex: festivais, shows, encontros etc)

20 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 20 COMO FAZEMOS PARA CONHECER E DEFINIR O UNIVERSO NIELSEN? Para o estabelecimento do Universo é necessário, em primeiro lugar, conhecer suas características. A Nielsen adquire este conhecimento através do processo de Amostra Mestra Fazemos a amostra mestra para conhecer as características das lojas e estimar o universo total de lojas

21 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 21 A amostra mestra é realizada para estimar o universo total de lojas Nielsen ESTABELECIMENTO DO UNIVERSO Amostra mestra Universo varejista Vamos conhecer todos estes elementos... STORE

22 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 22 AMOSTRA MESTRA - POR QUE FAZEMOS? Por que fazemos o levantamento da AMOSTRA MESTRA? Por falta de informações confiáveis, detalhadas e com atualizações periódicas sobre o número de estabelecimentos varejistas no Brasil Necessitamos ter estimativas confiáveis para reportar os menores mercados fornecidos pela Nielsen

23 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 23 AMOSTRA MESTRA - COMO FAZEMOS? ETAPA 1: SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS Variáveis consideradas: taxa demográfica econômica (POP e IPC) e número de comércios ETAPA 2: SELEÇÃO DE LOJAS MÉTODO DE LISTA Para os principais estabelecimentos do varejo brasileiro Censo dentro dos municípios selecionados MÉTODO DE ÁREAS GEOGRÁFICAS Para estabelecimentos pequenos e que estão distribuídos de forma dispersa nos municípios visitados É feita a varredura nos setores censitários selecionados

24 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 24 SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS – DETALHAMENTO Para seleção dos municípios são consideradas as seguintes variáveis: Taxa Demográfica Econômica (POP e IPC) e número de comércios (método PPT); Os municípios são estratificados de acordo com a população; Dentro de cada estrato é avaliada a variabilidade, considerando IPC e número de comércios; Nos estratos onde houver maior variabilidade, população e IPC serão selecionados mais os municípios; Municípios acima de 140 mil habitantes são autorrepresentativos; A técnica usada para estratificar é a de “Participações Sucessivas” (minimiza a soma de quadrados dentro dos estratos e maximiza a soma de entre estratos); Os resultados da aplicação da técnica estão na seguinte tabela:

25 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 25 QUESTIONÁRIO AMOSTRA MESTRA: VARIÁVEIS DE IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DA LOJA Nome / Letreiro do estabelecimento Nome / Letreiro do estabelecimento Nome do respondente da entrevista Nome do respondente da entrevista Razão Social Rua / Avenida / Praça Alameda / Rodovia Rua / Avenida / Praça Alameda / Rodovia Endereço do estabelecimento Endereço do estabelecimento DDD - Telefone Nome do sub distrito Nome do sub distrito Distrito Município Número do setor IBGE Número do setor IBGE da loja CNPJ Número do estabelecimento Número do estabelecimento Esquina com / Referência Esquina com / Referência Bairro / Vila CEP Código do sub distrito Código do sub distrito Número do telefone Número do telefone

26 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 26 QUESTIONÁRIO AMOSTRA MESTRA: VARIÁVEIS DE IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DA LOJA Área de venda Fabrica pão? % de vendas no atacado % de vendas no atacado Há carrinho? Número de mesas Check Out Funcionários Volume total de vendas Venda de celulares Venda de cigarro Congelador de sorvete Possui balcão refrigerado? Possui balcão refrigerado? Leitor código de barras Vende lanche/refeições Ar condicionado Maitre Estacionamento Segurança, manobrista Carta de Vinho Guardanapo de pano Número de entradas Número de turnos Veterinário, serviço de clínica veterinária Veterinário, serviço de clínica veterinária

27 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 27 AMOSTRA MESTRA - VALIDAÇÕES FINAIS Os Universos projetados são validados com informações secundárias proporcionadas por fontes oficiais e reconhecidas no mercado IBGE: Projeções de população para cada ano e indicadores secundários (nº de comercio) ABRAS: Estudos anuais de nº de lojas e faturamento para o canal Auto-Serviços ABRAFARMA: Estudos anuais de nº de lojas e faturamento para as farmácias ABAD: Estudo anual para determinar o tamanho do varejo brasileiro ABIP: Associação Brasileira da Industria de Panificação TARGET: Informação do potencial de consumo de cada município

28 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 28 Brasil – Áreas Nielsen I a VII IPC : 94,3% V I IV II VI VII III I Bahia Paraíba Sergipe Alagoas Pernambuco Rio Grande do Norte Ceará II Espírito Santo Minas Gerais Rio de Janeiro Gde Rio de Janeiro III V São Paulo Gde São Paulo IV Mato Grosso do Sul Brasília VII Goiás Mato Grosso Tocantins VI Paraná Rio Grande do Sul Santa Catarina Acre Amazonas Amapá Roraima Rondônia Pará Manaus Belém Piauí Maranhão Atual cobertura DEFININDO O BRASIL NIELSEN: ESTABELECIMENTO DO UNIVERSO (COM AMPLIAÇÃO DA COBERTURA RETAIL INDEX)

29 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 29 EXPANSÃO GEOGRÁFICA TRAZ NOVAS CONFIGURAÇÕES DE MERCADO

30 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 30 Municípios cobertos População Potencial de Consumo (1) PIB Estabelecimentos comerciais Pessoal ocupado no comércio 92% 94% 97% 99% (1) Target Institute Áreas 1 a 7 Nielsen COBERTURA SOCIOECONÔMICA

31 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 31 ESTABELECENDO O UNIVERSO - ÁREAS NIELSEN ÁREA VI PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL ÁREA V INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO EXCLUINDO OS MUNICÍPIOS DA ÁREA IV ÁREA I - NORDESTE MARANHÃO, PIAUÍ, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA, PERNAMBUCO, ALAGOAS, SERGIPE E BAHIA ÁREA II MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO EXCLUINDO OS MUNICÍPIOS DA ÁREA III ÁREA III RIO DE JANEIRO, NITERÓI, NOVA IGUAÇÚ, DUQUE DE CAXIAS, NILÓPOLIS, SÃO GONÇALO, SÃO JOÃO DE MERITI ÁREA IV SÃO PAULO, SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO CAETANO DO SUL, DIADEMA, MAUÁ, GUARULHOS, OSASCO, EMBÚ, TABOÃO DA SERRA ÁREA VII – CENTRO-OESTE MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, GOIÁS E DF Manaus Belém

32 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 32 INA Índice Nielsen Alimentar INRC Índice Nielsen de Refrigerantes e Cervejas INS Índice Nielsen de Sorvetes Após visitar as lojas e estimar o universo, teremos um arquivo final com todos os pontos de venda caracterizados e prontos para ser agrupados em diversos Índices Nielsen : O que é um ÍNDICE? O Índice é o universo de lojas que compõem um determinado mercado. Para cada Índice temos definições específicas das lojas que fazem parte deste universo. Vamos conhecê-los mais detalhadamente... ESTABELECIMENTO DO UNIVERSO INB Índice Nielsen Bar INBA Índice Nielsen de Bebidas Alcoólicas INCig Índice Nielsen de Cigarros INFC Índice Nielsen Farma Cosmético INPET Índice Nielsen de Pet Shops

33 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 33 CLASSIFICAÇÃO DAS LOJAS DO VAREJO ALIMENTAR Supermercado, Mercadinho Lojas de Conveniência (posto de gasolina) Tradicionais que fabricam ou vendem pão Mercearia, Empório, Armazém Autosserviço Conveniência Padaria Outros Tradicionais Autosserviço (checkout) Tradicionais (balcão) NÃO ALIMENTAR Bares, Lanchonetes, Botecos Hotéis, Restaurantes, Casas Noturnas, Bares Especiais Restaurantes Bar Hotéis, Restaurantes SEGMENTO CANAL TIPO DE LOJA ESTABELECIMENTOS MAIS COMUNS

34 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 34 CLASSIFICAÇÃO DAS LOJAS DO VAREJO ESPECIALIZADO Farmácias, Drugstores Perfumarias Pet Shop, Clínica Veterinária Farmácias Perfumarias Farmácia / Perfumaria (remédios e prod. hig.) Pet Shop (alimento para animais) SEGMENTO CANAL TIPO DE LOJA ESTABELECIMENTOS MAIS COMUNS

35 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 35 ÍNDICE NIELSEN ALIMENTAR (INA) É composto de lojas que negociam um número mínimo de categorias de produtos de uma lista pré-determinada: Café solúvel Caldos Carnes congeladas Enlatados Iogurtes Alimento infantil Cereais matinais Leite em pó Margarinas Massas alimentícias Óleos e azeites Pudins, gelatinas e flans Sopas desidratadas Chá e sucos prontos para beber Açúcar Arroz Biscoitos Farinha de trigo Feijão Sal de cozinha Leite longa vida Para cada região vamos ter números mínimos de categorias distintos Área I e Cap. Norte: pelo menos 2 Áreas II a VII: pelo menos 3

36 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 36 ÍNDICE NIELSEN ALIMENTAR (INA) O índice Alimentar possui a seguinte estrutura... Armazéns Cooperativas não-institucionais Empórios Lojas de Conveniência Mercearias Quitandas Padarias Supermercados LOJAS INCLUÍDAS Atacadistas / Varejistas com atacado superior a 50% Feiras livres Varejo especializado (docerias) LOJAS EXCLUÍDAS

37 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 37 As lojas que compõem o Índice Nielsen Alimentar se classificam em TRADICIONAIS e AUTOSSERVIÇOS ÍNDICE NIELSEN ALIMENTAR (INA) LOJAS TRADICIONAIS Onde o atendimento é feito por um vendedor ou balconista Ex: pequenas mercearias, Padarias AUTOSSERVIÇOS O consumidor escolhe os produtos diretamente, sem a intermediação de vendedor ou balconista. Têm como característica fundamental o “checkout” (caixa registradora) e carrinhos ou cestas à disposição Lojas de Conveniência Autosserviços de até 4 CK Autosserviços de 5 a 9 CK Autosserviços de 10 a 19 CK Autosserviços de 20 a 49 CK Autosserviços com 50+CK São consideradas Cadeias: 5 ou mais lojas com a mesma razão social e CNPJ

38 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 38 ÍNDICE NIELSEN BAR (INB) Inclui os estabelecimentos varejistas que não atenderam os requisitos de uma loja alimentar e que preenchem as seguintes condições: Existência de “consumo local” (refrigerantes, bebidas, alimentos etc., no recinto da loja) maior que 1% Com no máximo 19 mesas As lojas devem comercializar um número mínimo de categorias de produtos da lista abaixo, conforme a região: Balas / caramelos / pastilhas Chocolates Cigarros Gomas de mascar Salgadinhos Bebidas Alcoólicas Cerveja / Refrigerante Sorvete Água mineral Para cada região vamos ter números mínimos de categorias distintos Área I e Cap. Norte: pelo menos 1 Áreas II a VII: pelo menos 2

39 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 39 O índice Bar possui a seguinte estrutura: ÍNDICE NIELSEN BAR (INB) Adega Boteco Botequim Bar Café Lanchonete Bar e Restaurante Hambúrguer, Snacks LOJAS INCLUÍDAS LOJAS EXCLUÍDAS Boates Casas noturnas Casas de batidas Drive-ins Restaurantes puros Bares situados em locais fechados como escolas e clubes

40 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 40 RECAPITULANDO - TIPO DE LOJAS NIELSEN INÍCIO Apresenta pelo menos “n” produtos da relação abaixo? Loja Nielsen Alimentar SIM NÃO Há presença de? SIM Loja Nielsen Não-Alimentar Loja Especializada ou Excluída NÃO

41 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 41 ÍNDICE NIELSEN BEBIDAS ALCOÓLICAS (INBA) O Índice de Bebidas Alcoólicas contém lojas alimentares e não-alimentares (INA e INB), contanto que atendam os seguintes critérios: Para pertencer ao Índice Nielsen Bebida Alcoólica um estabelecimento deve negociar, no mínimo, uma das seguintes categoria de produto Aguardente Aperitivo Bitter Champanhe Conhaque Gim Licor Rum Sidra Vermouth Vinho de mesa Vodca Whisky

42 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 42 As lojas que compõem o INBA se subdividem em “Varejo sem Consumo Local” e “Ponto de Dose Pequeno Varejo Autosserviços de 2 a 9 CK Autosserviços de 10 a 19 CK Autosserviços de 20+ CK VAREJO SEM CONSUMO LOCAL PONTO DE DOSE Ponto de dose normal Ponto de dose especial ÍNDICE NIELSEN BEBIDAS ALCOÓLICAS (INBA)

43 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 43 Para ser classificado como Ponto de Dose Especial, o estabelecimento deve apresentar: ÍNDICE NIELSEN BEBIDAS ALCOÓLICAS (INBA) Aperitivo / Bitter / Vermouth importados Champanhe importada Gim importado Vodca importada Licor Importado Ar-condicionado Barman Guardanapo de pano Maître Manobrista 3 ou mais dos seguintes produtos ou características nas regiões I, II, V, VI e VII Pelo menos 4 dos seguintes produto ou características na área III Pelo menos 5 dos seguintes produto ou características na área IV

44 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 44 Resumindo: entram no INBA os seguintes estabelecimentos (que negociam ao menos um item da lista de categorias de produtos) ÍNDICE NIELSEN BEBIDAS ALCOÓLICAS (INBA) Autosserviços - AS 2+ CK Pequeno Varejo - Composto de lojas tradicionais sem consumo local e autosserviços de 1 CK Ponto de dose normal - São bares, lojas tradicionais com consumo local e hotéis, restaurantes e casas noturnas Ponto de dose especial: - Hotéis, restaurantes e casas noturnas com filtro especial

45 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 45 ÍNDICE NIELSEN FARMA-COSMÉTICO (INFC) Incluem-se neste índice todas as farmácias e drogarias registradas como tal junto aos Conselhos Regionais de Farmácia Também se incluem todas as perfumarias e macroperfumarias definidas como estabelecimentos varejistas cuja atividade principal seja a venda de produtos cosméticos, de toalete ou de higiene pessoal. Devem possuir em estoque pelo menos 2 classes de produto de toalete Macroperfumarias são cadeias com pelo menos três lojas, predominantemente com áreas de vendas maiores do que 200m² e com mais de 15 funcionários Excluem-se do Universo as farmácias localizadas dentro de hospitais ou clínicas de saúde e os atacadistas/varejistas com atacado superior a 50%

46 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 46 ÍNDICE NIELSEN FARMA-COSMÉTICO (INFC) Farmácias Drogarias Perfumarias LOJAS INCLUÍDASLOJAS EXCLUÍDAS O índice Farma-Cosmético possui a seguinte estrutura: Farmácias em hospitais ou clínicas de saúde Atacadistas/Varejistas com atacado superior a 50% Macroperfumarias

47 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 47 ÍNDICE NIELSEN REFRIGERANTE E CERVEJA (INRC) Neste índice estão incluídos todos os estabelecimentos presentes nos Índices Alimentar e Bar, mais as lojas que passam pelos seguintes filtros: - HOTÉIS, RESTAURANTES E CASAS NOTURNAS: Presença de cerveja ou refrigerante Consumo local > 1% - BARES, MERCEARIAS, PADARIAS E LANCHONETES: Presença de cerveja, refrigerante, bebida alcoólica Consumo local > 1% LOJAS INCLUÍDAS Lojas alimentares: autosserviços / tradicionais Bares (sem filtro de mesas) Hotéis, restaurantes e casas noturnas

48 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 48 CANAL ESPECIAL (HORECA) HOTEL, RESTAURANTE, C.NOTURNA, BAR ESPECIAL SÃO BARES/RESTAURANTES COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: Possuem mais de 19 mesas e há a presença de bebidas alcoólicas Passem pelo filtro de ponto de dose especial

49 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 49 ÍNDICE NIELSEN CIGARROS (INCIG) Neste índice estão incluídos todos os estabelecimentos presentes no Índice Nielsen Alimentar e no Índice Nielsen Bar É a mesma estrutura do índice de Refrigerante e Cerveja, incluindo os mesmos estabelecimentos e critérios INCig = INA + INB + Horeca

50 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 50 INA + INB + INFC (com lojas que possuem refrigerador para Sorvete) ÍNDICE NIELSEN SORVETES (INS) Neste índice estão incluídos todos os estabelecimentos presentes no Índice Nielsen Alimentar, e no Índice Nielsen Bar e no Índice Farma-Cosmético que possuam um refrigerador para Sorvete INS =

51 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 51 ÍNDICE NIELSEN DE PET SHOP (INPET) Pet Shops Clínicas Veterinárias Lojas de Animais LOJAS INCLUÍDASLOJAS EXCLUÍDAS O índice Pet Shop possui a seguinte estrutura: Disponível para Áreas III (GRJ) e IV (GSP) Autosserviços e lojas Tradicionais pertencentes ao INA Lojas que tenham como principal atividade a venda de produtos para Bricolagem, Construção, Jardinagem e Piscina Agropecuárias Lojas de Pet Shop e clínicas que não comercializem ração para animais de pequeno porte

52 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 52 CRESCIMENTO DO VAREJO BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS ANOS Evolução do número de lojas / Total Brasil sem Capitais Norte – Todos os canais Fonte: Estrutura do Varejo Brasileiro - Nielsen

53 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 53 DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DE BARES, QUE REPRESENTA METADE DAS LOJAS Importância dos canais em número de lojas – Total Brasil sem Capitais Norte Fonte: Estrutura do Varejo Brasileiro - Nielsen

54 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 54 DEFINIÇÃO DE TERMOS Para analisar a importância que as lojas que integram o Universo dos Índices Nielsen tem, apresentamos a definição específica de uma variável que a Nielsen utiliza para este fim: O ACV é uma informação baseada no intervalo de vendas dos estabelecimentos, ou seja, o faturamento total de todos os estabelecimentos ALL COMMODITY VOLUME (ACV) O intervalo de faturamento é declarado pelos estabelecimentos entrevistados no momento de realização / atualização da Amostra Mestra No caso do faturamento das cadeias que colaboram com a Nielsen com dados scanning, usamos o faturamento real das lojas da cadeia

55 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 55 SOBRESSAI O ALTO FATURAMENTO DO CANAL AUTOSSERVIÇOS, QUE SOMA MAIS DE 60% DO TOTAL Importância dos canais em % ACV – Total Brasil sem Capitais Norte Fonte: Estrutura do Varejo Brasileiro - Nielsen

56 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 56 ESSA IMPORTÂNCIA DO SETOR É AINDA MAIOR NA GRANDE RIO E NO SUL DO PAÍS Total Brasil Capitais Norte – Importância dos canais em ACV (ALL COMMODITIES VOLUME)

57 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 57 O UNIVERSO DE LOJAS E O % ACV DO VAREJO POR ÁREAS NIELSEN ESTA ALINHADO COM AS INFORMAÇÕES EXTERNAS DE POPULAÇÃO E POTENCIAL DE CONSUMO, RESPECTIVAMENTE Nº de lojas: Estrutura do Varejo Nielsen - Total Brasil Áreas 1 até 7 sem Capitais Norte % Pop: População IBGE – Base 100 = Brasil Nielsen 7 áreas % IPC: Índice Potencial de Consumo segundo o Target Institute – Base 100 = Brasil Nielsen 7 áreas

58 2. DESENHO DA AMOSTRA OPERATIVA Painel: Conjunto estável de lojas que permite avaliar o desempenho dos produtos ao longo do tempo

59 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 59 Amostra mestra Universo varejista STORE Amostra Operativa STORE DESENHO DA AMOSTRA OPERATIVA Com o universo estimado através da Amostra Mestra, poderemos selecionar as lojas que serão visitadas mensalmente ou bimestralmente para representarem o comportamento do UNIVERSO VAREJISTA

60 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 60 Amostra Operativa possui três importantes características: DESENHO DA AMOSTRA OPERATIVA ESTRATIFICADAALEATÓRIADESPROPORCIONAL

61 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 61 DESENHO DA AMOSTRA OPERATIVA ATRAVÉS DA ESTRATIFICAÇÃO, AGRUPAMOS AS UNIDADES DO UNIVERSO EM GRUPOS HOMOGÊNEOS Cada estrato é homogêneo em si: as lojas que compõem um estrato são da mesma região, têm porte, características de comercialização, área de vendas, fluxo de consumidores e faturamento SEMELHANTES Um estrato é heterogêneo em relação ao outro Um AS.1-4ck não pode representar um AS.5-9ck, pois têm características muito DIFERENTES As cadeias são auto representativas Um Carrefour não representará um Wal-Mart, mesmo que sejam de porte semelhantes AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 5 a 9 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK

62 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 62 DESENHO DA AMOSTRA OPERATIVA A escolha das lojas que formarão a amostra é ALEATÓRIA dentro de cada Estrato Exemplo: Qualquer Autosserviço de 1 a 4 CK pode representar outro Autosserviço de 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AMOSTRA OPERATIVA AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK AS 1 a 4 CK

63 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 63 A Amostra é DESPROPORCIONAL pois, para determinar quantas lojas de cada Estrato farão parte da amostra, leva-se em consideração 2 fatores – Número de Lojas – Volume de Vendas Exemplo: DESENHO DA AMOSTRA OPERATIVA

64 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 64 QUALIDADE DA AMOSTRA AMOSTRA Os elementos que influenciam a precisão da amostra são: DISTRIBUIÇÃO DA MARCA VARIABILIDADE DAS LOJAS Quanto melhor definida a amostra, maior será a precisão da estimativa Quanto maior e mais pulverizada a distribuição de uma determinada marca, menor o erro. Ex: marcas com distribuição muito concentrada geograficamente tem menor probabilidade de captação, aumentando o erro associado Quanto menor for a variabilidade entre as lojas de um determinado mercado, menor será o desvio

65 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 65 Identificar em todas as lojas da amostra atuações consideradas atípicas de acordo com os sistemas de controle de qualidade. ASTI: Verificação de Dados Atípicos entre períodos ASI: Verificação de Dados Atípicos entre lojas semelhantes SI: Verificação de Variações Atípicas nos Mercados AFI: Verificação Final após a expansão dos dados TIPOS DE CONTROLE CONTROLES ESTATÍSTICOS OBJETIVO

66 3. COLETA DE DADOS

67 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 67 COLETA DOS DADOS – INVENTÁRIO DE LOJA A Nielsen realiza 2 tipos de levantamento para quantificação das vendas dos produtos: inventário de loja e scanning. O reporte destas informações pode ser mensal ou bimestral INVENTÁRIO DE LOJA: Identificação do volume vendido dentro do ponto de venda através do levantamento de: Além disso, verifica-se: Este procedimento é realizado nos autosserviços não colaboradores de dados scanning: Bares, Farmácias independentes, Perfumarias, Pet shops, Papelarias, Restaurantes e Casas noturnas. ESTOQUES COMPRAS PREÇO AO CONSUMIDOR (NO DIA DO INVENTÁRIO) DADOS CAUSAIS

68 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 68 PREÇO UNIT. DE VENDA AO CONSUMO R$ 2,00 VENDAS EM VALOR (FATURAMENTO) R$ 7.000,00 15/01/06 ESTOQUES + INICIAIS JAN’ /03/06 -ESTOQUES FINAIS /01/06 A 15/03/06 COMPRAS DA LOJA DE 60 DIAS = VENDAS AO CONSUMIDOR COMPRAS JANEIRO 11 FEVEREIRO 11 MARÇO 11ABRIL 11 No ciclo bimestral os pesquisadores realizam a auditoria das lojas durante todo o 2 o mês do período reportado (cada loja é visitada sempre no mesmo dia do mês que foi visitada na auditoria anterior) – Exemplo (Campo em Março) COLETA DOS DADOS – INVENTÁRIO DE LOJA ESTOQUE DEPÓSITO ESTOQUE ATIVO 500 NO MÍNIMO 75% DAS VENDAS ENCONTRAM-SE NO PERÍODO DO REPORT DOS DADOS

69 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 69 E o mensal: o que muda? – No ciclo mensal os pesquisadores realizam a auditoria das lojas todos os meses (cada loja é visitada sempre no mesmo dia do mês que foi visitada na auditoria anterior) – Exemplo (Campo em Março) 15/02/06 ESTOQUES + INICIAIS /03/06 -ESTOQUES FINAIS /02/06 A 15/03/06 COMPRAS DA LOJA DE 30 DIAS = VENDAS AO CONSUMIDOR COMPRAS Fevereiro 11 Março 11 COLETA DOS DADOS – INVENTÁRIO DE LOJA ESTOQUE DEPÓSITO 600 ESTOQUE ATIVO 150 NO MÍNIMO 65% DAS VENDAS ENCONTRAM-SE NO PERÍODO DO REPORT DOS DADOS

70 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 70 O segundo tipo de levantamento de informações das vendas dos produtos se dá pelo recebimento de informações eletrônicas enviadas pelas cadeias de Autosserviço e de Farmácias. Exemplos de Cadeias colaboradoras COLETA DOS DADOS – SCANNING

71 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 71 COLETA DOS DADOS – SCANNING LOJA 1 LOJA 2 LOJA 3 LOJA 4 TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES MATRIZ CADEIA INCLUSÃO NA BASE DE DADOS

72 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 72 Utilizamos informações de todas as lojas que colaboram com envio eletrônico de dados (census data) para identificar a variável “vendas ao consumidor” Informações com alta precisão – Melhoria trazida pelo Redesenho Para as informações derivadas do ponto de venda, mantemos uma amostra para coleta de distribuição numérica e ponderada de: COLETA DOS DADOS – SCANNING PONTO EXTRAOFERTASCHECK OUTPOP

73 4. EXPANSÃO DOS DADOS

74 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 74 Os dados coletados na amostra operativa são expandidos para representarem o Universo, gerando as seguintes variáveis mercadológicas... EXPANSÃO DOS DADOS VENDAS Identifica crescimento de áreas/canais Evolução do mercado Performance do produto (Market Share) Planejamento de produção Identifica estratégias dos concorrentes COMPRAS DO VAREJO Avalia esforços de abastecimento Adequação de sortimento focando o consumidor ESTOQUES Adequação do nível de estoque % Estoque Ativo PREÇO MÉDIO Evolução de preço e concorrentes Posicionamento de preço DISTRIBUIÇÃO NUMÉRICA E PONDERADA Evolução comparativa da distribuição Permite identificar áreas/canais de melhoria SEM ESTOQUES Alerta a falta de reposição de estoques Identifica oportunidades de correção... Que dão origem a outras variáveis como veremos a seguir

75 5. ANÁLISE DE DADOS Através da análise podemos avaliar o comportamento do mercado e sua situação competitiva identificando pontos fortes e fracos e oportunidades para os diversos produtos

76 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 76 ANÁLISE DOS DADOS O processo analítico requer organização das ideias, e sugerimos que a análise seja montada de forma a responder às perguntas: O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Por quê aconteceu? A seguir veremos algumas variáveis que podem responder a estas perguntas

77 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 77 ANÁLISE DOS DADOS Vendas em Volume: é a quantidade de produtos que as lojas venderam ao público no mês/bimestre em questão - É expressa em mil quilos, mil litros, mil unidades etc., dependendo da categoria A informação de Vendas em Volume é obtida através da relação de Compras e Estoques ESTOQUE ANTERIOR + COMPRAS DO PERÍODO – ESTOQUE ATUAL = VENDAS DO PERÍODO Para os autosserviços 5+CK e Farma Cadeia colaboradores, a informação de vendas é obtida diretamente das vendas dos varejistas, não sofrendo nenhum processo de expansão Através da variável Vendas em Volume, derivam-se outras importantes variáveis

78 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 78 ANÁLISE DOS DADOS Market Share: indica qual a participação de um fabricante ou produto nas vendas da categoria Market Share Volume, expressa, portanto, a % de Vendas em Volume de um fabricante ou produto em relação ao total Market Share Volume = VENDAS EM VOLUME DO FABRICANTE OU MARCA * 100 VENDAS EM VOLUME DA CATEGORIA Market Share Volume da Marca A = 39,8% De cada 100 unidades vendidas ao consumidor em ND’12, cerca de 39,8 eram da Marca A Share Volume Marca A – Área IV – ND’12

79 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 79 ANÁLISE DOS DADOS Vendas em Valor: é o faturamento dos produtos que as lojas venderam ao público no mês/bimestre em questão. - É expressa em milhares de reais e em milhares de dólares Vendas em Valor = Vendas em Volume * Preço Assim como para vendas em volume, podemos a partir das Vendas em Valor determinar o Market Share Valor (% Vendas em Valor) Market Share Valor = VENDAS EM VALOR DO FABRICANTE OU MARCA * 100 VENDAS EM VALOR DA CATEGORIA

80 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 80 ANÁLISE DOS DADOS Compras: é a quantidade de produtos que as lojas (varejo) compraram dos fabricantes no mês/bimestre em questão - Expressa em mil quilos, mil litros, mil unidades etc., dependendo da categoria - Informação obtida no momento de inventário de loja ou via dados eletrônicos Share de Compras: expressa, portanto, a % de compras do varejo de uma determinada marca ou fabricante ou produto em relação ao total de compras da categoria Share de Compras = COMPRAS PELO VAREJO DO FABRICANTE OU MARCA * 100 COMPRAS PELO VAREJO EM VOLUME DA CATEGORIA Market Share Compras Marca A = 39,4% De cada 100 unidades compradas pelo varejo em ND’12, cerca de 39,4 eram da Marca A Share Compras Marca A – Área IV – ND’12

81 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 81 ANÁLISE DOS DADOS A informação de Estoques, tanto na área de vendas quanto no depósito, também é obtida no momento do inventário de loja Estoques: é a quantidade de produtos que as lojas tinham, seja no depósito quanto na área de vendas, no momento do inventário - É expressa em mil quilos, mil litros, mil unidades etc, dependendo da categoria Estoques Ativos (Exposição): quantidade de produtos que se encontravam na área de vendas das lojas no momento do inventário

82 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 82 ESTOQUES – LOJAS SCANNING Volume de Estoque e Estoque Ativo: para as lojas scanning, utilização de uma metodologia para estimar o estoque, tendo como base a utilização de todas as lojas (Census Data) ao invés de uma informação amostral para reporte do estoque Metodologia: a metodologia para a estimativa de estoque utiliza informações de vendas e estoque de períodos anteriores e através dessas se obtém a relação entre essas duas variáveis e definem-se coeficientes para cada categoria/cadeia Variáveis Consideradas para cálculo do coeficiente: Variação de Vendas Estoque Histórico Proporção Histórica Estoque/Vendas

83 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 83 BENEFÍCIOS AO CLIENTE – METODOLOGIA SCANNING Maior precisão nos números reportados pelo serviço Retail Index ao incorporar a informação de vendas de todas as lojas de autosserviços Alinhamento total entre os números reportados pelos serviços Retail Index e Scantrack, por virem de uma mesma fonte Metodologia está em linha com todos os países da América Latina, permitindo a comparação das informações destas variáveis em toda a região

84 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 84 ANÁLISE DOS DADOS Share de Estoques: é a medida (%) do volume de estoque de uma determinada marca ou fabricante em relação ao estoque total da categoria Share de Exibição: é a medida (%) do volume de exposição de uma determinada marca ou fabricante em relação à exposição total dos produtos da categoria Share de Exibição = ESTOQUE ATIVO DA MARCA OU FABRICANTE * 100 ESTOQUE ATIVO DA CATEGORIA Share Estoque Marca A – Área IV – ND’12 Share de Estoques = ESTOQUE DA MARCA OU FABRICANTE * 100 ESTOQUE DA CATEGORIA Share Estoque Ativo Marca A – Área IV – ND’12 Share Estoque Marca A = 38,2% De cada 100 unidades estocadas no varejo em ND’12, cerca de 38,2 eram da Marca A Share Exibição Marca A = 33% De cada 100 unidades estocadas na área de vendas em ND’12, cerca de 33 eram da Marca A

85 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 85 ANÁLISE DOS DADOS Correlacionando as variáveis do exemplo da Marca A, temos a seguinte situação: Os níveis de compras estão adequados, mas há uma situação desfavorável em relação à exposição

86 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 86 ANÁLISE DOS DADOS Relacionando ao longo do tempo as informações, a situação ideal é o alinhamento do share de vendas, compras, estoques e exposição SITUAÇÃO IDEAL - próximas do % Vendas Devemos comprar, estocar e expor de forma proporcional ao consumo SITUAÇÃO DE ATENÇÃO – acima do % Vendas Pode refletir o esforço/empenho da equipe ou indicar problemas de giro SITUAÇÃO DESFAVORÁVEL – abaixo do % Vendas Pode gerar falta da marca ou deixar espaço para a atividade da concorrência SHARE DE COMPRAS SHARE DE ESTOQUE SHARE DE EXPOSIÇÃO

87 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 87 ND’11SO’11JA’11 Analisando a tendência da Marca A, verificamos um esforço para manter o nível de Compras: ANÁLISE DOS DADOS MJ’11 Share Volume Share de Compras Share de Estoques Share Exposição 32,7 31,9 29,7 27,4 35,4 34,6 37,6 34,5 39,2 41,5 37,8 39,6 39,8 39,4 38,2 33,0

88 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 88 ANÁLISE DOS DADOS É uma outra importante variável para a análise dos dados: - Indica qual o tempo de duração do estoque (em dias) se mantido o mesmo ritmo de vendas em volume do período - Essencial para monitorar o abastecimento - Serve para identificar a cobertura de estoque existente no varejo Giro de Estoques: relaciona, para a categoria e/ou marca, as vendas em volume no período com a quantidade de estoque existente na loja (no momento da auditoria) Para medições bimestrais Giro = Estoques * 2 *30 Vendas em Volume Para medições mensais Giro = Estoques *30 Vendas em Volume

89 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 89 ND’11SO’11JA’11 A Marca A reduziu o tempo de giro, de 30 para 21 dias ANÁLISE DOS DADOS MJ’11 Share Volume Share de Compras Share de Estoques Share Exposição 32,7 31,9 29,7 27,4 35,4 34,6 37,6 34,5 39,2 41,5 37,8 39,6 39,8 39,4 38,2 33,0 Giro (em dias)

90 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 90 ANÁLISE DOS DADOS A Distribuição Negociante indica a penetração de um fabricante, marca ou produto no universo de lojas e a qualidade dessa distribuição Para uma loja ser negociante, ela tem que atender a um dos quesitos abaixo: NEGOCIANTE = VENDER e/ou COMPRAR e/ou ESTOCAR Distribuição Numérica: indica o percentual de lojas do universo que negociaram a marca durante o mês/bimestre em questão Distribuição Ponderada: indica a importância das lojas que comercializaram a marca para o faturamento total da categoria de produto em questão Distribuição Numérica: NÚMERO DE LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA * 100 NÚMERO DE LOJAS DO UNIVERSO Distribuição Ponderada: FATURAMENTO (CP) DAS LOJAS NEGOCIANTES DA MARCA * 100 FATURAMENTO TOTAL DA CP (CATEGORIA DE PRODUTO)

91 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 91 O conceito de numérica ilustra o percentual de lojas negociantes do universo e a ponderada, a importância destas lojas para o faturamento da categoria ANÁLISE DOS DADOS A Loja 1 Loja 2 Loja 3 Loja 4 Total = 4 BC Faturamento da categoria na loja Marcas X XX X X $ $ 200 $ 300 $ 200 $ MARCA A Distr. Numérica Distr. Ponderada MARCA B Distr. NuméricaDistr. Ponderada = 50%= 75%= 50%= 25%

92 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 92 ANÁLISE DOS DADOS Distribuição sem Estoque: indica se houve falta de produto em lojas negociantes Loja DESABASTECIDA: sem qualquer embalagem da marca em estoque, considerando-se o depósito e a área de vendas, no momento do inventário Distrib. Num. Sem Estoque: Nº DE LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E ESTAVAM DESABASTECIDAS X 100 NÚMERO DE LOJAS DO UNIVERSO Distribuição Ponderada sem Estoque: indica a importância do faturamento da categoria das lojas que estavam desabastecidas no momento do inventário Distribuição Numérica Sem Estoque: indica o % de lojas negociantes da marca que se encontravam desabastecidas da marca, no momento do inventário Distrib. Pond. Sem Estoque: FATURAMENTO DA CP NAS LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E ESTAVAM DESABASTECIDAS X 100 FATURAMENTO TOTAL DA CATEGORIA (CP)

93 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 93 DISTRIBUIÇÃO SEM ESTOQUE – LOJAS SCANNING Metodolgia Store Audit: revendo, é considerada loja sem estoque quando, no dia da visita do pesquisador, não havia estoque da marca na loja Metodologia Scanning: um item será considerado sem estoque se não apresentou vendas pelo menos em uma semana do período SEM ESTOQUE Nova Metodologia VOLUME DE VENDAS ESTOQUES

94 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 94 MARCA AMARCA BMARCA CMARCA D FATURAMENTO CATEGORIA (RS$) LOJA 1 OOOO 400 LOJA 2 OOOO 600 LOJA 3 XOOO 1800 LOJA 4 OX 200 LOJA 5 OO 180 LOJA 6 OX 350 LOJA 7 OXXO 1100 LOJA 8 OXOO 1350 LOJA 9 OO 980 LOJA 10 OOOX = NEGOCIANTE X = NEGOCIANTE S/ ESTOQUE DISTRIBUIÇÃO - EXERCÍCIO

95 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 95 MARCA ANUMÉRICA NEGOCIANTE PONDERADA NEGOCIANTE NUMÉRICA SEM ESTOQUE PONDERADA SEM ESTOQUE MARCA BNUMÉRICA NEGOCIANTE PONDERADA NEGOCIANTE NUMÉRICA SEM ESTOQUE PONDERADA SEM ESTOQUE MARCA CNUMÉRICA NEGOCIANTE PONDERADA NEGOCIANTE NUMÉRICA SEM ESTOQUE PONDERADA SEM ESTOQUE MARCA DNUMÉRICA NEGOCIANTE PONDERADA NEGOCIANTE NUMÉRICA SEM ESTOQUE PONDERADA SEM ESTOQUE DISTRIBUIÇÃO - EXERCÍCIO

96 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 96 ND’11SO’11JA’11 A Marca A apresenta tendência crescente da Distribuição Negociante ANÁLISE DOS DADOS MJ’11 Share Volume Share de Compras Share de Estoques Share Exposição 32,7 31,9 29,7 27,4 35,4 34,6 37,6 34,5 39,2 41,5 37,8 39,6 39,8 39,4 38,2 33,0 Giro (em dias) Distribuição Numérica Distribuição Ponderada Distr. Num. Sem Estoque Distr. Pond. Sem Estoque No entanto, devido ao fato do estoque ser suficiente para um menor tempo, houve problema de falta de produto (sem estoque) em ND’11

97 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 97 O Preço dos produtos ao consumidor é medido na gôndola das lojas e o preço médio é calculado ponderando-se o volume vendido a cada valor ANÁLISE DOS DADOS Vendas em valor Preço Vendas em volume Loja 1 Loja 2 Loja 3 Total ,00 1,40 1,20 75,00 14,00 18,00 107,00 Preço médio = Vendas em valor = R$ 107 = R$ 1,07 Vendas em volume 100

98 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 98 ANÁLISE DOS DADOS Índice de preço: é a medida relativa ao preço da categoria - Indica o quanto (em %) a marca se encontra acima ou abaixo do preço médio praticado pela categoria de produto - O preço médio do total da categoria é a base 100 Índice de preço: PREÇO MÉDIO DA MARCA X 100 PREÇO MÉDIO DA CATEGORIA Marca A ND’11 Índice de preço = 97

99 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 99 ND’11SO’11JA’11 ANÁLISE DOS DADOS MJ’11 Share Volume Share de Compras Share de Estoques Share Exposição 32,7 31,9 29,7 27,4 35,4 34,6 37,6 34,5 39,2 41,5 37,8 39,6 39,8 39,4 38,2 33,0 Giro (em dias) Distribuição Numérica Distribuição Ponderada Distr. Num. Sem Estoque Distr. Pond. Sem Estoque A redução do patamar de preço pode ter favorecido o giro mais rápido e, associado ao esforço em abastecimento, explica o crescimento de Share Volume Índice de preço

100 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 100 ANÁLISE DOS DADOS No momento do inventário também são auditadas informações causais Material POP: todo material promocional ou publicitário, elaborado pelo fabricante, colocado temporariamente nas lojas para promover as vendas da marca Distrib. Num. POP: Nº DE LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM MATERIAL POP X 100 NÚMERO DE LOJAS DO UNIVERSO Distribuição Ponderada POP: indica a importância do faturamento da CP nas lojas que possuem material promocional ou publicitário no momento do inventário Distribuição Numérica POP: Indica o % de lojas negociantes da marca que possuem material promocional ou publicitário no momento do inventário Distrib. Pond. POP: FATURAMENTO DA CP NAS LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM MATERIAL POP X 100 FATURAMENTO TOTAL DA CATEGORIA (CP)

101 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 101 MATERIAL POP - EXEMPLOS

102 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 102 ANÁLISE DOS DADOS Ponto Extra: é outra informação causal, refere-se a localização do produto em lugares diferenciados. Expressam esforço adicional do fabricantes para promover as vendas em pontas de gôndola, ilhas, display etc... Distrib. Num. Ponto Extra: Nº DE LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM PONTO EXTRA X 100 NÚMERO DE LOJAS DO UNIVERSO Distribuição Ponderada Ponto Extra: indica a importância do faturamento da CP nas lojas que possuem ponto extra no momento do inventário Distribuição Numérica de Ponto Extra: indica o % de lojas negociantes da marca que possuem ponto extra no momento do inventário Distrib. Pond. Ponto Extra: FATURAMENTO DA CP NAS LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM PONTO EXTRA X 100 FATURAMENTO TOTAL DA CATEGORIA (CP)

103 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 103 PONTO EXTRA - EXEMPLOS ILHAS PONTAS DE GÔNDOLA DISPLAYS

104 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 104 ANÁLISE DOS DADOS Oferta: qualquer esforço do fabricante ou do varejista no produto para promover as vendas como: brindes, reduções de preço, cupons, conteúdo-extra, amostra grátis, promoções especiais para eventos Distrib. Num. Oferta: Nº DE LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM OFERTA X 100 NÚMERO DE LOJAS DO UNIVERSO Distribuição Ponderada de Ofertas: indica a importância do faturamento da CP nas lojas que possuem ofertas no momento do inventário Distribuição Numérica de Ofertas: indica o % de lojas negociantes da marca que possuem ofertas no momento do inventário Distrib. Pond. Oferta: FATURAMENTO DA CP NAS LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM OFERTA X 100 FATURAMENTO TOTAL DA CATEGORIA (CP)

105 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 105 OFERTAS - EXEMPLOS

106 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 106 ANÁLISE DOS DADOS Check Out: outra informação causal, é todo produto localizado em check-out, independente do tipo de loja Distrib. Num. Check Out: Nº DE LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM PRODUTO NO CHECK-OUT X 100 NÚMERO DE LOJAS DO UNIVERSO Distribuição Ponderada de Check Out: indica a importância do faturamento da CP nas lojas que possuem produto no check-out no momento do inventário Distribuição Numérica de Check Out: indica o % de lojas negociantes da marca que possuem produto localizado em check-out no momento do inventário Distrib. Pond. Check Out: FATURAMENTO DA CP NAS LOJAS QUE NEGOCIAM A MARCA E POSSUEM PRODUTO NO CHECK-OUT X 100 FATURAMENTO TOTAL DA CATEGORIA (CP)

107 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 107 CHECK-OUT - EXEMPLO

108 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 108 ND’11SO’11JA’11 A realização de oferta acarretou a diminuição do preço, contribuindo para o ganho de participação ANÁLISE DOS DADOS MJ’11 Share Volume Share de Compras Share de Estoques Share Exposição 32,7 31,9 29,7 27,4 35,4 34,6 37,6 34,5 39,2 41,5 37,8 39,6 39,8 39,4 38,2 33,0 Giro (em dias) Distribuição Numérica Distribuição Ponderada Distr. Num. Sem Estoque Distr. Pond. Sem Estoque Índice de preço Distr. Ponderada Ofertas Há, no entanto, alguns desafios para a Marca: - Corrigir a ruptura - Melhorar exposição - Manter os níveis de compras - Manter / ampliar o patamar de Share Volume, independente de promoção

109 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 109 VOLUME VENDAS (2 MESES) VENDAS EM VALOR (2 MESES) VOLUME COMPRAS (2 MESES) VOLUME ESTOQUES (1 MÊS) COBERTURA DIAS PREÇO ÍNDICE DE PREÇO MERCADOMARCA A MARCA B SO11 ND11 SO11 ND11 SO11 ND ,386,509,30 EXERCÍCIO – VARIÁVEIS

110 OUTRAS VARIÁVEIS

111 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 111 SHARE CONTRIBUTION E VENDAS MÉDIAS Share contribution: É a contribuição que uma região ou canal tem para a formação do Share Total de um Fabricante, Marca ou Segmento: Ex: Quanto contribui o Nordeste para o Share da Marca A no T.Brasil? Vendas Médias: É a média de vendas por loja, medido em volume ou valor. A venda média é sempre mensal, seja a base Mensal ou Bimestral. Share contribution = Share volume ou valor X importância da área (em vol. ou valor) Vendas Médias = vendas totais em valor ou volume nº de lojas

112 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 112 CAUSAIS PARA O INRC Produto refrigerado: São considerados os produtos que, no momento da auditoria, estiverem dentro de refrigeradores, não importa se o refrigerador for exclusivo, invadido ou da própria loja Refrigerador exclusivo (fabricante): presença de refrigerador identificado pela marca impressa que contenha somente produtos do fabricante do refrigerador Refrigerador invadido (fabricante): presença de refrigerador identificado pela marca impressa na geladeira e não pelas marcas contidas neste Acessórios diversos: Presença de porta-guardanapo, porta-canudo, mesas, etc., ou seja, qualquer material promocional de pequeno ou grande porte (exceto RACK de prateleira, já analisado como ponto extra), com logotipo da marca e/ou fabricante de refrigerante ou cerveja

113 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 113 CAUSAIS PARA O INRC Os causais para o INRC são, além dos vistos anteriormente, os seguintes: Produto refrigerado: no momento da auditoria e sempre que o produto estiver dentro de refrigeradores (gelado/refrigerado), não importa se o refrigerador for exclusivo, invadido ou da própria loja. Refrigerador exclusivo (fabricante): presença de refrigerador identificado pela marca impressa que contenha somente produtos do fabricante do refrigerador (refrigerantes, cerveja, água mineral, água saborizada, sucos, chás, produtos isotônicos, leite com sabor e bebidas energéticas etc.). Também podemos considerar como refrigerador exclusivo os refrigeradores da própria loja com adesivos dos fabricantes (marcas), contendo apenas produtos do próprio fabricante. Refrigerador invadido (fabricante): presença de refrigerador identificado pela marca impressa na geladeira e não pelas marcas contidas neste, que além dos produtos do fabricante da marca impressa, contenha quaisquer outros que não sejam deste mesmo fabricante. Acessórios diversos: porta-guardanapo, porta-canudo, mesas, etc., ou seja, qualquer material promocional de pequeno ou grande porte (exceto RACK de prateleira, que já é analisado como ponto extra), com logotipo da marca e/ou fabricante de refrigerante ou cerveja, presente no ponto de venda, e que pertença ao estabelecimento.

114 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

115 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 115 ANÁLISE DOS DADOS Pontos Fundamentais para Análise Avaliar tendências: mínimo 3 meses / bimestres Considerar apenas as variações relevantes Procurar interligar as informações: - o que influenciou a variação da % no consumo? - se necessário, buscar respostas na avaliação da atividade da concorrência ou outras informações como propaganda, promoções, cenário econômico etc

116 LANÇAMENTOS

117 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 117 MARKET TRACK Report que possibilita acompanhar, com maior amplitude de cobertura da categoria, as vendas dos canais: Retail Index (com expansão Geográfica) + Scantrack C&C (“atacarejos”) + Vendas especiais captadas em canais exclusivos do Painel de Domicílios (ex: porta a porta, adegas, camelôs, etc.) MARKET TRACK

118 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary CONCEITO MARKET TRACK BRASIL Possibilidade de acompanhar a mais ampla cobertura de uma categoria, independente da fonte de coleta. É uma visão estratégica da categoria Vendas T. Brasil com Expansão Geográfica + Vendas Scantrack C&C + Vendas especiais captadas em canais exclusivos do Painel de Domicílios (ex: porta a porta, adegas, Camelôs, etc) MARKET TRACK

119 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary O QUE CONTÉM NO REPORTE? Mercados: total Brasil e canais: Tradicionais, Auto Serviços, Bares e/ou Farmácias (quando auditadas), C&C e exclusivos Homescan quando disponíveis e relevantes Facts: vendas valor, vendas volume, importância em valor e volume e share valor e share volume Nível de abertura: TOP 5 Fabricantes e TOP 5 Marcas + total outras marcas Periodicidade de entrega e períodos de reporte: trimestral ou quadrimestral (dependendo se a categoria é mensal ou bimestral)

120 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary COMO SERÁ O PROCESSO? Deverá ser instruída a compra para o DSS (através de Job que será disponibilizada esta semana) DSS, através de macros e/ou extratores, juntará as bases de dados dos serviços Scantrack C&C, Retail Index com expansão geográfica e Homescan Será feito um ranking das principais marcas e fabricantes (top 5). Os demais fabricantes e marcas serão agrupados aos total outros Qualquer customização nos reportes, como mais períodos ou marcas, deverá ser feita solicitação via JOB ao DSS (sujeita a análise de factibilidade e custo adicional) * 1º reporte um mês após o fechamento do trimestre ou quadrimestre e demais 10 dias após a liberação da base de dados da última solução

121 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary Maior parte dos varejistas colaboram via scanning 2.Varejistas não têm controle do uso que o comprador fará dos produtos comprados na sua loja CASH AND CARRY (SEMI RETAILERS) 1.Todos os varejistas colaborariam via scanning 2.Varejistas conseguiriam separar suas vendas feitas para os diferentes canais de vendas: Varejo Transformadores Consumidor final Situação IDEAL: Realidade no BRASIL Como é possível mensurar as vendas feitas ao Consumidor Final?

122 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary Food Service Canais Nielsen Consumidor Final “Parâmetro do consumidor final” – a porcentagem das vendas feitas ao consumidor final a ser incluída no Retail Index CASH AND CARRY (SEMI RETAILERS)

123 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary METODOLOGIA Food Service Pesquisa nas lojas de Food Service sobre origem e volume de compras Informações ABAD Análise do volume de caixas de embarque no Cash and Carry Canais Nielsen Pesquisa nas lojas do Pequeno Varejo sobre a origem e volume de compras feitas no canal C&C Cosnumidor Final Pesquisa Intercept nas lojas Cash sobre o destino das compras realizadas Análise dos dados de Atacadistas no painel de Consumidores A estimativa da proporção de vendas a cada um dos “canais” foi realizada através de pesquisas e dados secundários

124 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE SEMI RETAILERS Mercado derivado do ScanTrack, census data (Compras = vendas e Estoque = zero) São reportadas as mesmas variáveis, com exceção de Compras, Estoques, Distribuição sem estoques e Causais Informação a partir de Janeiro 2012, sem histórico

125 OBRIGADO(A)

126 CASES ADICIONAIS PARA COMPREENSÃO DOS DADOS

127 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 127 TENDÊNCIAS DE MERCADO Como tem se comportado minha categoria de atuação? - Como estão suas taxas de crescimento nos últimos 3 anos? - No ano passado, no último semestre, no último mês? E na comparação com as demais categorias do mercado? O que move esta categoria? - Inovação? Preço? Distribuição? Investimento no PDV? - Tendência sócio-demográficas? - Ambiente macroeconômico? - Algum atributo / dimensão de produto / conceito em específico?

128 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 128 BATATA SNACK APRESENTOU 15,5% DE CRESCIMENTO NO LONGO PRAZO, REFLEXO DO AUMENTO DAS VENDAS MÉDIAS E MELHORA NA DISTRIBUIÇÃO Batata Snack - T.Brasil Alimentar+Bar Variação de Volume, Preço, Distribuição e Vendas Médias Fonte: Nielsen Retail Index IPCA Nov09 a Dez11 = 6,22%

129 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 129 IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE OPORTUNIDADES Qual o segmento de produto que mais cresce? Algum tipo de embalagem, sabor, versão tem demonstrado desempenho acima da média? Algum produto voltado a um perfil de consumidor específico se destaca? (p.e. Baixa renda, Terceira Idade, Infantil...) Alguma área ou canal apresenta potencial de desenvolvimento? Como tem se comportado recentes lançamentos, não só do meu mercado, mas de outras categorias, que representem um “benchmark” de inovação ou tragam novas idéias de produto?

130 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 130 O SEGMENTO LISA E EMBALAGENS FAMILIARES GANHAM IMPORTÂNCIA NESTE MERCADO Batata Snack - T.Brasil Alimentar+Bar Importância dos segmentos - volume Fonte: Nielsen Retail Index

131 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 131 ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING Qual o posicionamento estratégico que ambiciono em termos de: Produto? Imagem de marca? Público consumidor? Preço? Qual o posicionamento de marca / preço / produto de meu principal concorrente? Qual a sua estratégia? Como me posicionar ou reagir frente a ela? Qual o nível ótimo de investimento em atividades promocionais e ações no PDV considerando os resultados do ano? Que áreas e canais devo priorizar como foco de meus investimentos e esforços?

132 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 132 RINGLES TEM 78% DO SEU VOLUME ALOCADO NO AS 10+CK, ENQUANTO A CATEGORIA TEM APENAS 42% Batata Snack - T.Brasil Alimentar+Bar % Importância dos canais (marcas) Fonte: Nielsen Retail Index

133 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 133 ANÁLISES DE DESEMPENHO Como está o desempenho da minha marca considerando os indicadores de mercado que adotei para monitorar a performance?

134 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 134 EM RELAÇÃO AOS KPI’S ESTABELECIDOS, EXISTE OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO PARA RINGLES NO GDE RJ E INT. DE SP AS 10+ck - áreas % Importância das áreas Fonte: Nielsen Retail Index Ringles –AS 10+ck Variação em p.p. ND’10 x ND’11 Fonte: Nielsen Retail Index 8,4% Share Vol 57% Distr Num 5,7% Share Vol 75% Distr Num

135 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 135 ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO DA CONCORRÊNCIA Quem são os principais fabricantes deste mercado? Como está o desempenho de cada um deles? Quem é meu principal concorrente? Quais são seus pontos fortes? Onde eles focam seus esforços? Onde estão seus pontos fracos? Consigo me aproveitar de sua vulnerabilidade para ganhar espaço no mercado?

136 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 136 CROKER GANHA PARTICIPAÇÃO EM VOLUME E VALOR NO LONGO PRAZO, ENQUANTO MUPLER, APESAR DE MANTER A LIDERANÇA, VEM PERDENDO Batata Snack - T.Brasil Alimentar+Bar % Share Volume - Fabricantes Fonte: Nielsen Retail Index Batata Snack - T.Brasil Alimentar+Bar % Share Valor - Fabricantes Fonte: Nielsen Retail Index +2,7 +3,3 -3,7 -4,8

137 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 137 MONITORAMENTO DE SORTIMENTO DE PRODUTOS Quais os sabores que concentram o maior volume de vendas? Meu portfólio está alinhado com estes sabores? Como está o sortimento da minha loja versus o desempenho de players e sabores?

138 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 138 O SEGMENTO DE BATATA SNACK CONCENTRA MAIS DE 70% DO FATURAMENTO NOS TRÊS PRINCIPAIS SABORES... Batata Snack - T.Brasil Grandes Cadeias Curva de Concentração – ND’11 Fonte: Nielsen Scantrack...e Ringles é ainda mais concentrada Ringles - T.Brasil Grandes Cadeias %Share Valor – ND’11 Fonte: Nielsen Retail Index

139 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 139 PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO Quais os canais mais importantes para a categoria? Como está minha distribuição em cada um deles? Há espaço para crescer nos canais com os quais já negocio? Existem oportunidades para penetrar em novos canais? Estou efetivamente empenhando esforços na manutenção ou crescimento da distribuição em lojas importantes para categoria (avaliação custo x benefício)? As lojas com as quais negocio estão abastecidas durante todo o mês? Qual o efeito do desabastecimento sobre minhas vendas? Meu mix está bem distribuído ou existem falhas na execução?

140 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 140 DIMINUIU 0% DE LOJAS SEM ESTOQUE, AUMENTANDO ASSIM A DISTRIBUIÇÃO LÍQUIDA DE RINGLES Ringles – AS 10+ck Área IV - Base: 327 lojas % Distribuição Numérica e Ponderada Liquída Fonte: Nielsen Retail Index Ringles Papas Muffles Ringles –AS 10+ck Área IV - Base: 327 lojas % Distribuição Numérica e Ponderada sem estoque ND10JF’11MA11MJ11JA11SO11ND11 ND10JF’11MA11MJ11JA11SO11ND11

141 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 141 DIRECIONAMENTO DOS ESFORÇOS DE VENDAS Como estão os esforços de colocações da minha equipe de vendas? Todas as lojas que venderam meu produto no período também compraram? (efetividade da força de vendas) Como estou gerenciando meus estoques nestas lojas? Meu nível de colocação está adequado – ou seja – a quantidade de produto comprada é suficiente para garantir a presença de produto durante todo o período (entre as visitas do vendedor)? Algum canal se destaca? Direto? Indireto? Key Account? Pequeno varejo? Supermercado de vizinhança? Meus esforços promocionais estão surtindo efeito? Alavancam vendas? Diminuem o meu giro?

142 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 142 O CRESCIMENTO DE RINGLES ESTA ASSOCIADO A UM MAIOR NÍVEL DE INVESTIMENTO NO PDV, EM FORMA DE PONTO EXTRA... Ringles –AS 10+ck Área IV - Base: 327 lojas % Distribuição Ponderada de Ponto Extra Fonte: Nielsen Retail Index

143 Copyright ©2014 The Nielsen Company. Confidential and proprietary E COM OFERTAS, ENQUANTO OS CONCORRENTES ESTÃO DIMINUINDO... Ringles –AS 10+ck Área IV Base: 327 lojas - % Distribuição Ponderada de Ofertas Fonte: Nielsen Retail Index...mas Ringles ainda investe pouco em exposição no Check-out, prática bastante utilizada pela concorrência Ringles –AS 10+ck Área IV - Base: 327 lojas % Distribuição Ponderada de Check-out Fonte: Nielsen Retail Index

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