A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ESTÁ O MUNDO HOJE? “Hoje o mundo já consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar”. Fonte: Instituto Akatu “Se toda a humanidade consumisse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ESTÁ O MUNDO HOJE? “Hoje o mundo já consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar”. Fonte: Instituto Akatu “Se toda a humanidade consumisse."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 COMO ESTÁ O MUNDO HOJE?

4

5

6 “Hoje o mundo já consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar”. Fonte: Instituto Akatu “Se toda a humanidade consumisse como nos países ricos, seriam necessários 4 planetas para suprir todo esse consumo”. Fonte: Instituto Akatu Fonte: Instituto Akatu “Existe, no mundo, hoje, 246 milhões de crianças trabalhadores, sendo que 8 milhões delas fazem trabalho escravo e forçado.” Fonte: Programa Chronos – CEBDS, 2006 “358 bilionários têm a mesma riqueza que os 45% mais pobres da população mundial.” Fonte: Malcolm Mc Intosh et al., Cidadania Corporativa, 1998 “Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países... À frente do Brasil, no quesito concentração de renda, só aparece Serra Leoa.” Fonte:O Globo, 1/6, O País, p. 3. “A cada oito segundos, uma criança morre de fome, aproximadamente por dia” Fonte: Programa Chronos – CEBDS, 2006

7 CARACTERÍSTICAS Materialismo Materialismo Hedonismo Hedonismo Permissividade Permissividade Revolução sem finalidade Revolução sem finalidade Relativismo Relativismo Consumismo Consumismo Pensamento fraco Pensamento fraco Convicções sem firmeza Convicções sem firmezaCONSEQÜÊNCIAS Assepsia em seus compromissos Assepsia em seus compromissos Indiferença em relação ao meio Indiferença em relação ao meio Pragmatismo como norma de conduta Pragmatismo como norma de conduta Ética estatística Ética estatística Moral neutra e subjetiva Moral neutra e subjetiva

8 Conhecimento Informação Aquárius Ouro Esoterismo 3ª Onda Profecias Mulher Buraco Branco Tecnologia Transparência Era da Globalização Era da Espiritualidade Ecologia Transformação Pós- Industria Paradoxo Internet Sensações Eletrônica Marca Computação Capital Humano Caos Solar Nova Era Era da Espiritualidade Sustentabilidade

9 CAOS TRABALHOCONSCIÊNCIA

10

11 VIDA RESPONSABILIDADE COORPORATIVA SUSTENTABILIDADE

12 Objetivos Estratégicos Dimensão Empresas que: Adotam o ObjetivoEstratégico Usam Indicador para Acompanhamento 1 Obter diferencial competitivo através da melhoria contínua (redução de custos ou aumento de produtividade) Inovação69,6%72,1% 2 Maximizar a riqueza dos acionistas no longo prazo Financeira56,5%53,5% 3 Criar/desenvolver cultura de inovação e Empreendedorismo Inovação50%27,9% Desenvolver pessoas e competências (liderança) Pessoas37,2% 4 Antecipar-se às expectativas das partes interessadas (acionistas, clientes, fornecedores, sociedade, etc) Sustentabilidade45,7%14% Aumentar a participação de mercado Marketing60,5% 5 Diversificar as fontes de receita da empresa (novos produtos / serviços, novos mercados, novos negócios, etc) Marketing43,5%32,6% 6 Desenvolver e consolidar parcerias, alianças e contratos de longo prazo com fornecedores, distribuidores, clientes e consumidores finais Estratégia39,1%14% Criar/desenvolver cultura de desenvolvimento sustentável Sustentabilidade20,9% 7 Obter diferencial competitivo através do desenvolvimento sustentável Sustentabilidade37%20,9% Desenvolver e gerenciar conhecimento sobre processos, materiais, produtos, serviços, tecnologias, mercados, etc Inovação23,3%

13 Geração de riquezas sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também produzir riquezas, considerando- se os aspectos econômicos, sociais e ambientais; Geração de riquezas sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também produzir riquezas, considerando- se os aspectos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento de cultura adequada a sustentabilidade; Desenvolvimento de cultura adequada a sustentabilidade; Busca de equacionamento de uma competitividade sustentável Busca de equacionamento de uma competitividade sustentável Gerenciamento dos riscos econômicos, sociais e ambientais; Gerenciamento dos riscos econômicos, sociais e ambientais; Desempenho ambiental (consumo de energia e de recursos, efluentes líquidos e gasosos, descarte de resíduos sólidos e impacto ambiental dos produtos); Desempenho ambiental (consumo de energia e de recursos, efluentes líquidos e gasosos, descarte de resíduos sólidos e impacto ambiental dos produtos); Normas sobre segurança e medicina do trabalho; Normas sobre segurança e medicina do trabalho; Inclusão de minorias e busca da diversidade no quadro de empregados; Inclusão de minorias e busca da diversidade no quadro de empregados; Programas sociais e comunitários;Programas sociais e comunitários; Tecnologias e produtos “limpos”;Tecnologias e produtos “limpos”; Gestão do envolvimento das partes interessadas (stakeholders) no planejamento e atividades das organizações;Gestão do envolvimento das partes interessadas (stakeholders) no planejamento e atividades das organizações; Bom ambiente de trabalho para as dimensões física, psicológica e espiritual dos empregados;Bom ambiente de trabalho para as dimensões física, psicológica e espiritual dos empregados; Ética, transparência e responsabilidade corporativa no exercício dos negócios e nas relações com as partes interessadas;Ética, transparência e responsabilidade corporativa no exercício dos negócios e nas relações com as partes interessadas; Estruturação de uma boa governança abrangendo as partes interessadas;Estruturação de uma boa governança abrangendo as partes interessadas; Novas oportunidades de negócios em função dos riscos e das demandas do desenvolvimento sustentável;Novas oportunidades de negócios em função dos riscos e das demandas do desenvolvimento sustentável; Adesão à acordos nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável.Adesão à acordos nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável.

14 QUALIDADE (AOTS -1994) Resistências as mudanças Resistências as mudanças Falta de unidade gerencial entre áreas Falta de unidade gerencial entre áreas Comunicação deficiente Comunicação deficiente Centralização e autoritarismo Centralização e autoritarismo Descrédito / descontinuidade de programas Descrédito / descontinuidade de programas Descrédito no real engajamento da alta administração Descrédito no real engajamento da alta administração Falta de coerência do sistema de RH Falta de coerência do sistema de RH Imediatismo como prática gerencial rotineira Imediatismo como prática gerencial rotineira Falta de motivação Falta de motivação Clima de medo Clima de medo SUSTENTABILIDADE (FDC ) Conceito Conceito Compreensão da importância para os negócios Compreensão da importância para os negócios Compromisso Compromisso Média gerência, Média gerência, Unidades descentralizadas Unidades descentralizadas Sistematização Sistematização

15 GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE PENSAMENTO BIOSSISTÊMICO ORGANIZAÇÕESCONSCIENTES

16

17

18

19 Org. Mercado Sociedade Planeta IND. Fonte: Instituto ORIOR

20

21 Conhecimento de Mundo Autoconhecimento Conhecimento Organizacional LiderançaSituacional Conhecimento de Pessoas Fonte: Instituto ORIOR

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36 RAIMUNDO SOARES


Carregar ppt "COMO ESTÁ O MUNDO HOJE? “Hoje o mundo já consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar”. Fonte: Instituto Akatu “Se toda a humanidade consumisse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google