A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mús. tr. Diretas já... Campanha :47

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mús. tr. Diretas já... Campanha :47"— Transcrição da apresentação:

1 Mús. tr. Diretas já... Campanha 1984...1:47
Mús. tr. Diretas já...

2 Foi um “sonho/pesadelo”
Foi um “sonho/pesadelo”... Tancredo Neves com o apoio de Ulysses Guimarães. Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse, morrendo 39 dias depois, sem ter sido empossado. Assumindo José Sarney Eleições

3 Piores momentos de eleição de 1989...2:37
Quem acabou vencendo foi a campanha de Fernando Collor para presidente, :10

4 Collor foi eleito, mas em 29set1992
“20 ANOS” entrou para a história política do país como o primeiro presidente brasileiro a sofrer um impeachment...5:18

5 Bom saber... Roberto Campos...
Neoliberalismo ...1:19

6 (Faap) - Tema C "A diferença entre a empresa privada e a empresa pública é que aquela é controlada pelo governo e a empresa pública por ninguém." Roberto Campos

7 (Uff 2010) Em 1967, o então ministro do Planejamento Roberto Campos afirmou, com relação à chamada “desnacionalização temporária” da economia brasileira, que “a escolha é entre mantermos um nacionalismo míope ou absorvermos maciçamente capitais e técnicas estrangeiras. Esta última é a melhor” CAMPOS, Roberto. Do outro lado da cerca. Rio de Janeiro: IBGE, 1967, p. 65. Com base nessa afirmativa: a) indique uma das contradições que levaram ao golpe de 1964 e mencione o presidente da República do qual Roberto Campos foi ministro; b) explique a relação entre o golpe civil-militar de 1964 e o aprofundamento da desnacionalização da economia brasileira.

8 a) indique uma das contradições que levaram ao golpe de 1964 e mencione o presidente da República do qual Roberto Campos foi ministro; Resposta parcial... O Golpe Militar de 1964 foi um movimento de reação por parte de setores conservadores da sociedade brasileira, notadamente as Forças Armadas, parte da sociedade civil e do alto clero da Igreja Católica, apoiados pelos Estados Unidos, ao temor de que o Brasil viesse a se tornar uma ditadura socialista... Roberto Campos foi ministro foi o general Humberto de Alencar Castelo Branco.

9 b) explique a relação entre o golpe civil-militar de 1964 e o aprofundamento da desnacionalização da economia brasileira. Resposta parcial... b) A crise entre , com Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart baseado na implantação da indústria de bens de consumo duráveis representada pelas multinacionais gerou uma contradição grave, pois as empresas multinacionais vendiam sua produção para o mercado interno brasileiro e, ao mesmo tempo, precisavam remeter os lucros para suas matrizes europeias e norte-americanas, o que era difícil diante da forte mobilização popular no governo João Goulart. Foi para viabilizar o processo que foi promovido golpe civil-militar de 1964, pois num regime autoritário, os protestos e mobilizações populares seriam mais facilmente controlados, favorecendo-se os investimentos estrangeiros que, teriam a remessa de seus lucros facilitada, inclusive, através de novos empréstimos externos contraídos pelo Brasil.

10 Daí a reivindicação política e econômica das “Diretas já” que acabaram com a eleição de Tancredo, mas quem assumiu foi Sarney... Gerando a grande expectativa para a eleição “Direta” em 1989, com a eleição de Collor e em Arquivo N...pós 5: :13 (falta 8min)

11 e. (Enem 2011) O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico, a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já. b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa. c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações. d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas. e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou processo de impeachment do então presidente Collor.

12 c. (Fgv 2012) Recentemente, em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar: a) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1994, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso. b) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT. c) Assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real. d) Foi eleito em janeiro de 1985, em eleição direta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994. e) Foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.

13 Denuncias fazem parte do processo “democrático”?
Eleições “municipais” viram notícia internacional??? Os três principais jornais dos Estados Unidos publicaram reportagens sobre a decisão do juiz eleitoral de MS que mandou prender o diretor do Google no brasil e também retirar o YouTube do ar, por 24 horas. O foco da imprensa americana é a liberdade...2:16 Censurar ?...3:25


Carregar ppt "Mús. tr. Diretas já... Campanha :47"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google