A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Um dos maiores exemplos... Carnaval último dia RJ 3:16

3 (UnB ) Leia os textos abaixo:
"Quanto ao povo, isto é, a camada social composta de pequenos comerciantes, artífices, empregados diversos, militares de patente inferior, gente enfim de algum rendimento, intermediários entre a casta senhorial e a população escrava, expandia-se também em divertimentos mais acessíveis, nos batuques, nas touradas, nas cavalhadas e - por que não? nas festividades religiosas. O carnaval, então como hoje, já constituiria a festa popular de sentido mais democrático, igualando ricos e pobres, humildes e poderosos.“ "A orgia está estritamente ligada à festa. Uma instituição em que se suprimem as regras da vida cotidiana e onde se realiza um estado de excitação coletiva. O todo, porém, com um início e um fim pré-organizados. Com um ritual de entrada e um ritual de saída. Também a orgia, de modo geral, se desenvolve dentro de uma festa.“

4 Cont... Felicidade: "A felicidade do pobre parece A grande ilusão do carnaval A gente trabalha o ano inteiro Por um momento de sonho Pra fazer a fantasia De rei, ou de pirata ou jardineira E tudo se acabar na quarta-feira. Tristeza não tem fim Felicidade, sim.“ (Antonio Carlos Jobim / Vinícius de Morais)        A seguir, redija um texto dissertativo com a extensão mínima de trinta e máxima de sessenta linhas, desenvolvendo o tema abaixo: Direito igual... só no carnaval?

5 Em 2011, o Equinócio de Primavera (N) ocorrerá em 20 de março.
Carnaval em março! Que “Equinócio” é esse? O carnaval depende da data da Páscoa que ocorre no primeiro domingo de lua cheia após o Equinócio de Primavera do hemisfério Norte. Em 2011, o Equinócio de Primavera (N) ocorrerá em 20 de março.

6 Pelo calendário lunar, dia 24 de abril (Páscoa) será o primeiro Domingo de lua cheia depois do Equinócio (20 mar)... Para saber o dia do Carnaval, é só contar 47 dias antes da Páscoa (terça-feira = Carnaval).

7 Datas Carnaval e Religião coincidem... 3:14
Datas e cálculos Gauss...

8 Segundo a tradição “cultural” o carnaval é uma festa que teria sua origem entre hebreus, egípcios ou gregos em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

9 Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, banindo os “atos pecaminosos”.

10 No Brasil, o Carnaval, trazido pelos portugueses, popularizou-se no século 17 com os entrudo. Uma bagunça, feita principalmente por escravos, com direito a guerras de água, farinha e limões de cheiro. A pintura Cena de Carnaval, de Jean Batiste Debret, retrata como eram os entrudos no Brasil durante o século 17.

11 O carnaval como exemplo de “efervescência” cultural faz parte dos estudos de Émile Durkheim. Sua contribuição tornou-se ponto de partida do estudo de fenômenos sociológicos como a natureza das relações de trabalho, os aspectos sociais do suicídio e as religiões primitivas.

12 Em 1915, através do livro “As formas elementares da vida religiosa” buscou mostrar as origens sociais e cerimoniais, bem como as bases da religião, sobretudo do totemismo na Austrália. Afirmou que não existem religiões falsas, que todas são essencialmente sociais.

13 Cont. Para Durkheim, as festas teriam surgido da necessidade de separar o tempo em dias sagrados e profanos (373). Referindo-se ao descanso religioso, lembra que “o caráter distintivo dos dias de festa corresponde, em todas as religiões conhecidas, à pausa no trabalho, suspensão da vida pública e privada à medida que estas não apresentam objetivo religioso”.

14 Ou com Beija-Flor campeã RJ 2:16
Tal exemplo de “efervescência” pode ser observado no Carnaval em SP c/ letra...12:00 Carnaval em SP...6:46 Ou com Beija-Flor campeã RJ 2:16

15 As festas surgiram pela necessidade de separar no tempo, “dias ou períodos determinados dos quais todas as ocupações profanas sejam eliminadas” (373). A repetição do ciclo das festas constitui, para Durkheim, elemento essencial do culto religioso.  Vídeo CNBB...1:28 CF 2011 Spot 0:31

16 12UEM2010=13-Considerando o debate sociológico acerca do conceito de cultura, assinale o que for correto. 01) Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. 02) Nas sociedades ocidentais, uma instituição social, como a escola, não tem grande peso no processo de transmissão cultural. 04) Não há sociedade sem cultura. As características culturais são possíveis de serem definidas pelo estilo ou modo de vida próprio de cada sociedade. 08) Os sociólogos são capazes de identificar a diversidade que caracteriza a humanidade por meio da observação dos padrões culturais. 16) A cultura de uma determinada sociedade constitui uma unidade estática, um núcleo organizado de padrões de comportamento que não sofrem influências culturais de outras sociedades. Corretas: = 13


Carregar ppt "Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google