A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CHAMA DO CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CHAMA DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 A CHAMA DO CONHECIMENTO
AMPLIANDO HORIZONTES

2 A CRIANÇA DE SEIS A DOZE ANOS
NA SALA MONTESSORIANA

3 A EDUCAÇÃO CÓSMICA “A Educação Cósmica é o caminho para se mostrar a criança como tudo no universo se interrelaciona e se interdepende... As partes mais singulares contribuem para construir e manter a harmonia da totalidade.” Angeline Lillard Montessori, The Science Behind the Genius Oxford University Press

4 A EDUCAÇÃO CÓSMICA O DESPERTAR PARA O UNIVERSO A CURIOSIDADE INFINITA
A TRANSVERSALIDADE

5

6

7 MONTESSORI E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

8 JEAN PIAGET TRANSIÇÃO DO SENSÓRIO MOTOR PARA O OPERACIONAL CONCRETO

9

10 KIERAN EGAN COMPREENSÃO MÍTICA COMPREENSÃO ROMÂNTICA

11 COMPREEENSÃO MITICA O mito é causa, predictibilidade e controle
O mito é protótipo e integrativo Predomina a partir da aquisição da linguagem gramatical (3 anos em média) Antecede o domínio da leitura e da escrita, mas não se extingue com sua incorporação

12

13 COMPREENSÃO MÍTICA ESTRUTURAÇÃO BINÁRIA – DUALISMOS, OPOSIÇÕES
“A linguagem é a fonte das oposições, enquanto a realidade tem apenas contínuas e infinitas gradações de diferenças.”

14 COMPREENSÃO MÍTICA A LINGUAGEM ENVOLVE O USO DE ABSTRAÇÕES – TRANSMUTA REALIDADE EM ABSTRAÇÕES

15 COMPREENSÃO MÍTICA O USO DA METÁFORA UNE A RAZÃO E A IMAGINAÇÃO
POSSIBILITA CONSTRUIR E RECONSTRUIR A CONCEPÇÃO DE MUNDO

16 COMPREENSÃO MÍTICA A IMPORTÂNCIA DA NARRATIVA
o todo dá sentido as partes parte do geral para o particular é compreensível para analfabetos e letrados

17 COMPREENSÃO ROMÂNTICA
Interesse pelas experiências extremas, os limites da realidade, as grandes realizações, o surpreendente. “O domínio da leitura gera concepções de realidade, e a mente a explora tentando apreender seus limites e extremos.”

18 COMPREENSÃO ROMÂNTICA
GRANDE INTERESSE POR HOBBIES E COLEÇÕES A FIGURA DO HERÓI SER QUE TRANSCENDE AS RESTRIÇÕES DO COTIDIANO A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO OLHAR DE QUEM O CRIOU, DESCOBRIU OU DESENVOLVEU. ASPECTO AFETIVO – SIGNIFICAÇÃO

19 COMPREENSÃO ROMÂNTICA
IDEALISMO – busca as qualidades do Herói Compaixão Abnegação Elegância Inteligência Engenho Paciência

20 A SALA MONTESSORIANA Espaço democrático para a construção do conhecimento Físico – observação compartilhada Lógico matemático – possibilita o tempo e a infra-estrutura do insight Social – debate, troca, reflexão

21 A SALA MONTESSORIANA ESPAÇO DO RESPEITO
Respeitar – do latim – respectare - olhar muitas vezes para trás. Respeitar : oferecer continência e não a conivência

22 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Tratar com reverência

23 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Ter medo, receio

24 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Considerar, atender a

25 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Seguir determinações, cumprir regras,obedecer, acatar

26 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Fazer justiça, reconhecer

27 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Suportar, tolerar, aturar, admitir

28 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Referir-se a, tratar como parâmetro

29 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Apontar, estar na direção

30 A SALA MONTESSORIANA espaço de respeito
Impor-se, dar-se ao respeito

31 “ A descoberta do alfabeto criará esquecimento nas almas dos que o aprendem, porque eles não usarão mais suas memória, confiarão nos caracteres escritos externos e não lembrarão de si mesmos. Sua invenção não é uma ajuda a memória... Você dá a seus discípulos não a verdade, mas apenas a aparência da verdade. Eles serão os ouvintes de muitas coisas e não terão aprendido nada.” Platão, Fedro – in Egan, Kieran - A Mente Educada.


Carregar ppt "A CHAMA DO CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google