A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escolas Biogeográficas: Biogeografia da Dispersão Biogeografia da Vicariância Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escolas Biogeográficas: Biogeografia da Dispersão Biogeografia da Vicariância Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Escolas Biogeográficas: Biogeografia da Dispersão Biogeografia da Vicariância Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP

2 Mudanças Pretéritas da Terra Até o Mesozóico: Até o Mesozóico: Pangéia. Pangéia. Mesozóico: Mesozóico: continentes se moveram = Tectônica de placas;continentes se moveram = Tectônica de placas; Os mares se expandiram e contraíram => Glaciações.Os mares se expandiram e contraíram => Glaciações. Cenozóico: Cenozóico: Terciário:Terciário: Montanhas surgiram: Falhas e Dobramentos Montanhas surgiram: Falhas e Dobramentos Ilhas apareceram e desapareceram => Vulcanismo e Glaciações. Ilhas apareceram e desapareceram => Vulcanismo e Glaciações.

3 Eventos Quaternários Cenozóico – Período Quaternário: últimos 1,7 milhão de anos: Cenozóico – Período Quaternário: últimos 1,7 milhão de anos: Holoceno ( anos) = Interferência Humana + Mudanças Naturais.Holoceno ( anos) = Interferência Humana + Mudanças Naturais. Glaciação Plestocênica: Glaciação Plestocênica: Do Mioceno (última etapa do Terciário) até o início do Quaternário = Queda da temperatura.Do Mioceno (última etapa do Terciário) até o início do Quaternário = Queda da temperatura. No Pleistoceno: No Pleistoceno: Alternância de períodos frios e quentes.Alternância de períodos frios e quentes. 4 períodos muito frio tendo início por volta de anos.4 períodos muito frio tendo início por volta de anos. As geleiras no Ártico se expandiram para as baixas latitudes.As geleiras no Ártico se expandiram para as baixas latitudes. Remoção da água do oceanos = rebaixamento do nível do mar (100m) – Pontes de água. Remoção da água do oceanos = rebaixamento do nível do mar (100m) – Pontes de água.

4 As mudanças da Terra O conhecimento das mudanças físicas na Terra é importante para compreensão das mudanças biológicas e dos padrões atuais e para: O conhecimento das mudanças físicas na Terra é importante para compreensão das mudanças biológicas e dos padrões atuais e para: O tempo e a origem das grandes regiões endêmicas (paisagens) ;O tempo e a origem das grandes regiões endêmicas (paisagens) ; Tectônica de placas => grandes disjunções.Tectônica de placas => grandes disjunções.

5 Abordagem históricas: Hipóteses da Distribuição e Escolas Biogeográficas Hipótese da dispersão. Biogeografia da Dispersão. Existiu um centro de origem onde os seres vivos se dispersão Hipótese da dispersão. Biogeografia da Dispersão. Existiu um centro de origem onde os seres vivos se dispersão Hipótese da Vacariancia. Biogeografia da Vicariância. Teoria dos refúgios. Hipótese da Vacariancia. Biogeografia da Vicariância. Teoria dos refúgios.

6 Abordagens históricas HIPÓTESE: DISPERSÃO HIPÓTESE: DISPERSÃO As espécies estão num determinado espaço geográfico pq. dispersaram de outro espaço para ali. As espécies estão num determinado espaço geográfico pq. dispersaram de outro espaço para ali. HIPÓTESE: VICARIÂNCIA HIPÓTESE: VICARIÂNCIA As espécies estão num determinado espaço geográfico pq. especiaram ali. As espécies estão num determinado espaço geográfico pq. especiaram ali. Barreira Geográfica é o fator limitante da Distribuição Barreira Geográfica tem a mesma idade da Disjunção

7 Hipótese da Dispersão

8 Mecanismos em Movimento ATIVO PASSIVO A POPULAÇÃO SE DESLOCA A POPULAÇÃO É LEVADA ZOOCORIA HOMOCORIA VENTOS CORRENTES

9 Dispersão como processo Biogeográfico Movimento definitivo de uma população. Aumento da área de ocorrência. Recursos contra a competição: Dispersão + Extinção localizada = Disjunção

10 Dispersão como termos Ecológico Movimento de um organismo no seu ciclo de vida. Resposta adaptativa de muitas espécies. Movimento sazonal e temporário.

11 O que é Espécie Definição Clássica: Espécie morfológica: cada espécie é morfologicamente distinta de outra estritamente relacionada Sistemática: É o estudo das modificações Morfológicas no tempo e sua correlação BIOLOGIA COMPARADA

12 O que é Espécie? Definição Clássica: Espécie Biológica:(mais usado) é o grupo de populações naturais intercruzantes isolada (não trocam genes)

13 Dispersão Todos os organismos podem se mover dentro de sua área de vida Todos os organismos podem se mover dentro de sua área de vida Dispersão de sementes Ventos Animais Dispersão no ciclo de vida Migração, fases do desenvolvimento

14 Especiação As espécies surgem por multiplicação de outras espécies mais velhas (especiação); As espécies surgem por multiplicação de outras espécies mais velhas (especiação); As espécies sobrevivem por vários períodos de tempo, durante o qual ela pode ou não deixar descendentes; As espécies sobrevivem por vários períodos de tempo, durante o qual ela pode ou não deixar descendentes; As espécies “morrem” (extinção) As espécies “morrem” (extinção)

15 Como ocorre a especiação Barreira geográfica População A A’ A” Em condições favoráveis Aumento da área

16 A extinção poderá ocorrer quando: 1.Um decréscimo na taxa de reprodução 2. Um aumento da taxa de mortalidade 3. Desaparecimento de habitats Zoocício Fitocídio

17 Extinção Processo pelo qual a população diminui a tal ponto que desaparece. Processo pelo qual a população diminui a tal ponto que desaparece. Extinção é um processo natural. Extinção é um processo natural. A Extinção pode ser provocada pelo homem. A Extinção pode ser provocada pelo homem.

18 HIPÓTESE: VICARIÂNCIA Teoria dos Refúgios

19 Refúgios: Refúgios: Centros de Endemismo = Refúgios, ilhas de floresta que ficaram isoladas devido as mudanças durante os períodos glaciais (seca e frio).Centros de Endemismo = Refúgios, ilhas de floresta que ficaram isoladas devido as mudanças durante os períodos glaciais (seca e frio). Esta fragmentação em habitats insulares poderia ter sido um evento Vicariante, permitindo que populações isoladas se diferenciassem em novas espécies.Esta fragmentação em habitats insulares poderia ter sido um evento Vicariante, permitindo que populações isoladas se diferenciassem em novas espécies. A princípio, os refúgios eram associados a áreas florestais.A princípio, os refúgios eram associados a áreas florestais. Hoje, aceitasse como “Refúgios” como sendo áreas florestais ou não, onde espécies da flora e fauna permanecem isoladas em espaços relativamente restritos, enquanto em grandes áreas circunvizinhas ocorrem condições ambientais adversas à sua expansão (TROPPMAIR, 1989).Hoje, aceitasse como “Refúgios” como sendo áreas florestais ou não, onde espécies da flora e fauna permanecem isoladas em espaços relativamente restritos, enquanto em grandes áreas circunvizinhas ocorrem condições ambientais adversas à sua expansão (TROPPMAIR, 1989). Meise (1928), Moreau (1933), Reinig (1935) e Gentilli (1949) aplicaram a teoria dos refúgios para a Europa, África e Austrália. Meise (1928), Moreau (1933), Reinig (1935) e Gentilli (1949) aplicaram a teoria dos refúgios para a Europa, África e Austrália.

20 Biogeografia da Vicariânçia e Teoria dos Refúgios Dispersão é minimizada; Dispersão é minimizada; As espécies evoluíram na sua área atual; As espécies evoluíram na sua área atual; Através da Filogênese recupera-se o padrão e hierarquizo o TEMPO – FORMA – ESPAÇO; Através da Filogênese recupera-se o padrão e hierarquizo o TEMPO – FORMA – ESPAÇO; Terra e Vida evoluem juntas; Terra e Vida evoluem juntas; Barreira tem a mesma idade da Disjunção. Barreira tem a mesma idade da Disjunção.

21 Biogeografia da vicariância x dispersão VICARIÂNCIA Pop. ancestral Aparece a barreira Pop. 1 Pop. 2 Diferenciação das populações Dispersão Pop. ancestral Barreira Dispersão através da barreira Pop. 1 Pop. 2 Diferenciação das populações


Carregar ppt "Escolas Biogeográficas: Biogeografia da Dispersão Biogeografia da Vicariância Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google