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Modelos de Negócios. Negócio..... Como definir ???

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Apresentação em tema: "Modelos de Negócios. Negócio..... Como definir ???"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Negócios

2 Negócio..... Como definir ???

3 Em economia, negócio é definido como Atividade de troca realizada entre pessoas, empresas ou organizações, visando captar recursos financeiros para gerar bens e serviços. Em síntese, entende-se por negócio toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de lucro.

4 Considerando: Infra-estrutura de comunicação e informação pública Tecnologias da informação e comunicação nas organizações Quebra de restrições existentes anteriormente Surgem novas formas de realizar negócios!

5 Como ocorrem os negócios na Sociedade em Rede, na Economia Digital?

6 Modelos de Negócios Um modelo é uma simplificação da realidade. Um modelo do negócio é uma abstração do funcionamento do próprio negócio (ERIKSSON; PENKER, 2000). São elaborados para facilitar a compreensão do funcionamento da estrutura proposta. ConceitoFunção

7 Negócio Regras Recursos Processos Objetivos Componentes dos Modelos de Negócios

8 Componentes dos Modelos de Negócios Objetivos Recursos Processos Regras São os propósitos do negócio, ou simplesmente, o resultado que toda a organização deseja atingir. Elementos utilizados em um negócio, tais como pessoa, material, informação ou produto. É o conjunto de atividades estruturadas para que um produto (bem ou serviço) seja gerado. São declarações que restringem, derivam e fornecem condições de existência, representando o conhecimento do negócio.

9 Modelos de Negócios na Economia Digital Mercado Aberto Agregação Cadeia de Valor Aliança Redes de Negócios

10 Mercado Aberto Fornecedor Cliente

11 Mercado Aberto Vantagens –Relacionamento direto => desintermediação –Redução de custos e preços –Informações disponíveis a todos –Concorrência livre e ampla –Poder de negociação potencializado –Permite surgir novos modelos de relacionamento e intermediação –Modelo considerado auto-organizado, mercado perfeito Desvantagens –Baixa confiabilidade (distanciamento e interação remota) –Responsabilidade sob parte do processo –Necessidade de entender e realizar as novas regras do mercado

12 Agregação Agregador Produtores Clientes

13 Agregação Uma entidade agrega valor para os produtores, fornecedores, clientes e consumidores

14 Agregação Vantagens Agregador –Ganhos financeiros sobre as transações e outras remunerações –Ganhos de valor sobre o negócio – diversidade de serviços Desvantagens Agregador –Identificar e selecionar serviços agregadores de valor –Dependência em relação aos parceiros –Concorrência do mercado aberto e outros agregadores –Coordenar e realizar os processos

15 Agregação Vantagens Produtores e Fornecedores –Contam com mercado maior, mais confiável –Redução de processos a serem realizados –Redução de responsabilidades, custos e dificuldades Desvantagens Produtores e Fornecedores –Dependência em relação ao agregador –Redução da liberdade de atuação e decisão –Possibilidade de aumento nos custos e preços finais

16 Cadeia de Valor Produtores Clientes Integrador

17 Cadeia de Valor Uma entidade coordena a atividade de vários parceiros, os quais interagem entre si e se completam para a produção de um produto ou serviço que será oferecido ao mercado pelo integrador.

18 Cadeia de Valor Vantagens Integrador –Produtores de porte variado, com mais flexibilidade e produtividade, permitem gerar novos produtos e serviços –Atende clientes com mais flexibilidade, preço mais competitivo –Reduzir restrições de abastecimento de recursos Desvantagens Integrador –Dependência em relação à cadeia de valor –Esforço para atrair fornecedores e clientes –Criação e manutenção dos processos organizacionais - Esforço para coordenar os processos do modelo

19 Cadeia de Valor Vantagens Produtores –Contam com mercado maior e mais confiável, garantido pelo integrador –Podem especializar-se em seus processos –Redução de responsabilidade e custos Desvantagens Produtores –Dependência em relação ao integrador –Lidar com as diferenças de objetivos, realidade e porte dos demais produtores –Dependência em relação aos demais produtores

20 Aliança Produtores Clientes Espaço de Valor

21 Aliança Uma ou mais organizações criam uma infraestrutura (denominada espaço de valor), na qual os produtores e fornecedores podem realizar seus processos de negócio de forma livre. O espaço de valor não tem como foco as transações ou lucro, mas sim seu surgimento e consolidação no mercado.

22 Aliança Vantagens Organizações (espaço de valor) –Identificação dos critérios e regras –Interferência no mercado de atuação –Reconhecimento pelo mercado Desvantagens Organizações (espaço de valor) –Investimento para criação e manutenção do espaço de valor –Alinhamento com estratégias dos participantes –Dependência em relação ao espaço de valor

23 Aliança Vantagens Produtores –Utilizar a infraestrutura do espaço de valor –Expansão do mercado de atuação –Aumento do valor percebido pelos clientes Desvantagens Produtores –Perda de confidencialidade –Compartilhamento de informações privilegiadas com organização responsável pelo espaço de valor –Dependência em relação ao espaço de valor

24 Redes de Negócios Mercado Aberto Cadeia de Valor Aliança Agregação Redes de Negócios BaixaAlta Integração de valor Auto- organizado Hierárquico Controle

25 Redes de Negócios Atende de forma mais adequada e ampla as necessidades de mercados mais complexos

26 Para saber mais Links para atividade aplicada Wal-Mart Como tudo funciona


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