A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA É UM TERMO COM ORIGEM NO GREGO “PHYSIS” QUE SIGNIFICA “NATUREZA”. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS NATURAIS SUSCETÍVEIS DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA É UM TERMO COM ORIGEM NO GREGO “PHYSIS” QUE SIGNIFICA “NATUREZA”. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS NATURAIS SUSCETÍVEIS DE."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA É UM TERMO COM ORIGEM NO GREGO “PHYSIS” QUE SIGNIFICA “NATUREZA”. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS NATURAIS SUSCETÍVEIS DE SEREM EXAMINADOS PELA OBSERVAÇÃO EXPERIMENTAÇÃO, PROCURANDO ENQUADRÁ-LOS EM ESQUEMAS LÓGICOS. FÍSICA

2 Alguns dos físicos mais conhecidos da História são: Galileu Galilei

3 Isaac Newton e Albert Einstein.

4 Física é uma ciência fundamental que se desenvolve com base em teorias e experimentos. Fazem parte das principais teorias da física: a mecânica clássica (descrição do movimento de objetos), a mecânica quântica (determinação de medidas de grandezas), a relatividade (relações do espaço-tempo e a gravidade) e o eletromagnetismo (estudo da eletricidade e magnetismo).

5 A Física Clássica abrange todas as teorias e conhecimentos desenvolvidos até fins do século XIX, abrangendo os princípios da mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo. A Física Moderna engloba as teorias e conceitos a partir do século XX, destacando-se a mecânica quântica, relatividade e física experimental (investigação dos fenômenos físicos utilizando processos experimentais).

6 As áreas em que se divide a Física: Mecânica (estudo do movimento)

7 Acústica (estudo do som)

8 Eletricidade (estuda os fenômenos elétricos e magnéticos)

9 Nuclear (estuda os núcleos e a matéria nuclear)

10 Óptica (estudo da luz).

11 RAMOS DA FÍSICA: Mecânica De grande importância, essa é a parte que dá início ao estudo da física. O seu estudo possibilita o compreensão dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o de pressão, trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc. A mecânica aborda vários assuntos: - movimento dos corpos; - conceito de velocidade e aceleração; - cálculo da velocidade e aceleração dos corpos; - força; - as leis do movimento; - conceitos que ajudam no estudo da hidrostática, como o conceito de pressão; - o que é energia, trabalho; - conservação da quantidade de movimento.

12 Conceitos básicos para o estudo de movimentos Movimento, Trajetória e Referencial Movimento: um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo. Trajetória: é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado. Referencial: é o sistema adotado como referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso. O referencial utilizado será o de um sistema rigidamente ligado à Terra.

13 Movimento, Trajetória e Referencial

14 Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço Tempo: ente físico que é associado a uma sucessão de eventos e é considerado como conceito primitivo. A origem do tempo é um instante que é fixado por convenção e ao qual é atribuído o valor zero. Espaço: grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do espaço é realizada a partir da origem dos espaços. A origem do espaço é atribuído o valor de referência que pode ser zero ou qualquer outro valor. Variação de espaço ou deslocamento escalar: quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posição, relativamente a um referencial, ocorre uma variação de espaço ou um deslocamento de espaço. à medida da variação de espaço é portanto a diferença entre o espaço posterior e o espaço anterior.

15 Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço

16 Velocidade Média e Instantânea Velocidade instantânea: ao trafegar em uma estrada você pode observar no velocímetro do carro que a velocidade indicada varia no decorrer do tempo. Esta velocidade que você lê no velocímetro em um determinado instante é denominada velocidade instantânea. Velocidade escalar média: é a variação de espaço que o ponto material realiza em um intervalo de tempo.

17 Velocidade Média e Instantânea


Carregar ppt "FÍSICA É UM TERMO COM ORIGEM NO GREGO “PHYSIS” QUE SIGNIFICA “NATUREZA”. É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS NATURAIS SUSCETÍVEIS DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google