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NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PEMAER – PCA 11-47 PEMAER – PCA 11-47.

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1 NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PEMAER – PCA PEMAER – PCA 11-47

2 No final do Séc.XX, vieram o Projeto SIVAM e o CINDACTA IV COBERTURA RADAR Na de 80, instalou-se o CINDACTA I em Brasília Na seqüência foram implantados os CINDACTAS II e III Na década de 70, havia 03 radares implantados (TMA): - Porto Alegre - São Paulo - Rio de Janeiro Histórico do SISDACTA

3 COMPLEXA COORDENAÇÃO REGIONAL DEMANDAS DISTINTAS POR REGIÃO ROTAS INTERNACIONAIS CRUZAM O ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO Características do Espaço Aéreo

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5 SISTEMA CNS/ATM  ATM GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO COMUNICAÇÕES C NAVEGAÇÃO N VIGILÂNCIA S

6 Motivação: A demanda duplica a cada 15 anos. Necessidade de sincronização das atividades de implantações CNS/ATM no mundo. Maior eficiência = Maior Segurança Operacional, com menores custos Motivação: A demanda duplica a cada 15 anos. Necessidade de sincronização das atividades de implantações CNS/ATM no mundo. Maior eficiência = Maior Segurança Operacional, com menores custos Projeto SIRIUS Atividades para a implementação do CNS/ATM no Brasil

7 EXEMPLOS DE ATIVIDADES Otimização de rotas Redimensionamento das Regiões de Informações de Voo Sistema SAGITARIO EXEMPLOS DE ATIVIDADES Otimização de rotas Redimensionamento das Regiões de Informações de Voo Sistema SAGITARIO Projeto SIRIUS Atividades para a implementação do CNS/ATM no Brasil

8 UM784 UM402 UM784 RF FZ MN SV BR GL PV RB LIMA TO PANAMÁ TO MIAMI MONTEVIDEO/EUROPE GR PA MONTEVIDEO ROSÁRIO CÓRDOBA TO SANTIAGO ASUNCIÓN RNAV Implementado desde março de 2011 OTIMIZAÇÃO DE ROTAS NM reduzidas entre 17 Pares de Cidades

9 MAIOR FLUXO E MELHOR DEMANDA ÁREA DE RESPONSABILIDADE 22 MILHÕES KM2 REDIMENSIONAMENTO DAS REGIÕES DE INFORMAÇÃO DE VOO DE INFORMAÇÃO DE VOO

10 CONTROLE ATLÂNTICO Operacional desde JUL/2009 CONTROLE ATLÂNTICO Operacional desde JUL/2009 ADS/C: transmissão automática de dados das aeronaves para o controle de solo por data link CPDLC: Comunicação Controlador-Piloto por data link

11 Implementação da PBN em 2013 (PBN = Navegação Baseada em Performance) Fonte: OACI 50% ou mais 30% ou mais Abaixo de 30% Sem implementação Sem informação

12 SAGITARIO Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional

13 SAGITARIO – 2013 SISCEAB

14 Integra dados de satélites e radares, consolidando-os em uma única apresentação visual para o controlador de voo Permite sobreposição de imagens meteorológicas na imagem do setor sob controle Os planos de voo são editados graficamente sobre o mapa, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração ao controlador e diminuir a fadiga do operador SAGITARIO Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional

15 SIMULAÇÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

16 O treinamento inclui uma série de simulações, voltadas especificamente para lidar com o aumento de demanda no tráfego aéreo e nos aeroportos, bem como a proteção de áreas onde serão realizados os jogos. Controladores treinam para a Copa

17 Grupo de Auditores internacionais da OACI realizou auditoria no Sistema de Aviação brasileiro. No que concerne aos Serviços de Navegação Aérea (ANS), sob a responsabilidade do DECEA, as conclusões dos auditores indicam que o nível de conformidade do Brasil atingiu o patamar de 95%, resultado superior ao de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Austrália. O CENIPA atingiu um nível de conformidade de 96%, empatado com o primeiro Colocado no ranking mundial, a EASA (European Aviation Safety Agency) e à frente de países como EUA, Canadá, França, Itália, Alemanha, Austrália, China, Índia, etc. AUDITORIA DA OACI (2009) Nova auditoria em 2014!


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