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Profe. Cristiane Ciências 8ª série. Quais estados físicos da água encontramos nessa foto?

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Apresentação em tema: "Profe. Cristiane Ciências 8ª série. Quais estados físicos da água encontramos nessa foto?"— Transcrição da apresentação:

1 Profe. Cristiane Ciências 8ª série

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3 Quais estados físicos da água encontramos nessa foto?

4 Matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço. As propriedades gerais da matéria são: Massa: a quantidade de matéria que um corpo possui. Volume: o espaço ocupado por um corpo. Impenetrabilidade: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. 4

5 Divisibilidade: a matéria pode ser dividida em partes menores sem que suas propriedades se alterem. Compressibilidade: sob a ação de uma força a matéria pode diminuir de volume. Elasticidade: após compressão, a matéria pode voltar ao seu volume original. 5

6 Dependendo das condições de pressão e temperatura, a matéria pode estar em um desses três estados físicos: Sólido, Líquido ou Gasoso.

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8  Estado sólido: matéria tem forma e volume definidos. Partículas muito próximas entre si, pouca liberdade de movimento.  Estado líquido: matéria sem forma própria, mas o volume é constante. Maior agitação térmica e mais afastadas uma das outras.  Estado gasoso: sem forma e nem volume definidos. Exemplo: se colocarmos uma quantidade de gás em um recipiente, ao retirar ele se espalha pelo ambiente.

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10 A matéria pode se apresentar em três estados: sólido, líquido e gasoso. Estado físicoFormaVolume SólidoConstante LíquidoVariávelConstante GasosoVariável Mas como é possível explicar esses estados físicos utilizando o conhecimento de que a matéria é constituída por átomos? Os estados físicos da matéria

11 A força de atração entre as partículas é menor e, com isso, elas podem se movimentar mais livremente. Estado sólido Estado líquido Há uma grande força de atração entre as partículas, que não podem se movimentar e ficam bem próximas umas das outras.

12 A força de atração entre as partículas é praticamente nula. As partículas movimentam-se ainda mais livremente e a distância entre elas é maior do que nos outros estados da matéria. Estado gasoso

13 Calor é a quantidade de energia que passa de um corpo para outro devido a uma diferença de temperatura entre eles. Corpo com maior temperatura Corpo com menor temperatura calor Isso acontece até que os dois corpos fiquem com a mesma temperatura (equilíbrio térmico). O fornecimento de energia pode provocar mudanças no estado físico da matéria. Mudanças de estado físico

14 Mudança do estado sólido para o estado líquido. Cada substância tem um ponto de fusão (temperatura de fusão) específico. Fusão Solidificação Passagem do estado líquido para o sólido. ADILSON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA LUÍS MOURA / ARQUIVO DA EDITORA Representação de moléculas de água em estado sólido. Representação de moléculas de água em estado líquido. Temperatura de fusão (ou de solidificação) da água: 0 ° C.

15 Representação de moléculas de água em estado gasoso. Cada substância tem um ponto ou temperatura de ebulição (ou de condensação) específico. Temperatura de ebulição (condensação) da água: 100 ° Ebulição Mudança do estado líquido para o gasoso, com a formação de bolhas. Não confundir com evaporação. Condensação ou liquefação Passagem do estado gasoso para o líquido. LUÍS MOURA / ARQUIVO DA EDITORA C.

16 Passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. O processo inverso é chamado ressublimação. Sublimação A sublimação acontece com algumas substâncias como o gelo-seco (gás carbônico no estado sólido, a cerca de -78° ). C

17 O aumento de pressão sobre determinado líquido faz aumentar sua temperatura de ebulição. O mesmo efeito acontece em relação à altitude: quanto maior a altitude (menor pressão atmosférica), menor será a temperatura de ebulição da água. O vapor formado pelo aquecimento de água fica preso dentro da panela e exerce sobre o líquido uma pressão maior do que a pressão atmosférica, o que dificulta a vaporização.

18 Qual é a diferença entre um fenômeno físico e um fenômeno químico? Um copo contém água e o outro, álcool. Como identificar? Como os cientistas distinguem uma substância da outra? SAMOKHIN / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES Propriedades específicas da matéria

19 Sal, açúcar e farinha: como identificar? Propriedades específicas são aquelas que variam de uma substância para outra, ou seja, apresentam um valor característico para cada substância. Propriedades como solubilidade, densidade, pontos de fusão e ebulição ajudam os cientistas a identificar os materiais. LLOID / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGESRATIKOVA / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES KALIM / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES Identificando substâncias

20 d = m v Determinado volume de chumbo tem mais massa do que esse mesmo volume de alumínio. O chumbo é mais denso que o alumínio. Densidade A densidade é expressa em g/mL, kg/m 3 (SI) ou g/cm 3. É a relação entre a massa e o volume de um corpo. Pode ser calculada pela fórmula:

21 A densidade de uma substância pode sofrer alteração com a variação da temperatura e da pressão, porém não se altera com a variação da massa da substância. O gelo e o óleo flutuam na água porque são menos densos que ela. A densidade também tem relação com a flutuação dos corpos. KATRINA LEIGH / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES GIPHOTOSTOCK / PHOTO RESEARCHERS, INC. / LATINSTOCK Então: mais denso – ter maior massa em um determinado volume menos denso – ter menor massa em um determinado volume

22 Densidade Densidade do mar morto: 1,12g/mL Densidade dos outros mares: 1,03g/mL A maior concentração de sal no mar morto faz aumentar a sua densidade. Por isso é mais fácil boiar ali do que nos outros mares.

23 Fenômenos Fenômenos físicos As propriedades do papel não se alteram mesmo que ele seja rasgado. Não alteram a natureza da matéria nem suas propriedades específicas. As substâncias não se transformam em novas substâncias. IMAGE SOURCE / GETTY IMAGES Em ciência, o termo fenômeno é usado para qualquer mudança ou acontecimento.

24 Após ser queimado, o papel se transforma em fuligem (carbono) e em alguns gases. Fenômenos químicos Alteram a natureza da matéria e, consequentemente, suas propriedades específicas. As substâncias antes da transformação são diferentes das formadas após a transformação. VALERIY LEBEDEV / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES

25 Os fenômenos químicos ocorrem a todo momento no dia a dia, até mesmo no interior do corpo humano. Exemplo: Quando se mistura a massa do pão com o fermento biológico, ocorre uma transformação química chamada fermentação. O aumento de temperatura também provoca transformações químicas na composição da massa do pão. Fontes: Ciências - Física e Química (Barros e Paulino) e Ciências – Matéria e Energia (Gewandsznajder)

26 1. A. Na proveta 1: 34 mL (34 cm³). Na proveta 2: 117 mL (117 cm³). B. 25 mL ou 25 cm³. C. O princípio de impenetrabilidade; dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. D. 8 g/cm³ (200g/25 cm³) E. Porque a pedra é mais densa que a água. F. Flutuará, pois sua densidade é menor que a da água. 2. a) Os dois têm o mesmo volume: 1litro. b) 1 litro de água tem mais massa que 1 litro de óleo, o que pode ser percebido pelo desequilíbrio da balança, que se deslocou para o lado do recipiente A. c) A água, pois há mais massa em 1 litro de água do que 1 litro de óleo.

27 3. a) Isopor d = 0,03g/cm ³ V = 2 cm³ m = d.v m = 0,03. 2 = 0,06 g Chumbo d= 11,3 g/cm ³ V = 2 cm³ m = d.v m = 11,3. 2 = 22,6 g b) A esfera de isopor não afunda na água porque apresenta menor massa.

28 4. ÁguaÁlcool etílicoMetanol a) LiqLiqLíq b) SólLíqLíq c) LíqGasGas d) SólLíqSól 5. Osdois têm a mesma densidade. As massas e os volumes podem aumentar ou diminuir na mesma proporção conforme o pedaço da manteiga, mas a densidade sempre será a mesma, não importando o tamanho do pedaço.

29  Mapa de conceitos (página 30).  Exercícios 1 à 6 (página 32).

30  Filmar diversas situações do cotidiano em que ocorram as mudanças de estados físicos da água (solidificação, condensação, fusão, vaporização e evaporação) e explicar, resumidamente o que está ocorrendo nesse momento com a matéria.  Todos do grupo devem aparecer, mais de um(a) aluno(a) deve falar.  Filmar até última semana de março. (Para editarmos no laboratório de informática).


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