A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Por Tabata Sato. Turismo Relacionada às condições geográficas. Paisagem natural: condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Por Tabata Sato. Turismo Relacionada às condições geográficas. Paisagem natural: condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Por Tabata Sato

2 Turismo Relacionada às condições geográficas. Paisagem natural: condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo Cultural: paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos, conferências internacionais.

3

4 Atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo

5 Tríplice aspecto com incidências territoriais: áreas de dispersão (emissoras) áreas de deslocamento áreas de atração (receptoras)

6

7 Áreas de atração Manifesta-se materialmente o espaço turístico ou se reformula o espaço anteriormente ocupado. Forma mais acentuada o consumo do espaço.

8

9 O Turismo pode ser uma atividade econômica e social muito importante em vilas e cidades e viável para todos os envolvidos em sua cadeia produtiva. Para que seja consolidado é imprescindível que o seu desenvolvimento seja planejado com base sustentável.

10 Sustentabilidade do Turismo Ocorre através do crescimento econômico integrado com a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida, conservação e preservação do meio ambiente, valorizando sempre a identidade cultural e as relações políticas e institucionais.

11 Sustentabilidade do Turismo Educação e formação profissional adequada são essenciais para o sucesso na gestão da atividade

12 Turismo Regionalizado Treinamento: facilidade de concretização de centro de treinamento e ou de junção de esforços visando contratação de especialistas; Divulgação: ações integradas sobre a mídia (rádio, jornal, televisão, revistas), ações de relações públicas (visitas, participação em eventos), mais volume de informações, matérias mais diversificadas, fotos variadas, etc; Eventos: utilização de prestadores de serviços regionais, bem como de equipamentos diversos,elaboração de calendário anual, que evite concorrência;

13 Turismo Regionalizado Compras: definir polo específico de comércio, o que permitiria aumentar a oferta de produtos, evitando concorrência selvagem na qual todos perdem; manter o comércio turístico aberto o ano todo. Marketing: pesquisa macro, visando auscultar o público potencial em relação à região, obtendo redução de custos; Produção caseira: incremento de vendas cooperativadas.

14 Organização Mundial do Comércio

15 OMC Surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995, com o Acordo de Marrakech, em substituição ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio(GATT), que começou em 1948.

16 OMC Lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros Roberto Carvalho de Azevêdo, diplomata brasileiro, atual Diretor-geral OMC ( )

17 OMC Fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais resolução de conflitos que visa reforçar a adesão aos acordos da organização

18 Maiores dificuldades Relacionadas ao PROTECIONISMO: Doutrina que prega um favorecimento das atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira

19 Maiores dificuldades A intenção dos países desenvolvidos é que as barreiras alfandegárias sejam retiradas, no entanto, somente para entrada de seus produtos em outros territórios, já no processo contrário querem estabelecer medidas protecionistas.

20 Intermediação da OMC Um exemplo claro desse processo aconteceu em 2001, quando a empresa canadense Bombardier acionou a OMC por se sentir prejudicada, pois segundo ela, a empresa brasileira Embraer estaria sendo custeada ou subsidiada pelo governo brasileiro, de forma que esse procedimento vai contra as regras implantadas na organização. Nesse caso, as duas empresas lutam por um mercado extremamente lucrativo. Nesse exemplo, a OMC não aceitou o pedido da empresa canadense, ou seja, indeferiu o pedido.

21 Rodada de Doha Reunião da OMC, (Catar, 2001): marcada pela aceitação da China e pela tentativa liderada pelo Brasil (G20) de forçar os países ricos a reduzir suas barreiras protecionistas e assim permitir um maior desenvolvimento dos países agro-exportadores.

22 Protecionismo EUA EUA alegam que seus subsídios agrícolas se justificam pelo alto custo de produção interno e acusam o Brasil de não reduzir o protecionismo aos produtos industrializados

23 Protecionismo União Europeia UE alega que sem o protecionismo seus agricultores e pecuaristas não sobreviveriam no atual mercado globalizado.

24 Protecionismo Brasil 705-omc-lista-brasil-como-lider-em- protecionismo.shtml


Carregar ppt "Geografia Por Tabata Sato. Turismo Relacionada às condições geográficas. Paisagem natural: condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google