A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª: Lidiane Resende Observando o ambiente que nos rodeia, notaremos coisas que podemos pegar, como uma banco de praça, árvores, caderno, alimentos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª: Lidiane Resende Observando o ambiente que nos rodeia, notaremos coisas que podemos pegar, como uma banco de praça, árvores, caderno, alimentos,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof.ª: Lidiane Resende

3 Observando o ambiente que nos rodeia, notaremos coisas que podemos pegar, como uma banco de praça, árvores, caderno, alimentos, outras que podemos ver, como a lua, as estrelas, e outras ainda que podemos apenas sentir, como o vento, a brisa. Se colocarmos algumas destas coisas em uma balança, perceberemos que todas elas possuem uma quantidade de massa, medida em relação a um padrão pré- estabelecido. Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria. Todas essas coisas que observamos, têm características comuns: ocupam lugar no espaço e têm massa.

4 De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa freqüência. Em física, matéria (do latim matéria, substância física) é qualquer coisa que possui massa, ocupa espaço e está sujeita a inércia. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e em escala menor, os prótons, nêutrons e elétrons).

5 É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são: Bola de bilhar. Exemplo: Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir. Estados físicos da matéria Sólido:

6 Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Líquido Taça de água Exemplo: Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.

7 Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Gasoso O oxigênio pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo. Exemplo: Cilindro de oxigênio

8 Mudanças de estado físico da matéria A influência de fatores externos, como pressão e temperatura fazem com que a matéria se apresente ora em um, ora em outro estado físico. As mudanças de um estado físico para outro recebem denominações específicas: SólidoLíquido Fusão

9 LíquidoSólido Solidificação LíquidoGasoso Vaporização

10 GasosoLíquido Condensação

11 SólidoGasoso Sublimação Ex: Processo de transformação da neve ou gelo em vapor de água sem passar pelo estado líquido. Outro exemplo é a naftalina que é usada para evitar o ataque de traças em roupas e livros:

12

13 Fenômenos Físicos: É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. As mudanças de estado físico sofridas pelas substâncias são fenômenos físicos. Exemplos: A fusão do gelo Cortar o papel com uma tesoura A ebulição da água Dilatação dos corpos A queda de um copo

14 Fenômenos Químicos: Os fenômenos químicos são também denominados REAÇÕES QUÍMICAS. As reações químicas são representadas graficamente por meio de EQUAÇÕES QUÍMICAS. É todo fenômeno que ocorre com a formação de novas substâncias. Exemplos: Enferrujamento do ferro Respiração dos seres vivos Fazer um bolo Digestão Um fenomêno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos (na maioria das vezes irreversível).

15 http://aprendendofisica.pro.br/alunos/index.php/cec103/2007/05/29/resumo_cap_iv _fases_e_mudancas_de_fase http://64.233.169.104/search?q=cache:iUjLtIhC8fgJ:www.infoescola.com/quimica/estados- fisicos-da-materia/+mat%C3%A9ria+estados+f%C3%ADsicos&hl=pt- BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt http://209.85.165.104/search?q=cache:u5YRb9vlhNoJ:pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria+ mat%C3%A9ria&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt http://209.85.165.104/search?q=cache:A4z2aT80OQEJ:educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/q m1.htm+mat%C3%A9ria&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br&lr=lang_pt http://209.85.165.104/search?q=cache:A4z2aT80OQEJ:educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/q m1.htm+mudan%C3%A7as+de+estado+f%C3%ADsicos+da+mat%C3%A9ria&hl=pt- BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt http://209.85.165.104/search?q=cache:LYZg5xSoNsgJ:www.infoescola.com/quimica/fenome nos-quimicos/+Fen%C3%B4menos+qu%C3%ADmicos&hl=pt- BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt http://quimilokos.weblogger.terra.com.br/2007/10/5/quadro.jpg Referências:


Carregar ppt "Prof.ª: Lidiane Resende Observando o ambiente que nos rodeia, notaremos coisas que podemos pegar, como uma banco de praça, árvores, caderno, alimentos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google