A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MiniCurso Básico de Libras Pitágoras – 2013. Relato de Experiência Profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MiniCurso Básico de Libras Pitágoras – 2013. Relato de Experiência Profissional."— Transcrição da apresentação:

1 MiniCurso Básico de Libras Pitágoras – 2013

2 Relato de Experiência Profissional

3 VÍDEO INES

4

5 A LIBRAS possui os seguintes parâmetros

6 Configuração de Mãos (CM) Ponto de Articulação (PA) Movimento (M) Orientação (O) Expressão Facial e / ou Corporal (EF/C)

7 Lucinda Ferreira Brito Configurações de Mãos (46) Tanya Felipe Configurações de Mãos (64)

8 Configuração de Mãos São formas das mãos, podendo ser da datilologia ou outras formas feitas pelas mãos. Pode-se usar a mão direita ou esquerda ou por ambas. 2 2 ÁGUA FAMÍLIA F F

9 Ponto de Articulação (PA) É o local onde incide a mão, seja direita ou esquerda configurada. A mão pode ou não tocar alguma parte do corpo ou estar no espaço neutro. (CM) (PA) Testa

10 Movimento (M) Os sinais com movimento Sinais sem movimento ANDARBRINCAREM PÉ PENSAR

11 Orientação do movimento Unidirecional: movimento em uma direção no espaço. Ex.: SENTAR, MANDAR, SOL, ACENDER Bidirecional: pode ser realizado por uma ou ambas as mãos em direções diferentes. Ex.: Uma mão Duas mãos JUSTIÇA, ENCONTRAR. Multidirecional: exploram várias direções no espaço. Ex.: PERGUNTAR, PESQUISAR, DAR

12 Orientação (O) Alguns sinais podem ter uma direção e quando invertemos significa ideia de oposição. AJUDARAJUDA-ME

13 Expressão Facial e / ou Corporal (EF/C) Aspecto bastante importante e diferenciador quando incorporados em vários sinais. DIFÍCIL

14 LEGISLAÇÃO O que preciso saber sobre a Lei de 24 de abril de 2002

15 Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

16 Art. 2 o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

17 Art. 4 o O sistema Educacional Federal e os sistemas Educacionais Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.

18 Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

19 DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005

20 Art. 2 o Para os fins deste Decreto, considera- se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

21 § 1 o Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério. Inclusão da Libras como disciplina curricular

22 DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS Art. 4 o A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.

23 DA FORMAÇÃO DO INSTRUTOR DE LIBRAS § 1 o A formação do instrutor de Libras pode ser realizada também por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III. ( instituições de ensino superior, instituições credenciadas por secretarias de educação) § 2 o A certificação de proficiência em Libras habilitará o instrutor ou o professor para a função docente.

24 Art. 23. As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.

25 Vamos conhecer agora o Alfabeto...

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52 Números na Libras

53 NÚMEROS CARDINAIS Usado como código representativo é sinalizado da seguinte forma:

54 NÚMEROS CARDINAIS PARA QUANTIDADE São sinalizados sem a adição de movimento, porém há diferença na configuração de mão e no posicionamento dos números de 1 a 4

55 NÚMEROS ORDINAIS Aos números ordinais, acrescenta-se ao sinal o movimento vertical para cima e baixo e o movimento horizontal para direita e esquerda.

56 SAUDAÇÃO

57 E comum as pessoas se saudarem em encontros formais e informais. Isto é um ritual que acontece em qualquer sociedade, seja utilizando a Língua oral ou de Sinais.

58 Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Oi

59 Olá! Estou bem. Prazer em conhecer Tudo bem?

60 Boa sorte! Obrigado De nada

61 Com licença Por favor Tchau

62 MÚSICA ALFABETO ALINE BARROS

63

64 Lucineia de Souza Oliveira Instrutora e Intérprete de Libras (vivo) / (oi) Wallace Miranda Barbosa Instrutor de Libras (vivo) Mensagem Adriana Intérprete de Libras Amanda Intérprete de Libras

65 CRÉDITOS LUCINDA FERREIRA BRITO A Gramática de Libras Libras-LUCINDA-FERREIRA-BRITO DICIONÁRIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais Lucinéia de Souza Oliveira – Intérprete e Instrutora Wallace Miranda Barbosa – Instrutor


Carregar ppt "MiniCurso Básico de Libras Pitágoras – 2013. Relato de Experiência Profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google