A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Misturando racismo e Bullying...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Misturando racismo e Bullying..."— Transcrição da apresentação:

1 Misturando racismo e Bullying...
Emicida...4:15 Aula passada de Sociologia foi parar no Fant... 6:55

2 Conforme visto aula passada...
Reagir sempre! Com violência nunca! Como ? Vídeo...3:38 Tal fatos são fenômenos estudados pela sociologia...

3 Relembrando o que é SOCIOLOGIA...
Vídeo Aula Tc Sociologia...8:27 Conforme visto vídeo... Gilberto Freire é um dos principais teóricos da Sociologia no Brasil... Questões vestibularmente interessante...

4 c(SEDUC/PI) “A autonomia da Sociologia – insistamos nesse ponto – baseia-se cada vez mais no fato de que a estrutura social não é puro efeito de condições econômicas; nem das predominantemente políticas ou religiosas; nem de determinações geográficas. Resulta de interações: interação entre o grupo social e o meio físico; entre os fatores políticos e os religiosos; ou entre os econômicos e os psíquicos. Às vezes de tal modo se intercondicionam que é difícil dizer qual a condição predominante”. O fragmento anterior foi extraído do livro Sociologia: introdução ao estudo dos seus princípios, de Gilberto Freyre. Na sua programação, um curso introdutório da referida disciplina DEVE conter: I. Referência aos limites da sociologia, relacionando o natural, o social e o cultural. II. A posição da sociologia entre os estudos do homem considerado unidade biossocial. III. A ausência das sociologias especiais, como a sociologia histórica. IV. O consenso de teoria dentro da sociologia geral V. A valorização da diversidade e complexidade da realidade social. A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA. a) Apenas as afirmações constantes dos itens III e V estão corretas. b) Apenas as afirmações constantes dos itens I e IV estão corretas. c) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e V estão corretas. d) Apenas as afirmações constantes dos itens IV e V estão corretas. e) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.

5 Além da teoria, Gilberto Freyre com a obra "Casa Grande e Senzala", defende que a miscigenação foi o mecanismo de promoção da “Democracia racial” no Brasil...

6 Gilberto Freyre caracterizou a escravidão no Brasil como composta de senhores maleáveis e escravos conformados. O mito do bom senhor de Freyre é uma tentativa no sentido de interpretar as contradições do escravismo como episódio natural, algo extremamente condenável, porém, que resultou na construção de uma identidade racial notável.

7 Uepg hist.dist(1+2+8) - O livro "Casa-Grande e Senzala", escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre, trata de questões relativas à sociedade colonial brasileira. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01) Os escravos negros ocupavam os lugares inferiores nessa sociedade. 02) Os chamados "homens bons" eram em sua maioria brancos europeus que possuíam grandes porções de terras e grande número de escravos. 04) Não houve miscigenação entre brancos, negros e índios durante o período colonial. 08) As mulheres estavam submetidas ao poder dos pais ou dos maridos. 16) A Igreja Católica não esteve presente, tampouco exerceu qualquer forma de poder, durante os séculos coloniais.

8 Lembrando que “democracia racial” não é comum a todos os países...
Treinamento para jogo...2:00 Apesar dos Gols...0:40 Reação...2:59

9 Por que o Brasil seria diferente ?
A democracia racial existe ou se trata de um mito?

10 Sistematizado na obra “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, o conceito de democracia racial coloca a escravidão para fora da simples ótica da dominação. A condição do escravo, nessa obra, é historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos vivem situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras. De fato, muitos escravos viveram situações em que desfrutavam de certo conforto material ou ocupavam posições de confiança e prestígio na hierarquia da sociedade colonial. Os próprios documentos utilizados na obra de Freyre apontam essa tendência. 

11 Vídeo 100 anos de Gilberto Freyre...1:55
(Recife, 15 de março de 1900 Recife, 18 de julho de1987) Última reportagem com G.Freyre :44


Carregar ppt "Misturando racismo e Bullying..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google