A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica Geral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica Geral."— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica Geral

2 Ginástica O movimento esta para o desenvolvimento corporal e motor assim como a alimentação está para os aspectos da nutrição e o desenvolvimento da saúde. Ambos devem ser controlados e orientados ao longo das etapas evolutivas da formação do homem.

3 Ginástica Foi necessária a sistematização da capacidade de movimento, com uso de técnicas próprias que responderam às cambiantes exigências cotidianas e laborais do meio físico e de seu entorno social, econômico e cultural.

4 Ginástica O movimento corporal é conhecido como elemento significativo para a sistematização da formação do corpo e de sua motricidade.

5 Ginástica A ginástica é um sistema de formas específicas de movimentos e de suas respectivas técnicas de execução, destinadas ao desenvolvimento físico que envolve as formas e funções corporais e as ações motoras. A ginástica se constitui, assim, em ferramenta didática da formação física.

6 Ginástica A ginástica ganha forma a partir de exercícios especialmente construídos ou ao sistematizar ações de movimentos naturais do homem. Nestes dois processos ocorrem os exercícios ginásticos.

7 Ginástica Os diferentes tipos de exercícios que o professor pode criar e selecionar para sistematizar sua tarefa permitem-lhe defrontar o desenvolvimento da formação corporal e motriz com alto grau de adaptação, respeitando etapas evolutivas de crescimento e focalizando aspectos específicos da relação corpo-movimento.

8 Ginástica Quanto ao corpo : a tomada de consciência de si mesmo e do rendimento do seu potencial energético, do alcance e das limitações de suas possibilidades, de seu desenvolvimento harmônico, com base em um correto alinhamento postural, por meio do desenvolvimento e adaptação das qualidades físicas musculares, articulares e funcionais.

9 Ginástica Quanto ao movimento: a vivência perceptiva do acionamento do corpo para ajustar o desenvolvimento de uma capacidade sensorial, que amadureça um sentido de movimento, com base na coordenação das técnicas motoras, que dependem da biomecânica e da biodinâmica como unidade corporal-funcional, com as técnicas que surgem dessa unidade, em sua integração com a relação física universal do tempo, espaço e objeto.

10 Enfoques da Ginástica Desenvolvimento corporal e as manifestações relacionadas com seus aspectos constitutivos: as qualidades físicas, os núcleos articulares e suas funções, integrados em uma totalidade harmônica.

11 Enfoques da ginástica O desenvolvimento do movimento como capacidade para operar, isto é, as técnicas dos movimentos corporais. O movimento é, de uma só vez, ferramenta e objeto de ação pedagógica.

12 Enfoques da Ginástica Desenvolvimento das noções de tempo, espaço e objetos, fatores intrínsecos ao movimento, que estruturam as relações do homem com o meio.

13 Ginástica e desenvolvimento corporal
Enfoque derivado das necessidades de um desenvolvimento harmônico corpóreo-funcional e perceptivo-postural do corpo.

14 Ginástica e desenvolvimento corporal.
Tratamento localizado: refere-se à análise dos aspectos parciais do corpo e centrado em: uma articulação (ombro, quadril etc.) uma zona do corpo (abdominal, dorsal etc.) uma função (respiratória, circulatória etc.) uma qualidade física: (força, resistência, flexibilidade etc.) um bom alinhamento postural (parcial ou total)

15 Ginástica e desenvolvimento corporal.
Tratamento global: Refere-se ao corpo-movimento como unidade integrada que atua como totalidade anatomofuncional e unidade de biomecânica-biodinâmica, integrando a percepção interiorizada do corpo para estruturar uma imagem corporal pessoal de forma estática e/ou em movimento.

16 Ginástica e desenvolvimento do movimento.
Enfoque derivado das demandas de funcionamento do próprio corpo dentro da sua esfera espacial.

17 Ginástica e desenvolvimento do movimento
Tratamento localizado: de uma articulação e suas possibilidades de movimento em relação aos seus eixos (flexão, extensão, abdução etc.), respeitando os planos corporais. De um núcleo articular (ombro e as articulações do braço, cintura escapular etc.) e suas possibilidades de movimento por integração de diferentes eixos articulares, coordenados com o sentido direcional do movimento dentro de seu espaço corporal

18 Ginástica e desenvolvimento do movimento.
Tratamento global : refere-se ao corpo em movimento com uma totalidade centralizada, funcional em si mesma, que responde às possibilidades biomecânicas próprias do acionamento natural do corpo. Explora a coordenação dos movimentos integrados em seus múltiplos encadeamentos, para assegurar o enriquecimento da coordenação psicomotora.

19 Ginástica e desenvolvimento das noções de tempo, espaço e objetos.
Enfoque derivado das exigências da realidade de acionamento permanente do homem (com a imagem totalizada de seu corpo), em relação com seu mundo externo, que se constitui em objetivo vivencial da realidade externa na qual o homem está inserido.

20 Ginástica e desenvolvimento das noções de tempo, espaço e objetos.
Tempo : a cadência na repetição dos movimentos e / ou a estruturação rítmica dos movimentos-exercícios. Espaço: Os planos corporais e/ ou as direções espaciais em relação com o imediato da distância. Objetos : os pequenos e grandes aparelhos que apoiam o desenvolvimento das relações com os objetos, como também o jogo das relações de integração interpessoais.


Carregar ppt "Ginástica Geral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google