A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narração: personagem/ espaço/ enredo Profa. Marilene Garcia Unicentro Belas Artes Curso de Rádio e Televisão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narração: personagem/ espaço/ enredo Profa. Marilene Garcia Unicentro Belas Artes Curso de Rádio e Televisão."— Transcrição da apresentação:

1 Narração: personagem/ espaço/ enredo Profa. Marilene Garcia Unicentro Belas Artes Curso de Rádio e Televisão

2 Personagem - caracterização Tanto personagens quando espaços podem ser caracterizados por: Aspectos visuais: as pernas finas da mocinha Aspectos sonoros: a voz rouca do apresentador Aspectos olfativos: o cheiro de alfazema do campo Aspectos gustativos: a moça dos lábios de mel Aspectos táteis: a mão macia de minha mãe

3 Personagem Praticam e recebem ações Despertam interesse do autor Quando bem caracterizadas,tornam-se vivas na imaginação do leitor Devem ser singulares Mostram suas qualidade de caráter, psíquicas, seus desejos, coerentemente com os movimentos da trama. Despertam a curiosidade

4 As personagens falam Discurso direto – fala diretamente nos diálogos; mostra nível educacional/cultural/social Discurso indireto – o leitor conhece os personagens através do narrador.

5 Espaço Acontecimentos narrativos que ocorrem em um local. As personagens praticam ações em um ou mais lugares: em casa, no trabalho, na rua....

6 Espaço e personagem A narração é um conjunto de elementos que se inter-relacionam. Personagem, espaço, tempo, ação e narrador formam um todo significativo. Em uma boa história nada está solto, nada sobra. Todos os elementos narrativos devem contribuir em conjunto para o sentido do texto.

7 Enredo Enredo ou trama é a ordenação de acordo com a vontade do escritor, dos fatos que serão narrados. Em todo enredo deve ocorrer um conflito. O conflito é a oposição, a luta, o desequilíbrio entre duas forças ou duas personagens. Por meio do conflito, o enredo se organiza e se encaminha para o final, onde ocorre o defecho. O desfecho é a solução do conflito.

8 Tipos de enredo Enredo de aventura Enredo de terror Enredo sentimental e de amor

9 Ponto de vista narrativo Focalização parcial interna: a partir do ponto de vista de um personagem. Só conta o que conhece. Focalização parcial externa: vemos as ações dos personagens, mas não sabemos quais são seus pensamentos e sentimentos, focaliza a exterioridade da cena, não vê o íntimo do personagem. Focalização total: quem vê a cena é onisciente, sabe tudo, mais que os personagens, conhece pensamentos e sentimentos de cada um.


Carregar ppt "Narração: personagem/ espaço/ enredo Profa. Marilene Garcia Unicentro Belas Artes Curso de Rádio e Televisão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google