A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

B SC PONTO DE EBULIÇÃO. QUANDO UMA SUBSTÂNCIA ENTRA EM EBULIÇÃO, HÁ UM AFASTAMENTO DAS MOLÉCULAS, COM ROMPIMENTO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES, ENTÃO,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "B SC PONTO DE EBULIÇÃO. QUANDO UMA SUBSTÂNCIA ENTRA EM EBULIÇÃO, HÁ UM AFASTAMENTO DAS MOLÉCULAS, COM ROMPIMENTO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES, ENTÃO,"— Transcrição da apresentação:

1 B SC PONTO DE EBULIÇÃO

2

3 QUANDO UMA SUBSTÂNCIA ENTRA EM EBULIÇÃO, HÁ UM AFASTAMENTO DAS MOLÉCULAS, COM ROMPIMENTO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES, ENTÃO, QUANTO MAIOR A INTENSIDADE DAS FORÇAS INTERMOLECULARES, MAIOR O PONTO DE EBULIÇÃO (PE) DA SUBSTÂNCIA, MENOS VOLÁTIL É A SUBSTÂNCIA.

4

5 PARA SUBSTÂNCIAS COM MASSAS MOLECULARES PRÓXIMAS: FDI < FDP < PONTE DE HIDROGÊNIO AUMENTA A INTENSIDADE DA FORÇA INTERMOLECULAR E AUMENTA O PE

6 2. SUBSTÂNCIAS APOLARES MAIOR A SUPERFÍCIE DE CONTATO (MAIOR MASSA MOLECULAR) MAIOR A INTENSIDADE DAS FORÇAS DE LONDON E PORTANTO, MAIOR O PONTO DE EBULIÇÃO.

7 + - FORÇA DE VAN DER WAALS MENOR FORÇA DE VAN DER WAALS MAIOR

8 PARA OS HALOGÊNIOS, O AUMENTO DA MASSA MOLECULAR FAZ AUMENTAR O PONTO DE EBULIÇÃO. F 2 (g)< C 2 (g) < Br 2 ()< I 2 (s)

9 3. RAMIFICAÇÃO E PONTO DE EBULIÇÃO PARA SUBSTÂNCIAS DE MASSAS MOLECULARES PRÓXIMAS, A DE CADEIA CARBÔNICA RAMIFICADA TEM MENOR PONTO DE EBULIÇÃO. A RAMIFICAÇÃO DIMINUI A SUPERFÍCIE DE CONTACTO ENTRE AS MOLÉCULAS, DIMINUINDO A INTENSIDADE DAS FORÇAS INTERMOLECULARES.

10 DIMETILPROPANO M.M. = 72 u PE = 9°C PENTANO M.M. = 72u PE=36°C H 3 C-CH 2 -CH 2 -CH 2 -CH 3 CH 3 CH 3 C CH 3 CH 3

11

12 4. POLARIDADE E PONTO DE EBULIÇÃO PARA SUBSTÂNCIAS COM MASSAS MOLECULARES PRÓXIMAS, A MAIS POLAR TEM MAIOR PONTO DE EBULIÇÃO.

13 H 3 C – CH 2 - CH 3 μtotal = 0 (APOLAR) M.M. = 44u PE = -42°C H 3 C-C = N μtotal 0 (POLAR) M.M. = 41u PE = 82°C

14 5. PONTE DE HIDROGÊNIO E PONTO DE EBULIÇÃO COMPOSTOS QUE ESTABELECEM PONTES DE HIDROGÊNIO TÊM O PONTO DE EBULIÇÃO ANORMALMENTE ELEVADO.

15 H – O O – H H H PONTE DE H M.M. = 18u PE = 100°C H H C H H H C H H LONDON M.M. = 16u PE = -161°C

16

17 H2OH2O H2SH2S H 2 Se H 2 Te


Carregar ppt "B SC PONTO DE EBULIÇÃO. QUANDO UMA SUBSTÂNCIA ENTRA EM EBULIÇÃO, HÁ UM AFASTAMENTO DAS MOLÉCULAS, COM ROMPIMENTO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES, ENTÃO,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google