A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Desenho e Artes Visuais Campus Engenho Novo II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Desenho e Artes Visuais Campus Engenho Novo II."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Desenho e Artes Visuais Campus Engenho Novo II

2 Circunferências Desenho Prof. Jorge Marcelo

3 P A A A A A Agora, imagine um ponto A que tenha uma distância de 3cm do ponto P... Agora, imagine um ponto A que tenha uma distância de 3cm do ponto P Como ele pode ser determinado?... Como ele pode ser determinado? Pode-se traçar uma segmento de reta de 3 cm a partir do ponto P, e assinalar o ponto A (observe o desenho acima) Pode-se traçar uma segmento de reta de 3 cm a partir do ponto P, e assinalar o ponto A (observe o desenho acima) E como traçar todas as opções para o ponto A de uma só vez ??? E como traçar todas as opções para o ponto A de uma só vez ???... Mas essa seria a única opção???... Mas essa seria a única opção??? NÃO !!! É possível repetir esta operação em várias outras direções... observe novamente. É possível repetir esta operação em várias outras direções... observe novamente. Basta usar o compasso. Abra-o com a abertura de 3cm, e trace uma circunferência. Basta usar o compasso. Abra-o com a abertura de 3cm, e trace uma circunferência. Imagine um ponto P

4 Todos os pontos da circunferência têm a mesma distância em relação ao ponto fixo (ponto P), denominado centro da circunferência. P B E D A C Dedução: 3cm3cm 3cm 3cm 3cm

5 Como vimos, a distância de qualquer ponto da circunferência ao centro é constante. P B E D A C Raio: Esta distância é denominada raio.

6 Segmento de reta determinado por dois pontos quaisquer que pertençam à circunferência. P B E D A C Corda: Este segmento (BC, por exemplo), é denominado corda. Outros exemplos: AB, BE, AC...

7 Pode-se prolongar qualquer raio até a outra extremidade da circunferência. P B E D A C Diâmetro: O diâmetro é o dobro do raio. Este segmento (AD), passa pelo centro, e é denominado diâmetro. O diâmetro é a maior corda da circunferência.

8 P B E D A C Arco: Exemplos: BC, AB, AE... C B A porção da circunferência (linha curva) que fica situada entre dois de seus pontos é denominada arco.

9 P D A Semicircunferência: Exemplo: AD. A P D O arco situado entre as duas extremidades de um diâmetro vale metade da circunferência. Nesse caso, o arco é chamado de semicircunferência.

10 Sempre haverá um raio que divida uma corda ao meio. Esse raio será perpendicular a esta corda. P N M Flecha: Exemplo: segmento FG. A porção deste raio, situada entre a corda e o arco é denominada flecha. F G

11 Circunferência de círculo é a linha que contém todos os pontos que possuem a mesma distância em relação a um ponto fixo (centro). P Circunferência e Círculo Círculo é o espaço ocupado por esta circunferência.

12 P Porções do Círculo Setor Circular Em uma circunferência podemos traçar dois raios não alinhados. O espaço situado entre dois raios e o arco por eles definido é denominado setor circular.

13 P O espaço situado entre dois raios perpendiculares é denominado quadrante circular. Quadrante Circular Em uma circunferência podemos traçar dois diâmetros perpendiculares entre si. Estaremos, então, dividindo uma circunferência em quatro partes congruentes.

14 P O espaço situado entre uma corda e um arco definido por ela é denominado segmento circular. Segmento Circular Em uma circunferência podemos traçar uma corda qualquer. Estaremos, também, definindo dois arcos.

15 Zona Circular P O espaço situado entre duas cordas paralelas é denominado zona circular. Em uma circunferência podemos traçar duas cordas quaisquer, paralelas entre si.

16 P O espaço situado entre um diâmetro e a semicircunferência definida por ele é denominado semicírculo. Semicírculo Em uma circunferência podemos traçar um diâmetro. Estaremos, então, dividindo uma circunferência em duas semicircunferências.

17 P O espaço situado entre duas circunferências concêntricas é denominado coroa circular. Coroa Circular Em uma circunferência podemos traçar uma outra circunferência de raio menor, utilizando o mesmo centro. Podemos dizer que essas circunferências são concêntricas (possuem o mesmo centro).

18 P O espaço que corresponde à interseção da coroa circular com o setor circular é denominado trapézio circular. Podemos traçar duas circunferências concêntricas para determinar uma coroa circular Podemos, ainda, traçar dois raios na circunferência maior para determinar um setor circular. Trapézio Circular


Carregar ppt "Departamento de Desenho e Artes Visuais Campus Engenho Novo II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google