A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BRINCADEIRA DO OVO! MATRIZES ENERGÉTICAS São as diferentes fontes de energia disponíveis para o desenvolvimento das atividades sociais. Seja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BRINCADEIRA DO OVO! MATRIZES ENERGÉTICAS São as diferentes fontes de energia disponíveis para o desenvolvimento das atividades sociais. Seja."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 A BRINCADEIRA DO OVO!

5

6 MATRIZES ENERGÉTICAS São as diferentes fontes de energia disponíveis para o desenvolvimento das atividades sociais. Seja na indústria, na produção de energia elétrica ou nos transportes, é necessário haver uma fonte de energia que possibilite o funcionamento das máquinas e realização dos trabalhos. Sendo uma das grandes preocupações da humanidade, as discussões sobre as matrizes energéticas ocupam grande espaço na mídia e nos centros de pesquisas tecnológicas, onde o grande desafio consiste em descobrir fontes de energia renováveis, baratas e “limpas”.

7 PRINCIPAIS MATRIZES ENERGÉTICAS As matrizes energéticas são classificadas em: renováveis e não renováveis. À parte, aparece a energia nuclear, que ainda gera um grande debate na comunidade científica quanto à sua classificação.

8 MATRIZES NÃO RENOVÁVEIS

9 MATRIZES NÃO RENOVÁVEIS Petróleo - Os derivados do petróleo, principalmente a gasolina e o óleo diesel, representam 35% de toda a fonte de energia utilizada no mundo. A dependência destes elementos pode gerar uma crise energética; A sua combustão libera uma quantidade muito grande de CO 2 à atmosfera, intensificando o efeito estufa.

10 MATRIZES NÃO RENOVÁVEIS Carvão mineral - O carvão mineral corresponde a 25% da energia mundial. É a segunda fonte mais utilizada no planeta. A atividade de extração deste mineral é, por muitas vezes, realizada em ambientes insalubres e de alta periculosidade para os operários, registrando alto índice de acidentes.

11 Gás natural – Dentre os combustíveis fósseis, é a opção mais barata e “limpa”. Representa 21% da matriz energética mundial e 10% da brasileira. Pode ser utilizado tanto na fabricação de energia elétrica quanto na indústria, porém, principalmente no Brasil, é mais utilizado no setor de transportes. MATRIZES NÃO RENOVÁVEIS

12 MATRIZESRENOVÁVEIS

13 MATRIZES RENOVÁVEIS Energia eólica - É a energia produzida pelo vento; funciona mediante o processo de transformação da energia cinética das massas de ar em energia mecânica ou elétrica. Apesar de ser uma energia limpa, ela apresenta impossibilidades, pois se limita às regiões em que venta e tem um custo relativamente alto. Os países que mais utilizam esta fonte são: Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia.

14 EM SUA PROVA DO ENEM, VOCÊ NÃO PODE ESQUECER DA ENERGIA MECÂNICA: ENERGIA CINÉTICA – associada ao movimento ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL – associada a altura * ELÁSTICA – associada a deformações

15 VAMOS CALCULAR (eca!!!) O “TANTO” DE ENERGIA MECÂNICA QUE SE DISSIPOU NA QUEDA DE UM CORPO?

16 MATRIZES RENOVÁVEIS Energia solar - Sem causar danos ao ambiente, a energia solar pode ser convertida diretamente em energia elétrica através de painéis solares e células fotovoltaicas. Os custos para a construção destes painéis e o baixo rendimento fazem com que esta fonte, embora promissora, seja pouco utilizada no cenário atual.

17 ENERGIA SOLAR E O EFEITO FOTOELÉTRICO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

18 ENERGIA SOLAR E O EFEITO FOTOELÉTRICO

19 MATRIZES RENOVÁVEIS Energia hídrica - Produção de energia através do movimento da massa de água de rios ou lagos; é usada sobretudo na produção de energia em hidrelétricas. Um aspecto negativo desta fonte é o impacto ambiental, como o desgaste do solo e a perda da biodiversidade local. No Brasil, abastecem 76% do consumo de eletricidade.

20 MATRIZES RENOVÁVEIS Biomassa - Energia renovável proveniente de qualquer material orgânico. Restos de madeira, de cana-de-açúcar, óleo vegetal, biocombustíveis, estrume do gado, lixo urbano... O etanol e o biodiesel são biocombustíveis que apresentam, respectivamente, muitas vantagens em relação à gasolina e ao diesel comum. Uma delas é a redução de gases poluentes lançados à atmosfera.

21 ENERGIA NUCLEAR Há divergências na sua classificação como renovável ou não renovável, mas, ainda assim, a energia nuclear é posta em questão também como uma grande alternativa aos combustíveis fósseis. Mesmo sendo considerada uma energia limpa, ela apresenta diversos riscos como acidentes nucleares (como o acontecido em 1986, em Chernobyl/UA) e em relação ao armazenamento do lixo atômico.

22 TRADUZINDO! Ambiente insalubre: ambiente pouco saudável, propício a doenças. Fusão e fissão nuclear: Fusão nuclear é o processo onde dois ou mais núcleos atômicos se unem, formando apenas um de maior número atômico. Fissão é justamente o oposto: é quando o núcleo do átomo se divide em dois de menor número atômico. Nos dois processos há uma grande liberação de energia, que é aproveitada para a geração de eletricidade. Biodiversidade: variedade de organismos vivos que habitam diversos ecossistemas.

23 QUESTÕES

24 01- (ENEM 2009) Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências. KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique Brasil. Setembro, n. 2, 2007 (adaptado). No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por A) situar-se em uma zona geopolítica mais estável que o Oriente Médio. B) possibilitar o povoamento de uma região pouco habitada, além de promover seu desenvolvimento econômico. C) garantir, aos países em desenvolvimento, acesso a matérias- primas e energia, necessárias ao crescimento econômico.

25 01- (ENEM 2009) Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências. KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique Brasil. Setembro, n. 2, 2007 (adaptado). No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por D) contribuir para a redução da poluição em áreas ambientalmente já degradadas devido ao grande volume da produção industrial, como ocorreu na Europa. E) promover a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renováveis, de maior custo. GABARITO A

26 02- (ENEM 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental? A) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração. B) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia. C) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.

27 02- (ENEM 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental? D) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local. E) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída. GABARITO D

28 03- (ENEM 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil" Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado).

29 No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte A) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno. B) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios envolvidos. C) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa. D) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta. E) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras. GABARITO D

30 4- (ENEM) Pela análise das figuras, que ilustram o espectro da radiação solar e interações da luz com o sistema biológico, e com base nos conhecimentos das Ciências Naturais, e considerando que comprimento de onda (  e frequência (f) são grandezas inversamente proporcionais, como mostra a expressão v/  f, é correto afirmar:

31 A) A absorção do fóton incidente pela clorofila não envolve a ideia de energia. B) A radiação eletromagnética com freqüência de 5,0 ⋅ Hz que se propaga no ar, cujo índice de refração é igual a 1, pode ser percebida pelos seus efeitos sobre a retina, o que resulta na sensação de visão. C) Os raios X que incidem em uma chapa fotográfica possuem maior comprimento de onda que os raios infravermelhos. D) A taxa da fotossíntese é menor quando a freqüência da luz for de aproximadamente 560Hz. E) Os raios ultravioletas apresentam menor freqüência que os raios infravermelhos. GABARITO B

32 PERGUNTAS?


Carregar ppt "A BRINCADEIRA DO OVO! MATRIZES ENERGÉTICAS São as diferentes fontes de energia disponíveis para o desenvolvimento das atividades sociais. Seja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google