A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE. DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE. DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo,"— Transcrição da apresentação:

1 DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE

2 DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos, em duas. Esse processo é a divisão celular. A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos, em duas. Esse processo é a divisão celular.

3 PARA QUÊ? Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se crescer e repor células perdidas. Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se crescer e repor células perdidas. Organismos unicelulares se reproduzem; Organismos unicelulares se reproduzem; Organismos multicelulares se multiplicam, crescem... Organismos multicelulares se multiplicam, crescem...

4 IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO A freqüência das divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula. A freqüência das divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula. Células do Duodeno: se dividem a cada 24 horas. Células do Duodeno: se dividem a cada 24 horas. Células do esôfago: se dividem semanalmente; Células do esôfago: se dividem semanalmente; A maioria das células nervosas e musculares adultas nunca se dividem; A maioria das células nervosas e musculares adultas nunca se dividem; Células do fígado, rins e pulmões só voltam a se dividir para reconstituir partes lesadas. Células do fígado, rins e pulmões só voltam a se dividir para reconstituir partes lesadas.

5 MITOSE Mitose = é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide da origem a duas novas células geneticamente idênticas, a célula mãe. É uma divisão equacional. Mitose = é um processo de multiplicação da célula que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células-filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

6 MITOSE 46 2n Diplóide ou 2n= que possue o número duplo de cromossomos Células somáticas= células do corpo A Mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes e também o processo de reprodução dos seres pluricelulares (sexuada e/ou assexuada).

7 CICLO CELULAR É o período entre o início de uma mitose e o de outra. É o período entre o início de uma mitose e o de outra. A célula cresce, prepara-se para a divisão e se divide. A célula cresce, prepara-se para a divisão e se divide.

8 FASES DO CICLO CELULAR MITOSECITOCINESE INTERFASEFASE MITÓTICA CICLO  CELULAR

9 INTÉRFASE É a fase em que a célula não está se dividindo. É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se em 3 períodos: G1 – S – G2 Divide-se em 3 períodos: G1 – S – G2

10

11

12 FASES DA MITOSE PRÓFASE PRÓFASE Cromatina começa a se enrolar formando os cromossomos; Cromatina começa a se enrolar formando os cromossomos; Centríolos migram para os pólos rodeados pelo áster que iniciam a formação do fuso acromático; Centríolos migram para os pólos rodeados pelo áster que iniciam a formação do fuso acromático; A carioteca começa a se fragmentar; A carioteca começa a se fragmentar; O nucléolo desaparece. O nucléolo desaparece.

13 FASES DA MITOSE METÁFASE METÁFASE Os centríolos ocupam os pólos opostos da célula; Os centríolos ocupam os pólos opostos da célula; Os cromossomos ocupam região mediana da célula; Os cromossomos ocupam região mediana da célula; As cromátides-irmãs voltam-se para os pólos opostos. As cromátides-irmãs voltam-se para os pólos opostos.

14 FASES DA MITOSE ANÁFASE ANÁFASE As cromátides-irmãs separam-se e são levadas para os pólos opostos da célula. As cromátides-irmãs separam-se e são levadas para os pólos opostos da célula.

15 FASES DA MITOSE TELÓFASE TELÓFASE Os cromossomos chegam aos pólos, começam a se desenrolar e adquirem de novo o aspecto de cromatina; Os cromossomos chegam aos pólos, começam a se desenrolar e adquirem de novo o aspecto de cromatina; A carioteca e o nucléolo voltam à se formar. A carioteca e o nucléolo voltam à se formar.

16

17 CITOCINESE Após a divisão do núcleo ocorre a divisão do citoplasma → Citocinese Após a divisão do núcleo ocorre a divisão do citoplasma → Citocinese Nas células animais a citocinese é centrípeta = ocorre da periferia para o centro da célula. Nas células animais a citocinese é centrípeta = ocorre da periferia para o centro da célula. Nas células vegetais a citocinese é centrífuga = ocorre do centro para a periferia da célula. Nas células vegetais a citocinese é centrífuga = ocorre do centro para a periferia da célula.

18 CITOCINESE Última etapa do processo, que, no entanto se inicia ainda durante a  anáfase.

19 MITOSE.GIF [ bio435/anime/MITOSE.GIF]

20 MEIOSE A meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II. Durante esse período cada cromossomo se duplica apenas uma vez.

21 MEIOSE: Importância e Finalidades Redução do número de cromossomos à metade. Redução do número de cromossomos à metade. Produção de gametas em animais. Produção de gametas em animais. Produção de esporos em plantas. Produção de esporos em plantas.

22 Duplicação do DNA Div 1: Separação dos cromossomos homólogos. Div 2: Separação das cromátides irmãs.

23 1ª Divisão da Meiose Importância Importância Separação dos cromossomos homólogos Dividido em: Dividido em: Prófase 1 Metáfase 1 Anáfase 1 Telófase 1

24 Prófase 1 Fase mais “demorada”. Fase mais “demorada”. Muito importante – crossing over Muito importante – crossing over Condensação dos cromossomos Condensação dos cromossomos Desaparecimento da carioteca Desaparecimento da carioteca Desaparecimento do nucléolo Desaparecimento do nucléolo Duplicação e migração dos centríolos para os pólos da célula. Duplicação e migração dos centríolos para os pólos da célula.

25 Crossing over Importância: Importância: Aumento da variabilidade genética. Troca de seqüências de DNA entre cromossomos homólogos. Troca de seqüências de DNA entre cromossomos homólogos. Também chamado de recombinação ou permutação gênica. Também chamado de recombinação ou permutação gênica.

26 Quiasma Cromossomos Homólogos

27 Metáfase 1 Pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial da célula. Pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial da célula.

28 Anáfase 1 Migração dos cromossomos homólogos para os pólos da célula. Migração dos cromossomos homólogos para os pólos da célula.

29 Telófase 1 Descondensação dos cromossomos Descondensação dos cromossomos Reaparecimento do nucléolo e carioteca Reaparecimento do nucléolo e carioteca Desaparecimento das fibras do fuso Desaparecimento das fibras do fuso

30 INTERCINESE Intervalo entre a 1ª e a 2ª divisão da meiose. Intervalo entre a 1ª e a 2ª divisão da meiose. É muito curto e não ocorre outra duplicação do DNA. É muito curto e não ocorre outra duplicação do DNA. Cada cromossomo duplicado se separa em dois cromossomos simples. Cada cromossomo duplicado se separa em dois cromossomos simples.

31 2ª Divisão da Meiose Importância: Importância: Separação das cromátides irmãs Dividido em: Dividido em: Prófase 2 Metáfase 2 Anáfase 2 Telófase 2

32 Prófase 2 Duplicação e migração dos centríolos para os pólos opostos da célula. Duplicação e migração dos centríolos para os pólos opostos da célula. Desaparecimento da carioteca e nucléolos Desaparecimento da carioteca e nucléolos Condensação Condensação dos cromossomos.

33 Metáfase 2 Cromossomos localizados na placa equatorial da célula. Cromossomos localizados na placa equatorial da célula. Fibras do fuso ligadas aos centrômeros Fibras do fuso ligadas aos centrômeros Separação das cromátides irmãs Separação das cromátides irmãs

34 Anáfase 2 Migração das cromátides irmãs para os pólos opostos da célula. Migração das cromátides irmãs para os pólos opostos da célula.

35 Telófase 2 Reaparecimento da carioteca e nucléolo Reaparecimento da carioteca e nucléolo Descondensação dos cromossomos Descondensação dos cromossomos Citocinese – divisão citoplasmática Citocinese – divisão citoplasmática

36


Carregar ppt "DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE. DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google