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Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…

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9 FOGO ÁGUA AR TERRA

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30 A Terra retribui e transfere aquilo que nós lhe oferecemos. Adaptação do texto de Albert Eisnten

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32 Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.

33 Esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

34 A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é uma instância desse desafio e representa um marco na construção das políticas públicas de meio ambiente no Brasil. A primeira versão, em 2003, envolveu 16 mil escolas de todo o país, mobilizando quase seis milhões de pessoas em municípios. Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

35 O processo desencadeou o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas desenvolvido pela CGEA a partir de 2004, tendo especial ênfase na formação de professores e estudantes das escolas participantes da I Conferência. Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

36 A II Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em 2005/2006, as escolas e comunidades assumiram responsabilidades e compromissos de ações locais em um debate baseado em Acordos Internacionais. Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

37 Temas da II Conferência Acordos Internacionais sobre: Mudanças Climáticas – Protocolo de Quioto Biodiversidade – Convenção sobre Diversidade Biológica Segurança Alimentar e Nutricional – Declaração de Roma sobre a Segurança Alimentar Mundial Diversidade Étnico-racial – Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

38 A II Conferência teve como resultado final a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Brasil, também transformada em linguagem de rádio, hip-hop, jornal e publicidade, entregue pelos adolescentes ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação Fernando Haddad e à Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, no dia 27 de abril de 2006, em cerimônia no Palácio do Planalto. Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

39 III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo meio Ambiente vai discutir as mudanças climáticas a partir de quatro subtemas: água, ar, terra e fogo. Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

40 III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA PASSO A PASSO

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42 1.Conferência e seus momentos: O que é a conferência? - É um processo coletivo Conferência para quê? - Para que todos participantes possam ser ouvidos; - Criar e fortalecer espaços de debates na escola; - Discutir as mudanças ambientais globais. Como será a III Conferência? - Conferência na Escola, Estadual (opcional) e Nacional.

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