A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA Rede HEMEPAR, abril de 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA Rede HEMEPAR, abril de 2005."— Transcrição da apresentação:

1 A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA Rede HEMEPAR, abril de 2005

2 A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA A Medula Óssea O que é, importância O Transplante de Medula Óssea Por que, como, onde, quando O HLA e a Compatibilidade de Tecidos O Cadastramento como Doador/a Voluntário/a de Medula Óssea

3 3 O que é a Medula Óssea? Tecido macio, esponjoso presente no interior dos ossos. É onde nossas células sangüíneas se desenvolvem e são armazenadas. A Medula Óssea não é um órgão sólido!

4 4 Produz todas as nossas células sangüíneas, por exemplo, HEMÁCEAS (transporte de gases), LEUCÓCITOS (sistema imune) e PLAQUETAS (coagulação). A importância da Medula Óssea

5 5 MEDULA ÓSSEA

6 6 A cada ano, milhares de crianças e adultos desenvolvem doenças cujo tratamento indicado é o TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. As mais comuns são as leucemias e os linfomas. A importância da Medula Óssea

7 7 O transplante de medula óssea pode ser a única alternativa de tratamento para crianças ou adultos com leucemias, linfomas, certas anemias e outras doenças hematológicas. A importância da Medula Óssea

8 8 Todas as outras alternativas de tratamento foram tentadas mas a doença atingiu um estado que somente o transplante de medula oferecerá uma chance de cura. Por quê as pessoas necessitam do transplante?

9 9 Quando nossas células sanguíneas precursoras na MEDULA ÓSSEA estão imaturas, alteradas ou em número insuficiente. Então, células da MEDULA ÓSSEA sadia de um doador são utilizadas pelas suas propriedades de Quando há indicação de um transplante de medula?

10 10 Quando nossas células sanguíneas precursoras na MEDULA ÓSSEA estão imaturas, alteradas ou em número insuficiente. Então, células da MEDULA ÓSSEA sadia de um doador são utilizadas pelas suas propriedades de RENOVAÇÃO e DIFERENCIAÇÃO Quando há indicação de um transplante de medula?

11 11 A medula do paciente é destruída por uma combinação de drogas e radiação. Células saudáveis do doador são transferidas, através de um procedimento semelhante à doação de sangue. Como o transplante de medula óssea pode salvar vidas?

12 12 A medula saudável do doador passará a produzir células sanguíneas normais, após a “pega do enxerto”. Como o transplante de medula óssea pode salvar vidas?

13 13 A Doação de Medula Óssea é uma micro- cirurgia. Por punções no osso da bacia extrai-se o líquido que será doado. Anestesia geral ou peridural O HC Curitiba é referência internacional e como acontece a doação?

14 14 Muitos pacientes ainda morrem por complicações não resolvidas, mas quanto maior a compatibilidade entre doador e receptor, maior a chance de sucesso! O transplante representa uma cura definitiva?

15 15 Uma transfusão de sangue bem sucedida requer compatibilidade para o sistema ABO de grupos sangüíneos. No transplante de órgãos e tecidos é necessária a compatibilidade para o sistema HLA. Como saber se doador e paciente são compatíveis para um transplante?

16 16 O que é o Sistema HLA?

17 17 O que é o Sistema HLA?

18 18 As proteínas codificadas pelo sistema HLA são proteínas situadas nas membranas de alguns Leucócitos. O que é o Sistema HLA?

19 19 Quando duas pessoas possuem o mesmo tipo HLA, elas são IMUNOLOGICAMENTE COMPATÍVEIS O que significa Compatibilidade HLA?

20 20 Há centenas de genes HLA diferentes, e milhões de possíveis combinações. Por que é tão difícil encontrar doador e paciente HLA compatíveis?

21 21 A questão das Etnias

22 22 HLA-A2 HLA-B35 HLA-Cw7 HLA-DR15 Certos Tipos HLA são comuns a todas as Etnias (“Raças”)

23 23  HLA-B42 HLA-A24 HLA-A1  Outros são mais freqüentes ou restritos a determinadas Etnias

24 24 A POPULAÇÃO BRASILEIRA É RESULTADO DE MUITOS GRUPOS ÉTNICOS E ISSO DIFICULTA A BUSCA PELO DOADOR COMPATÍVEL!

25 25 Quanto MAIOR o número de doadores voluntários, MAIOR a probabilidade de se encontrar o doador ideal!

26 26 Por essas razões.... Encontrar o doador ideal para um paciente que não encontrou doador na família pode atingir UMA CHANCE em UM MILHÃO!

27 27 Dirigir-se a um HEMOCENTRO que, por determinação do MS, deve ter uma EQUIPE ESPECIALIZADA para a CONSCIENTIZAÇÃO, COLETA e OUTRAS INFORMAÇÕES sobre a Doação Voluntária de Medula Óssea. O que preciso fazer para me tornar um doador?

28 28 Colhe-se uma pequena amostra de sangue que será enviada a um laboratório de referência para a tipificação HLA. O resultado da tipagem será cadastrado no REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea....e o próximo passo?

29 29 O cadastramento é ÚNICO. Você só será contactado/a no caso de compatibilidade com um possível receptor. Não cadastre-se mais de uma vez. O cadastramento é único

30 30 Caso exista compatibilidade HLA entre você e algum paciente que aguarda o transplante, você será contatado para enviar uma nova amostra de sangue, para exame confirmatório da compatibilidade. E o que acontecerá depois?

31 31 Você será atendido por especialistas num centro médico onde será informado de todo o procedimento da doação! Se eu for compatível, onde farei a doação?

32 32 Você é livre para mudar de idéia, em qualquer momento. No entanto as tipagens envolvem custos altos e o cadastramento só deve ser feito no caso de disposição para a doação. Posso mudar de idéia? A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA corresponde a DOAR VIDA. É um gesto generoso mas é VOLUNTÁRIO!

33 33 Qualquer pessoa saudável entre 18 e 55 anos!! Todos os “grupos raciais” são muito BENVINDOS ! Quem pode ser doador?

34 34 Palestra preparada pela equipe do LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade do Depto. de Genética da UFPR. Ministrante: Adriana Telles (Especialista em Ciências da Saúde e Bioquímica Chefe da UCT-Cianorte) Muito obrigado!


Carregar ppt "A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA Rede HEMEPAR, abril de 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google