A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINGA. MESTRE BIMBA “CAPOEIRA ILUMINDADA” A Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINGA. MESTRE BIMBA “CAPOEIRA ILUMINDADA” A Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza."— Transcrição da apresentação:

1 GINGA

2 MESTRE BIMBA “CAPOEIRA ILUMINDADA” A Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza libertária do homem frente a intolerância. Luta, dança, ritmo e vigor físico. Os negros criaram a capoeira tanto para servir ao prazer quanto ao combate. Realizaram na própria carne essa imagem da vida fundamental até hoje. Trechos do discurso “Brasil paz no mundo” Proferido em genebra, na ONU em 19 de agosto, pelo Ministro da cultura do Brasil Gilberto Gil

3 Atualmente a capoeira é praticada em mais de 150 países dos 5 continentes. Praticada por homens e mulheres de todas as idades,credos e descendências, em aulas ministradas por milhares de mestres brasileiros de todas as classes sociais No Brasil, são mais de 5 milhões de praticantes. Seus maiores mestres de todos os tempos foram mestre Bimba, criador da capoeira Regional e mestre Pastinha, o mais importante nome da capoeira Angola.

4 Dinâmica da Capoeira no Desenvolvimento Psicomotor do Síndrome de Down. Renato Santos PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABIANO CAVIQUIO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSCA PÓS GRADUANDO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

5 A importância pedagógica da Capoeira A Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta e indireta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor.

6 IMPORTÂNCIA COMO LUTA Representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma mais natural como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro. Deverá ser ministrada com o objetivo de Capoeira combate e defesa.

7 IMPORTÂNCIA COMO DANÇA E ARTE A arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal, criatividade de movimento, assim como um riquíssimo tema para as artes plásticas, literárias e ciências. Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da Capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação em busca da coreografia e satisfação pessoal

8 IMPORTÂNCIA COMO FOLCLORE É uma expressão popular que faz parte da cultura brasileira e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos tanto na parte prática como teórica.

9 IMPORTÂNCIA COMO EDUCAÇÃO Apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, caráter, personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto- conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na educação especial a Capoeira encontra campo frutífero junto aos portadores de necessidades especiais.

10 IMPORTÂNCIA COMO ESPORTE Como modalidade desportiva institucionalizada em 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.

11 IMPOTÂNCIA COMO LAZER Como Prática não formal através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, praias, colégios, universidades, festas de largo etc...

12 IMPORTÂNCIA COMO FILOSOFIA DE VIDA Muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma criando uma filosofia própria de vida, tendo a capoeira como elemento símbolo e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.

13 QUAL É O VALOR DA CAPOEIRA COMO EDUCAÇÃO FISÍCA?

14 A Capoeira é por excelência, uma atividade física bem ajustada a nossa cultura. Ela desenvolve as qualidades físicas de base, atuando com eficácia na melhora da condição geral do indivíduo, desenvolvendo sobremaneira os sistemas aeróbico e muscular. Tem influência direta no aspecto cognitivo, estimulando a coragem, a auto-confiança, a cooperação, a formação do caráter e da personalidade. Todos os movimentos do capoeirista tem um objetivo seja ele atacar, recuperar equilíbrio ou até mesmo defender-se. Para que isso aconteça, fatores importantíssimos como a percepção, a noção de distância, a lateralidade, o ritmo, a velocidade, o reflexo e a coragem interagem neste complexo que é o jogo de capoeira.

15 O TRABALHO DESENVOLVIDO POR UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE MINISTRA AULAS DE CAPOEIRA EM UMA INSTITUIÇÃO, É ESSENCIALMENTE NOS SEGUINTES CONTEXTOS.

16 DESENVOLVE HABILIDADES MOTORAS. LOCOMOÇÃO. MANIPULAÇÃO. ESTABILIZAÇÃO

17 CAPACIDADE FÍSICA. FORÇA MUSCULAR. RESISTÊNCIA MUSCULAR. FLEXIBILIDADE

18 CONDIÇÕES MOTORAS. VELOCIDADE. COORDENAÇÃO. AGILIDADE. POTÊNCIA. EQUILÍBRIO

19 A CAPOEIRA REGIONAL TEM UMA IMPORTÂNCIA NÃO SÓ PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS, MAS TAMBÉM, PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO NOS TRÊS DOMÍNIOS EDUCACIONAIS QUE SÃO: AFETIVO COGNITIVO PSICOMOTOR

20 A CAPOEIRA APRESENTA OS SEUS CONTEÚDOS NAS SEGUINTES CATEGORIAS:

21 CONCEITUAL FATOS CONCEITOS PRINCÍPIOS

22 PROCEDIMENTAL LIGADOS AO SABER FAZER

23 ATITUDINAL NORMAS VALORES ATITUDES

24 REPORTAGEM DA REVISTA SUPER INTERESSANTE AGOSTO DE 2001 “COM MOVIMENTOS SUAVES E PRECIOSOS, PARECE SER UM CAPOEIRISTA COMO QUALQUER OUTRO. MAS JERRY É UM ALUNO ESPECIAL, ELE TEM SINDROME DE DOWN. ELEMENTOS SIMPLES COMO MÚSICA, RITMO, MOVIMENTO, CORES E TEXTURAS SÃO FERRAMENTAS VALIOSAS NA RECUPERAÇÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS E MENTAIS” “ O GANHO É PALPÁVEL, DIZ SOFIA CRISTINA CUOLO MARTINS DE CARVALHO, FISIOTERAPEUTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, QUE HÁ 14 ANOS TRABALHA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE GUARATINGUETA. “A CAPOEIRA TRABALHA COM UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS DE ALONGAMENTO E RELAXAMENTO QUE REGULA, O TÔNUS MUSCULAR, DESENVOLVENDO A REAÇÃO DE EQUILÍBRIO, E AS RELAÇÕES DE PROTEÇÃO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO FÍSICO”.

25 “A MÚSICA, O RITMO E A ATIVIDADE EM GRUPO OS ESTIMULAM. “ FISIOLOGICAMENTE, AS TÉCNICAS TÊM A FUNÇÃO DE FEEDBACK. OU SEJA, NORMALMENTE, É O CÉREBRO QUE ESTIMULA A PARTE MOTORA OU SENSORIAL. MAS NO CASO DE TRATAMENTOS COMO A CAPOEIRA, O ESTÍMULO MOTOR É QUE INDUZ A FUNÇÃO CEREBRAL.”

26 OBJETIVOS DA CAPOEIRA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPORCIONAR ATIVIDADES CORPORAIS, ESTABELECENDO RELAÇÕES EQUILIBRADAS E CONSTRUTIVAS COM OS OUTROS RECONHECIMENTO DO EDUCANDO COMO PARTE INTEGRANTE DO AMBIENTE PARTICIPAR DE DIFERENTES ATIVIDADES CORPORAIS ADOTAR UMA ATITUDE COOPERATIVA E SOLIDÁRIA CONHECER ALGUMAS DE SUAS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES CORPORAIS DE FORMA A PODER ESTABELECER ALGUMAS METAS PESSOAIS

27 ORGANIZAR AUTONOMAMENTE ALGUNS JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES CORPORAIS SIMPLES ADOTAR ATITUDES DE RESPEITO MÚTUO, DIGNIDADE E SOLIDARIEDADE EM SITUAÇÕES LUDICAS E ESPORTIVAS, BUSCANDO SOLUCIONAR OS CONFLITOS DE FORMA NÃO VIOLENTAS CONHECER OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO PRÓPRIO CORPO DE FORMA A PODER COMPOR ALGUMAS DAS SUAS ATIVIDADES CORPORAIS COM AUTONOMIA. ANALISAR ALGUNS PADRÕES DE ÉTICA, BELEZA E SAÚDE PRESENTES NO COTIDIANO.

28 “ NÃO EXISTE NADA FORA DE VOCÊ, NA CAPOEIRA DURANTE O JOGO VOCÊ EXTERIORIZA SÓ O SEU REFLEXO, SEUS APTITES, SUA PERSONALIDADE INTEGRAL, DESPROVIDA DA MAIORIA DE SEUS PRECONCEITOS, ESSA INDIVIDUALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NOS PERMITE A QUEBRA DE TODOS OS BLOQUEIOS, PORQUE DEIXA DE EXISTIR TODA SUPER ESTRUTURA SOCIAL, CULTURAL E EDUCACIONAL QUE NOS IMPEDE DE NOS MANIFESTAR. A PESSOA FICA LIVRE COMO UM ANJO, LIVRE COMO O VENTO E COMO O VENTO ELA É A EXPRESSÃO DA VERDADE.” MESTRE DECÂNIO ALUNO MAIS VELHO VIVO DE MESTRE BIMBA


Carregar ppt "GINGA. MESTRE BIMBA “CAPOEIRA ILUMINDADA” A Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google