A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como escrever a parte textual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como escrever a parte textual"— Transcrição da apresentação:

1 Como escrever a parte textual
Exemplos e recomendações

2 Lembrando..... O protocolo de pesquisa, tem a finalidade de guiar o pesquisador na sua pesquisa. È também chamado de projeto de pesquisa. Em geral, é o documento a ser entregue para agências financiadoras de pesquisa tipo CNPq ou FAPESP. Ou ainda o documento utilizado na defesa de qualificação de mestrado e doutorados.

3 Detalhes do Protocolo de Pesquisa
O procolo, é um marco na realização do trabalho. Ele resume todos os esforços que o pesquisador na elaboração de uma hipótese a ser testada. No protocolo, temos justificativa e importância da pesquisa e metodologia que deve ser utilizada para se atingir os objetivos.

4 Parte Textual A parte textual do protocolo vai depender da área, e do tipo de trabalho. Pode ser uma pesquisa com avaliação de documentos históricos, uma análise filosófica de algum assunto, um projeto de análise qualitativa e cada um tem suas características. Em geral obdecemos a uma sequência de introdução, material e métodos, orçamento e cronograma.

5 Ao escrever Se lembre sempre que o protocolo é um material de venda de idéia que irá competir com outros em agências financiadoras. É importante lembrar que o avaliador é um indivíduo ocupado, estressado, e quanto melhor estiver a idéia exposta e a leitura agradável, maior a chance de se obter a verba, independente do conteúdo.

6 Ao escrever Por vezes um conteúdo bom, perde para um conteúdo pior, mas bem escrito. Infelizmente é a regra da vida, nem sempre os melhores são os vencedores....

7 Introdução O objetivo da introdução é fornecer o background e a justificativa do porque o assunto é importante. È como se contasse uma historinha com início meio e fim. A introdução sempre culmina com o objetivo do trabalho. A introdução deve ter no máximo 3 páginas, o ideal é que tenha uma página e meia ou duas.

8 A introdução e a revisão de literatura podem ter formatos diferentes dependendo de sua área. Pergunte a seu orientador, e peça um exemplo de um bom trabalho para você ter idéia. Por exemplo, algumas áreas têm utilzado no protocolo, uma introdução misturada a revisão de literatura que recebe o nome de “Justificativa e importância do estudo”

9 Introdução A introdução deve ser como uma historinha.
“Uma frase inicial de impacto, estressando a importância do que se está estudando. Esta frase da início a uma estrutura que paulatinamente irá culminar nas falhas de conhecimento existentes e por fim nas hipóteses a serem testadas”

10 Exemplo de Introdução Apesar do declínio, o efeito da exposição ao chumbo ainda é observado na população americana. Fontes de chumbo ainda são encontrados em algumas comunidades, afetando principalmente pessoas menos privilegiadas. Além disso, uma grande parte da população dos EUA que foram expostos no passado, ainda carregam o chumbo acumulado

11 Exemplo de Introdução Continuação.....
Condições de saúde associadas a contaminação por chumbo foram encobertas no passado porque a maioria da população americana era exposta a níveis moderados ou altos de chumbo.

12 Exemplo de Introdução Nas últimas duas décadas tem se acumulado evidências de que mesmo exposições crônicas a baixa doses de chumbo podem afetar o sistema imunológico e o metabolismo ósseo. Estas evidências tornam o chumbo um candidato em potêncial para ser fator de risco para a periodontite, que é uma doenças multifatorial, complexa que afeta o osso que e é iniciado pelo desequilíbio da defesa do hospedeiro e a patogenicidade de microrganismos.

13 Exemplo de Introdução Apesar da plausibilidade biológica não existem estudos demonstrando tal associação, portanto, o objetivo de nosso estudo é testar a hipótese de associação entre chumbo e doença periodontal na população americana.

14 Revisão de Literatura Além da “historinha” resumida da introdução, as vezes um protocolo contém a revisão de literatura extensa. Revisão de literatura, seguinifica o comentário de toda a literatura existente sobre o que se está escrevendo. Por exemplo, se for um protocolo de pesquisa sobre o efeito dos celulares na causa do câncer tenho que levantar todos os trabalhos ja publicados sobre o assunto. Para cada trabalho escrevo um parágrafo comentando rapidamente que “fulando num estudo em 1998 estudando a população de Tambaú observou que câncer de ouvido era 3 vezes mais comum do que em indivíduos que nunca utilizaram celular”

15 Muitos trabalhos adotam a pratica da revisão de literatura como sendo a descrição de cada trabalho já publicado. Em geral, isso é muito cansativo para quem escreve e para quem lê e não leva a nada. O mais interessante é agrupar os estudos de acordo com a qualidade de sua evidência cientìfica.

16 Por exemplo posso em algumas frases resumir.
Câncer de ouvido foi observado em dois estudos publicados recentemente (Ferreira 2004, Silva 2005) embora não tenha sido encontrado associação em três outros trabalhos (Beline e colaboradores,1988, Oliveira, 1991, Barros e Silva Metodologias e populações diferentes podem explicar as contradições destes estudos .

17 Se você quiser dar detalhes dos trabalhos publicados, como por exemplo, número de indivíduos, definição de câncer adotado e etc, você pode montar tabelas como a apresentada a seguir. Esta tabelas dependendo do tamanho pode ser colocada dentro da sessão de revisão de literatura ou no anexo (final do trabalho ou protocolo, depois da referência bibliográfica).

18

19 Note que a tabela anterior, contém de maneira resumida informações importantes. Os nomes dos autores com referência do número da Bibliografia (numerozinho após o nome do autor). Detalhes como o número de indivíduos expostos e não expostos ao chumbo, e por fim resultados. Esta tabela não serve apenas para o leitor, mas para quem está escrevendo, pois serve de lembrança rápida dos textos que já foram lidos.

20 Diagramas Causais Ao fundamentar o argumento do porque fazer seu projeto utilize diagramas. Use e abuse de diagramas causais, quando estiver escrevendo, e mesmo para apresentar ao leitor.

21 Diagrama: Chumbo : Periodontite

22 Diagrama: Periodontite-DCV

23 Neste diagrama de periodontite e chumbo tentei colocar em termos de níveis os fatores que influenciam na associação. Como minha proposição era uma análise estatística levando-se em consideração que o indiviudo está inserido numa familia com certas características e dentro de uma população com outras características....o diagrama foi apresentado em níveis.

24 A Arte de Escrever Escrever não é uma tarefa fácil. Algumas pessoas tem o dom de escrever, mas mesmo os mais experientes escritores, lêm e relêm seus textos várias vezes. Mozart só tem um, o restante, somos pessoas normais, e portanto, teremos que nos esforçar para escrever.

25 Dicas .... Depois de muito estudar sobre o assunto, comece a escrever. Algumas pessoas gostam de elaborar guias, isto é, fazer uma lista de tópicos (outline). Ex: se eu vou escrever sobre fumo e doença cardiovascular tenho que ressaltar a importância da doença, da prevalência de chumbo, e evidências de associação entre um e outro e ainda o que falta na literatura para ser melhor estudado.

26 Outline seria mais ou menos:
Importância e estatísticas da DCV (mortes, gastos, invalidez) Estatísticas do fumo (faixa etária, consumo anual, etc) Evidências na literatura Falhas nos estudos.

27 Outro exemplo.... 1. Porque o chumbo e a doença cardiovascular são importantes: prevalência da doenças, quantas mortes e gastos com a mesma. Ou apenas começar pelo chumbo 2. O quanto o chumbo é problema de saúde pública em termos de frequência de contaminação.

28 3. Efeitos do chumbo no organismo.
4. Atrelar o efeito do chumbo com o mecanismo conhecido de doença cardiovascular. 5. Evidênciar se nunca testaram esta hipótese ou se ja, descrever os estudos já existentes e suas falhas. O motivo de você fazer aquele estudo será decorrência da necessidade da informação. 6. Propor um estudo novo contemplando as falhas passadas.

29 Depois de delimitar os tópicos
Dentro de cada tópico que você listou, escreva o que for achando na literatura. Não se esqueça de anotar quem falou o que. Por exemplo: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil (Ministério da Saúde, IBGE 2001)

30 Dicas de como escrever... Escrever para a ciência não é escrever ficção ou uma obra literária. Ciência já é cheia de palavras complicadas para complicá-la ainda mais. Escreva de forma muito simples, com palavras simples. Escreva simples para não cair no ridículo. “Todos os seres vivos tem enzimas, mas nem todas as enzimas são seres vivos em si”....(babozeira em revista cientìfica de aluno doutor)

31 Construa frases curtas, cada uma com um pensamento.
Uma dica é sempre que uma frase alcançar duas linhas completas ou três tente quebrá-la em duas frases. Saramago é legal para literatura, porém, não existe espaço para Saramago na ciência. Ele seria um péssimo ciêntista escrevendo da maneira que escreve. Mas como ele é inteligente saberia escrever de maneira simples para cientístas..

32 Edição de texto Escreva tudo que vem a cabeça e faça a edição posteriormente. Edição significa apurar o texto, quebrar frases longas, dar sentido e rítimo a leitura. Leia em voz alta o que escreve. Se o folego acabar no meio da frase, é hora de quebrá-la. Se o rítmo não estiver bom, modifique a frase.

33 Leia o texto a seguir. È um fragmento de uma introdução de um artigo publicado numa revista científica.

34 Felizberto, H. Monitoramento e e avaliação na atenção básica: novos horizontes. Revista Bras. De Saúde Materno Infantil 4(3)

35 Eu não gostei do que li. A saúde coletiva adora este tipo de texto longo, mas eu odeio. Isso é resquício de sociologia europeia que não combina mais com a ciência atual. Depois de mais de meia hora, consegui fazer o resumo a seguir. Não está bom, mas já está bem melhor eu acho. Se eu tentasse mais um pouco conseguiria deixá-lo mais claro.

36 Ainda esta ruim.... “Há muito pesquisadores e gestores ressaltam a necessidade de. Sendo a institucionalização a incorporação da avaliação na rotina dos servicos, é necessário o desenvolvimento e/ou fortalecimento da capacidade técnica nos diversos níveis do sistema de saúde. A capacidade técnica é condição impressindível para adotar ações de monitoramento e avaliação como subsidiárias ou intrinsecas ao planejamento e gestão. Desta forma, o processo de avaliação funcionará como um instrumento de suporte a formulação de políticas públicas, processos decisórios e a formação de sujeitos envolvidos.”

37 Um pouco melhor e precisa de mais dedicação
Um pouco melhor e precisa de mais dedicação...Tente você melhorar o texto inicial! “Há muito pesquisadores e gestores ressaltam a necessidade de institucionalizar os processos de avaliação. Institucionalização significa a incorporar a avaliação na rotina de serviços e portanto, é necessário o desenvolvimento e/ou fortalecimento da capacidade técnica nos diversos níveis do sistema de saúde. A capacidade técnica é condição impressindível para adotar ações de monitoramento e avaliação como subsidiárias ou intrinsicas ao planejamento e gestão. Desta forma, o processo de avaliação funcionará como um instrumento de suporte a formulação de políticas públicas, processos decisórios e a formação de sujeitos envolvidos.”

38 Um bom exercício para escrever é consertar textos de outras pessoas
Um bom exercício para escrever é consertar textos de outras pessoas. É mais fácil criticar textos que outros escreveram do que os nossos próprios textos.

39 Outras dicas Evite voz passiva...
Prefira ... O camundongo consumio oxigênio num taxa mais alta Evite O oxigênio foi consumido numa taxa mais alta pelo rato Evitar voz passiva é dificil, mas temos que tentar. Se não houver outro jeito..ok, mas evite!

40 Use conecções para ligar frases:
Desta forma, Por outro lado, Contrariamente, Entretando, Assim, Em contraste Portanto, Concluindo,

41 Escrevendo um texto. Sempre que estiver re-lendo pense se realmente aquelas palavras e frases são necessárias, e se haveria uma forma mais simples de dizer o que se quer. Uma forma de se treinar a escrever de maneira concisa, é fazendo resumos de textos. Nos resumos temos que resumir nosso estudo em 250 palavras.

42 Terminando a introdução e revisão de literatura, temos que escrever nosso objetivo ou proposição. La vamos nós.

43 Proposição (Objetivos)
Descreva sua proposição em forma de hipóteses a serem testadas. Por exemplo: Exemplo: “Portanto, este estudo propoe testar se o efeito a nova droga é pelo menos 20% maior na redução de dor de cabeça entre indivíduos com enxaqueca do que a aspirina”

44 Proposição A proposição tem que ser exatamente o objetivo de seu trabalho. Isso você já definiu no protocolo. Se sua decisão no protocolo foi errada....seu trabalho já estará errado. O objetivo pode estar numa página separada ou pode ser simplesmente o final da revisão de literatura e argumentação de sua proposta.

45 Material e Métodos O material e métodos deve conter todo material importante utilizado, e também os métodos. Por vezes, um trabalho não tem material. Por exemplo, numa análise crítica da literatura sobre ossociação entre uso de telefone celular e câncer. Neste caso não tenho material, mas tenho método. Qual método?

46 Metodo em Análise crítica de literatura.
Neste caso, como você se propôs a realizar uma análise de tudo que existe de evidência, voce terá que fornecer as bases de revistas procuradas, os anos pesquisados, e as palavras chaves para procurar o assunto. Além disso terá que fornecer informações sobre inclusão e exclusão de artigos.

47 Como assim? Por exemplo. Foram pesquisadas as bases de dados pubmed e scielo desde janeiro de 1950 a setembro de Foram incluídos todos os artigos em lingua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa, italina. Foram excluídos relatos de caso, e revisões de literatura, e comentários. * veremos as bases de dados na aula de biblioteca

48 Material e Métodos Tipo de estudo População a ser estudada
Descreva se será um experimento ou quasi-experimento, ou um estudo observacional e de que tipo. População a ser estudada Pode ser de humanos, ou animais. Descreva exatamente as características e origem dos animais. Descreva o procedimento de amostragem

49 Forneça informações detalhadas sobre procedimentos de laboratório
Se relevante escreva o nome cormecial de aparelhos e substâncias utilizadas. Se necessário não se esqueça de Trade Mark stuff. Não se esqueça de informações sobre controle de qualidade, calibração, treinamento de pessoal (reprodutibilidade, sensibilidade e especificidade se for o caso)

50 Estatística Descreva os procedimentos estatísticos a serem utilizados. Lembre-se que ainda estamos no protocolo de pesquisa, mas a estatística a ser utilizada tem que ser proposta antes de realizar o estudo.

51 Protocolo de Pesquisa O protocolo não termina com a estatística, você ainda tem que fazer o orçamento, cronograma de execução do estudo, se necessário adicionar anexos. E é claro a referência bibliográfica que chamaremos apenas de referência.

52 Exemplo de Cronograma


Carregar ppt "Como escrever a parte textual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google