A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS"— Transcrição da apresentação:

1 VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS

2 Contaminação ambiental
Bactérias (30% dos casos) Vírus  (67% dos casos) Protozoários  (3% dos casos) Dados da WHO: Em muitos países, a notificação oficial da incidência de surtos de doenças por alimentos contaminados corresponde a menos do que 1% da incidência real.

3  VÍRUS ENTÉRICOS HUMANOS
 Causam diversas doenças em humanos: diarréias, meningites assépticas, paralisia, hepatites, conjuntivites e miocardites.  Transmissão: fecal-oral.  Replicação: trato gastrointestinal.  São patógenos bastante estáveis no meio ambiente.

4 Formas de replicação Os vírus entéricos do ambiente aquático podem ser divididos em dois grupos principais de acordo com sua capacidade de replicação in vitro: Cultiváveis in vitro e bem caracterizados: Poliovírus, Coxsackievirus e Echovirus, alguns sorotipos de adenovírus e reovírus, que não causam doenças gastrointestinais caracterizadas. Grupo heterogêneo e dificilmente adaptáveis ao cultivo in vitro: Rotavírus, astrovírus, adenovírus 40/41, calicivirus humanos, e vírus das hepatites A e E.

5 GASTROENTERITES DEVIDO A Rotavirus

6 Rotavirus - Propriedades
Virus é estável no meio ambiente Relativamente resistente à detergentes Susceptível à desinfecção com 95% ethanol, ‘Lysoform’ e formalina

7 Epidemiologia do Rotavírus no mundo
Milhões de indivíduos são afetados mortes/ano Uma das principais causas de hospitalizações por diarréia Estudos de soroprevalência mostram imunidade humoral presentes aproximadamente aos 3 anos de idade.

8 Espalhamento do Rotavírus
Liberação do vírus nas fezes começa a ocorrer antes do início dos sintomas de diarréia e podem continuar por dias após o término da diarréia; Um grande quantidade de vírus são liberados nas fezes; A dose infectiva é de 10 a 100 pfu.

9 GASTROENTERITES DEVIDO A ADENOVIRUS ENTERICOS

10 ADENOVÍRUS  GENOMA: DNA de fita dupla (dsDNA linear)
 PATOGENICIDADE: -respiratórias: sorotipos 3, 7, e 21 (subgênero B), sorotipos 1, 2, 5 e 6 (subgênero C) e sorotipo 4 (subgênero E), -Sorotipos 1 e 2: freqüentemente associados com resfriados e infecções no trato respiratório superior, -Sorotipos 5 e 6: infecções trato respiratório superior e inferior, -Sorotipo 4 (subgênero E): Doença respiratória aguda e a pneumonia, -Sorotipos 12, 31, 40 e 41:Doenças como gastrenterites em crianças,  PREVENÇÃO: Vacinas foram desenvolvidas para os sorotipos 4 e 7, mas estão disponíveis somente para prevenção de doença respiratória aguda e cloração de água de abastecimento.

11 Sintomas clínicos das gastroenterites causadas por adenovírus entéricos
Período de incubação de 3-10 dias Diarréia dura dias Pode causar intussuscepção, adenite mesentérica, apendicite

12 GASTROENTERITES DEVIDO AOS CALICIVIRUS

13 CLASSIFICAÇÃO DOS HuCV
NLV (Norovirus) Norovirus Virus Hawaii Virus Snow Mountain Virus Montgomery county Taunton (England) SLV (Sapovirus) Virus Sapporo Virus Manchester Houston/86 London/92

14 GASTROENTERITES DEVIDO A SRSV- NOROVIRUS

15 Norovírus: São os principais causadores de epidemias de gastroenterites severas em adultos, representando dois terços de todas as doenças transmitidas por alimentos contaminados. Seu período de incubação é de 24 a 48h e a doença dura de 24 a 72h. Caracteriza-e por náuseas, vômitos e diarréia intensa. É responsável mundialmente por 37% das epidemias veiculadas por moluscos.

16 Epidemiologia-Norovirus
Distribuição no mundo todo >23 milhões de casos/ano nos E.U.A. Principal causa de epidemias de gastroenterites por águas e alimentos A maioria das pessoas tem infecções a partir dos 4 anos de idade

17 Epidemiologia-Norovirus
Infecções assintomáticas - soroconversão com liberação assintomática de vírus Baixa dose infectante (1 partícula viral) Excreção viral durante a convalescência (mais de 2 semanas) O vírus pode sobreviver em níveis de cloro normalmente utilizados na cloração da água de beber.

18 SINTOMAS CLINICOS Adultos e crianças
Período usual de incubação de aproximadamente 24 h (variando de 12h a 4 dias) Doença com duração curta <3 dias Náusea, vômito, febre, dor de cabeça Cólicas abdominais Diarréia aquosa

19 EPIDEMIAS DE DIARRÉIAS POR NOROVÍRUS DE 1997-2000

20 GASTROENTERITES DEVIDO A ASTROVIRUS HUMANOS

21 ASTROVIRUS - Epidemiologia
Mundo todo Principalmente em crianças <7 anos de idade. Transmissão pessoa-pessoa via fecal-oral Epidemias devido a contaminação fecal de águas e frutos do mar

22


Carregar ppt "VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google