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1 Era da Informação Dados + Informação + Conhecimento Prof. Alexandre Monteiro Recife.

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1 1 Era da Informação Dados + Informação + Conhecimento Prof. Alexandre Monteiro Recife

2 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /gtalk: n Site: n Celular: (81)

3 Roteiro n Era da Informação: contexto histórico n Conceitos sobre Informação

4 PREMISSAS 1. Penso que determinados assuntos conheço mais profundamente do que vocês. 2. Outros assuntos, tenho certeza que vocês conhecem mais profundamente do que eu Ensinagem = ensino + aprendizagem. Aluno e professor têm um aprendizado mútuo, simbiótico, por meio da troca de experiências.

5 PREMISSAS 1. Modalidade em que o aprendiz aprende e constrói seu próprio conhecimento. 2. Capacidade de aprender sozinho. Auto-aprendizagem = próprio + aprendizado Para esse aprendiz, o educador abandona o papel de sábio detentor do conhecimento e assume o de orientador, guia, motivador e provocador de novas questões. *KNOWLES apud GOMES et al., 2002; MAIA; MATAR, 2007

6 Agenda n Contexto Histórico n Revolução da Informação n Design da Informação n Importância da Informação n Sociedade da Informação

7 (Autor Desconhecido) Roma construiu estradas, Inglaterra fabricou barcos, os Estados Unidos desenvolveram armas... Nós gerenciamos informação!

8 Contexto Histórico n Revolução agrícola muda estilo de vida (6.000 a.C. - Grécia) Deixaram de ser nômades e passaram a cultivar cereais e criar vários animais, o seria negociado, gerando comércio. n Revolução Industrial muda estilo de produção (Sec. XVIII - Inglaterra) Troca da manufatura pela máquina, com o trabalhador submetido ao regime de trabalho da máquina. n Revolução da Informação muda a atividade produtiva (Sec. XXI - Mundo) A informação é o bem de valor, é a matéria-prima. O capital intelectual como a nova moeda.

9 Contexto Histórico n Revolução agrícola n Revolução Industrial n Revolução da Informação

10 Revolução da Informação n Será que estamos passando pela primeira vez por uma revolução da informação?

11 Revolução da Informação n 1ª Revolução da Informação: invenção da escrita há anos na Mesopotâmia. n 2ª Revolução da Informação: invenção do livro escrito, primeiro na China e depois na Grécia. n 3ª Revolução da Informação: invenção da prensa de Gutemberg e da gravura, entre 1450 e n 4ª Revolução da Informação: invenção do PC em 1974, estava centralizada nos dados - sua coleta, transmissão, análise e apresentação. Focada na “TI” (Tecnologia da Informação). n Próxima Revolução da Informação: não é uma revolução na tecnologia, nas máquinas ou no software. É uma revolução de conceitos, onde o significado da informação e o seu propósito são o foco.

12 Revolução da Informação 1ª:2ª: n 3ª: 4ª: Próxima:

13 Revolução da Informação n Revolução Industrial Foco no Produto Máquina dita trabalho Valorização do Novato Demissão (RH Perde) Mão-de-obra Gerente Autoritário Autoritarismo Ascensão Lenta n Revolução da Informação Foco nas Pessoas Pessoa dita trabalho Valorização do Veterano Demissão (Cia Perde) Capital Intelectual Líder Exemplar Empowerment Ascensão Rápida

14 Revolução da Informação n Muitos acreditam que a presente revolução da informação é improcedente, seja por sua capacidade de reduzir custos ou pela velocidade e intensidade com que ocorre. Essas crenças são simplesmente absurdas, vejamos: “Na época em que Gutenberg inventou a prensa havia uma indústria de informação substancial na Europa. Ela foi provavelmente a maior empregadora da época. Consistia amplamente de milhares de monastérios, muito dos quais abrigavam centenas de monges altamente competentes. Cada monge trabalhava desde o alvorecer até o pôr-do-sol, seis dias por semana, copiando livros à mão. Um monge bem treinado e dedicado podia fazer quatro páginas por dia ou 25 páginas durante uma semana de seis dias. Produziria anualmente entre 1200 e 1300 páginas escritas à mão. Cinqüenta anos mais tarde, por volta de 1500, os monges tinham ficado desempregados. Esses monges foram substituídos por um número pequeno de simples artesãos. A recente classe de "tipógrafos", totalizando talvez 1000 indivíduos, espalhou-se pela Europa.” por Peter Drucker Exame, 26/08/98

15 Revolução da Informação “As reduções de custos e preços da terceira revolução da informação eram tão grandes quanto as da presente - a quarta revolução da informação. E assim foram a velocidade e a extensão em que ela se espalhou. Tão importante quanto a redução em custos e a velocidade de distribuição da nova tecnologia de impressão foi seu impacto no que a informação pudesse significar. Os primeiros livros impressos eram escritos em latim e ainda tinham os mesmos tópicos que os monges haviam escrito anteriormente à mão: tratados religiosos e filosóficos. Mas, apenas 20 anos após a invenção de Gutenberg, livros de autores contemporâneos começaram a emergir, apesar de ainda aparecerem em latim. Mais 10 anos e os livros eram impressos não somente em grego e hebraico, mas também, numa quantidade crescente, primeiro em inglês, depois nas outras línguas européias. Em pouco tempo, a revolução da imprensa também mudou as instituições incluindo o sistema educacional. Nas décadas que se seguiram, universidade após universidade foram sendo fundadas na Europa. Mas, diferentemente das primeiras, elas não foram desenvolvidas para o clero ou para o estudo da Teologia. Elas foram construídas para os leigos: Direito, Medicina, Matemática, Filosofia Natural (Ciência).” Peter Drucker Exame, 26/08/98

16 Revolução da Informação n Lições importantes da 3ª Revolução: Fortunas dos primeiros especialistas; Criação de uma nova classe os “tipógrafos”; Livro(informação) vira um grande negócio e as editoras transformam tipógrafos em meros artesãos. Teve impacto na igreja e universidades; n Conjuntura semelhante a atual; n Informação mudando os negócios;

17 Significado de Informação n É importância compreendermos “Informação” n Deriva do latim e significa um processo de comunicação (Zhang, 1988). n Informação é um processo que visa o conhecimento. n Informação é tudo o que reduz a incerteza. n Informação é um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele. (Zorrinho, 1995)

18 Significado de Informação n Visão mais computacional da informação: “informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.” Wikipédia

19 Significado de Informação n O conceito de informação está intimamente ligado às noções de: Restrição; Comunicação; Controle; Dados; Forma; Instrução; Conhecimento; Significado; Estímulo; Padrão; Percepção e; Representação de conhecimento.

20 Significado de Informação n Em especial, informação está ligada as palavras “dados” e “conhecimento”, uma vez que elas se complementam. n Desta relação surgiram estudos sobre o Design da Informação

21 Design da Informação n Shedroff, (2001) criou um diagrama para relacionarmos: dados, informações, conhecimento e sabedoria. n Informações nos estimulam ao entendimento e percepção de tudo o que está ao nosso redor; n Informações promovem experiências que ampliam nosso conhecimento, e que no decorrer do tempo transformam-se em sabedoria.

22 Design da Informação

23 Dados n “Dados não são informação”, afirma Shedroff. n Apesar dos dados estão em todos os lugares; n Produzem, muitas vezes, o que chamamos de poluição informacional; n Dados só são percebidos e levados em consideração, quando possuem uma audiência, ou alguém que os interprete, transformando-os em informação.

24 Dados n DADOS puros não servem para NADA. n Dados sem um contexto, não agregam valor, não auferem resultados. n Os dados não estão separados da estrutura, são complementares. n Assim, informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados.

25 Exemplo: Dados vs Informação n O que siginificam os dados abaixo? Rui Barbosa 51 CD CPF: RG: Edifício No Prédio Centro de Distribuição

26 Informação n A informação é o começo do significado. n Ela está ligada ao contexto onde está inserida, juntamente com sua organização e apresentação. n Shedroff (2001) afirma que “todos nós criamos informação em algum nível, mesmo que muitas vezes façamos isso sem perceber”.

27 Informação n A informação também pode gerar experiências positivas, quando conseguimos ser compreendidos, mas também frustração quando isso não ocorre; n Somos produtores de informação, assim como também somos consumidores; n Informação está associada a comunicação;

28 Informação n Informação advêm de experiências vividas; n Informação vêm do que nossos sentidos podem captar. n Assim como para haver informação tem de haver uma relação, sem relação só temos dados. n Contexto é a relação entre o texto com informação e a situação em que ele ocorre, o que nos leva a um conhecimento.

29 Ex: Informação vs Conhecimento n O que siginificam os dados abaixo? Gilberto Silva Rui Barbosa 51 CD n Contexto: Ficha de Admissão de Funcionário no Centro de Distribuição I da RM Express. CPF: RG: Rua Número Lotação: Centro de Distribuição I RM Express Nome Funcionário

30 Conhecimento n O conhecimento é cada vez mais pessoal; n Se processa em nossa mente n Ajuda a definir e entender a informação. n O conhecimento está fundamentado em nossos contextos pessoais, cultura, informações que construíram o nosso conhecimento prévio (experiências).

31 Conhecimento n A informação que é veiculada, distribuída e divulgada, pode ser criada e detectada pelas massas (que conseguem compreendê-la). n Já o conhecimento é pessoal; n Está baseado em um contexto que vai do global para o local, e do local para o pessoal.

32 Conhecimento n Mesmo sendo pessoal, o conhecimento pode ser compartilhado. n “A medida que se torna mais pessoal, o conhecimento não pode ser formalmente compartilhado (acaba por tornar-se sabedoria)”. Shedroff (2001) n As percepções, experiências e o tempo são fatores primordiais para alcançarmos a sabedoria através do conhecimento.

33 Sabedoria n A sabedoria não pode ser criada, como os dados ou as informações n Não pode ser compartilhada com outras pessoas, como o conhecimento. n O contexto para alcançar a sabedoria se torna tão pessoal que passa a ser quase exclusivo em nossas mentes. n Pessoas diferentes possuem sabedoria peculiares de acordo com suas experiências.

34 Sabedoria n Segundo Shedroff (2001): “...requer não somente a base do conhecimento e as oportunidades de experiência que ajudam a criar a sabedoria, mas também os processos de introspecção, retrospecção, interpretação e contemplação”.

35 Sabedoria n A sabedoria pode ser valorizada nas outras pessoas, mas somente nós conseguiremos obtê-la para nós mesmos. n A sabedoria aprofunda a experiência do gestor, do líder; desta forma, crianças podem ter dificuldades de realizar experiências nas quais não possuem nem conhecimento, e muito menos sabedoria para usufruí-las.

36 Sabedoria Pessoal, mas compartilhado Pessoal, mas não compartilhado SABEDORIA

37 Sabedoria vs. Realidade n Hoje o Ser Humano é Instantâneo. n Para quando queremos a informação? 72 horas 48 horas 36 horas 24 horas 1 hora 30 min imediatamente?

38 Verificação de Aprendizado n A atual Revolução da Informação é algo inédito? n Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria, têm mesmo significado? n Qual a relevância dos dados em si?

39 A importância da Informação n A informação precisa ser entendida como um ativo. n É a matéria-prima da nova economia. n É o bem econômico mais valioso do momento. n Informação não se comporta como os outros bens tangíveis de antigamente. n É expansível, quanto mais usamos mais ela aumenta.

40 A importância da Informação n A informação se aperfeiçoa com o uso. n Melhora a cada vez que é disseminada. n É difusiva, não conseguimos guardá-la, ela vaza. n Quanto mais importante, mais elaborada, mais é disseminada. n Informação substitui tudo, até mão-de-obra.

41 A importância da Informação n Quem manipula dinheiro vivo hoje? Cartões; Ações; Transferências; n O dinheiro existe? Ou o que existe é Informação?

42 A importância da Informação n Informação não precisa de lugar físico para guardar. Nem bancos; Nem contêineres; Nem cofres n Não precisa ser transportada, uma vez que os transporte são muito lentos para ela. n Desconhece fronteiras físicas, sociais, culturais, sexuais, reais e imaginárias.

43 A importância da Informação n Transita numa velocidade enorme, atravessando o mundo instantaneamente. n Não precisa de passaporte, nem visto. n Não admite ser trocada, apenas partilhada. n Quando alguém adquire, ambos ganham (Relação de ganha-ganha) n Quanto mais se vende mais se tem.

44 A importância da Informação n Quanta mais restrita mais cara. n Quanto mais disseminada mais barata. n Informação nova toma o lugar da anterior em termos de importância, mas ambas coexistem. n Vejamos agora ao vídeo: Vejamos agora ao vídeo:

45 Paradigma Informacional n Diz-se que: na atualidade o conhecimento e a informação, são a base para tudo o que há. vivemos na Era da Informação e do Conhecimento. (falaremos mais tarde) nada pode funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionado. pessoas e organizações – públicas e privadas – dependem da informação em seus processos decisórios.

46 A importância da Informação n A informação tornou-se uma necessidade crescente para qualquer setor da atividade humana. n É indispensável mesmo que a sua procura não seja sistemática, mas resultante apenas de decisões casuísticas e/ou intuitivas. n Uma instituição em atividade, pública ou privada, é um sistema aberto e interativo.

47 A importância da Informação n A quantidade de informação que nos rodeia, seja no ambiente de trabalho ou em nossas vidas pessoais, é enorme.

48 A importância da Informação n Os órgãos estão rodeadas de um meio envolvente bastante turbulento. n Os gestores apercebem-se de que, em alguns casos, a mudança é a única constante. n Mudança geram novas informações. n O volume de informação a ser gerenciada torna-se enorme. Isso possibilita/ajuda a tomada de decisões, mas constitui uma ameaça para a melhor decisão.

49 A importância da Informação n Os indivíduos precisam estar bem informados e conhecer o mundo que os rodeia. n Gestores necessitam de funcionários mais bem preparados. n O aumento da complexidade e intensidade dos projetos exige cada vez mais de gestores e colaboradores. n A fonte de consulta da informação vem de todo o mundo.

50 A importância da Informação n Drucker defende o princípio da informação como a base e a razão para um novo tipo de gestão; A curto prazo há a perspectiva de troca do binômio capital/trabalho pelo binômio informação/conhecimento; Serão fatores determinantes no sucesso de todo e qualquer ramo que a envolva. n Caminha-se para a sociedade do saber, onde o valor da informação tende a suplantar a importância do capital, mas gerando capital.

51 A importância da Informação n O conhecimento adquirido pelo know- how/experiência, deixa de ser suficiente. n Cada vez mais a atualização se apresenta como um fator crítico de sucesso; n O novo está ficando velho numa velocidade muito maior. n Portanto, atualize-se!!!

52 Velocidade da Informação Fonte Imagem:

53 Celulares – Última Década (2000) Fonte Imagem: 85 MHz Processador Memória 2GB 64MB Memória Interna 2.4GHz Processador 32GB flash memory 512MB Memória Interna

54 iPhone – 3 anos n O iPhone, popular telefone celular multimídia da Apple, foi eleito a melhor invenção de 2007 (03/11/2007), segundo a revista americana "Time".

55 Oferta x Demanda

56 A importância da Informação n Weitzen (1991) criou o termo infoempresário; n Designa a nova geração de empreendedores que surge na Era da Informação; n Define-o como a pessoa que: coleta, organiza e; dissemina informações como empreendimento comercial ou como serviço de valor.

57 A importância da Informação n Diante da notória visibilidade atual da informação as instituições deverão: reestruturar a organização em torno da informação; ter conjugação coerente de tempo, perícia e esforços que garantam uma seleção de informação adequada e uma otimização da sua utilização. dar lugar a Gestão da Informação; apoiar-se nas tecnologias inerentes, como fonte de vantagem competitiva, na tentativa de garantir o mais alto padrão de excelência que se deseje obter.

58 Volume de Informação

59 Volume da Informação n Segundo Richard S. Wurman “Uma edição do The New York Times em um dia da semana contém mais informações do que um mortal comum poderia receber durante toda a vida na Inglaterra no século XVII; nos últimos 30 anos produziu-se um volume maior de informações novas do que nos anos precedentes.”

60 Volume da Informação n Por esta razão, diz-se que “A informação é ‘moeda’ de nosso tempo, e a velocidade de mudanças é a ‘taxa de inflação’. Quanto mais alta for essa taxa, mais rapidamente essa moeda perde seu valor. A reciclagem nada mais é do que a ‘correção monetária’ do ativo conceitual ‘depositado’ nos ‘bancos’ de memória humanos". Sérgio Biagi Gregório

61 Volume da Informação - Internet n Internet tem a função de permitir acesso e a partilha de informação. n Preocupado em absorver e suportar o volume informacional tornou-se um espaço: Caoticamente desorganizado. Desregulamentada; Descentralizada; Aberta Não-hierarquica Interativa (remodela o fluxo da informação) Promove Inteligência Coletiva (Lévy, 1999) Tecnodemocratização (Lévy, 1999)

62 Volume da Informação - Internet n Constatamos o crescimento exponencial da Internet; n Em princípio pareceu positivo, mas…; n O excesso de informação parece ser pior que a falta. n Segundo Bawden (2001): “um usuário ao efetuar uma pesquisa na internet, tende a ficar mais frustrado pelo excesso de ‘respostas’ do que pela falta delas. Isso porque o excesso de informação não representa uma solução, mas um problema: A DESINFORMAÇÃO.”

63 Volume de Acessos n Abaixo temos um estudo sobre o crescimento do acesso a informação por um ÙNICO visitante.

64 Credibilidade da Informação n Direito e Dever da Informação: “devem estar alicerçados na verdade, da verdade descoberta e da verdade a descobrir.” n Livros, jornais, e meios de comunicação de massa podem transmitir tanto a verdade quanto o erro. n Por isso, a máxima: "Nada transmitir de falso e nada omitir de verdadeiro".

65 Credibilidade da Informação n Grande quantidade de fontes; n Fontes de informação pouco confiáveis; n Informações produzidas por autores “anônimos” aumentam espantosamente. n A credibilidade perpassa por três palavras: autoridade; popularidade e; reputação n A credibilidade tem o dom de fidelizar.

66 Credibilidade da Informação n Não se deve confiar em informações de blogs, twiters, sites, fóruns e demais meios na web; n Tente recorrer a fontes confiáveis, ou que ao menos tenha histórico de credibilidade;

67 Credibilidade da Informação n Não divulgar informação sem antes averiguar a fidelidade da informação; n Citar sempre as referências de todas as fontes; n Livros, artigos científicos e documentos oficiais, normalmente são fontes credíveis de consulta.

68 Onde está a Informação? n A informação está em todos os lugares, em todas as partes, disponíveis para gerar conhecimento útil: no passado, no presente, no futuro; no que aprendemos nas escolas, faculdades e cursos; no que vemos, no que ouvimos, no que sentimos, no que pensamos, no que pegamos, no que cheiramos; em nós, nós outros, nas coisas, em nosso cotidiano; em nossa vida, nas enciclopédias e ultimamente na internet. n Todo esse conhecimento está e veio de fato da cabeça das pessoas; Apenas usa-se os meios virtuais e digitais como repositório de informações das mais variadas, disponibilizadas para todo o mundo e em constante crescimento.

69 Verificação de Aprendizado n Qual a importância da informação no atual cenário? n O volume de informação cresce linearmente na nova sociedade? n Onde está a informação? n A informação disponível está organizada? n Todas as informações disponíveis são confiáveis? Geram conhecimento? n E a os critérios de escolha das fontes de informação?

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