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Formação Técnica em Administração de Empresas Maria do Carmo Calado FTAD.

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração de Empresas Maria do Carmo Calado FTAD."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração de Empresas Maria do Carmo Calado FTAD

2 Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade Os sistemas de produção do início da Era Industrial é muito diferente dos que vivemos hoje. Os sistemas de produção do início da Era Industrial é muito diferente dos que vivemos hoje. Fatos históricos: Livro A Riqueza das Nações (Adan Smith) Livro A Riqueza das Nações (Adan Smith) Revolução Industrial Revolução Industrial

3 Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade Os artesãos Os artesãos funcionaram como verdadeiros laboratórios para o surgimento dos conceitos de gestão e de qualidade que se disseminaram no século XX.

4 Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade Era da Inspeção – encontrar defeitos/reativa; Era da Inspeção – encontrar defeitos/reativa; Era do Controle Estatístico do Processo – CEP - Engenharia da Qualidade; Era do Controle Estatístico do Processo – CEP - Engenharia da Qualidade; Era da Qualidade Total – Sistemas de Gestão da Qualidade, para gerir, garantir e promover a melhoria contínua. Era da Qualidade Total – Sistemas de Gestão da Qualidade, para gerir, garantir e promover a melhoria contínua.

5 A Era da Qualidade Total A Era da Qualidade Total Conceitos da Qualidade (Deming, Ishikawa, Feingenbaum, Juran, Crosby, Falconi e ISO). Conceitos da Qualidade (Deming, Ishikawa, Feingenbaum, Juran, Crosby, Falconi e ISO). Dimensões da Qualidade – aspectos objetivos (processo), aspectos subjetivos. Dimensões da Qualidade – aspectos objetivos (processo), aspectos subjetivos.

6 A Era da Qualidade Total Total Quality Control – TQC: Superar as expectativas do cliente; Total Quality Control – TQC: Superar as expectativas do cliente; Qualidade em serviços – intangível, heterogêneo, inseparável; Qualidade em serviços – intangível, heterogêneo, inseparável; Importância da Qualidade – Organizações, Profissionais, Sociedade Importância da Qualidade – Organizações, Profissionais, Sociedade

7 A Era da Qualidade Total As 7 ferramentas da Qualidade: Gráfico de Pareto Gráfico de Pareto Histograma Histograma Diagrama de Causa e Efeito Diagrama de Causa e Efeito Folha de Verificação Folha de Verificação Diagrama de Dispersão Diagrama de Dispersão Fluxograma Fluxograma Gráfico ou Carta de Controle Gráfico ou Carta de Controle

8 Surgimento e importância das Normas ISO A International Organization for Standar dization – ISO nasceu da união: da ISA - da ISA - Federação Internacional das Associações Nacionais de Normatização. e do UNSCC - e do UNSCC - Comitê Coordenador de Normas das Nações Unidas. A ISO é a maior Organização do Mundo em desenvolvimento de normas A ISO é a maior Organização do Mundo em desenvolvimento de normas

9 Surgimento e importância das Normas ISO Em 1987 foram aprovadas as 5 normas ISO 9000, como resultado dos trabalhos do TC-176 que trata da Gestão e Garantia da Qualidade.

10 Surgimento e importância das Normas ISO As normas ISO 9000 visam disciplinar os sistemas operacionais e gerenciais a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados. As normas ISO 9000 visam disciplinar os sistemas operacionais e gerenciais a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados.

11 Sistema Brasileiro de Certificação SBC O SBC, para o Brasil, significa um poderoso instrumento para: Desenvolvimento industrial; Desenvolvimento industrial; Incremento das exportações; Incremento das exportações; Defesa do consumidor. Defesa do consumidor.

12 Sistema Brasileiro de Certificação SBC SINMETRO – Sistema Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial; SINMETRO – Sistema Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial; CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial; CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial;

13 Sistema Brasileiro de Certificação SBC INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualaidade Industrial; INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualaidade Industrial; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; FNQ – Fundação Nacional da Qualidade FNQ – Fundação Nacional da Qualidade (PNQ) (PNQ)

14 Processo de Certificação no Brasil Tem como referência normativa a ISO Tem como referência normativa a ISO As certificações são concedidas pelos organismos certificadores, acreditados pelo INMETRO. As certificações são concedidas pelos organismos certificadores, acreditados pelo INMETRO.

15 Processo de Certificação no Brasil A ABNT NBR 9001:2008 prevê: Política da Qualidade Política da Qualidade Garantia da Qualidade Garantia da Qualidade Melhoria da Qualidade Melhoria da Qualidade Objetivos da Qualidade Objetivos da Qualidade Controle de Processos Controle de Processos Controle Total da Qualidade - TQC Controle Total da Qualidade - TQC

16 Processo de Certificação no Brasil TQC –Total Quality Control - ênfase na visão sistêmica dos processos. TQC –Total Quality Control - ênfase na visão sistêmica dos processos. TQM – Total Quality Manangement – ênfase na filosofia ou cultura da Qualidade. TQM – Total Quality Manangement – ênfase na filosofia ou cultura da Qualidade.Ferramentas: Ciclo PDCA Ciclo PDCA 5S 5S

17 Gestão Estratégica da Qualidade A Qualidade envolve todos os processos operacionais e gerenciais e passa a ser responsabilidade de todos os que fazem parte das Organizações. A Qualidade envolve todos os processos operacionais e gerenciais e passa a ser responsabilidade de todos os que fazem parte das Organizações. As estratégias são fundamentais para um posicionamento competitivo das Organizações e sua sobrevivência no mercado. As estratégias são fundamentais para um posicionamento competitivo das Organizações e sua sobrevivência no mercado.

18 Gestão Estratégica da Qualidade A definição das estratégias requer a definição: Da Missão Da Missão Da Visão Da Visão Dos Valores Dos Valores Dos Objetivos Dos Objetivos Das Metas Das Metas

19 Gestão Estratégica da Qualidade Ferramentas para definição de Estratégias: Matriz Estratégica FOFA Matriz Estratégica FOFA Brainstorming Brainstorming 4Q1POC 4Q1POC Matriz de Preferência Matriz de Preferência

20 O Profissional de Qualidade Formação – Conhecimento de conceitos e ferramentas; Comprometimento – com a missão, visão e valores da Organização; Participação – busca de soluções e geração de ideias; Responsabilidade – pelo próprio trabalho (autogestão).

21 Obrigada! Tenham muito sucesso Ajam com Qualidade Mantenham seus sonhos Sejam felizes.

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