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IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento.

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Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Neste livro, refletiremos sobre os principais assuntos encontrados nos cinco primeiros livros de nossa bíblia: Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.  Estudaremos 4 unidades:  Unidade I – Um começo especial  Unidade II – Um povo especial  Unidade III – Um espaço especial  Unidade IV – Um culto especial

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 – A Relação do Pentateuco com o Antigo Testamento  O conjunto de livros do Antigo Testamento foi organizado em quatro seções temáticas: Lei, História, Poesia e Profecia. Observe que a Lei, que é o nosso foco, aparece na parte inicial do Antigo Testamento, fazendo a abertura das Escrituras.  1.2 – Considerações gerais sobre o Pentateuco  Gêneses (começo) o livro que relata a criação; Êxodo (saída) o livro que registra o maior fato histórico dos hebreus: a saída do Egito; Levítico (dos levitas) o texto que dá orientações aos sacerdotes; Números (censo) àquele cuja ênfase está na contagem do povo; Deuteronômio (segunda Lei) o texto no qual está registrada a palavra de Moisés à segunda Geração.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3 – A importância da Torá na expressão religiosa do Antigo Testamento  Todas as dimensões da vida judaica havia um tom daquilo que era contado ou prescrito na lei.  Era intenção de Deus que a comunidade israelita se tornasse um modelo para as demais comunidades no que se refere ao culto, à postura ética, aos compromissos sociais, ao modo de estruturar a família, ao jeito de administrar o dinheiro, à política e ao cuidado com a saúde.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Esses fatos vão desde a preparação da “estrutura” pelo Senhor Criador para a chegada da humanidade, criação do céu e da terra (Gn 1.1), até o momento em que se tornaram visíveis os resultados funestos da desobediência dos primeiros habitantes da terra (Gn 5).  2.1 – A criação do universo e do homem  Nossa capacidade de investigação não dá conta de perceber a magnitude da criação do universo e da existência da vida, por isso, trataremos desse assunto observando três aspectos específicos: a pessoa do Criador, a criação do universo e, por fim, a criação do homem.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O Senhor Criador  O criador é um Deus racional que pensa antes de suas ações, que age com planejamento e ordem e que tem propósitos bem definidos. Ele fez a terra para produzir; fez os animais, plantas e peixes para sustentar o homem; e fez o homem para cuidar da terra. Prova dessa capacidade de Deus é que em sua criação tudo ocorre com cuidado, atenção e apreciação.  O Universo e a Terra  O universo e a terra foram feitos antes que o homem fosse criado (Gn 1.27). O criador preparou a estrutura depois o homem para realizar o Seu propósito.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A obra- prima: O homem  O homem é considerado a coroa da criação, não por ter sido o último a ser criado, mas pelo grau de importância no contexto de toda a obra de Deus.  2.2- Tentação e Queda: O momento da desintegração  A tentação deveria ter sido uma oportunidade relevante para eles crescerem em santidade e dedicação pessoal ao Senhor, pois se crê que o Criador ao fazê-lo sua imagem, investiu na criatura um capacidade espiritual que poderia assegurar-lhe um relacionamento correto com o Todo Poderoso. Porém, ao contrario do que poderia ter sido, o homem, influenciado por Satanás, inimigo de Deus, abriu mão dessa possibilidade e resolveu percorrer o caminho da desobediência.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  As Escrituras Sagradas nos revelam que o Juízo de Deus foi sempre um ato para o recomeço, para a reconstrução e para a retomada de seu projeto inicial.  3.1 – O Dilúvio: A Primeira grande catástrofe natural da história  Dessa catástrofe, sobreviveram apenas Noé e sua família, oito pessoas que, obedecendo a voz de Deus, abrigaram-se dentro de uma “Arca”, uma grande embarcação.  – Como ocorreu o Dilúvio  40 dias, inundação de toda a terra; 150 dias, permanência das águas sobre a terra; mais 150 dias, diminuição das águas; nos outros 40 dias, houve o envio de um pássaro; 7 dias depois, o envio de uma pomba e o retorno dessa com uma folha e Noé demorou ainda uma semana para sair da arca.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – Os resultados do Dilúvio para a humanidade  O Dilúvio tornou-se modelo da ação divina, tanto no modo de castigar o pecador por sua insistência no pecado e falta de quebrantamento, quanto na maneira de recompensar aquele que é piedoso.  3.2 – A torre de Babel e o surgimento das Etnias  A população da Terra cresceu e formou três grupos distintos a partir dos três filhos de Noé: Sem: Elamitas, Assírios, Caldeus, Arameus e Hebreus. Cam: Líbia, Egito, Etiópia, Canaã e Comunidades Árabes. Jafé: Celtas, Citas, Medos, Persas e Gregos.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – Babel e Pentecostes  Babel e Pentecostes, embora sejam acontecimentos bastante distintos, apresentam um ponto em comum, o fenômeno lingüístico (Gn 12 e At 2).

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Os patriarcas, Abraão e Isaque, as primeiras pessoas a serem usadas por Deus para a formação da importante nação de Israel.  4.1 – Abraão, o amigo de Deus  Por volta de a.C., em Ur dos caldeus, uma das mais prósperas cidades da Mesopotâmia, hoje sul do Iraque, teve início a intrigante e significativa história dos hebreus. Abraão, cujo nome significa pai de uma grande nação, foi chamada por Deus.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – A fé de Abraão  Abraão foi um homem que teve uma vida dedicada a crer em Deus, a obedecer-lhe e a relacionar-se com Ele.  4.2 – Isaque, o filho da promessa  Isaque foi o personagem importante na construção da base progenitora da nação de Israel.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – Alguns desafios  Abraão e Isaque, enfrentaram alguns desafios, que, direta ou indiretamente, solidificaram sua fé e o levaram para mais perto da promessa feita a ele por Deus.

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Nesse capítulo, observaremos a importância de Jacó e seu filho José para a solidificação do plano feito por Deus.  5.1- A luta de Jacó com Deus e com os homens  Jacó é dos personagens da Antigo Testamento cuja história é uma das mais tumultuadas.  – A experiência familiar de Jacó  História marcada por profundas experiências com Deus.

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – Os altares na experiência espiritual de Jacó  Esses altares transformavam-se em pontos de adoração coletiva e centros de decisões nacionais a partir de experiências especiais marcadas pela presença de Deus.  – Betel  O primeiro altar, cujo significado é casa de Deus, está intimamente ligado à fuga da presença do furioso Esaú.  – Peniel  O segundo altar, cujo significado é a face de Deus. Jacó estava retornando ao seu antigo lar, Canaã.

17 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – El-Betel  O terceiro e ultimo altar, que retrata uma espiritualidade mais amadurecida.  5.2 – José, um homem de fidelidade e obediência  O José é lembrado em pregações e estudos, não por erros ou deficiências, mas por seu caráter forjado em meios a grandes desafios.  A trajetória da humilhação  A primeira fase da vida desse herói, foi marcada por muitos desafios e sofrimentos, incompreensões, perseguições e humilhações.

18 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – Reconhecimento e exaltação  A segunda fase da vida de José foi marcada por ascensão e destaque.  – A chegada de José ao governo  A chegada de José ao governo aconteceu de forma sobrenatural, pois o próprio Deus, com sua sabedoria, foi conduzido a situação.  – A reconciliação  José aproveitou o momento para dizer-lhes que não existia amargura ou ressentimento, mas que Deus o tinha conduzido por caminhos difíceis.


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