A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hortaliças não-convencionais E sua importância para população.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hortaliças não-convencionais E sua importância para população."— Transcrição da apresentação:

1 Hortaliças não-convencionais E sua importância para população

2 O que são hortaliças não-convencionais ?

3 Definição : São plantas de suma importância para o fornecimento de vitaminas,sais minerais e fibras, com algumas delas também servindo como fonte de carboidratos e proteínas.

4 Onde ocorre o maior cultivo ? Ocorre no estado de Minas Gerais. Com projetos que visam resgatar culturas antigas do cultivo das hortaliças não – convencionais. O Trabalho de resgate destas hortaliças é fundamental para que se evite o processo de extinção de algumas espécies.Como araruta,mangarito e jacatupé plantas quase desconhecidas atualmente.

5 Imagens de algumas Hortaliças Não – Convencionais Araruta: Uso tradicional na forma do polvilho extraído das raízes (rizomas). O polvilho seco e peneirado e usado para fazer bolos, biscoitos e mingau. Também engrossa molhos, cremes e sopas. Mangarito é como se chama as raízes ( tubérculos) de uma planta da família das Aráceas, gênero Xantossoma, nativa da América Central e atualmente cultivada em regiões tropicais. É muito rico em amidos e muito utilizado na alimentação humana. A planta é conhe- cida como taioba, mangará-mirim, mangarito, mangarás e suas folhas também são comestíveis. As espécies mais comuns são: Xantossoma Sagitifolium e Xantossoma Vio- laceum.

6 Influência na população Porque devemos consumir ? O Consumo de hortaliças de modo geral, convencionais ou não convencionais, traz vários benefícios por serem leves e de fácil digestão.

7 Como mudar nossos hábitos Alimentares ? A alimentação balanceada é a chave para uma vida saudável e isso todo mundo sabe,no entanto, sabemos que mudar os hábitos alimentares não é fácil.Comer bem não está ligado apenas á quantidade, mais sim á qualidade nutricional dos alimentos ingeridos

8 Alimentação dos jovens de hoje Atualmente com a expansão dos fast food,as crianças e adolescentes não consumem mais frutas legumes e verduras,adaptando por alimentos mais práticos e calóricos. E normalmente cheio de açúcares e sódio e pouco nutrientes. Os jovens comem muitos alimentos industrializados (salgadinhos,lanches,biscoitos,refrigerantes,chocolates e sanduiches) e com isto acabam prejudicando sua saúde, pelo excesso de sódio, corantes e açúcares contidos nos alimentos.

9 Exemplos de lanches calóricos

10 Alimentação com hortaliças não- convencionais : Biscoito de Araruta Assado Ingredientes 1 kg de polvilho de araruta 1 copo de óleo de canola 1 copo de água Sal 10 ovos inteiros Modo de preparo Ferva o óleo, o sal e a água e escalde o polvilho. Deixe esfriar e coloque os ovos, amasse até formar uma massa lisa. Coloque em um saco plástico e faça um pequeno corte na ponta, esprema a massa na fôrma, modelando os biscoitos. Leve ao forno, 300 °C, por aproximadamente 30 minutos.

11 Analise química em 100g Hortaliças- Não Convencion ais P (mg)Ferro (mg) VIT A (mg) VIT B1 (mg) VIT B2 (mg) Niacina (mg) VIT C (mg) Taioba49,02,00300,00,170,350,8011,0 Ora-Pró- Nóblis 32,03,60250,00,020,100,5023,0 Caruru103,08,90953,00,050,4212,264,0 Jambu41,04,00392,00,030,2116,0 Serralha36,03,10480,00,070,120,605,0 Vinagreira93,04,80689,00,170,451,205,4

12 Papel do Enfermeiro Educar a população : Realizar palestras que visem o baixo custo,os benefícios e conhecimento destas hortaliças não- convencionais. Conscientizar o paciente sobre a importância do consumo. Realizar praticas educativas em saúde.

13 Conclusão Com a realização deste trabalho, observou-se que o consumo das hortaliças não-convencionais ocorre em pouca quantidade em nosso pais, e suas origens ainda são desconhecidas pela sociedade atual. Diante disso podem ser adotadas medidas que visem o aumento do consumo, como atividades educativas, conscientização sobre o valor nutricional,e a elaboração de receitas alternativas entre outros.

14 Referências Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (Mapa). Embrapa Hortaliças. Projeto de Resgate de Hortaliças Não- Convencionais (Tradicionais )

15 Realização : Aline Da Silva Xavier Lucinete Marta Calixta Santana Costa Naiara Nábia Ferreira Muniz Sirlei Soares De Oliveira


Carregar ppt "Hortaliças não-convencionais E sua importância para população."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google