A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de computadores I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de computadores I"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores I
Modelo IEEE 802 Prof: Diovani Milhorim

2 Modelo IEEE 802 O Comitê 802 do IEEE, "Institute of Electrical and Electronics Engineers“ dos Estados Unidos, desenvolveu e publicou uma série de normas para redes locais (LANs) e Metropolitanas (MANs) que foram adotadas mundialmente inclusive pela ISO (International Organization for Standardization).

3 Modelo IEEE 802 Os protocolos IEEE 802 correspondem à camada física e à camada Enlace de dados do modelo ISO/OSI, largamente adotado na interconexão de sistemas abertos, porém dividem a camada de enlace em duas subcamadas

4 Modelo IEEE 802

5 Modelo IEEE 802

6 Modelo IEEE 802 Subcamada de enlace Lógico (LLC)
A camada LLC especifica os mecanismos para endereçamento e conexões das estações conectadas ao meio, a geração de quadros e mensagens, controla a troca de dados entre os usuários da rede e também controla erros    Esta subcamada define os service access points (SAPs). O protocolo HDLC (high-level data link control) é a base para operação e formato deste padrão.

7 Modelo IEEE 802 Subcamada de enlace Lógico (LLC)
Provê serviço de comunicação de quadros. Controle de erros Controle de fluxo

8 Modelo IEEE 802 Camada MAC do padrão 802
A camada MAC difere conforme o padrão IEEE 802 utilizado e permite que os dispositivos compartilhem a capacidade de transmissão de uma rede.  Também tem controle do acesso ao meio de transmissão e detecção de colisões.  Esta subcamada mantém uma tabela dos endereços físicos dos dispositivos.  Cada dispositivo será atribuído e deverá ter um endereço MAC exclusivo se o dispositivo for participar da rede.

9 Modelo IEEE 802 Camada Física do padrão 802
Composta pelos meios físicos para a transmissão dos dados, que podem ser Fios, Fibra ou Sem Fio. A IEEE 802 apresenta várias opções de MAC, associadas a vários meios físicos, como:

10 Modelo IEEE 802 Subcamada Física
Provê serviços de transmissão e recepção de bits Interfaces elétrica e mecânicas. Características de sincronização Especificação do meio de transmissão.

11 Modelo IEEE 802 Um exemplo de utilização do modelo Ieee 802 é encontrado no protocolo HDLC (high-level data link control) que atua na camada 2 deste modelo.

12 Modelo IEEE 802 HDLC - Subcamada de enlace Lógico (LLC)
Dsap : destination service acess point - endereço Ssap : source service acess point - endereço Control : comandos ( controle de fluxo e erro)

13 Modelo IEEE 802 HDLC - Subcamada de enlace Lógico (LLC)
Código Comando Descrição 00 RR “Receiver Ready”, é um ACK que indica que o receptor se encontra pronto a receber mais tramas (“stop & wait”). 10 RNR “Receiver Not Ready”, é um ACK que indica que o receptor não se encontra pronto a receber mais tramas (“stop & wait”). 01 REJ “Reject”, é um NAK do modo “go-back-n” 11 SREJ “Selective Reject”, é um NAK do modo “selective-repeat”

14 Modelo IEEE 802 O HDLC é uma especificação do nível 2 do MR-OSI com grande utilização e que inclui diversas variantes, utiliza a transmissão síncrona de tramas, orientada por bit. Existem três tipos de nós: * Primários: controlam a ligação e emitem comandos sob a forma de tramas * Secundários: estão sob o controlo do nó primário, emitindo as respostas aos comandos solicitados. Quando existe mais do que um nó secundário, o nó primário mantém uma ligação lógica independente para cada um. * Combinados: controla a ligação, mas também emite respostas.

15 Modelo IEEE 802 Se numa linha multiponto ou ponto a ponto existe um nó primário e um ou mais secundários, a ligação é não balanceada. Se numa ligação ponto a ponto existem dois nós combinados a ligação é balanceada.

16 Modelo IEEE 802 Algumas das principais implementações MAC das normas 802 são: MAC (Ethernet) - utiliza o protocolo CSMA/CD para coordenar o acesso ao meio de transmissão. MAC (Token-Bus) - utiliza o controlo de acesso por TOKEN com um meio de transmissão comum a todos os nós. MAC (Token-Ring) - utiliza o controlo de acesso por TOKEN num anel físico. MAC (100VG AnyLan) - utiliza controlo de acesso centralizado em HUB´s inteligentes.


Carregar ppt "Redes de computadores I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google