A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas distribuídos Comunicação Multicast Prof. Diovani Milhorim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas distribuídos Comunicação Multicast Prof. Diovani Milhorim."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas distribuídos Comunicação Multicast Prof. Diovani Milhorim

2 Multicast Comunicação em grupo:

3 Multicast Tarefas do serviço de grupo:

4 Multicast Visão do serviço de grupo:

5 Multicast Comunicação de grupo: Broadcast : um para todos Multicast : um para alguns.

6 Multicast

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Multicast Confiável Problema: Redes de comunicação não confiável. A mensagem pode ser perder e ser entregue a alguns e não a todos os participantes do grupo.

16 Multicast Multicast Confiável Solução 1: Processo remetente designa um número de seguência para as mensagens Mensagens são recebidas na ordem Cada mensagem é armazenada em buffer no remetente. Mensagem é mantida em buffer até que todos os clientes confirmem recebimento de cada mensagem. Retransmissão : reconhecimento negativo ou time-out

17 Multicast

18 Multicast Confiável Solução 1: Problemas: Explosão do retorno. Número de mensagens de retorno é igual ao número de participantes do grupo.

19 Multicast Multicast Confiável Solução 2: Manter esquema da solução 1, alterando o reconhecimento de mensagens. Retornar somente reconhecimentos negativo. Melhora do desempenho. Não existe garantias que a explosão de retorno não acontecerá. Problema: remetente tem de manter histórico de mensagens indefinidamente.

20 Multicast Multicast Confiável Solução 3: Acontecerá apenas reconhecimento negativos. A retransmissão se dará em multicast Se um receptor percebe um pedido de mensagem que ele mesmo iria pedir, ele suprimi seu pedido. Protocolo de multicast escalável. Deve haver um sistema de escolha aleatória de time-out em cada receptor.

21 Multicast Multicast Confiável

22 Multicast Multicast Confiável Solução 4: Controle de alimentação hierárquico Único remetente Grupo e sub-dividido em sub-grupos organizados em árvores. Cada sub-grupo possui um coordenador que gerencia as transmissões. O coordenador possui um buffer para armazenar as mensagens e atender pedidos dos membros do seu grupo.

23 Multicast Multicast Confiável Solução 4: Controle de alimentação hierárquico

24 Multicast Multicast Confiável O que fazer quando um processo (cliente) falha. Neste caso não lidamos com perdas de mensagens, mas com perda de um participante do grupo. Teremos neste caso inconsistência por falha de um cliente. Solução : multicas atômico

25 Multicast Multicast Atômico: Uma mensagem será entregue a todos os processos ou a nenhum deles. Mensagens são entregues na mesma ordem a todos os processos Ex: Banco de dados replicados.

26 Multicast Multicast Atômico: Como implementar: Duas informações: mensagem M Visão do grupo G A mensagem M é enviada quando o grupo inteiro tem visão do grupo G (lista de participantes)

27 Multicast Multicast Atômico: Como implementar: Duas informações: mensagem M Visão do grupo G Se a visão do grupo muda enquanto a mensagem M é enviada. Apenas os elementos presentes na visão G antes de sua alteração recebem a mensagem M

28 Multicast Multicast Atômico: Como implementar: Duas informações: mensagem M Visão do grupo G Se um elemento do grupo presente na visão G falha e não recebe a mensagem, então todos os membros do grupo ignoram a mensagem (multicast virtualmente síncrono).


Carregar ppt "Sistemas distribuídos Comunicação Multicast Prof. Diovani Milhorim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google