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PNEUMATOLOGIA.  Pneumatologia ( Pneuma+logia) Pneuma Paracletologia  Pneumatologia ( Pneuma+logia) Pneuma= Ar,Sopro; Fôlego + Logia= Estudo. Paracletologia.

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1 PNEUMATOLOGIA

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3  Pneumatologia ( Pneuma+logia) Pneuma Paracletologia  Pneumatologia ( Pneuma+logia) Pneuma= Ar,Sopro; Fôlego + Logia= Estudo. Paracletologia =Para(“ao lado”; “lado a lado”). A Natureza do Espírito Santo: 1.1-Personalidade( Caleo(=Chamar ou Convocar). 1- A Natureza do Espírito Santo: 1.1-Personalidade( A Pessoa do Espírito Santo). É um ser pessoal,a 3ª. Pessoa da Trindade (João14:16-17.Mt.3:13-17) Pois em uma Personalidade encontramos: 1.2-Intelecto: ( I Cor.2:10-13;I Cor.12:8;Rm.8:27); Ensina(João 14:26,2:27); Testifica(João 15:26); Fala( At.13:2;21:11) Revela(Lc.2:26;II Pe.1:21); Intercede(Rm.8:26). 1.3Sensibilidade:Rm.15:30(Amor do Epirito);Ef.4:30(Se entristece),Is.63:10(Contristá-lo). tem ciúme(Tg.4:5). 1.4-Volição:( Desejo): ( distribui dons) I Cor.12:11 ; At.16:6-11=Impedidos pelo Esp.Santo de ir a Ásia.1

4  1.5- Uso de Pronomes Pessoais  1.5- Uso de Pronomes Pessoais:  Pronome( Palavras que substituem o nome).  Eu(At.10:19-20);Ele ( João 16:8);Outro(João 14:16) Tem Ações Pessoais: Ele expressa ações pessoais,como pessoa viva e atuante: Ordena(At.16:6-7); Ensina((João 14:26);Consola(At.9:31;João 14:26) Revela( II Pe.1:21); Convence(João 16:8);Fala(Ap.2:7). Impede Ações (At.16:6-7); Envia( At.13:4). 2.Exerce Cargos Pessoais 2.Exerce Cargos Pessoais: 2.1-Mestre(Ensinará-João 14:26);2.2-Administra(At.16:6-7;At.13:2-4) 2.3-Consola(João 14:16); Outro=part.grega “haelos”(mesmo tipo), e não “heteros”(Outro diferente). 2

5  3-É Sensível as Ações do ser Humano:  O Homem Pode: para Ele: Mentir( At.5:3); resistir a Ele(At.7:51);  Blasfemar contra Ele(Mt.12:31-320; Entristecê-lo(Ef.4:30); A divindade do Espírito Santo:  4- A divindade do Espírito Santo:  4-1-Divino: (Atributos)  Eternidade-(Hb.9:14); Onipresença-(Sl.139:7-10); Onipotência(Lc.1:35;Rm.15:12-19)  Onisciência(lCor.2:10), Imutabilidade.  4.2-Relacionamento com a Trindade  4.2-Relacionamento com a Trindade:  A verdade da Trindade pode ser vista em:  Batismo de Jesus(Mt.3:16-17); Comissão Apostólica(Mt.28:19);  Benção Apostólica(II Cor.13:13);Administração da igreja(Ef.4:4);  Decisões divinas (Gn.1:26; 3:22;6:3;111:7).  3

6 PAI NÃO É FILHO ESPÍRITO SANTO SANTO É É É NÃO É

7  5-Atributos Divinos do Espírito Santo:  Onipresente; Onisciente;Onipotente;Verdade,soberania; retidão, Justiça; Santidade;Retidão;Bondade;Verdade.  6-Trabalhos divinos do Espírito Santo:  Na Criação(Gn.1:2;Sl.104:30; Jó 33:4);  Transmissão da Vida( Gn.2:7; João 3:3; Rm.8:11;I Pe. 3:18).  Convencimento( João16:8-11);Mensagem Profética(II Pe.1:21);  Ressurreição de Jesus(II Cor.4:13-14); Dist.de Dons(I Cor.12:7-11);  Expulsão de Demônios (Mt.12:22); Administra a Igreja(Ef.4:22).  7- :  7- Nomes do Espírito Santo:  O Consolador (João 14 a 17); Greg.=Parácleto-Ficar ao lado,também =Advocatus.  O Espírito de Deus ( Gn.1:2, Mt.3:16; I Cor.3:16).  O Espírito de Cristo (João 14:26) Porque é enviado por Jesus Cristo,p/ Glorificar a Cristo ( João 16:14).;O Espírito de Adoção  (Rm.8:15); O Espírito de Vida ( Rm.8:2).  4

8 Símbolos do Espírito Santo 8- Símbolos do Espírito Santo: Fogo 8.1- Fogo: Que Queima(Hb.12:29; Is.4:4);Fogo que Prova(I Cor.3:13-15); Que Amolece( At.2:37); Que Ilumina( Ex.13:21; Gl.5:18). Vento 8.2- Vento: a analogia é que o Espírito não vemos, e o Vento também,mas o sentimos.(João 3:8). No N.T. é “Pneuma”, e no A.T. é “Ruach”. Água 8.3-Água:(Joaõ 7:37);Rio(Ez.47:1-2) ;Chuva(Is.55:10). A Água é abundante nunca falta; refresca e dessedenta; indispensável a Vida. Óleo/Azeite/Unção: 8.4-Óleo/Azeite/Unção: Simbolismo: N a Orelha( Lv.14:17)=Habilitação p/ ouvir a voz de Deus;p/ andar no caminho do Senhor. OBS: Finalidade da Unção do Espírito: Consagração do sacerdote p/ ministrar as coisas sagradas( Lv.18:10-12;Rm.5:16;I Pe.2:9). P/ Servir Eficientemente( At.10:38). 5

9  Símbolos do Espírito Santo  Símbolos do Espírito Santo:Cont.  8.5- Selo:(  8.5- Selo:( Ef.1:13;II Tm.2:19).  Significa o senhorio sobre algo.(Rm.8:9)=O crente é a propriedade de Deus e habitação do Espírito Santo.  Significava legitimidade e Autoridade:Os documentos eram reconhecidos e válidos mediante o sêlo da União, do Estado.  Significa também: Segurança e Preservação( Ef.1:14)= lacrado da influência do meio ambiente. Uma Pomba  8.6- Uma Pomba:  Símbolo de pureza e inocência.  Veio sobe Jesus no seu batismo6

10 II-O Espírito Santo no Velho Testamento  Cap. II-O Espírito Santo no Velho Testamento:  87x é o Espírito Santo mencionado no V.T.  23 dos 37 livros do V.T. fazem referência ao Espírito Santo O Espírito Santo no Antigo Testamento.(A.T.)  O Espírito Criativo(dor).  O Espírito Dinâmico: Obreiro;Oradores e profetas.  O Espírito Regenerador. 2.1-Gn.1:2= Participou da criação do Universo, junto com os outros componentes da trindade Na Produção de Líderes: (Dinâmico). José José –Capacitando-p/ Administrar(Gn.41:38-40). Bezalel Bezalel- Capacitando-o para execução e obras criativas(Ex.31:1-6). Moisés- Capacitando-o p/ Liderar(Nm.11:16-25).7

11  Josué-  Josué- Capacitando-o para conquistar(Nm.27:18;Dt.34:9.Jos.12:24b).  Sansão  Sansão- Capacitando-o pra Libertar( Jz.13:25).  Sobre os Juízes-(Jz.6:34; 11:29..).  Davi- Capacitando-o para exercer o reinado;onde Davi,ora p/ que o Senhor não retire dele o Seu Espírito. ( Sl.51:11)  Sobre os Profetas  Sobre os Profetas:  A Ação do espírito Santo atingiu o ponto máximo, no ministério dos profetas.  Fizeram maravilhas pelo seu Poder:  Elizeu; Elias;  Falaram e Pregaram a Mensagem de Deus.  ( I Pe.1:11;II Pe.1:21).8

12  A Ação do Espírito Santo é mais vasta no N.T. do que mesmo no V.T., principalmente quando observamos essa ação na vida de Jesus Cristo, e posteriormente na vida dos apóstolos.  2.1- O Nascimento Virginal de Jesus Cristo(Lc.1:26-45;Mt.1:20;  2.2- A Apresentação de Jesus no templo,a Simeão e Ana(Lc.2:30).  2.3-O Batismo de Jesus Cristo(Mt.1:11-17).  2.4-O Ministério Público de Jesus Cristo(Fp.2:7).  2.5-A Ação sobre a natureza(Mc.4:39).  2.6- A Cura dos enfermos( Mt.11:5;8:1-4).  2.7- A Ação sobre os demônios(Lc.11:20;Mt.12:28).  2.8- Sobre a morte( Lc.7:14-17;João 11:43).  2.9- Na Crucificação e Ressurreição(Hb.9:14).  OBS: Tudo isso através do ministério do Esp.Santo;o qual confiou;  Jesus Tornou-se dependente de Deus,operando através do Espírito 9

13 O Espírito Santo na Igreja Primitiva  Cap.IV- O Espírito Santo na Igreja Primitiva No Derramamento do Próprio Espírito Santo.: O derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes,confirmou a chegada de Cristo à destra de Deus,Pai. E a sua ascensão aos céus,o Senhor, exerceu a prerrogativa messiânica que lhe foi outorgada; enviar o espírito Santo sobre os outros.( At.2:33) O Cumprimento da Promessa: O Cumprimento da promessa de Cristo em dar o consolador( At. 1:8) O Nascimento da Igreja: Essa espera no cenáculo deu inicio ao nascimento da Igreja. Com evento sobrenatural,mediante o poder do Espírito Santo.(At.2:1-4). era festa das primícias,o pentecostes,7 semanas depois da páscoa,onde Aconteceu uma nova dispensação do Espírito,este tempo é o da dispensação do Espírito,entre a ascensão de Jesus Cristo e a sua 2ª Vinda(parousia). Continuará pois o ministério do Espírito até que Jesus retorne para buscar a sua noiva.10

14  4.2- Provisão do Poder Divino para a Igreja: Grande Comissão Administrador  O Espírito Santo, é o executor da Grande Comissão e o Administrador do Empreendimento missionário. Acontecendo os milagres,conversões, acontecendo assim, tão rápido a divulgação do evangelho, e perdurando e continuando até os dias atuais. Desempenhando o seu papel como o “Produtor da história da Igreja”.  4.3- A Morada Permanente do Espírito Santo:  No dia de Pentecostes o Espírito Santo, foi enviado para habitar na Igreja como o Seu templo, e sua presença localizar-se no corpo coletivo e nos cristãos individualmente. É Ele o representante de Cristo, e está em sue encargo a administração da Igreja até a volta de Jesus Cristo.  Esse direito era reconhecido por todos na igreja, onde havia obediência e a sensibilidade de perceber a atuação do Espírito Santo, na sua igreja. Movimento este comeado no Pentecostes e continua até ◦ os dias atuais. Continuando a sua ação atual em vários aspectos: 11

15  No Trabalho Geral da Igreja:  Capacitando a Igreja p/ ganhar almas p/ Cristo,e cuidar do rebanho através da pregação( I Pe.1:12;I Tss.1:6;I Cor.2:4-5).  Capacitando na Oração( João 16:23; Ef.6:18; Jd.20);  Auxiliando nos Cânticos(Ef.5:18-19) e no Testemunho Cristão( At.8:4-5;35; 9:20).  Na Administração e Organização da Igreja:  Esta é a prerrogativa e o ministério do Espírito Santo,através de homens escolhidos para cargos e ofícios nela. (At.6:3;15:28 e 20:28).  Na Liderança Administrativa:  Providenciou liderança administrativa e operou milagres por ação direta.  Ex: Felipe à Gaza; Direção a Ananias p/ orar por Saulo (At.9:10;15)  Na Escolha de Missionários na Igreja de Antioquia( At.13:1-4). 12

16 Na Chamada e Ordenação de Obreiros:  Na Chamada e Ordenação de Obreiros:  Paulo tinha essa convicção( Rm.15:18-19):  Barnabé foi também separado p/ uma missão ( At.13:2-4).  Na Solução de Problemas e Discórdias:  O Problema da murmuração dos helenistas sobre os hebreus( At.6). Estabeleceu assim o diaconato.  Capacitando com sabedoria para solucionarem as diferenças entre judeus crentes e os gentios novos convertidos( At.15:28); evitando a fragmentação da Igreja e cumprindo os propósitos de Deus.  Na Orientação da Obra Missionária( Ordenados e aprovados) ( At.8:29; 10:19:44; 13:2-4). 13

17  Cap.V- O Espírito Santo no Futuro  Cap.V- O Espírito Santo no Futuro:  5.- Preparar uma esposa(a Igreja) para Cristo, durante a dispensação atual( At.15:14;I Cor.3:16).  5.-Quando a esposa estiver preparada e houver “entrado a plenitude dos gentios”( Rm.11:25); terá lugar o arrebatamento da Igreja;onde o espírito Santo dará Sua administração ao Filho. O atual administrador da Igreja, e quando esta o ignora ou o negligencia,deixando-o à parte, esta sofre no objetivo de sua missão em salvar almas e conhecimento espiritual dos seus membros.  Porém teremos um período todo especial, quando da ascensão da igreja; Onde o Espírito Santo irá operar de formas diferentes: Na Tribulação  5.1- Na Tribulação:  ( II Ts.2:7)- Nos mostra que quando a igreja for transladada, o Espírito Santo, irá interromper o seu atual ministério,onde os que ficarem e se arrependerem irão gozar de um status semelhante ao do V.T. ( Rm.4:3). (Creu Abraão em Deus,e isto lhe foi imputado como justiça). Justificados mas não regenerados,e nem a presença interna do Espírito Santo. 14

18  Na Tribulação  Na Tribulação: Cont.  O Espírito Santo também capacitará e sustentará os judeus e gentios restantes, e deste modo lançará o fundamento para conversão da nação judaica e a perseverança dos crentes, até ao ponto do martírio.  Obs: Mesmo q/ o Espírito Santo,não lhes faça regeneração; Ele providenciará o ímpeto espiritual necessário para capacitá-los a crer em Deus.(Ap.6:9-11; Ap.7:9). Na Revelação de Cristo  5.2- Na Revelação de Cristo:  O Hábil governo de Jesus Cristo, será exercido, no e pelo Espírito Santo.( Is.11:1-2). A Parousia (retorno), a vitória no Armagedom, será uma consequência do trabalho do Espírito Santo; onde os judeus retornarão a Ele, pela efusão do Espírito Santo sobre eles (Is.44:3);(Ez.37:14);(Zc.12:10). 15

19  Cap.5.Cont  Cap.5.Cont.: No Milênio  5.3- No Milênio:  Será um tempo da plenitude da ação do Espírito Santo aqui na terra, onde haverá um derramamento como nunca houve ( Is.32:15). Sendo um tempo de “ justiça, paz, repouso e segurança”(Is.32:16-17). Podendo ser uma previsão do milênio (Ap.20:4). Deus trará uma renovação( Is.44:3). Deste modo, com o derramamento e a renovação completa; esta gloriosa pessoa da Trindade irá por fim, tomar, certamente Seu lugar correto em relação a toda a humanidade. Ele estará presente na terra para presenciar o fruto de Seu afável trabalho, através de todos os séculos da existência humana. 16

20 O Espírito Santo e o Pecador:  Cap. 6- O Espírito Santo e o Pecador:  No Pecador o espírito Santo atua no convencimento do pecado e na regeneração. Convencimento 6.1-Convencimento: O Homem por si não dará o primeiro em direção à Deus. Por isso O Espírito Santo tem a finalidade de fazer com que o pecador, sinta a necessidade do Salvador (João 16:8-11). Dando-se isto em três áreas: Convencimento: do Pecado; da Justiça e do Juízo. Regeneração 6.2- Regeneração: Depois do convencimento se faz necessário a regeneração; ocorrendo uma completa recriação ; não desenvolvendo uma melhor natureza, mas uma nova natureza - (I Cor.15:45; João 3:5;Rm.8:9; II Cor.5:17; Gl. 6:15). 17

21  Cap.VII- “ O Espírito Santo e o Crente ”: Habita Nele  7.1- Habita Nele:  É tão básica que a bíblia descreve como seno templo do Espírito Santo( I Cor.3:16;6:19). Trazendo a confirmação da filiação (Gl.4:6).  Jesus Cristo, prometeu que o relacionamento deles com o Espírito Santo, mudaria após o calvário( João 14:17); e que ficaria para sempre neles (João 14:16).  A Principal função da habitação do Espírito Santo em nós;é exaltar e glorificar a Cristo (João 16:14). E O Espírito Santo, irá falar de Cristo a quem Ele glorifica e não de si mesmo.  Esta é uma nova habitação. Nunca anteriormente ocorrido de maneira geral, mantendo ao mesmo tempo um relacionamento pessoal com o indivíduo.  Quando dar-se esta habitação?. Inicia-se no momento da Conversão ( João 3:24).; precedendo assim qualquer outro tipo de relacionamento.( Rm.8:9;II Tm.1:14; e I João2:27;Cl.1:27; Ap.3:20). 18

22 Certificando a Filiação Divina  7.2- Certificando a Filiação Divina: Rm.8:16)  Em( Rm.8:16); Paulo declara a confirmação de filiação divina.  Uma boa parte da obra do ministério do Espírito Santo, é nos fazer compreender que somos “filho de Deus” e “Co-herdeiros de Cristo”.  Essa obra em nós, nos dá uma confiança, que facilita a nossa entrada com “ousadia” no trono da graça ( Hb.10:19-23). Tem Ação na nossa Comunhão com Deus:  7.3- Tem Ação na nossa Comunhão com Deus:  ( Fp.2:1), vem nos falar desta comunhão com Jesus Cristo,através do Espírito Santo; Assim como em ( II Cor.13:13). Onde o Espírito Santo, e o crente regenerado compartilham coisas em comum., oferecendo assim, o Espírito, uma amizade e comunhão com o povo de Deus.  7.4- Assistindo no Louvor e na Adoração:  O Cristão do N.T., tem o privilégio de gozar do Ministério do Espírito Santo, que lhe dá direção e provisão no processo do Louvor.(Ef.5:18- 19). Encher-nos do Espírito de Deus. E na Oração(Ef.6:18);  e nos ajuda na oração(Rm.8:26-27). 19

23  7.5- Instruindo e Lembrando:  ( João 14:26); O Espírito Santo, ensina através da impressão direta,ou seja, através das Escrituras, e do recurso humano.em I João 2:27, o Espírito nos ensina, e nos revela( I Cor.2:9-10).  7.6- Guiando:  Opera dirigindo o crente na tomada de decisões e solucionando problemas.( Sl.32:8); devendo deixar de lado a auto-suficiência e a sabedoria natural, necessitando da maturidade cristã. Esta direção não deve ser confundida com os desejos e opiniões humanas. Paulo foi preso, pela vontade divina.  7.7- Confortando:  Foi este ministério que foi dito por Jesus, que o Espírito Santo,faria. O nosso parácleto, o nosso advogado, onde fala a favor daquele o qual Ele ajuda. 20

24 Santificando:  7.8- Santificando:  Quando ocorre a regeneração, o Espírito Santo efetua uma mudança radical, dando-lhe uma mudança radical de vida. O Objetivo, é que uma vida cheia do Espírito, viva também no Espírito. ( Cl.3:9).  As seduções do pecado precisam ser vencidas e as tendências e os hábitos devem ser vencidos.  Muitos acham que seja afastando-se do mal, onde se for assim, provocaria um vácuo,devendo mesmo é consagrar-se a Deus.  Opera também, proporcionando poder para vencermos a carne; onde a carne produz as obras da carne, e o Espírito produz os frutos do Espírito( Gl.5:22-23).  7.9-Batizando e Curando:  Através do poder do Espírito Santo, Ele nos reveste com a sua plenitude, assim como, nos curando através de sua ação. 21

25 Pecados Contra o Espírito Santo  Cap.8- Pecados Contra o Espírito Santo:  Na Bíblia encontramos (05), cinco admoestações concernentes a nossa relação para com o Espírito Santo. Destas,2(Duas)( Resistência e Blasfêmia), referem-se a atitudes de pecadores. As outras (03) Três  ( Mentir,entristecer e apagar). Refere-se a ações de crentes.  Por Parte do Descrente  Por Parte do Descrente:  ( At.7:37-60; Ex.32:9; Dt.9:6; II Cr.30:8; Prv.29:1 e Gn.6:3). Nos falar em resistir ao Espírito Santo. E como isto pode acontecer?.  8.1- A Desatenção: Fazer pouco caso,ou não o ouvindo( Prv.29:1).  Procrastinação: adiando a decisão ao lado de Cristo.( Hb.2:3).  Blasfêmia: O pecado + grave. (Mt.12:31-32). Em Mc.3:20-30; a acusação dos fariseus de estar atuando por belzebu,era uma acusação de que estava ligado a satanás. Blasfêmia=“ proferir deliberada e maliciosamente palavras abusivas contra Deus”. ◦ A Blasfêmia envolve ofender, estando de modo claro e deliberado em atitude de rejeição ao Espírito Santo. 22

26  8.2- Por Parte do Crente:Como Resistir ao Espírito Santo.  Mentir à pessoa do Espírito Santo:  Ananias foi culpado por esta ofensa( At.5:3-4). Procurando a estima e reconhecimento humano, preferiu mentir trazendo oferta enganosa.  Achou esta devotadamente servindo a Deus, mas estava no momento servindo a si próprio.  Entristecer o Espírito Santo:  Entristecer o Espírito Santo: ( Ef.4:30-31).  Entristecer é causar tristeza, ferir, ou ofender. Sanders “ Entristecer é uma palavra de amor. Alguém pode enraivecer um inimigo,mas não entristecê-lo...Unicamente alguém que ama pode ser entristecer. Este entristecimento dar-se quando o crente é dirigido por motivos carnais. Desejos e Palavras ìmpias  1.-Desejos e Palavras ìmpias – (Ef.4:29-31).  2-Amar as Coisas Mundanas- -Incredulidade- Ingratidão5-Falta de Oração Rebelião-  2-Amar as Coisas Mundanas- (I João 2:15). 3-Incredulidade- (Hb.3:12). 4.Ingratidão-(Sl.103:1-2). 5-Falta de Oração 6-Rebelião- (Is.63:10). DesonestidadeAmargura 9-A Falta de Atenção às Advertências  7-Desonestidade-Fp.4:8;Rm.12:17;Rm.13:13). 8-Amargura-(Ef.4:31;b.12:15). 9-A Falta de Atenção às Advertências( João16:13;Ap.2:3;Hb.3:7-8;Pv.1:22-23). 10-Desobediência às ordens divinas-  10-Desobediência às ordens divinas-(I Sm.15;I Sm.16:14). Paixões Carnais e Atos Pecaminosos-  11- Paixões Carnais e Atos Pecaminosos-(Lc.4:6;Jz.16:7;20-21) 22

27  Primariamente,o entristecimento do Espírito,toma lugar o nível dos motivos interiores, e Ele sonda os corações e sabe o que esta nele.  No Tempo do N.T., Paulo escreveu aos,Efésios-4:30 -“ E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, n o qual estais selados para o dia da redenção”.  Estava claro que,embora a igreja em Éfeso tenha começado notavelmente ( At.19),viveu depois dentro de uma década de distrações (Ef.5:18).  Uma geração depois,João escreveu: “Lembra-te,pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;quando não,brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o castiçal,se não te arrependeres”.(Ap.2:5).  UMA IGREJA QUE É CULPADA DE ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO, ESTÁ CLARAMENTE EM ESTADO DE DECLÍNIO ESPIRITUAl. 23

28  Como Resistir ao Espírito Santo: Cont  Como Resistir ao Espírito Santo: Cont.  A resposta do Espírito ao evento de que Ele está entristecido pelo crente, é produzir convicção.  Em vez de relacionar-se com comunhão Ele ministra condenação e convicção.  Gozo,poder e comunhão que normalmente caracterizam a vida do crente são quebradas quando o Espírito Santo é entristecido.  Continua habitando no crente,porém dando convicção no lugar do conforto que Ele normalmente oferece.  A Resposta e mudança para o crente está no reconhecimento, através da convicção, e assim confessando, deixa o estado de apatia espiritual, e/ou pecado, que o estava distanciando e entristecendo o Espírito Santo de Deus. 24

29 Apagar o Espírito  Apagar o Espírito: ( I Tss.5:19).  O termo apagar significa=“ Sufocar”; ou “extinguir”, dano um aidéia de apagar o fogo o a chama. Paulo ao escrever aos tessalonicenses em I Tss.5:19-21; quis dizer: “ Não suprima nem subjugue, expressões do Espírito Santo em sua comunhão”; ou mais simplesmente: “ Não extinga o fogo do Espírito”. Sanders escreve: “ Quando os métodos seculares são substituem a ação espiritual,quando o louvor do homem é preferido ao louvor de Deus, quando o culto é dirigido pelo homem em de ser dirigido por Deus, o Espírito pode ser apagado”. O Formalismo restringe a ação do Espírito Santo, e essa atitude áspera, pode sufocar a operação do Espírito, o qual precisa sentir-se em casa em uma atmosfera de espiritualidade onde possa operar livremente. 25

30 Batismo no Espírito Santo  Cap.9 – Batismo no Espírito Santo : O Poder  9.1- O Poder: O pentecostal acredita que “descobriu a fonte do poder” que chama de Batismo no Espírito Santo.  Acreditando assim que, obterá um poder, sensibilidade que nenhum rito, cerimônia, ordenação ou comissão eclesiástica pode outorgar. Profecias sobre o Batismo no Espírito Santo  9.2.-Profecias sobre o Batismo no Espírito Santo:  Joel-(Joel2:16-18) e realizado em (At.2:16-18).  Isaías-(Conhecido + como profeta messiânico, mas também sobre o batismo do Espírito Santo( Is.44:3;28:11-12; 32:15;42:5).  Sofonias-(como promessa de Deus;Sf.3:9).  João Batista-(como precursor do Senhor;Mt.3:11;Mc.1:8;Lc.3:16;...)  Jesus Cristo- (Prometeu a vinda do Espírito Santo;João 14:16;26; 15:26; 0 e o revestimento de Poder( Lc.24:49; At.1:4-5;At.1:8). 26

31 Batismo no Espírito Santo: Termimologia  9.3- Batismo no Espírito Santo: Termimologia:  A expressão Batismo no Espírito Santo,não se acha na Bíblia,mas mesmo assim,não deixa de ser bíblica. Baptizo  A terminologia da palavra Batismo= grego=Baptizo(imergir; inserir, purificar, lavar,etc.). Batismo no Espírito Santo Lc.3:16; Mt.3:11; Mc.1:8  A expressão “ Batismo no Espírito Santo”; é encontrada nos evangelhos sinóticos que relatam a comparação que João Batista fez entre seu trabalho do batizar em água e a obra futura de Jesus ( Lc.3:16; Mt.3:11; Mc.1:8). E em At.1:5.  O termo “ batismo no Espírito Santo”, é apenas uma, entre várias frases bíblicas,baseados no N.T. “estar cheio do Espírito Santo”, “receber o Espírito Santo”; “ser derramado o Espírito”; “ o espírito Santo caindo sobre”; “ o espírito Santo vindo sobre”. 27

32 A Natureza do Batismo no espírito Santo  9.4- A Natureza do Batismo no espírito Santo:  Negativamente  Negativamente:  Não é o novo nascimento-regeneração  Não é santificação  Não é pagamento  Não se baseia em emoções  Não é obtido por meio de fórmulas  Nãoé oriundo de homens  Não é ter mais do Espírito  Positivamente:  É subsequente à salvação  É a capacitação p/ o serviço  É sobrenatural e experimentalmente está imerso no, ou submergido  Pelo poder do Espírito Santo.  É o cumprimento das promessas do Pai e de Jesus Cristo.  É um dom gratuito; É sobrenatural.28

33 O Propósito do Batismo no Espírito Santo:  9.5- O Propósito do Batismo no Espírito Santo:  O  O propósito do batismo registrado em Atos, é “poder”.  “dunamis”= poder. ( força; poder;energia). (At.1:8;Lc.24:49)  Propósitos Principais  Propósitos Principais:  O batismo no Espírito Santo é poder p/ testemunhar  É a Capacitação do cristão para a manifestação de milagres. A Evidência inicial do Batismo no Espírito Santo:  9.6- A Evidência inicial do Batismo no Espírito Santo:  A maior controvérsia dar sobre a evidência inicial dessa experiência.  O Pentecostal crê como Donald Gee: “ a doutrina distintiva é que o falar noutras línguas é a evidência inicial do batismo no Espírito Santo”.  Outros grupos evangélicos creem que a prova do Batismo ; é a manifestação dos frutos do Espírito(Gl.5:22).  O Principal motivo é sermos testemunhas de Jesus Cristo.29

34  Os Pentecostais acreditam que sua conclusão a respeito de serem as línguas evidência física inicial do batismo no Espírito Santo, esta baseado em Atos; Onde Lucas relata detalhes de como as pessoas receberam o batismo no Espírito Santo; o falar em outras línguas.sendo evidenciado no Pentecostes(At.2-glossolalia); na casa de Cornélio(At.10:44-46) e a ocorrência no episódio que envolve os discípulos em Éfeso( At.19:-6).  Estudiosos concordam com esse ponto de vista;a manifestação física visível do falar em outras línguas.  Foi a manifestação visível que fez com que Simão, percebesse que os samaritanos, haviam recebido o Espírito Santo, mediante a imposição das mãos de Pedro e de João?.  Obs: No caso de Paulo, ressaltam a sua declaração aos coríntios de que ele falava em outras línguas( I Cor.14:18).  Onde se argumenta de que o apóstolos falara em outras línguas; quando recebeu o dom pentecostal do Espírito Santo.30

35  Alguns ensinam que a evidência inicial das línguas nem sempre é necessária, para assegurar que o indivíduo recebeu a plenitude do Espírito.mas que qualquer um dos outros dons poderia ser a evidência da experiência pentecostal.  Porque Línguas é a evidência inicial para o batismo no Espírito Santo  Porque Línguas é a evidência inicial para o batismo no Espírito Santo: 1- É o cumprimento das profecias no V.T. e no N.T.(Is.28:11-12; I Cor.14:21). 2- Cristo disse na Grande comissão,que o cristão falará novas línguas( Mc.16:15-17). 3- Os Discípulos, Judeus e Gentios falaram línguas( At.2;8;10 e 19). 4- Em todos os séculos da história da Igreja, tinham grupos de cristãos que falaram em outras línguas. 5- O Apóstolo Paulo falou em línguas – ( I Cor. 14:18). 31

36  6- Quem fala em Línguas fala com Deus- ( I Cor.14:2).  7- O Cristão que fala em línguas edifica a si mesmo- ( I Cor.14:4).  8- Paulo diz que todo cristão deve falar em línguas- (I Cor.14:5).  9- O Falar em línguas é o descanso e o refrigério prometido-(Is.28:1- 12).  10- Paulo escreveu para a Igreja de Corinto,que não se deve eliminar o falar em línguas- (I Cor.14:39).  11- Línguas estranhas é uma prova uniforme entre os Pentecostais; do mundo.  12- Línguas estranhas demonstram o valor que Deus tem colcocado na língua humana.  13- Corrobora para a evangelização, testemunho e missões em âmbito mundial.32

37 Diferença entre Batismo e o Dom de Línguas  9.7- Diferença entre Batismo e o Dom de Línguas:.  Certas pessoas não sabem a diferença entre línguas como sinal do batismo no Espírito Santo e as línguas como a manifestação do dom de línguas( I Cor.12:7-11).  Porém a diferença esta no propósito e no uso.  O falar em línguas é o sinal de que o Espírito Santo controla a pessoa na hora de falar. E o Dom de línguas-(I Cor.12:10); manifesta-se para outro fim, isto é, a edificação de quem fala em línguas; e quando acompanhado com o dom de interpretação, edifica a Igreja-(I Cor.14:4).  Assim sendo, as línguas no batismo no Espírito Santo é para edificar o cristão; e como o dom do Espírito é para edificar a congregação de deve ser acompanhada de interpretação.  Por isto, que todo cristão deve buscar não apenas o falar em línguas, mas também,ser cheio do espírito Santo ( Lc.11:9-13)33

38 Princípios de Recebimento do Batismo no Espírito Santo  9.9- Princípios de Recebimento do Batismo no Espírito Santo:  Não existe um método que facilite o receber.  Não depende necessariamente do desejo de recebê-lo.  Não depende do lugar.  Nem de hora ou dia O que impede o cristão de receber o Batiso no Espírito  9.10 – O que impede o cristão de receber o Batiso no Espírito?.  Pecado  Falta de Interesse  Buscar o dom e não o Senhor do Dom  Auto-confiança,amargura,vaidade  Falta de Perseverança,incredulidade  Timidez,Orações macânicas.  Ensinos falsos...etc

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