A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Erros meus, má fortuna, amor ardente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Erros meus, má fortuna, amor ardente"— Transcrição da apresentação:

1 Erros meus, má fortuna, amor ardente
Luís Vaz de Camões Realizado por : - Cheila Mata - Leila Telmo - Lúcia Vieira Luís Tivane

2 Erros Meus , má fortuna , amor ardente em minha perdição se conjuraram os erros e a fortuna sobejaram, que para mim bastava amor somente. Tudo passei; mas tenho tão presente a grande dor das cousas que passaram, que já as frequências suas me ensinaram a desejos deixar de ser contente. Errei todo meu discurso dos anos; dei causa a que a Fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanças. De Amor não vi senão breves enganos. Oh! Quem tanto pudesse, fartasse este meu duro génio de vinganças!

3 Tema : O tema do soneto é o sofrimento do sujeito poético.
Este diz que os seu maiores inimigos na vida foram os erros, a má sorte e o amor e refere que estes 3 elementos foram os culpados da sua vida de sofrimento.

4 O poeta faz uma retro perspetiva à sua vida e verifica que as causas da sua desgraça foram os erros que cometeu, a sua pouca sorte e o amor. Lamentava-se da sua vida desgraçada, que só o faz sofrer e sente-se revoltado pelo facto de ter uma vida tão infeliz mostrando, no fim, um desejo intenso de vingança

5 Sentimentos dominantes :
Erros Meus , má fortuna , amor ardente em minha perdição se conjuraram os erros e a fortuna sobejaram, que para mim bastava amor somente. Tudo passei; mas tenho tão presente a grande dor das cousas que passaram, que já as frequências suas me ensinaram a desejos deixar de ser contente. Errei todo meu discurso dos anos; dei causa a que a Fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanças. De Amor não vi senão breves enganos. Oh! Quem tanto pudesse, fartasse este meu duro génio de vinganças! Verso 1 – Amargura Verso 2 – Perseguição Verso 6 – Dor Verso 7/8 – Irritação Verso 9/10 – Culpa Verso 12 – Frustração Verso 13/14 – Desejo de vingança

6 Estrutura Interna: 1ª PARTE (12 primeiros versos)
Na primeira parte do poema, o eu poético confessa que viveu uma vida de sofrimento, provocado pelos erros, pela má sorte e pelo amor e diz ainda que o amor apenas lhe deu “breves enganos”. 2ª PARTE (dois últimos versos) Na segunda parte do poema , ele recorre a uma interjeição (“oh!”) para mostrar a dor que lhe vai no coração e espera que o “génio” que o persegue se farte de o perseguir para ele poder viver em paz.

7 Estrutura Interna : recursos estilísticos
Erros Meus , má fortuna , amor ardente em minha perdição se conjuraram os erros e a fortuna sobejaram, que para mim bastava amor somente. Tudo passei; mas tenho tão presente a grande dor das cousas que passaram, que as magoadas iras me ensinaram a não querer já nunca ser contente Errei todo meu discurso dos anos; dei causa a que a Fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanças. De Amor não vi senão breves enganos. Oh! Quem tanto pudesse fartasse este meu duro génio de vinganças! Conotações Negativas Personificação Enumeração/Incipit “1º Verso” Interjeição Anástrofe Hipérbole Hipérbato

8 Análise Formal Quadras Tercetos
Este poema é um soneto porque é constituído por 4 estrofes : 2 quadras e 2 tercetos , com 14 versos Tercetos

9 Análise Formal : tipos de rima
Erros Meus , má fortuna , amor ardente em minha perdição se conjuraram os erros e a fortuna sobejaram, que para mim bastava amor somente. Tudo passei; mas tenho tão presente a grande dor das cousas que passaram, que as magoadas iras me ensinaram a não querer já nunca ser contente Errei todo meu discurso dos anos; dei causa a que a Fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanças. De Amor não vi senão breves enganos. Oh! Quem tanto pudesse fartasse este meu duro génio de vinganças! A B B A A B B A C D E C D E A rima é interpolada e emparelhada nas quadras como se pode verificar no esquema rimático ABBA . Nos tercetos a rima é interpolada como podem ver no esquema rimático CDECDE .

10 Sílabas Métricas : Er/ros/ Meus, / má /for/tu/na , a/mor/ar/den/te em/ mi/nha/ per/di/ção/ se /con/ju/ra/ram os erros e a fortuna sobejaram, que para mim bastava amor somente.


Carregar ppt "Erros meus, má fortuna, amor ardente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google