A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6 Amparo Fraternal Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Questionada pelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6 Amparo Fraternal Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Questionada pelo."— Transcrição da apresentação:

1

2 6 Amparo Fraternal Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Questionada pelo estado de Cândida, responde que ela passa bem e que deveria estar com eles em definitivo na noite seguinte. Irmã Cipriana recomendou que vigiasse Cândida para que o desenlace se realizasse com tranquilidade. Questionada pelo estado de Cândida, responde que ela passa bem e que deveria estar com eles em definitivo na noite seguinte. Irmã Cipriana recomendou que vigiasse Cândida para que o desenlace se realizasse com tranquilidade. Menciona também que Cândida já poderia ter ido; no entanto, ao que parece a filhinha que deixaria na Crosta, reclamava certas providências. Menciona também que Cândida já poderia ter ido; no entanto, ao que parece a filhinha que deixaria na Crosta, reclamava certas providências. Ao entrarem no modesto aposento, uma senhora prematuramente envelhecida, aguardava a morte. Ao entrarem no modesto aposento, uma senhora prematuramente envelhecida, aguardava a morte. Cândida prendia-se ao corpo através de fios muitos frágeis. Cândida prendia-se ao corpo através de fios muitos frágeis.

3 6 Amparo Fraternal Junto a ela, uma jovem de rosto pálido e corpo alquebrado, acaricia os cabelos grisalhos. Era sua filha. Junto a ela, uma jovem de rosto pálido e corpo alquebrado, acaricia os cabelos grisalhos. Era sua filha. A mãe, no leito, preocupava-se em deixar a filha entregue aos embates do mundo, principalmente pelas dificuldades financeiras. A mãe, no leito, preocupava-se em deixar a filha entregue aos embates do mundo, principalmente pelas dificuldades financeiras. Dizia a filha, que se morresse, não se deixasse arrastar pelas tentações. Que procurasse um trabalho digno e que não se impressionasse com as promessas de vida fácil. Dizia a filha, que se morresse, não se deixasse arrastar pelas tentações. Que procurasse um trabalho digno e que não se impressionasse com as promessas de vida fácil. E pedia a filha que se conformasse com os desígnios divinos, no turbilhão das provas humanas. E pedia a filha que se conformasse com os desígnios divinos, no turbilhão das provas humanas.

4 6 Amparo Fraternal Ao término da visita, Calderaro e André acompanham a filha. Ao término da visita, Calderaro e André acompanham a filha. Calderaro então esclarece a história de Cândida: Ela enviuvara moça, com três filhos – dois rapazes e Julieta, cuja educação lhe impusera amarga renúncia aos bens da vida. Calderaro então esclarece a história de Cândida: Ela enviuvara moça, com três filhos – dois rapazes e Julieta, cuja educação lhe impusera amarga renúncia aos bens da vida. Os dois filhos, a quem revoltava a pobreza do lar materno, abandonaram-na e a viúva perseverou na existência singela preparando o futuro da filha, a qual iniciou nos trabalhos da agulha. Os dois filhos, a quem revoltava a pobreza do lar materno, abandonaram-na e a viúva perseverou na existência singela preparando o futuro da filha, a qual iniciou nos trabalhos da agulha. A genitora no entanto caiu doente e mesmo após várias intervenções, não conseguira resultados apreciáveis. A genitora no entanto caiu doente e mesmo após várias intervenções, não conseguira resultados apreciáveis. As dificuldades financeiras foram se acumulando e Julieta tentou recorrer aos parentes e amigos, mas em vão. As dificuldades financeiras foram se acumulando e Julieta tentou recorrer aos parentes e amigos, mas em vão.

5 6 Amparo Fraternal Após várias tentativas sem sucesso e já desesperada com a situação, Julieta aceita insidioso convite e passa a trabalhar em uma casa noturna; cantaria e dançaria, melhorando a receita. Após várias tentativas sem sucesso e já desesperada com a situação, Julieta aceita insidioso convite e passa a trabalhar em uma casa noturna; cantaria e dançaria, melhorando a receita. Não demorou muito e atraída pelas proposta de um homem, Paulino, não teve forças para resistir e aceitou-lhe a proteção prematura. Não demorou muito e atraída pelas proposta de um homem, Paulino, não teve forças para resistir e aceitou-lhe a proteção prematura. Abandonou então a máquina de costura, mudou-se para a casa de diversões noturnas, e comparecia a outros locais sempre acompanhada de Paulino. Abandonou então a máquina de costura, mudou-se para a casa de diversões noturnas, e comparecia a outros locais sempre acompanhada de Paulino. Julieta, no entanto, ocultava a realidade dos olhos maternos. E quando visitou a mãe acompanhado de Paulino pela primeira vez, apresentou-o como um simples amigo. Julieta, no entanto, ocultava a realidade dos olhos maternos. E quando visitou a mãe acompanhado de Paulino pela primeira vez, apresentou-o como um simples amigo.

6 6 Amparo Fraternal Julieta se encontrava extenuada e doente; experimentava perturbações conscienciais. O dinheiro abundante não lograva atenuar-lhe o desalento. Julieta se encontrava extenuada e doente; experimentava perturbações conscienciais. O dinheiro abundante não lograva atenuar-lhe o desalento. E questionava-se: Porque não persistira na vida modesta? Como não se confessar à mãe? E ao mesmo tempo sentia-se desculpada pois precisava do dinheiro para socorrer a genitora e por várias vezes tentou fontes corretas que lhe fecharam a porta. E questionava-se: Porque não persistira na vida modesta? Como não se confessar à mãe? E ao mesmo tempo sentia-se desculpada pois precisava do dinheiro para socorrer a genitora e por várias vezes tentou fontes corretas que lhe fecharam a porta. No entanto não se encontrava só. As preces da mãe lhe acompanhavam e também era colaboradora fiel de muitos serviços, portanto credora de muitas bençãos. No entanto não se encontrava só. As preces da mãe lhe acompanhavam e também era colaboradora fiel de muitos serviços, portanto credora de muitas bençãos.

7 6 Amparo Fraternal Ao analisar a jovem em prantos, André notou que: Ao analisar a jovem em prantos, André notou que: Torturantes pensamentos se lhe entrechocavam no cerebro enfermo. Vibra- c ̧ o ̃ es pesadas caracterizando-se pela cor muito escura, desciam-lhe da fronte e fixavam-se no aparelho respiratorio. Represavam-se na pleura, invadiam os alveolos e dai passavam ao corac ̧ a ̃ o, influenciando as trocas sanguineas, momento em que a substa ̂ ncia fluidica das emisso ̃ es mentais se esvanecia, absorvida pelas arterias. Porem, que esse material oriundo da mente perturbada, imprimindo-se no mecanismo fisiologico, era assimilado pelo sangue, que, a seu turno, o restituia ao cerebro fisico. Torturantes pensamentos se lhe entrechocavam no cerebro enfermo. Vibra- c ̧ o ̃ es pesadas caracterizando-se pela cor muito escura, desciam-lhe da fronte e fixavam-se no aparelho respiratorio. Represavam-se na pleura, invadiam os alveolos e dai passavam ao corac ̧ a ̃ o, influenciando as trocas sanguineas, momento em que a substa ̂ ncia fluidica das emisso ̃ es mentais se esvanecia, absorvida pelas arterias. Porem, que esse material oriundo da mente perturbada, imprimindo-se no mecanismo fisiologico, era assimilado pelo sangue, que, a seu turno, o restituia ao cerebro fisico.

8 6 Amparo Fraternal Calderaro comentou que a mente desvairada emite forc ̧ as destrutivas, que, se podem atingir os outros, alcanc ̧ am, em primeiro lugar, o cosmo orga ̂ nico do emissor. Calderaro comentou que a mente desvairada emite forc ̧ as destrutivas, que, se podem atingir os outros, alcanc ̧ am, em primeiro lugar, o cosmo orga ̂ nico do emissor. Decidindo-se Julieta por um ge ̂ nero de vida que lhe provoca violentos e continuos conflitos na mente, passou a despedir energias fatais para ela mesma. Decidindo-se Julieta por um ge ̂ nero de vida que lhe provoca violentos e continuos conflitos na mente, passou a despedir energias fatais para ela mesma. Nesse atrito incessante, agravado pelas pessimas emisso ̃ es fluidicas do ambiente de que se tornou frequentadora habitual, sua mente desce a ̀ regia ̃ o dos impulsos instintivos, experimentando extrema dificuldade em subir ao castelo das noc ̧ o ̃ es superiores, de onde a luz da conscie ̂ ncia lhe dirige vigorosos apelos para que retorne a ̀ simplicidade e a ̀ harmonia. Nesse atrito incessante, agravado pelas pessimas emisso ̃ es fluidicas do ambiente de que se tornou frequentadora habitual, sua mente desce a ̀ regia ̃ o dos impulsos instintivos, experimentando extrema dificuldade em subir ao castelo das noc ̧ o ̃ es superiores, de onde a luz da conscie ̂ ncia lhe dirige vigorosos apelos para que retorne a ̀ simplicidade e a ̀ harmonia.

9 6 Amparo Fraternal Somente quando mergulhamos no total eclipse do amor e da raza ̃ o, deliberadamente fugindo aos processos do socorro divino, mantendo-nos nas trevas completas do odio e da negac ̧ a ̃ o, defrontamos com absoluta dificuldade de receber influe ̂ ncias salvadoras; enta ̃ o, deveremos esperar os atritos crueis do tempo, aliados a ̀ s forc ̧ as, de carater compulsivo, das leis universais. Somente quando mergulhamos no total eclipse do amor e da raza ̃ o, deliberadamente fugindo aos processos do socorro divino, mantendo-nos nas trevas completas do odio e da negac ̧ a ̃ o, defrontamos com absoluta dificuldade de receber influe ̂ ncias salvadoras; enta ̃ o, deveremos esperar os atritos crueis do tempo, aliados a ̀ s forc ̧ as, de carater compulsivo, das leis universais. Calderaro remove parcialmente a massa cinzenta para que Julieta não tenha forças de sair à noite. Calderaro remove parcialmente a massa cinzenta para que Julieta não tenha forças de sair à noite. Em plena madrugada, Calderaro e André regressaram ao modesto aposento de Ca ̂ ndida; esta, fora do mirrado involucro material, repousava nos brac ̧ os de Cipriana. E ao vê-los, saudou-os. Em plena madrugada, Calderaro e André regressaram ao modesto aposento de Ca ̂ ndida; esta, fora do mirrado involucro material, repousava nos brac ̧ os de Cipriana. E ao vê-los, saudou-os. Em seguida, Julieta e Paulino eram trazidos por dois irmãos do plano espiritual. Em seguida, Julieta e Paulino eram trazidos por dois irmãos do plano espiritual.

10 6 Amparo Fraternal Cipriana dirigi-se a Paulino e pede que na ̃ o partilhe do ingrato labor dos nossos irma ̃ os menos esclarecidos, que pretendem converter a mulher numa cobaia infeliz para o jogo dos sentidos. Dignifica a tua existe ̂ ncia de homem, honrando o sacerdocio feminino. Cipriana dirigi-se a Paulino e pede que na ̃ o partilhe do ingrato labor dos nossos irma ̃ os menos esclarecidos, que pretendem converter a mulher numa cobaia infeliz para o jogo dos sentidos. Dignifica a tua existe ̂ ncia de homem, honrando o sacerdocio feminino. Paulino, que chorava emocionado, pensava que na ̃ o hesitaria quanto ao casamento; todavia, encontrara Julieta fora do santuario domestico. Conhecera- a num circulo de pessoas menos responsaveis, em clima de sugesto ̃ es que na ̃ o convidavam a ̀ elevac ̧ a ̃ o espiritual. Paulino, que chorava emocionado, pensava que na ̃ o hesitaria quanto ao casamento; todavia, encontrara Julieta fora do santuario domestico. Conhecera- a num circulo de pessoas menos responsaveis, em clima de sugesto ̃ es que na ̃ o convidavam a ̀ elevac ̧ a ̃ o espiritual. O amor e a confianc ̧ a na ̃ o constituem obras de improviso: nascem sob a be ̂ nc ̧ a ̃ o divina, crescem com a luta e consolidam-se nos seculos. A simpatia, no mais das vezes, e a realizac ̧ a ̃ o de mile ̂ nios. Na ̃ o te aproximarias de Julieta, com tamanho apego, se ela já na ̃ o figurasse em teu preterito espiritual. O amor e a confianc ̧ a na ̃ o constituem obras de improviso: nascem sob a be ̂ nc ̧ a ̃ o divina, crescem com a luta e consolidam-se nos seculos. A simpatia, no mais das vezes, e a realizac ̧ a ̃ o de mile ̂ nios. Na ̃ o te aproximarias de Julieta, com tamanho apego, se ela já na ̃ o figurasse em teu preterito espiritual.

11 6 Amparo Fraternal Na manhã seguinte, o medico prognosticou a morte proxima de Cândida e portanto, Julieta foi chamada ao aposento. Paulino compareceu em seguida. Na manhã seguinte, o medico prognosticou a morte proxima de Cândida e portanto, Julieta foi chamada ao aposento. Paulino compareceu em seguida. Ao retornarem ao quarto em que se reuniram na noite anterior encontram a idosa quase sem energias. Paulino de joelhos, diz a Cândida para não se preocupar pois havia acordado com o firme propósito de legalizar o compromisso e se casar com Julieta. Ao retornarem ao quarto em que se reuniram na noite anterior encontram a idosa quase sem energias. Paulino de joelhos, diz a Cândida para não se preocupar pois havia acordado com o firme propósito de legalizar o compromisso e se casar com Julieta.

12 7 Processo Redentor André Luiz e Calderaro visitam um menino de 8 anos paralítico de nascença, não anda, não senta, vê muito mal, quase não ouve. André Luiz e Calderaro visitam um menino de 8 anos paralítico de nascença, não anda, não senta, vê muito mal, quase não ouve. Há dois séculos, decretou a morte de muitos compatriotas, semeando ódio e ruinas. Há dois séculos, decretou a morte de muitos compatriotas, semeando ódio e ruinas. Viveu nas esferas inferiores, por muito tempo. Inúmeras vitimas já o perdoaram, muitas contudo seguiram-no, obstinadas. Viveu nas esferas inferiores, por muito tempo. Inúmeras vitimas já o perdoaram, muitas contudo seguiram-no, obstinadas. Com o tempo reduziu a dois últimos inimigos, hoje em processo final de transformação na sua reencarnação, com o proposito de completar a cura efetiva. Com o tempo reduziu a dois últimos inimigos, hoje em processo final de transformação na sua reencarnação, com o proposito de completar a cura efetiva.

13 7 Processo Redentor André Luiz observa, ao ver o corpo mal formado, que mais se assemelhava a um descendente de símios aperfeiçoados. André Luiz observa, ao ver o corpo mal formado, que mais se assemelhava a um descendente de símios aperfeiçoados. Calderaro explica que o espírito não retrocede em hipótese alguma, todavia as formas de manifestações podem sofrer degenerescência, de modo a facilitar os processos regenerativos. Calderaro explica que o espírito não retrocede em hipótese alguma, todavia as formas de manifestações podem sofrer degenerescência, de modo a facilitar os processos regenerativos. Os pensamentos de revolta e de vingança, emitidos por todos aqueles aos quais deliberadamente ofendeu, vergastaram-lhe o corpo perispiritual por mais de cem anos consecutivos, como choques de desintegração da personalidade. Os pensamentos de revolta e de vingança, emitidos por todos aqueles aos quais deliberadamente ofendeu, vergastaram-lhe o corpo perispiritual por mais de cem anos consecutivos, como choques de desintegração da personalidade. Espiritualmente ele não regrediu, mas o processo de evolução, que constitui o serviço do espírito divino, foi por ele mesmo retardado. Espiritualmente ele não regrediu, mas o processo de evolução, que constitui o serviço do espírito divino, foi por ele mesmo retardado.

14 7 Processo Redentor Um dos verdugos desencarnados se moveu e tocou com a destra o cérebro do doentinho. Um dos verdugos desencarnados se moveu e tocou com a destra o cérebro do doentinho. Extrema palidez e enorme angústia transpareceram no semblante do paralítico. A infeliz entidade emitia, através das mãos, estrias negras de substância semelhante ao piche, as quais atingiam o encéfalo do pequenino, acentuando- lhe as impressões de pavor. Extrema palidez e enorme angústia transpareceram no semblante do paralítico. A infeliz entidade emitia, através das mãos, estrias negras de substância semelhante ao piche, as quais atingiam o encéfalo do pequenino, acentuando- lhe as impressões de pavor. Se o amor emite raios de luz, o ódio arremessa estiletes de treva. Se o amor emite raios de luz, o ódio arremessa estiletes de treva. Os raios destrutivos alcançam-lhe a região de serviços do presente, atingindo a zona motora, provocando a paralisação dos centros da fala, dos movimentos, da audição, da visão e do governo de todos os departamentos glandulares. Os raios destrutivos alcançam-lhe a região de serviços do presente, atingindo a zona motora, provocando a paralisação dos centros da fala, dos movimentos, da audição, da visão e do governo de todos os departamentos glandulares.

15 7 Processo Redentor Tal situação, derivante da culpa, compele-o a descer mentalmente para a zona de reminiscências do passado, onde o seu comportamento é inferior, raiando pela semi-inconsciência dos estados evolucionários primitivos. Tal situação, derivante da culpa, compele-o a descer mentalmente para a zona de reminiscências do passado, onde o seu comportamento é inferior, raiando pela semi-inconsciência dos estados evolucionários primitivos. Com a aproximação da mãe, Calderaro aproveitou para transferir fluidos sadios reparando-lhe as forças nervosas. Com a aproximação da mãe, Calderaro aproveitou para transferir fluidos sadios reparando-lhe as forças nervosas. Logo após, colocou as mãos sobre os lobos frontais dela, como atraindo a mente materna para a região mais elevada do ser, e passou a irradiar-lhe tocantes apelos como se fora desvelado pai falando ao coração. Logo após, colocou as mãos sobre os lobos frontais dela, como atraindo a mente materna para a região mais elevada do ser, e passou a irradiar-lhe tocantes apelos como se fora desvelado pai falando ao coração.

16 7 Processo Redentor Examinando essa crianc ̧ a sofredora como enigma sem soluc ̧ a ̃ o, alguns medicos insensatos da Terra se lembrara ̃ o talvez da “morte suave”; ignoram que, entre as paredes deste lar modesto, o Medico Divino, utilizando um corpo incuravel e o amor, ate o sacrificio, de um corac ̧ a ̃ o materno, restitui o equilibrio a espiritos eternos, a fim de que sobre as ruinas do passado possam irmanar- se para gloriosos destinos. Examinando essa crianc ̧ a sofredora como enigma sem soluc ̧ a ̃ o, alguns medicos insensatos da Terra se lembrara ̃ o talvez da “morte suave”; ignoram que, entre as paredes deste lar modesto, o Medico Divino, utilizando um corpo incuravel e o amor, ate o sacrificio, de um corac ̧ a ̃ o materno, restitui o equilibrio a espiritos eternos, a fim de que sobre as ruinas do passado possam irmanar- se para gloriosos destinos. Em breve, Andre, consoante o programa redentor já delineado, os dois verdugos ingressara ̃ o neste mesmo lar na qualidade de irma ̃ os do antigo adversario. e quando entrelac ̧ arem as ma ̃ os sobre ele, consumindo energias por ajudá-lo, assistidos pela ternura de abnegada ma ̃ e, amorosa e justa, beijara ̃ o o velho inimigo com imenso afeto. Em breve, Andre, consoante o programa redentor já delineado, os dois verdugos ingressara ̃ o neste mesmo lar na qualidade de irma ̃ os do antigo adversario. e quando entrelac ̧ arem as ma ̃ os sobre ele, consumindo energias por ajudá-lo, assistidos pela ternura de abnegada ma ̃ e, amorosa e justa, beijara ̃ o o velho inimigo com imenso afeto.

17 8 No Santuário da Alma Marcelo tem um passado, como quase todos nós, intensamente vivido nas paixões e excessos de autoridade. Marcelo tem um passado, como quase todos nós, intensamente vivido nas paixões e excessos de autoridade. Exerceu enorme poder, mas não soube usar de modo construtivo. Inúmeras vítimas o esperavam além do sepulcro, e arremeteram contra ele. Exerceu enorme poder, mas não soube usar de modo construtivo. Inúmeras vítimas o esperavam além do sepulcro, e arremeteram contra ele. Sua libertação demorou muitíssimo, porque o remorso é sempre o ponto de sintonia entre o devedor e o credor, e Marcelo trazia a consciência fustigada de remorsos cruéis. Sua libertação demorou muitíssimo, porque o remorso é sempre o ponto de sintonia entre o devedor e o credor, e Marcelo trazia a consciência fustigada de remorsos cruéis. Se o mal demanda tempo para fixar- se, e obvio que a restaurac ̧ a ̃ o do bem na ̃ o pode ser instanta ̂ nea. Assim ocorre com a doenc ̧ a e a saude, com o desvio e o restabelecimento do equilibrio. Se o mal demanda tempo para fixar- se, e obvio que a restaurac ̧ a ̃ o do bem na ̃ o pode ser instanta ̂ nea. Assim ocorre com a doenc ̧ a e a saude, com o desvio e o restabelecimento do equilibrio.

18 8 No Santuário da Alma Hoje, o problema de perturbação essencial já está resolvido e com novas esperanças, retorna à carne; mas ainda permanece as recordações dos dramas vividos no passado. Hoje, o problema de perturbação essencial já está resolvido e com novas esperanças, retorna à carne; mas ainda permanece as recordações dos dramas vividos no passado. Essas recordações afloram sob forma de fenômenos epileptóides. Essas recordações afloram sob forma de fenômenos epileptóides. Ele encontrou na prece e na atividade espiritual o suprimento de energias que necessita. Ele encontrou na prece e na atividade espiritual o suprimento de energias que necessita. Marcelo comenta que à proporc ̧ a ̃ o que se esforc ̧ a no conhecimento das verdades divinas, cooperando com a propria vontade no terreno da aplicac ̧ a ̃ o pratica das lic ̧ o ̃ es recebidas, se reforc ̧ a intimamente, recuperando a saude perdida. E que ao se desinteressar da edificac ̧ a ̃ o espiritual, voltam as perturbac ̧ o ̃ es com intensidade. Marcelo comenta que à proporc ̧ a ̃ o que se esforc ̧ a no conhecimento das verdades divinas, cooperando com a propria vontade no terreno da aplicac ̧ a ̃ o pratica das lic ̧ o ̃ es recebidas, se reforc ̧ a intimamente, recuperando a saude perdida. E que ao se desinteressar da edificac ̧ a ̃ o espiritual, voltam as perturbac ̧ o ̃ es com intensidade.

19 8 No Santuário da Alma Calderaro explica que o fenômeno epileptóide geralmente é enfermidade da alma, independente do corpo físico, que apenas registra as ações reflexas. Calderaro explica que o fenômeno epileptóide geralmente é enfermidade da alma, independente do corpo físico, que apenas registra as ações reflexas. Marcelo então se recolhe e desdobrado, se encontra com Calderaro e André. Marcelo então se recolhe e desdobrado, se encontra com Calderaro e André. Dois vultos então se aproximam e Marcelo perde a calma, já não conseguia ouví-los com tranquilidade e correu desabalado de volta ao corpo, entrando em convulsão. Dois vultos então se aproximam e Marcelo perde a calma, já não conseguia ouví-los com tranquilidade e correu desabalado de volta ao corpo, entrando em convulsão.

20 8 No Santuário da Alma Calderaro explica que Marcelo reagiu de acordo com as experiências de Pavlov ( reflexos condicionados ) logo quando da aproximação dos antigos inimigos, os quais por longos anos o abalaram com tremendas convulso ̃ es, atraves de choques e padecimentos inenarraveis. Calderaro explica que Marcelo reagiu de acordo com as experiências de Pavlov ( reflexos condicionados ) logo quando da aproximação dos antigos inimigos, os quais por longos anos o abalaram com tremendas convulso ̃ es, atraves de choques e padecimentos inenarraveis. Experiência de Pavlov: Experiência de Pavlov:

21 8 No Santuário da Alma A confirmac ̧ a ̃ o da teoria dos reflexos condicionados na ̃ o se aplica exclusivamente a este caso. Milho ̃ es de pessoas que, pelo habito de se encolerizarem facilmente, viciam os centros nervosos fundamentais pelos excessos da mente sem disciplina. A confirmac ̧ a ̃ o da teoria dos reflexos condicionados na ̃ o se aplica exclusivamente a este caso. Milho ̃ es de pessoas que, pelo habito de se encolerizarem facilmente, viciam os centros nervosos fundamentais pelos excessos da mente sem disciplina. Após reequilibrar-se, Marcelo se reergue e é convidado a se juntar novamente a Calderaro e André. Após reequilibrar-se, Marcelo se reergue e é convidado a se juntar novamente a Calderaro e André. Marcelo então questiona se deveria optar pelo uso de hipnóticos. E obtém a resposta negativa, pois os hipnoticos sa ̃ o uteis so na aspera fase de absoluta ignora ̂ ncia mental, quando e preciso neutralizar as celulas nervosas ante os provaveis atritos da organizac ̧ a ̃ o perispiritica. Marcelo então questiona se deveria optar pelo uso de hipnóticos. E obtém a resposta negativa, pois os hipnoticos sa ̃ o uteis so na aspera fase de absoluta ignora ̂ ncia mental, quando e preciso neutralizar as celulas nervosas ante os provaveis atritos da organizac ̧ a ̃ o perispiritica. Calderaro comenta que o remedio mais eficaz consiste na fé positiva, na autoconfianc ̧ a, no trabalho digno, em pensamentos enobrecedores. Calderaro comenta que o remedio mais eficaz consiste na fé positiva, na autoconfianc ̧ a, no trabalho digno, em pensamentos enobrecedores.

22 9 Mediunidade A tese animista e respeitavel. Partiu de investigadores conscienciosos e sinceros, mas vem sendo utilizada cruelmente por fazerem dela um orga ̃ o inquisitorial, quando deveriam aproveitá-la como elemento educativo. A tese animista e respeitavel. Partiu de investigadores conscienciosos e sinceros, mas vem sendo utilizada cruelmente por fazerem dela um orga ̃ o inquisitorial, quando deveriam aproveitá-la como elemento educativo. Nenhuma arvore nasce produzindo e qual-quer faculdade nobre requer burilamento. A mediunidade tem, pois sua evoluc ̧ a ̃ o, seu campo, sua rota. Nenhuma arvore nasce produzindo e qual-quer faculdade nobre requer burilamento. A mediunidade tem, pois sua evoluc ̧ a ̃ o, seu campo, sua rota. O medium necessita aperfeic ̧ oar-se com o tempo e com o esforc ̧ o. O medium necessita aperfeic ̧ oar-se com o tempo e com o esforc ̧ o. Lamentavelmente, porem, a maior parte de nossos amigos parece desconhecerem tais imposic ̧ o ̃ es de trabalho e de cooperac ̧ a ̃ o: exigem faculdades completas. Lamentavelmente, porem, a maior parte de nossos amigos parece desconhecerem tais imposic ̧ o ̃ es de trabalho e de cooperac ̧ a ̃ o: exigem faculdades completas.

23 9 Mediunidade Ha milho ̃ es de seres humanos, encarnados e desencarnados, de mente fixa na regia ̃ o menos elevada dos impulsos inferiores, absorvidos pelas paixo ̃ es instintivas, pelos remanescentes do preterito envilecido, presos aos reflexos condicionados das comoc ̧ o ̃ es perturbadoras a que se entregaram. Ha milho ̃ es de seres humanos, encarnados e desencarnados, de mente fixa na regia ̃ o menos elevada dos impulsos inferiores, absorvidos pelas paixo ̃ es instintivas, pelos remanescentes do preterito envilecido, presos aos reflexos condicionados das comoc ̧ o ̃ es perturbadoras a que se entregaram. Subtraido o corpo fisico, a situac ̧ a ̃ o prossegue quase sempre inalterada, para o organismo perispiritico, fruto do trabalho paciente e da longa evoluc ̧ a ̃ o. Subtraido o corpo fisico, a situac ̧ a ̃ o prossegue quase sempre inalterada, para o organismo perispiritico, fruto do trabalho paciente e da longa evoluc ̧ a ̃ o. Muita gente, no plano da Crosta Planetaria, conjetura que o Ceu nos revista de tunica angelical, logo que baixado o corpo ao sepulcro. Isso porém é grave erro. Muita gente, no plano da Crosta Planetaria, conjetura que o Ceu nos revista de tunica angelical, logo que baixado o corpo ao sepulcro. Isso porém é grave erro.

24 9 Mediunidade Tal o estado mental que alimentamos, tais as intelige ̂ ncias, desencarnadas ou encarnadas, que atraimos e das quais nos fazemos instrumentos naturais. Tal o estado mental que alimentamos, tais as intelige ̂ ncias, desencarnadas ou encarnadas, que atraimos e das quais nos fazemos instrumentos naturais. Calderaro leva André a um grupo de estudos mediúnicos e é apresentado a um médico que faria a comunicação ao grupo, sem palavras técnicas e nomenclatura oficial. Calderaro leva André a um grupo de estudos mediúnicos e é apresentado a um médico que faria a comunicação ao grupo, sem palavras técnicas e nomenclatura oficial. Dois oito médiums, Eulália era a mais qualificada mas mesmo assim ela na ̃ o se liga a ele atraves de todos os seus centros perispirituais; na ̃ o e capaz de elevar-se a ̀ mesma freque ̂ ncia de vibrac ̧ a ̃ o em que se acha o comunicante; na ̃ o lhe absorve o entusiasmo total pela Cie ̂ ncia, por ainda na ̃ o trazer de outras existe ̂ ncias, nem haver construido, na experie ̂ ncia atual, as necessarias teclas evolucionarias, que so o trabalho sentido e vivido lhe pode conferir. Dois oito médiums, Eulália era a mais qualificada mas mesmo assim ela na ̃ o se liga a ele atraves de todos os seus centros perispirituais; na ̃ o e capaz de elevar-se a ̀ mesma freque ̂ ncia de vibrac ̧ a ̃ o em que se acha o comunicante; na ̃ o lhe absorve o entusiasmo total pela Cie ̂ ncia, por ainda na ̃ o trazer de outras existe ̂ ncias, nem haver construido, na experie ̂ ncia atual, as necessarias teclas evolucionarias, que so o trabalho sentido e vivido lhe pode conferir.

25 9 Mediunidade Em materia de mediunismo, ha tipos ide ̂ nticos de faculdades, mas enormes desigualdade nos graus de capacidade receptiva, os quais variam infinitamente, como as pessoas. Em materia de mediunismo, ha tipos ide ̂ nticos de faculdades, mas enormes desigualdade nos graus de capacidade receptiva, os quais variam infinitamente, como as pessoas. Todos os mediums absorvem a emissão mental do comunicante, cada qual ao seu modo. Todos os mediums absorvem a emissão mental do comunicante, cada qual ao seu modo. Um cavalheiro recordou comovente paisagem de hospital; outro rememorou o exemplo de uma enfermeira bondosa; outro abrigou pensamentos de simpatia para com os doentes desamparados; duas senhoras se lembraram da caridosa missa ̃ o de Vicente de Paulo; a uma velhinha acudiu a ideia de visitar algumas pessoas acamadas; um jovem reportou-se, em sile ̂ ncio, a notaveis paginas que lera sobre piedade fraternal. Um cavalheiro recordou comovente paisagem de hospital; outro rememorou o exemplo de uma enfermeira bondosa; outro abrigou pensamentos de simpatia para com os doentes desamparados; duas senhoras se lembraram da caridosa missa ̃ o de Vicente de Paulo; a uma velhinha acudiu a ideia de visitar algumas pessoas acamadas; um jovem reportou-se, em sile ̂ ncio, a notaveis paginas que lera sobre piedade fraternal.

26 9 Mediunidade Outras duas contristavam-se por haver perdido uma sessa ̃ o cinematografica, e a outra, uma senhora, retinha a mente na lembranc ̧ a das ocupac ̧ o ̃ es domesticas, que supunha imperiosas e inadiaveis. Outras duas contristavam-se por haver perdido uma sessa ̃ o cinematografica, e a outra, uma senhora, retinha a mente na lembranc ̧ a das ocupac ̧ o ̃ es domesticas, que supunha imperiosas e inadiaveis. Eulália recebia o apelo do comunicante com mais nitidez. E orientada pelo medico comec ̧ ou a escrever. Ao finalizar, o comunicante assinou o nome. Eulália recebia o apelo do comunicante com mais nitidez. E orientada pelo medico comec ̧ ou a escrever. Ao finalizar, o comunicante assinou o nome. O presidente da sessa ̃ o, seguido pelos demais companheiros, iniciou o estudo e debate da mensagem. Concordou-se em que era edificante na esse ̂ ncia, mas na ̃ o apresentava indices concludentes da identificac ̧ a ̃ o individual; faltavam-lhe os característicos especiais, pois um medico usaria nomenclatura adequada e se afastaria das palavras comuns. O presidente da sessa ̃ o, seguido pelos demais companheiros, iniciou o estudo e debate da mensagem. Concordou-se em que era edificante na esse ̂ ncia, mas na ̃ o apresentava indices concludentes da identificac ̧ a ̃ o individual; faltavam-lhe os característicos especiais, pois um medico usaria nomenclatura adequada e se afastaria das palavras comuns.

27 9 Mediunidade A tese animista apareceu como tábua de salvação. A tese animista apareceu como tábua de salvação. A médium ouvia as definições com amargura. Turvara-se-lhe a mente, agora empanada por densos véus de dúvida. A médium ouvia as definições com amargura. Turvara-se-lhe a mente, agora empanada por densos véus de dúvida. O Assistente aproxima-se de Eulália e espalma a destra sobre a cabec ̧ a de nossa respeitavel irmã, expedindo brilhantes raios, que lhe desciam do encefalo ao torax, qual fluxo renovador. O Assistente aproxima-se de Eulália e espalma a destra sobre a cabec ̧ a de nossa respeitavel irmã, expedindo brilhantes raios, que lhe desciam do encefalo ao torax, qual fluxo renovador. A medium, que antes parecia torturada, sopitando a custo a natural reac ̧ a ̃ o a ̀ s opinio ̃ es que ouvia, voltou a ̀ serenidade. A medium, que antes parecia torturada, sopitando a custo a natural reac ̧ a ̃ o a ̀ s opinio ̃ es que ouvia, voltou a ̀ serenidade.

28 10 Dolorosa Perda Calderaro e André encontram uma mãe aflita solicitando apoio à sua filha que ainda se encontra na Crosta. Calderaro e André encontram uma mãe aflita solicitando apoio à sua filha que ainda se encontra na Crosta. Criada com mimos excessivos, a jovem desenvolveu-se na ignora ̂ ncia do trabalho e da responsabilidade. Criada com mimos excessivos, a jovem desenvolveu-se na ignora ̂ ncia do trabalho e da responsabilidade. Ta ̃ o logo se achou sem a materna assiste ̂ ncia no plano carnal, dominou governantes, subornou criadas, burlou a vigila ̂ ncia paterna e, cercada de facilidades materiais, precipitou-se, aos vinte anos, nos desvarios da vida mundana. Ta ̃ o logo se achou sem a materna assiste ̂ ncia no plano carnal, dominou governantes, subornou criadas, burlou a vigila ̂ ncia paterna e, cercada de facilidades materiais, precipitou-se, aos vinte anos, nos desvarios da vida mundana.

29 10 Dolorosa Perda Sem a protec ̧ a ̃ o espiritual peculiar a ̀ pobreza, sem os abenc ̧ oados estimulos dos obstaculos materiais e tendo, contra as suas necessidades intimas, a profunda beleza transitoria do rosto, a pobrezinha renasceu, seguida de perto, na ̃ o por um inimigo propriamente dito, mas por cumplice de faltas graves, desde muito desencarnado. Sem a protec ̧ a ̃ o espiritual peculiar a ̀ pobreza, sem os abenc ̧ oados estimulos dos obstaculos materiais e tendo, contra as suas necessidades intimas, a profunda beleza transitoria do rosto, a pobrezinha renasceu, seguida de perto, na ̃ o por um inimigo propriamente dito, mas por cumplice de faltas graves, desde muito desencarnado. Abusando da liberdade, em ociosidade reprovavel, adquiriu deveres da maternidade sem a custodia do casamento. Abusando da liberdade, em ociosidade reprovavel, adquiriu deveres da maternidade sem a custodia do casamento. Luta, com desespero, por desfazer-se do filhinho imaturo, o mesmo comparsa do preterito; esse infeliz, por “acrescimo de misericordia divina”, busca destarte aproveitar o erro da ex- companheira para a realizac ̧ a ̃ o de algum servic ̧ o redentor, com a supervisa ̃ o dos nossos Maiores. Luta, com desespero, por desfazer-se do filhinho imaturo, o mesmo comparsa do preterito; esse infeliz, por “acrescimo de misericordia divina”, busca destarte aproveitar o erro da ex- companheira para a realizac ̧ a ̃ o de algum servic ̧ o redentor, com a supervisa ̃ o dos nossos Maiores.

30 10 Dolorosa Perda Os laços entre mãe e filho sa ̃ o de amargura e de odio, consubstanciando energias desequilibrantes. Os laços entre mãe e filho sa ̃ o de amargura e de odio, consubstanciando energias desequilibrantes. A infortunada criatura, valeu-se, enta ̃ o, de drogas venenosas, das quais vem abusando intensivamente. A situac ̧ a ̃ o mental dela e de lastimavel desvario. A infortunada criatura, valeu-se, enta ̃ o, de drogas venenosas, das quais vem abusando intensivamente. A situac ̧ a ̃ o mental dela e de lastimavel desvario. Ao chegarem, encontram a jovem estirada no leito, debatendo-se em convulsões atrozes. Ao chegarem, encontram a jovem estirada no leito, debatendo-se em convulsões atrozes. Buscando sintonizar-me com a enferma, ouvia-lhe as afirmativas crueis, no campo do pensamento: – Odeio!... odeio este filho intruso que na ̃ o pedi a ̀ vida!... Expulsá-lo-ei!... expulsá-lo-ei!... Buscando sintonizar-me com a enferma, ouvia-lhe as afirmativas crueis, no campo do pensamento: – Odeio!... odeio este filho intruso que na ̃ o pedi a ̀ vida!... Expulsá-lo-ei!... expulsá-lo-ei!... E o filho respondia: – Poupa-me! Poupa-me! Quero acordar no trabalho! Quero viver e reajustar o destino... Ajuda-me! Resgatarei minha divida!... Pagar-te-ei com amor.... Na ̃ o me expulses! Tem caridade!... E o filho respondia: – Poupa-me! Poupa-me! Quero acordar no trabalho! Quero viver e reajustar o destino... Ajuda-me! Resgatarei minha divida!... Pagar-te-ei com amor.... Na ̃ o me expulses! Tem caridade!...

31 10 Dolorosa Perda A jovem sorveu um calice de sedativo que a enfermeira lhe oferecia, atendendo- nos a influe ̂ ncia indireta. A jovem sorveu um calice de sedativo que a enfermeira lhe oferecia, atendendo- nos a influe ̂ ncia indireta. Parcialmente desligada do corpo fisico, pela atuac ̧ a ̃ o calmante do remedio, Calderaro aplicou-lhe fluidos magneticos sobre o disco foto-sensivel do aparelho visual, e Cecilia passou a ver-nos, embora imperfeitamente, detendo-se, admirada, na contemplac ̧ a ̃ o da genitora. Parcialmente desligada do corpo fisico, pela atuac ̧ a ̃ o calmante do remedio, Calderaro aplicou-lhe fluidos magneticos sobre o disco foto-sensivel do aparelho visual, e Cecilia passou a ver-nos, embora imperfeitamente, detendo-se, admirada, na contemplac ̧ a ̃ o da genitora. Esta em lágrimas faz um apelo para que ela não leve adiante o que pretendia realizar. Esta em lágrimas faz um apelo para que ela não leve adiante o que pretendia realizar. Na Terra, sempre satisfazias meus desejos. Nunca me permitiste o trabalho, favoreceste- me o ocio, fizeste-me crer em posic ̧ a ̃ o mais elevada que a das outras criaturas; incutiste-me a suposic ̧ a ̃ o de que todos os privilégios especiais me eram devidos; na ̃ o me preparaste, enfim! Estou sozinha, com um problema atribulativo. Na Terra, sempre satisfazias meus desejos. Nunca me permitiste o trabalho, favoreceste- me o ocio, fizeste-me crer em posic ̧ a ̃ o mais elevada que a das outras criaturas; incutiste-me a suposic ̧ a ̃ o de que todos os privilégios especiais me eram devidos; na ̃ o me preparaste, enfim! Estou sozinha, com um problema atribulativo.

32 10 Dolorosa Perda Reconhec ̧ o minha participac ̧ a ̃ o indireta em teu presente infortúnio, mas entendendo, agora, a extensa ̃ o e a delicadeza dos deveres maternos, na ̃ o desejo que venhas colher espinhos no mesmo lugar onde sofro os resultados amargos de minha imprevide ̂ ncia. Reconhec ̧ o minha participac ̧ a ̃ o indireta em teu presente infortúnio, mas entendendo, agora, a extensa ̃ o e a delicadeza dos deveres maternos, na ̃ o desejo que venhas colher espinhos no mesmo lugar onde sofro os resultados amargos de minha imprevide ̂ ncia. Aceita a humilhac ̧ a ̃ o como be ̂ nc ̧ a ̃ o, a dor como preciosa oportunidade. Todas as lutas terrenas chegam e passam; ainda que perdurem, na ̃ o se eternizam. Aceita a humilhac ̧ a ̃ o como be ̂ nc ̧ a ̃ o, a dor como preciosa oportunidade. Todas as lutas terrenas chegam e passam; ainda que perdurem, na ̃ o se eternizam. A enferma, contudo, fez supremo esforc ̧ o por tornar ao invólucro de carne, pronunciando rispidas palavras de negac ̧ a ̃ o, inopinadas e ingratas. A enferma, contudo, fez supremo esforc ̧ o por tornar ao invólucro de carne, pronunciando rispidas palavras de negac ̧ a ̃ o, inopinadas e ingratas.

33 10 Dolorosa Perda Retornando à consciência, a jovem solicita a intervenção, não querendo mais perder tempo. Retornando à consciência, a jovem solicita a intervenção, não querendo mais perder tempo. André, penosamente surpreendido, verifica com espanto que o embria ̃ o reagia ao ser violentado, como que aderindo, desesperadamente, a ̀ s paredes placentarias. André, penosamente surpreendido, verifica com espanto que o embria ̃ o reagia ao ser violentado, como que aderindo, desesperadamente, a ̀ s paredes placentarias. Raios escuros na ̃ o partiam agora so do encefalo materno; eram igualmente emitidos pela organizac ̧ a ̃ o embrionaria, estabelecendo maior desarmonia. Raios escuros na ̃ o partiam agora so do encefalo materno; eram igualmente emitidos pela organizac ̧ a ̃ o embrionaria, estabelecendo maior desarmonia. Depois de longo e laborioso trabalho, o entezinho foi retirado afinal... Depois de longo e laborioso trabalho, o entezinho foi retirado afinal...

34 10 Dolorosa Perda A entidade reencarnante, mantinha-se atraida ao corpo materno através de forc ̧ as vigorosas e indefiniveis, permanecendo adesa ao campo celular que a expulsa- va. A entidade reencarnante, mantinha-se atraida ao corpo materno através de forc ̧ as vigorosas e indefiniveis, permanecendo adesa ao campo celular que a expulsa- va. Conseguindo assim provocar um processo hemorragico, violento e abundante. Conseguindo assim provocar um processo hemorragico, violento e abundante. Deslocado indebitamente e mantido ali por forc ̧ as incoercíveis, o organismo perispiritico da entidade, que na ̃ o chegara a renascer, alcanc ̧ ou em movimentos esponta ̂ neos a zona do corac ̧ a ̃ o. Envolvendo os nodulos da auricula direita, perturbou as vias do estimulo, determinando choques tremendos no sistema nervoso central. Deslocado indebitamente e mantido ali por forc ̧ as incoercíveis, o organismo perispiritico da entidade, que na ̃ o chegara a renascer, alcanc ̧ ou em movimentos esponta ̂ neos a zona do corac ̧ a ̃ o. Envolvendo os nodulos da auricula direita, perturbou as vias do estimulo, determinando choques tremendos no sistema nervoso central.

35 10 Dolorosa Perda Ambos, ma ̃ e e filho, pareciam agora sintonizados na onda de odio. Ambos, ma ̃ e e filho, pareciam agora sintonizados na onda de odio. Os raios mentais destruidores cruzavam-se, em horrendo quadro, de espirito a espirito. Os raios mentais destruidores cruzavam-se, em horrendo quadro, de espirito a espirito. Calderaro informa a André que a desencarnação da jovem ocorreria dentro de algumas horas. Calderaro informa a André que a desencarnação da jovem ocorreria dentro de algumas horas. O odio, Andre, diariamente extermina criaturas no mundo, com intensidade e eficie ̂ ncia mais arrasadoras que as de todos os canho ̃ es da Terra troando a uma vez. O odio, Andre, diariamente extermina criaturas no mundo, com intensidade e eficie ̂ ncia mais arrasadoras que as de todos os canho ̃ es da Terra troando a uma vez.

36 11 Sexo André acompanha Calderaro a curioso centro de estudos, onde elevados mentores ministram conhecimentos a companheiros aplicados ao trabalho de assiste ̂ ncia na Crosta. André acompanha Calderaro a curioso centro de estudos, onde elevados mentores ministram conhecimentos a companheiros aplicados ao trabalho de assiste ̂ ncia na Crosta. Reunem-se uma vez por semana, a fim de ouvirem mensageiros autorizados no tocante a questo ̃ es que interessam de perto nosso ministerio de auxilio aos homens. Estimo teu comparecimento hoje, porquanto o emissario da noite comentará problemas atinentes ao sexo. Reunem-se uma vez por semana, a fim de ouvirem mensageiros autorizados no tocante a questo ̃ es que interessam de perto nosso ministerio de auxilio aos homens. Estimo teu comparecimento hoje, porquanto o emissario da noite comentará problemas atinentes ao sexo. A palstra já havia iniciado e seguia comentando que no exame das causas da loucura, entre individualidades, sejam encarnadas, sejam ausentes da carne, a ignora ̂ ncia quanto a ̀ conduta sexual e dos fatores mais decisivos. A palstra já havia iniciado e seguia comentando que no exame das causas da loucura, entre individualidades, sejam encarnadas, sejam ausentes da carne, a ignora ̂ ncia quanto a ̀ conduta sexual e dos fatores mais decisivos.

37 11 Sexo Problema premente este, que já ensandeceu muitos cerebros de escol, na ̃ o podemos atacá-lo a tiros de verbalismo, de fora para dentro, a ̀ moda dos medicos superficiais. Problema premente este, que já ensandeceu muitos cerebros de escol, na ̃ o podemos atacá-lo a tiros de verbalismo, de fora para dentro, a ̀ moda dos medicos superficiais. Se no sexo residem forc ̧ as procriadoras dominantes, atendendo aos estatutos da natureza terrestre, reguladores da vida fisica, temos, na inquietac ̧ a ̃ o sexual, feno ̂ meno peculiar ao nosso psiquismo, em marcha para superiores zonas da evoluc ̧ a ̃ o. Se no sexo residem forc ̧ as procriadoras dominantes, atendendo aos estatutos da natureza terrestre, reguladores da vida fisica, temos, na inquietac ̧ a ̃ o sexual, feno ̂ meno peculiar ao nosso psiquismo, em marcha para superiores zonas da evoluc ̧ a ̃ o. Doloroso e, porem, verificar a desarmonia em que se afundam os homens, com sombrios reflexos nas esferas imediatas a ̀ luta carnal. Doloroso e, porem, verificar a desarmonia em que se afundam os homens, com sombrios reflexos nas esferas imediatas a ̀ luta carnal. O cativeiro da ignora ̂ ncia, no campo sexual, continua escravizando milho ̃ es de criaturas. O cativeiro da ignora ̂ ncia, no campo sexual, continua escravizando milho ̃ es de criaturas.

38 11 Sexo Inutil e supor que a morte fisica oferec ̧ a soluc ̧ a ̃ o pacifica aos espiritos em extremo desequilibrio, que entregam o corpo aos desregramentos passionais. Inutil e supor que a morte fisica oferec ̧ a soluc ̧ a ̃ o pacifica aos espiritos em extremo desequilibrio, que entregam o corpo aos desregramentos passionais. A loucura em que se debatem na ̃ o procede de simples modificac ̧ o ̃ es do cerebro: dimana da desassociac ̧ a ̃ o dos centros perispiriticos, o que exige longos periodos de reparac ̧ a ̃ o. A loucura em que se debatem na ̃ o procede de simples modificac ̧ o ̃ es do cerebro: dimana da desassociac ̧ a ̃ o dos centros perispiriticos, o que exige longos periodos de reparac ̧ a ̃ o. A sede do sexo na ̃ o se acha no corpo grosseiro, mas na alma, em sua sublime organizac ̧ a ̃ o. A sede do sexo na ̃ o se acha no corpo grosseiro, mas na alma, em sua sublime organizac ̧ a ̃ o.

39 11 Sexo O trabalho paciente dos mile ̂ nios transformou as relac ̧ o ̃ es. O trabalho paciente dos mile ̂ nios transformou as relac ̧ o ̃ es. Desejo, posse, simpatia, carinho, devotamento, renuncia, sacrificio, constituem aspectos dessa jornada sublimadora. Por vezes, a criatura demora-se anos, seculos, existe ̂ ncias diversas de uma estac ̧ a ̃ o a outra. Desejo, posse, simpatia, carinho, devotamento, renuncia, sacrificio, constituem aspectos dessa jornada sublimadora. Por vezes, a criatura demora-se anos, seculos, existe ̂ ncias diversas de uma estac ̧ a ̃ o a outra. Muito poucas atravessam a provincia da posse sem duelos crueis com os monstros do egoismo e do ciume, aos quais se entregam desvairadamente. Muito poucas atravessam a provincia da posse sem duelos crueis com os monstros do egoismo e do ciume, aos quais se entregam desvairadamente. O instinto sexual, para coroar-se com as glorias do e ̂ xtase, ha que dobrar-se aos imperativos da responsabilidade, a ̀ s exige ̂ ncias da disciplina, aos ditames da renuncia. O instinto sexual, para coroar-se com as glorias do e ̂ xtase, ha que dobrar-se aos imperativos da responsabilidade, a ̀ s exige ̂ ncias da disciplina, aos ditames da renuncia.

40 11 Sexo Trabalhemos para que a luz da compreensa ̃ o se fac ̧ a entre os nossos amigos encarnados, a fim de que as angustias afetivas na ̃ o arrojem tantas vitimas a ̀ voragem da morte, intoxicadas de criminosas paixo ̃ es. Trabalhemos para que a luz da compreensa ̃ o se fac ̧ a entre os nossos amigos encarnados, a fim de que as angustias afetivas na ̃ o arrojem tantas vitimas a ̀ voragem da morte, intoxicadas de criminosas paixo ̃ es. Devidos a ̀ incompreensa ̃ o sexual, incontaveis crimes campeiam na Terra, determinando estranhos e perigosos processos de loucura, em toda parte. Devidos a ̀ incompreensa ̃ o sexual, incontaveis crimes campeiam na Terra, determinando estranhos e perigosos processos de loucura, em toda parte. Na ̃ o solucionaremos ta ̃ o complexo problema do mundo simplesmente a ̀ forc ̧ a de intervenc ̧ a ̃ o medica. Na ̃ o solucionaremos ta ̃ o complexo problema do mundo simplesmente a ̀ forc ̧ a de intervenc ̧ a ̃ o medica. A personalidade na ̃ o e obra da usina interna das gla ̂ ndulas, mas produto da quimica mental. A personalidade na ̃ o e obra da usina interna das gla ̂ ndulas, mas produto da quimica mental.

41 11 Sexo Lembremos aos corac ̧ o ̃ es desalentados que tal e o sexo em face do amor, quais sa ̃ o os olhos para a visa ̃ o, e o cerebro para o pensamento: na ̃ o mais do que aparelhamento de exteriorizac ̧ a ̃ o. Lembremos aos corac ̧ o ̃ es desalentados que tal e o sexo em face do amor, quais sa ̃ o os olhos para a visa ̃ o, e o cerebro para o pensamento: na ̃ o mais do que aparelhamento de exteriorizac ̧ a ̃ o. Erro lamentavel e supor que so a perfeita normalidade sexual, consoante as respeitaveis convenc ̧ o ̃ es humanas, possa servir de templo a ̀ s manifestac ̧ o ̃ es afetivas. Erro lamentavel e supor que so a perfeita normalidade sexual, consoante as respeitaveis convenc ̧ o ̃ es humanas, possa servir de templo a ̀ s manifestac ̧ o ̃ es afetivas. Importa reconhecer que o interca ̂ mbio de forc ̧ as simpaticas, de fluidos combinados, de vibrac ̧ o ̃ es sintonizadas entre almas que se amam, paira acima de qualquer exteriorizac ̧ a ̃ o tangivel de afeto, sustentando obras impereciveis de vida e de luz, nas ilimitadas esferas do Universo. Importa reconhecer que o interca ̂ mbio de forc ̧ as simpaticas, de fluidos combinados, de vibrac ̧ o ̃ es sintonizadas entre almas que se amam, paira acima de qualquer exteriorizac ̧ a ̃ o tangivel de afeto, sustentando obras impereciveis de vida e de luz, nas ilimitadas esferas do Universo.

42 11 Sexo Ensinemos a libertar a mente das malhas do instinto, abrindo-lhes caminho aos ideais do amor santificante, recordando-lhes que fixar o pensamento no sexo torturado, com desprezo dos demais departamentos da realizac ̧ a ̃ o espiritual, atraves do cosmo orga ̂ nico, e estacionar, inutilmente, no trilho evolutivo; e entregar-se, inerme, a ̀ influe ̂ ncia de perigosos monstros da imaginac ̧ a ̃ o, quais o despeito e a inveja, o desespero e a amargura, que abrem ruinosas chagas na alma e que cominam ao exclusivismo, pena que pode avultar ate a ̀ loucura e a ̀ inconscie ̂ ncia. Ensinemos a libertar a mente das malhas do instinto, abrindo-lhes caminho aos ideais do amor santificante, recordando-lhes que fixar o pensamento no sexo torturado, com desprezo dos demais departamentos da realizac ̧ a ̃ o espiritual, atraves do cosmo orga ̂ nico, e estacionar, inutilmente, no trilho evolutivo; e entregar-se, inerme, a ̀ influe ̂ ncia de perigosos monstros da imaginac ̧ a ̃ o, quais o despeito e a inveja, o desespero e a amargura, que abrem ruinosas chagas na alma e que cominam ao exclusivismo, pena que pode avultar ate a ̀ loucura e a ̀ inconscie ̂ ncia. Dentro de cada um de nos esplende, sem desmaio, a claridade libertadora, no pensamento de renovac ̧ a ̃ o para o bem comum que devemos cultivar e intensificar em cada dia da vida. Dentro de cada um de nos esplende, sem desmaio, a claridade libertadora, no pensamento de renovac ̧ a ̃ o para o bem comum que devemos cultivar e intensificar em cada dia da vida.

43 11 Sexo O cativeiro nos tormentos do sexo na ̃ o e problema que possa ser solucionado por literatos ou medicos a agir no campo exterior: e questa ̃ o da alma, que demanda processo individual de cura, e sobre esta so o espirito resolverá no tribunal da propria conscie ̂ ncia. O cativeiro nos tormentos do sexo na ̃ o e problema que possa ser solucionado por literatos ou medicos a agir no campo exterior: e questa ̃ o da alma, que demanda processo individual de cura, e sobre esta so o espirito resolverá no tribunal da propria conscie ̂ ncia.

44


Carregar ppt "6 Amparo Fraternal Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Calderaro e André encontram gentil irmã que os aguardava. Questionada pelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google