A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Livro de I Pedro - 1° Estudo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Livro de I Pedro - 1° Estudo"— Transcrição da apresentação:

1 O Livro de I Pedro - 1° Estudo
Pr. Deroci

2 O Livro de I Pedro Texto Base: 1 Pedro 1.3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança...”.

3 O Livro de I Pedro Pedro escreveu as Epístolas a fim de encorajar os crentes que se tornaram vítimas da perseguição do Império Romano.

4 O Livro de I Pedro Submissão e Sofrimento são a tônica da Primeira Epístola de Pedro, ou seja, devemos nos alegrar pela condição de co-participantes do sofrimento de Cristo, I Pedro 4.13

5 O Livro de I Pedro Ser sóbrio e vigilante é orientação constante na 1 Epístola de Pedro: 1 Pedro 1.13. 1 Pedro 4.7. 1 Pedro 5.8.

6 O Livro de I Pedro Em 1 Pedro Pedro relembra-nos os aspectos da Salvação efetuada, em nós, por Cristo.

7 O Livro de I Pedro Em 1 Pedro Pedro relembra-nos os aspectos primordiais da FÉ, mais preciosa que o ouro perecível.

8 O Livro de I Pedro Em 1 Pedro Pedro ressalta os aspectos da SANTIDADE que devemos vivenciar a partir da vigilância constante.

9 O Livro de I Pedro Em 1 Pedro Pedro ressalta o alto preço do nosso resgate – o precioso sangue do Cordeiro de Deus – Jesus Cristo.

10 O Livro de I Pedro Em 1 Pedro Pedro orienta-nos a viver a Santidade em Amor, na comunhão, mostrando a insignificância da carne.

11 O Livro de I Pedro MEDITAÇÃO FINAL – com Pedro, em sua Epístola, aprendemos a lição – viver uma vida cristã exemplar em amor fraternal.

12 LIVRO DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO

13 AUTOR: Pedro, o apóstolo
Este não era o Simão Pedro do começo, impulsivo e cheio de fraquezas, a quem Cristo chamou de Simão, Mc 14:37: Lc 22:31; Jo 21:15-17, mas o Pedro que, segundo Cristo profetizou, se converteria numa rocha, Jo 1:42 - o mesmo homem que havia sido disciplinado durante anos de sofrimentos e provas, e havia sido fortalecido com o batismo no Espírito Santo. A carta, evidentemente, pertence aos últimos períodos de sua vida.

14 DATA E LUGAR Entre dc. A Babilônia à qual se refere no versículo 5:13, pode não ser a cidade às margens do rio Eufrates. Muitos crêem que era Roma, chamada figuradamente Babilônia.

15 DESTINATÁRIOS: Os eleitos espalhados através da Ásia Menor. Provavelmente, a todo o corpo de cristãos dessa região, tanto judeus como gentios. Pedro envia esta mensagem espiritual de ânimo, instrução e admoestação, especialmente às igrejas fundadas por Paulo.

16 PROPÓSITO: Ao escrever esta carta, Pedro obedeceu duas ordens específicas dadas por Jesus: (1) Animar e fortalecer aos irmãos, Lc 22: 32. (2) Alimentar o rebanho de Deus, Jo 21:15-17.

17 PALAVRA CHAVE: Sofrimento. Ocorre quinze vezes ou mais na carta.
TEXTO CHAVE, 4:1.

18 No capítulo 2, Pedro importa-se com a necessidade de ensinar aos cristãos como viver em uma sociedade não cristã. Ele trabalha três aspectos que veremos: Entendendo a Vida Cristã (vivendo entre os não cristãos) Entendendo a Vida Cristã (vivendo entre as autoridades) Entendendo a Vida Cristã (vivendo em ambiente de trabalho)

19 Vivendo entre os não cristãos 1Pedro 2:11-12
I. Somos estranhos nesta Terra V. 11. Comungando (amados) Ensináveis (exorto-vos)-Animar, incentivar, estimular, induzir, conversar, advertir, admoestar, aconselhar, ensinar. Com consciência (exorto-vos, como peregrino e forasteiros que sois) Sóbria abnegação (a vos absterdes das paixões carnais) Equilíbrio emocional (não fazendo guerra contra a alma)

20 II. Somos embaixadores de Cristo – v. 12
Integridade (mantendo exemplar) Pró- ativo ( o vosso procedimento) Expostos (no meio dos gentios) Sem amargura, rivalidades ( pois naquilo que falam de vós outros como de malfeitores) Benigno (observando-vos em vossas boas obras) Motivo de glória (glorificando a Deus no dia da visitação)

21 O Livro de 1 Pedro TEXTO BASE: 1 Pedro 3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.

22 O Livro de 1 Pedro TEXTO APOIO: 2 Timóteo 2.15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da Verdade”.

23 O Livro de 1 Pedro A Vida Exemplar dos Cristãos: O amor é forte como a morte - Cantares 8.6.

24 Exortação às esposas. Exortação aos maridos. 1 Pedro 3.1-6.
O Livro de 1 Pedro Exortação às esposas. 1 Pedro Exortação aos maridos. 1 Pedro 3.7.

25 O Livro de 1 Pedro O Amor fraternal entre os irmãos – 1 Pedro 3.8-10:
Todos de igual ânimo. Compadecidos. Fraternalmente amigos. Misericordiosos. Humildes.

26 O Livro de 1 Pedro Quem deseja ver dias felizes deve – 1 Pedro 1. Refrear a sua língua do mal. 2. Evitar que os seus lábios falem dolosamente. 3. Apartar-se do mal e praticar o que é bom. 4. Buscar a paz e empenhar-se por alcançá-la.

27 O Livro de 1 Pedro Quem assim viver saberá que – 1 Pedro 3.12. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às sua súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

28 O Livro de 1 Pedro Se sofrermos por causa da Justiça somos bem-aventurados – 1 Pedro “Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois...”

29 O Livro de 1 Pedro Quem assim viver saberá que – 1 Pedro 3.12. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às sua súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

30 O Livro de 1 Pedro Se santificarmos a Cristo, como Senhor, em nossos corações, ficarão envergonhados os que difamam o nosso bom procedimento em Cristo – 1 Pedro

31 O Livro de 1 Pedro Em Cristo, temos a garantia, Cristo morreu, por nós, uma única vez, o justo pelos injustos, para nos conduzir a Deus – 1 Pedro 3.18.

32 O Livro de 1 Pedro O Senhor Jesus, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes – 1 Pedro 3.22.

33 O Livro de 1 Pedro MEDITAÇÃO FINAL – “Jesus Cristo, o Nazareno, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos...porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” – Atos

34 O Livro de 1 Pedro Texto Base: 1 Pedro 4.2 “Para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus”.

35 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo Pedro trata da necessidade da “morte” para o pecado e a pureza da vida, em seu capítulo 4.

36 O Livro de 1 Pedro Devemos abandonar concupiscências, orgias, bebedices, e, ainda, detestáveis idolatrias – 1 Pedro 4.3.

37 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo orienta-nos que, não devemos temer aqueles que nos difamam e que estranham o fato de não mais concorrermos, com eles, o excesso de devassidão, pois os mesmos hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos.

38 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo anuncia: o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.

39 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo continua orientando: sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração, servindo uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus e, assim, o Senhor será glorificado, por meio de Jesus Cristo.

40 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo orienta-nos, ainda, quanto ao fato de sermos co-participantes dos sofrimentos de Cristo pois, assim, sobre nós, repousa o Espírito da Glória de Deus – 1 Pedro 4.14.

41 O Livro de 1 Pedro Não devemos sofrer como assassino, ladrão ou malfeitor, ou, ainda, como quem se intromete em negócios de outrem, mas sofrer como cristão, glorificando a Deus. 1 Pedro 4.15.

42 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo traz o seguinte questionamento para nossa reflexão... E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim o pecador? 1 Pedro 4.18.

43 O Livro de 1 Pedro O Senhor Jesus já nos orientara: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)...apertado é o caminho que conduz para a vida”. Mateus

44 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo chega a nos consolar com a seguinte afirmação: os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem sua alma ao fiel Criador, na prática do bem. 1 Pedro 4.19.

45 O Livro de 1 Pedro Serve-nos, aqui, a orientação de Tiago “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” – Tiago 4.17.

46 O Livro de 1 Pedro No capítulo 5, o Apóstolo Pedro traz advertências aos Pastores e seus auxiliares: devemos pastorear o rebanho de Deus como “modelo”, aguardando, do Supremo Pastor, a incorruptível Coroa de Glória – 1 Pedro

47 O Livro de 1 Pedro Aos jovens, um recado: sede submissos aos que são mais velhos. A nós, todos, um recado: tratarmos, uns aos outros com toda humildade, porque Deus resiste aos soberbos, concedendo graça aos humildes – 1 Pedro 5.5.

48 O Livro de 1 Pedro O conselho básico: humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.6.

49 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo traz a nós a certeza de que sofrimentos iguais aos nossos estão ocorrendo em nossa irmandade espalhada pelo mundo – 1 Pedro 5.9.

50 O Livro de 1 Pedro O Apóstolo traz, também, uma advertência: o diabo, nosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar – 1 Pedro 5.8.

51 O Livro de 1 Pedro Com Elias aprendemos que o Senhor sempre tem remanescentes entre o seu povo, ou seja, sempre haverá joelhos que não se dobram perante baal. 1 Reis

52 O Livro de 1 Pedro Temos a segurança celestial contida em “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” – Salmos 34.7.

53 O Livro de 1 Pedro Porém, temos a orientação bíblica: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros” – Tiago 4.7,8.

54 O Livro de 1 Pedro MEDITAÇÃO FINAL – o Deus de toda Graça, que em Cristo nos chamou à sua eterna glória, Ele mesmo nos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar – 1 Pedro 5.10.


Carregar ppt "O Livro de I Pedro - 1° Estudo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google