A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenadoria de Acervo Especial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenadoria de Acervo Especial"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenadoria de Acervo Especial

2 Missão A Coordenadoria de Acervo Especial (CAE), do Centro de Referência e Difusão da Fundação Biblioteca Nacional, tem como competências: opinar sobre a aquisição de acervos que correspondam à linha de acervo especial da Biblioteca Nacional; coordenar e supervisionar as atividades de atendimento ao usuário e manutenção do acervo bibliográfico e documental de referência especial; planejar e supervisionar as atividades de processamento técnico do acervo especial (livros raros, manuscritos, gravuras, desenhos, fotografias, impressos efêmeros, mapas, partituras e registros de arquivo sonoro); orientar e supervisionar a produção de textos, exposições, cursos e palestras que sirvam de suporte às atividades de pesquisa e divulgação; planejar atividades de cooperação técnica interinstitucional com vistas à divulgação do acervo especial e acompanhar as atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Recuperação de Acervo Raro.

3 Organograma CAE Planor Cartografia Iconografia Livros Raros
Rosângela von Helde Cartografia Iconografia Livros Raros Manuscritos Música Léia Pereira da Cruz Maria Dulce de Faria Ana Virgínia Pinheiro Vera Faillace Ana Virgínia Pinheiro

4 Atendimento ao usuário
As áreas de acervos especiais funcionam para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, de 10 às 16 h. Estão encarregados do atendimento profissionais do quadro efetivo e terceirizados, que se responsabilizam pela movimentação do acervo consultado Em 2007, as áreas de acervos especiais atenderam cerca de pesquisadores, que consultaram itens do acervo

5 Acervo consultado

6 Processamento Técnico
As áreas subordinadas às Coordenadorias de Acervo Especial, além de atenderem ao usuário local, também processam o acervo sob sua guarda. Assim, todo o processamento técnico de manuscritos, livros raros, periódicos raros, iconografia, cartografia e música é realizado pela equipe técnica da CAE. O processamento técnico inclui o tratamento técnico e a automação do acervo.

7 Documentos especiais e fascículos de periódicos processados em 2007

8 Processamento Técnico
Projetos especiais executados em parceria com entidades públicas e privadas: Coleção José Olympio: doada à BN, reúne documentação relativa às atividades fim e meio da empresa, como documentos administrativos da editora e suas filiais; recortes de jornais sobre a editora; correspondência sobre o envio e devolução de originais; capas, fotolitos, provas de livros, biografia de autores, bibliografias, fotos de lançamento de livros, sessões de autógrafos; fotografias utilizadas nas publicações; desenhos e reproduções de ilustrações utilizadas nas publicações.

9 Processamento Técnico
Alguns projetos de tratamento técnico do acervo especial: Preservação e Conservação do Acervo Fotográfico - Profoto Consolidação das bases de obras raras Relevância e eficácia dos catálogos de obras raras Organização e descrição do acervo manuscrito, onde se produziu instrumentos de pesquisa para os seguintes fundos/coleções: Alexandre Rodrigues Ferreira, Di Cavalcanti, Ernesto Sena, Mario Barreto, Literatura, Tobias Monteiro, Gustavo Corção, Manuscritos Avulsos, Melo Franco, Figueira de Melo, Flávio Rangel, Galvão. Inventário: o somatório de itens inventariados até outubro de 2008 é de Em 2007 inventariamos itens.

10 Inventário Após a greve de 2005, que paralisou as instituições do Ministério da Cultura por três meses, verificou-se a ausência de numerosas peças do acervo. Estes acontecimentos trouxeram à baila a questão da segurança, não só em termos de vigilância, mas também quanto às condições de controle e conhecimento do acervo. Por determinação dos órgãos de fiscalização e controle e por iniciativa dos próprios técnicos, que ansiavam por controlar melhor o acervo sob sua guarda, foi iniciado, no âmbito da CAE, o inventário dos acervos de iconografia e de música. Em 2007, com o patrocínio da Petrobrás, negociado pela Secretaria-Executiva do MinC, o processo de inventário se estendeu aos demais acervos.

11 Automação A automação do acervo consiste na alimentação de bases de dados específicas para cada tipologia documental: manuscritos, material visual, mapas, obras raras, periódicos raros, discos, partituras, monografias e periódicos.

12 Planor O Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – PLANOR - foi criado em 1983, pela portaria nº19 da Secretaria da Cultura do então Ministério da Educação e Cultura. Até 1990 esteve subordinado ao Departamento de Processos Técnicos, depois foi transferido para o Departamento de Referência e Difusão sob a subordinação da Divisão de Obras Raras. A partir de 2004, com a nova estrutura organizacional da FBN, o PLANOR passou a ter gerência própria, estando subordinado à Coordenadoria de Acervo Especial – CAE – do Centro de Referência e Difusão. Com a realização de concurso público e o incentivo da direção da Biblioteca Nacional, o PLANOR conta hoje com um quadro de pessoal que possibilita o desenvolvimento de sua missão estatuária

13 Planor Atividades desenvolvidas a partir de 2006:
Lançamento do Boletim Informativo do PLANOR em formato digital e de página específica no portal da Biblioteca Nacional. Reestruturação do Catálogo Coletivo do Patrimônio Bibliográfico Nacional. Reestruturação do Catálogo Novum Regestrum, de ABINIA, coordenado pela BN da Espanha, onde o PLANOR contribui com informações bibliográficas do acervo raro da BN Brasil Estudos para implementação do Catálogo Coletivo Instrumenta Musicae, coordenado pela Biblioteca Nacional da Espanha e patrocinado pela ABINIA (Associação de Bibliotecas Nacionais Ibero-americanas)

14 Planor Eventos realizados: Palestra sobre Política de Segurança –
20/04/2006. Mesa redonda sobre Salvaguarda de Acervos Raros - 14 jun. 2006 VII Encontro Nacional do Acervo Raro – 21 e 22 nov

15 Divulgação e Eventos A CAE, além das atividades de atendimento ao público e de guarda, manutenção e processamento do acervo, organiza mostras internas de documentos e participa de exposições internas e externas integradas pelo acervo da Biblioteca Nacional. Mostras realizadas na sala de Manuscritos A Cidade e o Príncipe - a Corte chega ao Rio de Janeiro – janeiro/08 ; 200 Anos da Carta de Abertura dos Portos – março/08 ; D. João e Bonaparte - junho/08;  O Botânico Freire Alemão - agosto/08; Uma Bula do Séc. XVII - outubro/08. Mostras realizadas na sala de Obras Raras     Argel, Argélia: o lugar da lua e da estrela – jul. a dez. 2006   Ao pio leitor... o pecado: Os sete pecados capitais – 18 dez a 24 de junho de 2008. Obras Raras e Homoerotismo: tesouros bibliográficos sobre o prazer entre iguais. De 07 de julho a 22 de agosto de 2008.

16 Divulgação e Eventos Exposições externas integradas pelo acervo da Biblioteca Nacional: Laços do Olhar (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo) : 20 de maio a 10 de agosto de 2008; A Arte nos Mapas: uma viagem pelos quatro cantos do mundo. (Casa Fiat de Cultura – Nova Lima, MG) : de 20 de agosto a 5 de outubro de 2008;   O Gabinete de Curiosidade de Domenico Vandelli (Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico - Rio de Janeiro) : de 12 de junho a 6 de outubro de 2008;  LUSA – A Matriz Portuguesa (Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) : de setembro de 2007 a 7 de setembro de 2008

17 Outras ações A CAE realiza suas atividades voltada para a melhoria dos serviços de atendimento ao público, fazendo parte da Comissão de Reprodução Documental, onde foram atualizadas as normas e os procedimentos para a reprodução do acervo da FBN. Planeja e desenvolve atividades de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais com vistas à divulgação do acervo especial, estabelece o intercâmbio de informações para a área de preservação documental e o desenvolvimento de projetos conjuntos com as Bibliotecas Nacionais Ibero-americanas. Em julho de 2008 organizou a reunião do Conselho de Diretores da ABINIA (Associação de Bibliotecas Nacionais Ibero-americanas) sediada na FBN. Participou através da representação da DIMAS (Divisão de Música e Arquivo Sonoro) em outubro deste ano, do curso de catalogação de partituras para implementação do Catálogo Coletivo Instrumenta Musicae, coordenado pela Biblioteca Nacional da Espanha e organizado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) em San José, Costa Rica.

18 Outras ações Ainda em 2008 a Coordenadoria de Acervo Especial representará a Fundação Biblioteca Nacional na XIX Assembléia Geral de ABINIA e atividades conexas, que se realizará em Caracas/Venezuela, onde realizaremos as seguintes atividades: Apresentação e aprovação de novos projetos Apresentação, discussão e aprovação da programação orçamentária para 2009.

19 Outras ações Projetos aprovados para o Brasil em 2008:
Versão em português do Portal ABINIA (Associação de Bibliotecas Nacionais Ibero-americanas) Projeto de Capacitação de profissionais ibero-americanos na BN Brasil Programa de treinamento na BN do Brasil, financiado pela ABINIA, e realizado durante quinze dias úteis, pela Coordenadoria de Preservação. Os dois profissionais contemplados este ano vieram da Bolívia e Equador. Este projeto é viabilizado pelo CPT/ Coordenadoria de Preservação. Criação da sala de conservação da Divisão de Música e Arquivo Sonoro.

20 Rose Mary Amorim Coordenadora de Acervo Especial
End.: Av. Rio Branco, 219 / 2º andar Tel. :


Carregar ppt "Coordenadoria de Acervo Especial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google