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Finalidade Processo Mecanismo Métodos de Aprendizagem Reflexões REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 2.

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Apresentação em tema: "Finalidade Processo Mecanismo Métodos de Aprendizagem Reflexões REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 2."— Transcrição da apresentação:

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2 Finalidade Processo Mecanismo Métodos de Aprendizagem Reflexões REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 2

3 Promover Evolução Através da Elevação Moral e Espiritual É a superação da condição humana através das reencarnações na Terra e em outros mundos habitados para atingir a Espiritualidade através do conhecimento das LEIS DE DEUS. REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 3

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5 “Reencarna-se para aprender, educar-se, crescer, a partir de novos elementos, de uma nova oportunidade, num novo ambiente, onde se possa construir ou reconstruir sua própria elevação espiritual”. Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo) 5

6  REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 6 A reencarnação é o mecanismo usado no processo da evolução da humanidade. Nenhum ser humano, estará isento do processo de educação.

7 É uma lei da natureza Automática dentro do processo evolutivo do humano.  7 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

8 O aprendizado se da através das experiências vivenciadas na terra e na vida espiritual. Estas experiências capacitarão o Espírito a aprender as Leis de Deus. REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 8

9 Educativo - não é punitivo 9 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO É comum dizer-se que o Espírito reencarnou para “pagar” pois acredita-se que quem deve tem de "pagar”. Tal afirmação deve ser reavaliada a medida que entendemos e nos relacionamos com um Deus misericordioso e amoroso. A “divida” deve ser entendida necessidade de aprendizado devido a nossa ignorância das Lei de Deus.

10 Educativo - não é punitivo O Ser reencarna para aprender o que ainda não foi aprendido. A justiça se processa de forma a educar o Espírito não puni-lo. 10 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

11  A reencarnaçāo nāo é um castigo, se sofremos é porque nāo soubemos usar o nosso livre arbítrio.  Nāo é uma puniçāo para o Espírito, mas um meio de progresso. REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 11

12 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 12 O mecanismo de aprendizado pode ocorrer na mesma existência, como também pode dar-se após várias encarnações. Às vezes, há a necessidade de se reunirem pessoas várias num processo único, o que poderá levar décadas ou séculos.

13 Não é linear “As leis de Deus nem sempre utilizam o mesmo modo que o ser humano atuou no passado, para educá-lo no presente”. Adenáuer Novaes - Reencarnação Processo Educativo 13 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

14 14 novo recomeço Recebemos um equipamento novo: Corpo, cérebro, ego, uma nova personalidade e experiências no novo meio que se vai renascer. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

15 15 O Espírito sempre evolui O espírito esta sempre começando a partir de onde ele parou. Ele pode não se desenvolver muito, mas não regride. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

16 São conquistas O que chamamos de “Dom”, seria de fato uma habilidade conquistada em experiências passadas que levaremos como possibilidades futuras. O processo da evolução envolve desenvolvermos habilidades para nos capacitarmos a viver uma vida melhor aqui na matéria e na vida espiritual. 16 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

17 Os Traumas e os Comportamentos viciosos São desequilíbrios que necessitam de ajustes e atravessarão as existencias até serem tratados. 17 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

18 18 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO O numero das existências corpóreas é limitado, ou o Espírito reencarna perpetuamente? Livro dos Espíritos 168 A cada nova existência, o Espírito da um passo no caminho do progresso; quando se despojou de todas as suas impurezas, não necessita mais das provas da vida corpórea.

19 A escolha da reencarnaçāo pode ser inconsciente ou consciente. Inconsciente – O Espírito colhe sem prévia concordância ou conhecimento. Consciente – De acordo com a sua evoluçāo ele pode fazer parte de algumas escolhas na sua programaçāo reencarnatória. 19 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO Existem na espiritualidade equipes que cuidam dos processos reencarnatórios, estudando as necessidades do Espírito reencarnante.

20  O homem tem livre–arbítrio nos seus atos?  Para nos auxiliar no processo ascensional, Deus nos concede o livre arbítrio, uma vez que, se o homem “ tem liberdade de pensar, tem também a de agir. Podemos, então, afirmar que o ser humano é o árbitro do seu destino. 20 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

21 O livre arbítrio é uma conquista evolutiva que amplia a medida que amplia a sua consciência. A medida que aprende que mais do que se fazer o que se quer, consiste em fazer o que se deve. 21 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

22 Mas, em que sentido é livre o Espírito? A liberdade de decidir e agir existe antes da ação ser executada. Posta em movimento o agente perde-se aos efeitos das causas que gerou. 22 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

23 A cada escolha, independentemente das suas motivações ou justificativas, acionam a lei de causa e efeito em qualquer plano de vida que se situe: físico ou o espiritual. O uso do livre arbítrio são ações que provocam reações, no tempo e no espaço. 23 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

24 24 Tudo que realizamos na vida: Em palavras, pensamentos e atitudes, gera uma energia correspondente. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO  Allan Kardec adota Lei de Causa e Efeito em detrimento a palavra Carma

25 25 Responsabilidade As boas escolhas produzem progresso evolutivo, enquanto as escolhas infelizes geram provações ou expiações que se configuram como mecanismos evolutivos, moduladores da lei de causa e efeito, claramente consubstanciada no planejamento reencarnatório de cada indivíduo, gerando repercuções negativas que se fixam no psiquismo do infrator. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

26 Provas Expiações 26 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

27  Entendemos aqui Prova como sinônimo de aprendizado (desafios) para o Espírito.  Emmanuel nos ensina que: As provas sempre existirão, mesmo para Espíritos superiores, por se tratarem de desafios evolutivos. Cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito.   Prova não significa necessariamente sofrimento, mas sim a aquisição de novos conhecimentos. REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 27

28 REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 28 As provações podem ser difíceis, não resta dúvida, mas, por seu intermédio, o Espírito é colocado em situações que o afasta do estado de inércia em que ora permanece ou se compraz, proporcionando-lhe, ao mesmo tempo, oportunidades para que ele possa trabalhar a melhoria das suas atuais condições de vida.

29 29 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

30 30 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

31 31 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

32 PARA FACILITAR NOSSO PROCESSO EDUCATIVO Investir em novos potenciais e habilidades, Estar auto determinado na busca do seu progresso, aceitando as provas e expiações com resignação, Entrando em contato com sua essência divina. 32

33 Conhecendo o Espiritismo Adenáuer Novaes Reencarnação Processo Educativo Adenáuer Novaes O Livro dos Espíritos Allan Kardec  Ação e Reação André Luiz  Momentos de Consciência  Joanna de Ângelis 33

34 34 THANK YOU


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