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INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

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1 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 FORUM DE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA ABENGE E UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE – SÃO PAULO - SP JUNHO/2011

2 SEMINÁRIO – ENADE O ENADE no contexto do SINAES 2. ENADE - Legislação - Operacionalização - Banco Nacional de Itens - Grupos da Engenharia - Instrumentos de avaliação e análise de resultados 3. ENADE 2011 – Portaria Normativa MEC n o 8/2011 [Portaria Normativa MEC n o 40/2007, em sua atual redação]

3 1. O ENADE no contexto do SINAES Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:[...] VII - garantia de padrão de qualidade; [...] Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional II – autorização e avaliação de qualidade pelo poder público; [...]

4 Lei n o , de 20 de dezembro de 1996 (LDB) Lei n o , de 20 de dezembro de 1996 (LDB) Art. 9 o - A União incumbir-se-á de: [...] Art. 9 o - A União incumbir-se-á de: [...] V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação; VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

5 1.O ENADE no contexto do SINAES (cont.) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - - SINAES - - Instituído pela Lei n o , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) - Objetivo Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9 o, VI, VIII e IX da LDB. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9 o, VI, VIII e IX da LDB.

6 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação das IES Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. Na avaliação institucional, são usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto- avaliação e a avaliação externa in loco, constituída por visitas de comissões de especialistas. Na avaliação institucional, são usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto- avaliação e a avaliação externa in loco, constituída por visitas de comissões de especialistas.

7 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação dos cursos de graduação Objetivo: identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Objetivo: identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. São usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais as visitas in loco por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento. São usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais as visitas in loco por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

8 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação do desempenho dos estudantes Objetivo: aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Objetivo: aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

9 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Os resultados da avaliação de IES, de cursos e de desempenho dos estudantes constituem-se referencial básico para regulação e supervisão da educação superior. REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO REGULAÇÃO: - Atos administrativos autorizativos de funcionamento de IES e de cursos de graduação. SUPERVISÃO: - Conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável. AVALIAÇÃO: - Referencial para os processos de regulação e supervisão da educação superior. REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO REGULAÇÃO: - Atos administrativos autorizativos de funcionamento de IES e de cursos de graduação. SUPERVISÃO: - Conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável. AVALIAÇÃO: - Referencial para os processos de regulação e supervisão da educação superior.

10 1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES Submete anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o ENADE. Submete anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o ENADE. Propõe e avalia dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes Propõe e avalia dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes

11 2. ENADE – Principais aspectos Legislação básica: Lei n o , de 14/04/04 – Institui o SINAES e dá outras providências Lei n o , de 14/04/04 – Institui o SINAES e dá outras providências Portaria Normativa MEC n o 40, de 12/12/2007, em sua atual redação – Institui o e-MEC, o Cadastro e-MEC de IES e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, Basis e ENADE Portaria Normativa MEC n o 40, de 12/12/2007, em sua atual redação – Institui o e-MEC, o Cadastro e-MEC de IES e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, Basis e ENADE Portarias de designação de Comissões Assessoras de Área Portarias de designação de Comissões Assessoras de Área Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada ENADE 2011: Portaria Normativa MEC n o 8, de 15/04/2011 Portaria Normativa MEC n o 8, de 15/04/ Editais de Chamada Pública – BNI-ENADE

12 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Objetivos básicos Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área; Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas. Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

13 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Aplicado periodicamente a estudantes das áreas e cursos superiores de tecnologia selecionados a cada ano, garantida uma nova aplicação em tais áreas em um prazo máximo de três anos. - É admitida a utilização de procedimentos amostrais. - Em 2011, o ENADE será censitário.

14 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante.

15 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é responsabilidade do dirigente da IES. - A não-inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sanções previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação.

16 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Instrumentos de avaliação e questionários aplicados: Prova Prova - 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) - 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) Questionário de percepção sobre a prova - Questionário de percepção sobre a prova

17 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Instrumentos de avaliação e questionários (cont.) -Instrumentos de avaliação e questionários (cont.) Questionário do Estudante Questionário do Estudante -Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Questionário destinado ao Coordenador - Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet).

18 ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES PARA A PROVA E MATRIZES DE AVALIAÇÃO APLICAÇÃO E CORREÇÃO ELABORAÇÃO DAS PROVAS ENADE 2011 – OPERACIONALIZAÇÃO

19 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação). Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação) As provas não são elaboradas pelas Comissões Assessoras de Área.

20 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) o Diretrizes para a prova Exemplo: Engenharia – Grupo VI - Portaria Inep n o 146, de 04/09/2008 Objetivos da prova do ENADE 2008 para Engenharia – Grupo VI (Art. 4 o ) Objetivos da prova do ENADE 2008 para Engenharia – Grupo VI (Art. 4 o ) (...) III - estimular as instituições de educação superior a: (...) c) b) utilizar as informações para avaliar e aprimorar seus projetos pedagógicos de curso, visando à melhoria da qua lidade dos cursos de graduação do Grupo VI da Engenharia(...)

21 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Diretrizes para a prova de Engenharia – Grupo VI Diretrizes para a prova de Engenharia – Grupo VI Características do perfil profissional (art. 5 o ) Características do perfil profissional (art. 5 o ) No componente específico da área de Engenharia - Grupos I, II, III, IV, VI e VII, a prova tomará como referência o perfil do profissional expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, a saber, o engenheiro c o m formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

22 Exemplos Exemplos Recursos a serem mobilizados (Competências/Habilidades) - art 6 o Recursos a serem mobilizados (Competências/Habilidades) - art 6 o... Em adição ao perfil genérico descrito no §1 o do art. 5 o, é desejável que o Engenheiro de Produção (Grupo VI) tenha competência para: I - projetar, implantar, operar, analisar, manter, gerir e melhorar produtos, processos e sistemas de produção de bens e serviços, envolvendo a gestão do conhecimento, do tempo e dos demais recursos produtivos (humanos, econômico- financeiros, energéticos e materiais - inclusive, naturais);... Objetos do conhecimento (conteúdos) específicos da área (art. 8 o ) Objetos do conhecimento (conteúdos) específicos da área (art. 8 o )... No componente específico da área de Engenharia - Grupo VI, a prova do Enade 2008 terá um Núcleo de Conteúdos Profissiona lizantes Específicos, que tomará como referencial os conteúdos de Gestão da Produção Lo gística Pesquisa Operacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia do Produto; Ergonomia; Engenharia do Trabalho ; Engenharia Organizacional; Engenharia Econômica e Gestão Ambiental.

23 Edital de Chamada Pública Elaboradores/Revisores Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADEConvocaçãoElaboradores/Revisores CapacitaçãoElaboradores/Revisores Elaboração e revisão De itens Comissão de Assessoramento Técnico (CAT/BNI-ENADE) Revisores de Língua Portuguesa Comissão de Revisão Final (CRF/BNI-ENADE)

24 COOORDENAÇÃO DO BNI-ENADE INEP/DAES/CGENADE ELABORAÇÃO BNI – ENADE Fluxo dos itens - ModeloAPROVAÇÃOCAT/BNI-ENADE REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA REVISÃO FINAL (CRF/BNI-ENADE) REVISÃO TÉCNICO- PEDAGÓGICA - Pagamentos via AAE -Termo de Compromisso e Sigilo - BNI INEP - BNI web BNI - ENADE

25 ENADE 2008 – PARTICIPANTES CONCLUINTES% ENGENHARIA (GRUPO I) ,2 ENGENHARIA CARTOGRÁFICA850,3 ENGENHARIA CIVIL ,0 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA2190,9 ENGENHARIA HÍDRICA220,1 ENGENHARIA SANITÁRIA2330,9 ENGENHARIA (GRUPO II) ,1 COMPUTAÇÃO9823,8 CONTROLE E AUTOMAÇÃO1.5496,0 ELETRÔNICA9153,6 ELETROTÉCNICA ,0 TELECOMUNICAÇÕES9483,7 ENGENHARIA (GRUPO III) , ,4 ENGENHARIA (GRUPO IV) ,1 ENGENHARIA BIOQUÍMICA E ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA610,2 ENGENHARIA DE ALIMENTOS9473,7 ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA1.5075,9 ENGENHARIA TÊXTIL680,3 ENGENHARIA (GRUPO V)5512,1 5512,1 ENGENHARIA (GRUPO VI) , ,1 ENGENHARIA (GRUPO VII)1.8417,2 ENGENHARIA200,1 ENGENHARIA AMBIENTAL1.5025,9 ENGENHARIA DE MINAS1320,5 ENGENHARIA DE PETRÓLEO750,3 ENGENHARIA INDUSTRIAL1120,4 ENGENHARIA (GRUPO VIII)1.2284,8 ENGENHARIA AGRÍCOLA2721,1 ENGENHARIA DE PESCA1710,7 ENGENHARIA FLORESTAL7853,1 Grand Total ,0

26 OCDECurso Nome Concluintesacumulado% acum Total geral (CENSO 2009) ,0 1582E03Engenharia civil ,7 2520E05Engenharia de produção ,2 29,9 3522E06Engenharia elétrica ,7 41,6 4521E05Engenharia mecânica ,1 52,7 5520E02Engenharia ambiental ,2 59,0 6524E07Engenharia química ,6 64,5 7523E11 Engenharia de controle e automação ,2 69,7 8521E01Engenharia de produção mecânica ,0 73,7 9541E01Engenharia de alimentos ,3 77, E09Engenharia eletrônica ,3 80, E01Engenharia florestal ,1 83, E12Engenharia de telecomunicações ,4 85, E10Engenharia mecatrônica ,0 87, E03Engenharia industrial mecânica ,2 89, E04Engenharia de materiais ,2 90,3

27 OCDEGrupoCurso Nome (Censo 2009) Concluintes% 582E031Engenharia civil ,5 582A021Agrimensura 224 3,2 582E121Engenharia sanitária 182 2,6 582E021Engenharia cartográfica 74 1,1 582E041Engenharia de construção 19 0,3 582E081Engenharia de recursos hídricos 16 0,2 Total ,0 522E062Engenharia elétrica ,7 523E112Engenharia de controle e automação ,2 523E092Engenharia eletrônica ,7 523E122Engenharia de telecomunicações 866 9,3 523E102Engenharia mecatrônica 738 8,0 522E072Engenharia industrial elétrica 234 2,5 522E092Engenharia eletrotécnica 127 1,4 523E052Engenharia de comunicações 19 0,2 Total ,0

28 OCDEGrupoCurso Nome (Censo 2009) Concluintes% 521E053Engenharia mecânica ,4 521E033Engenharia industrial mecânica 449 9,5 525E083Engenharia naval 119 2,5 525E043Engenharia aeronáutica 91 1,9 525E033Engenharia aeroespacial 21 0,4 525E053Engenharia automotiva 9 0,2 TOTAL ,0 524E074Engenharia química ,7 541E014Engenharia de alimentos ,5 524E024Engenharia de biotecnologia 82 2,4 542E034Engenharia têxtil 76 2,2 524E054Engenharia industrial química 73 2,1 524E014Engenharia bioquímica 22 0,6 542E024Engenharia industrial têxtil 17 0,5 TOTAL ,0

29 OCDEGrupoCurso Nome (Censo 2009) Concluintes% 520E045Engenharia de materiais ,7 521E065Engenharia metalúrgica ,3 543E035Engenharia de materiais - plástico 57 7,7 520E075Engenharia física 24 3,2 TOTAL ,0 520E056Engenharia de produção ,7 521E016Engenharia de produção mecânica ,0 582E096Engenharia de produção civil 196 3,2 522E056Engenharia de produção elétrica 112 1,8 524E046Engenharia de produção química 63 1,0 543E056Engenharia de produção de materiais 15 0,2 521E026Engenharia de produção metalúrgica 4 0,1 TOTAL ,0 520E027Engenharia ambiental ,5 520E017Engenharia ,5 544E017Engenharia de minas 172 5,8 544E077Engenharia de petróleo 134 4,5 520E067Engenharia industrial 109 3,7 TOTAL ,0 623E018Engenharia florestal ,1 621E038Engenharia agrícola ,4 624E018Engenharia de pesca ,5 TOTAL ,0

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34 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Conceito ENADE Conceito ENADE -O conceito final de um determinado curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes em formação geral, conforme a expressão abaixo: NF = 0,75 x N C,CE + 0,25 x N C,FG Onde: N média padronizada; C concluintes; CE componente específico e FG formação geral Para mais detalhes, consultar Nota Técnica - Conceito ENADE, disponível em:

35 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) O conceito ENADE - expresso em uma escala de cinco níveis O conceito ENADE - expresso em uma escala de cinco níveis CONCEITO 1 – DESEMPENHO INFERIOR... CONCEITO 5 – DESEMPENHO SUPERIOR Os cursos podem ainda ter SC (sem conceito) como resultado final

36 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Principais relatórios Principais relatórios Relatórios de IES Relatórios de IES -Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso - Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE). Disponíveis em:

37 2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Principais relatórios (cont.) Principais relatórios (cont.) Relatórios-Síntese de Área Relatórios-Síntese de Área -Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante -Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. -Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) - Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE.

38 BOLETIM DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

39 INFORMAÇÕES QUE FAZEM PARTE DO RELATÓRIO DO CURSO - EXEMPLOS

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46 As informações geradas a partir do ENADE são usadas por diversos públicos: As informações geradas a partir do ENADE são usadas por diversos públicos: (dirigentes, coordenadores e estudantes) que podem usar as informações para, por exemplo, analisar questões pedagógicas e reorientá-las – se for o caso; Instituições de educação superior (dirigentes, coordenadores e estudantes) que podem usar as informações para, por exemplo, analisar questões pedagógicas e reorientá-las – se for o caso; que cuidam da regulação e supervisão da educação superior (Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância); Secretarias do MEC que cuidam da regulação e supervisão da educação superior (Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância); – podem usar os dados para orientar ações e políticas públicas educacionais; Gestores públicos – podem usar os dados para orientar ações e políticas públicas educacionais; - usam os dados em seus trabalhos acadêmicos; Pesquisadores - usam os dados em seus trabalhos acadêmicos; – as pessoas buscam, nas informações colocadas a sua disposição, elementos para conhecer melhor um curso de seu interesse. Sociedade em geral – as pessoas buscam, nas informações colocadas a sua disposição, elementos para conhecer melhor um curso de seu interesse.

47 3. ENADE 2011 Portaria Normativa MEC n o 8, de 15/04/2011 Serão avaliados pelo ENADE 2011 os estudantes dos cursos que conferem diploma de: Serão avaliados pelo ENADE 2011 os estudantes dos cursos que conferem diploma de: - bacharel em ARQUITETURA E URBANISMO e ENGENHARIA; - bacharel ou licenciatura em BIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPUTAÇÃO, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA e QUÍMICA; - licenciatura em PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS e MÚSICA; - tecnólogo em ALIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PROCESSOS QUÍMICOS, FABRICAÇÃO MECÂNICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, REDES DE COMPUTADORES e SANEAMENTO AMBIENTAL - tecnólogo em ALIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PROCESSOS QUÍMICOS, FABRICAÇÃO MECÂNICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, REDES DE COMPUTADORES e SANEAMENTO AMBIENTAL.

48 3. ENADE 2011 (cont. ) O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2011 será responsabilidade da instituição de educação superior, a partir das informações constantes do Sistema e-MEC. O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2011 será responsabilidade da instituição de educação superior, a partir das informações constantes do Sistema e-MEC. As instruções e os instrumentos necessários às IES para o enquadramento de cursos e inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao ENADE estão disponíveis no endereço eletrônico MANUAL DO ENADE. As instruções e os instrumentos necessários às IES para o enquadramento de cursos e inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao ENADE estão disponíveis no endereço eletrônico e MANUAL DO ENADE. O Manual do ENADE define os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame. O Manual do ENADE define os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame.

49 3. ENADE 2011 (cont. ) É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. Inscrições (Responsabilidade da IES) Inscrições (Responsabilidade da IES) Período: : apenas estudantes em situação irregular de anos anteriores Período: 20 a 30 de junho de 2011: apenas estudantes em situação irregular de anos anteriores Período: : apenas estudantes habilitados dos cursos avaliados em 2011 Período: 18 de julho a 19 de agosto de 2011: apenas estudantes habilitados dos cursos avaliados em Processamento das inscrições: exclusivamente por meio da página da Internet Não serão admitidas inscrições fora do prazo estabelecido pela Portaria Normativa MEC n o 8/2011 Não serão admitidas inscrições fora do prazo estabelecido pela Portaria Normativa MEC n o 8/2011

50 3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes habilitados ao ENADE 2011 (Cursos ref. art. 1 o da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011) Estudantes habilitados ao ENADE 2011 (Cursos ref. art. 1 o da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011) Ingressantes: Ingressantes: - Estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de realização do ENADE Concluintes: Concluintes: - Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES.

51 3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes dispensados (inscrição) do ENADE 2011: Estudantes dispensados (inscrição) do ENADE 2011: - Estudante de curso não avaliado em Estudante que colar grau até 31 de agosto de Estudante oficialmente matriculado e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data do Exame, em instituição conveniada com a IES de origem Estudante que se enquadra nas situações acima não deve ser inscrito pela IES. Estudante que se enquadra nas situações acima não deve ser inscrito pela IES.

52 3. ENADE 2011 (cont.) É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. Lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP para consulta pública. Lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP para consulta pública. Período: 22 a 31 de agosto de 2011 Inclusões ou retificações identificadas por meio da consulta pública da lista de estudantes inscritos pela IES devem ser solicitadas à própria IES. Inclusões ou retificações identificadas por meio da consulta pública da lista de estudantes inscritos pela IES devem ser solicitadas à própria IES. Período: 22 a 31 de agosto de 2011 É responsabilidade da IES a solicitação, ao INEP, de inclusão ou retificação na lista de estudantes habilitados e inscritos para o ENADE É responsabilidade da IES a solicitação, ao INEP, de inclusão ou retificação na lista de estudantes habilitados e inscritos para o ENADE Período: 22 a 31 de agosto de 2011

53 3. ENADE 2011 (cont.) O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico Período: 07 outubro a 06 de novembro de 2011 A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante.

54 3. ENADE 2011 (cont.) Alteração de município de prova (responsabilidade da IES) Alteração de município de prova (responsabilidade da IES) - Para estudantes em desenvolvimento de estágio curricular fora da sede do curso ou estudantes de curso na modalidade de educação a distância (EAD). Período: Período: 22 a 31 de agosto de O estudante de curso na modalidade de educação a distância (EAD) poderá realizar o ENADE 2011 no município em que a IES credenciada para a EAD tenha pólo de apoio presencial discriminado da IES em proceder a alteração do município de prova, nos termos do art. 6 o, § 5 o da Portaria Normativa MEC n o 8/ O estudante de curso na modalidade de educação a distância (EAD) poderá realizar o ENADE 2011 no município em que a IES credenciada para a EAD tenha pólo de apoio presencial discriminado, até o dia 18 de agosto de 2011, no Sistema e-MEC, observada a responsabilidade da IES em proceder a alteração do município de prova, nos termos do art. 6 o, § 5 o da Portaria Normativa MEC n o 8/2011.

55 3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes ingressantes dos cursos determinados no art. 1º da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Estudantes ingressantes dos cursos determinados no art. 1º da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Estudantes em situação irregular de anos anteriores, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Estudantes em situação irregular de anos anteriores, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Para o cálculo do conceito ENADE 2011, a ser atribuído aos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa, será considerado apenas o desempenho dos concluintes habilitados, regularmente inscritos pela IES e participantes do ENADE Para o cálculo do conceito ENADE 2011, a ser atribuído aos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa, será considerado apenas o desempenho dos concluintes habilitados, regularmente inscritos pela IES e participantes do ENADE Diretrizes para as provas (Comissões Assessoras de Áreas) – 30 de junho de Diretrizes para as provas (Comissões Assessoras de Áreas) – 30 de junho de 2011.

56 Data e horário da prova do ENADE 2011 Data e horário da prova do ENADE de novembro de 2011 Início: 13h – horário oficial de Brasília

57 OBRIGADO! Webster Spiguel Cassiano Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais Coordenador-Geral do ENADE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES Coordenação-Geral do ENADE Setor de Rádio e TV Sul Q. 3 - Bl. M - Ed. Dário Macedo - 4º andar Setor de Rádio e TV Sul Q. 3 - Bl. M - Ed. Dário Macedo - 4º andar Asa Sul - Brasília - DF Telefone: ;


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