A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA PROF: WALLYSON

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA PROF: WALLYSON"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA PROF: WALLYSON

2

3

4

5

6

7

8 O sistema colonial tinha como principal mecanismo o “exclusivo” metropolitano

9

10 OBS: Escravos de Ganho: escravos que, no período colonial e no Império, realizavam tarefas remuneradas, entregando ao senhor uma quantia diária do pagamento recebido.

11 Ao correlacionar a figura de Getúlio Vargas ao ditador nazista, Adolf Hitler, na data em questão, buscou-se associar as ditaduras políticas de ambos.

12 OBS: Em 1937, Getúlio Vargas utilizou o Plano Cohen para dar um golpe de Estado e iniciar no Brasil a ditadura do Estado Novo ( ).

13 O temor norte-americano de uma aproximação getulista do Eixo no início dos anos 40 resultou numa busca de aproximação cada vez maior por parte dos americanos em relação ao Brasil e resultou num empréstimo financeiro com vistas à construção de uma siderúrgica, o que explica a charge ao lado.

14 O interesse “continuísta” de Getúlio no período denominado de “rede- mocratização” levou-o ironicamente a aceitar o apoio até mesmo dos comunistas que, ao longo da Era Vargas, foram implacavelmente perseguidos por Getúlio.

15 OBS: Queremismo - movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República.

16 CONTRA AS REFORMAS DE BASE À FAVOR DAS REFORMAS DE BASE Grandes empresários, chefes militares, a UDN, parte da classe média, latifundiários, o governo dos EUA. Jango, UNE, PTB, líderes sindicais, comunistas, as Ligas Camponesas.

17


Carregar ppt "REVISÃO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA PROF: WALLYSON"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google