A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Placas Tectônicas. Uma placa tectônica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Placas Tectônicas. Uma placa tectônica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra."— Transcrição da apresentação:

1 Placas Tectônicas

2 Uma placa tectônica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra tem sete placas tectônicas principais e muitas mais sub-placas de menores. As placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se registra a maioria dos terremotos e maremotos. São atualmente reconhecidas 52 placas tectônicas, 14 principais e 38 menores.

3 As placas tectônicas mais conhecidas são: 1.Placa do Pacífico 2.Placa de Cocos 3.Placa de Nazca 4.Placa das Caraíbas 5.Placa Sul-Americana 6.Placa Norte-Americana 7.Placa Africana 8.Placa Arábica 9.Placa Indo-Australiano 10.Placa Antártica 11.Placa Filipina 12.Placa Eurasiana

4 Maremotos

5 O que são Maremotos? Maremoto é um sismo em região coberta por um oceano. É ocasionado pelo deslocamento das placas Tectônicas. Os grandes maremotos produzem ondas gigantescas chamadas tsunamis que se deslocam por quilômetros a alta velocidade. Às vezes essas ondas atingem ilhas e costa, provocando destruição material e mortes nos locais habitados. As ondas podem atingir mais de 30 metros de altura.

6 Como se formam os Maremotos? Geralmente, os maremotos se formam por causa de movimentações da terra, devido as placas tectônicas. E estes maremotos quase sempre ocorrem nas divisas entre uma placa e outra. Os maremotos também podem ocorrer se estiverem perto de um vulcão, pois este fenômeno provoca tremores. Observação: Maremoto e Tsunami tem o mesmo significado, a origem da palavra tsunami é japonesa, principalmente porque o Japão fica na divisa de duas placas tectônicas, então ocorrem muitos maremotos.

7 1.A ruptura causada pelo tremor no leito do mar empurra a água para cima, dando início à onda. 2.A onda gigante se move nas profundezas do oceano em velocidade altíssima. 3.Ao se aproximar da terra, a onda perde velocidade,mas fica mais alta. 4.Ela então avança por terra, destruindo tudo em seu caminho. Como se formam as ondas Mortais?

8 Terremotos

9 O que são os Terremotos? É um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura da rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. As rochas comportam-se como corpos elásticos e podem acumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando este esforço excede o limite de resistência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente de fratura, chamado FALHA.

10 Como se formam os Terremotos? Vários fatores podem causar terremotos: · Erupções vulcânicas · Impactos de meteoros · Explosões subterrâneas · Estruturas que desmoronam. Mas a maioria dos terremotos é causado pelos movimentos das placas tectônicas.Os terremotos ocorrem todos os dias no nosso planeta, mais de três milhões de terremotos ocorrem todos os anos, o que soma 8 mil por dia ou um a cada 11 segundos.


Carregar ppt "Placas Tectônicas. Uma placa tectônica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google