A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSIOLOGIA A Missão da Igreja numa Perspectiva Cristã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSIOLOGIA A Missão da Igreja numa Perspectiva Cristã."— Transcrição da apresentação:

1 MISSIOLOGIA A Missão da Igreja numa Perspectiva Cristã

2 Introdução do livro O instrumento de Deus para alcançar toda a terra é e sempre foi o trabalho de divulgação da sua Palavra e de sua vontade. Hoje, podemos dar um nome a esse mecanismo: Missões. Unidades 1 – Uma Perspectiva História de Missões 2 – Uma Perspectiva de Missões 3 – Uma Perspectiva Sociológica e Cultural de Missões 4 – Uma perspectiva Estratégica de Missões

3 A Missão da Igreja na Perspectiva Cristã
MISSIOLOGIA A Missão da Igreja na Perspectiva Cristã Uma Perspectiva Histórica de Missões Unidade I

4 Introdução Nesta unidade, para compreendermos melhor todo o trabalho de Missões realizado no mundo, seu progresso, suas lutas, as várias circunstâncias vividas por missionários, apresentaremos um panorama histórico do trabalho missionário no mundo.

5 Capítulo 1 – A Bíblia: Manual de Missões
O objetivo do eterno do Senhor é salvar a humanidade e para isso não poupou seu próprio filho. Essas palavras provam para todos que Missões não são produto do coração humano, não vem do homem em primeiro plano, mas vem do coração de Deus. 1.1 – A Bíblia é o Manual de Missões que Apresenta o Plano Redentor de Deus A Palavra do Senhor nos torna cientes que o objetivo primordial da Trindade é a redenção da humanidade e que a obra missionária é o canal para o cumprimento desse plano de resgate.

6 Capítulo 1 – A Bíblia: Manual de Missões
1.2 – Os Dois Testamentos Apontam Para Missões Deus quer salvar a todos, por isso a palavra de ordem na bíblia sagrada é “anunciai a salvação do Senhor”. 1.2.1 – Missões no Antigo Testamento 1.2.2 – Missões no Novo Testamento

7 Capítulo 2 – O Aprendizado em Missões Através da Bíblia
Anteriormente asseveramos que a Bíblia é considerada um manual de missões; de fato é, pois nela encontramos subsídios valiosos para o sucesso na obra de evangelização mundial 2.1 – O Evangelho: Norteador do Trabalho Missionário Através da Bíblia, aprendemos como deve ser realizada a obra de Deus, de que maneira podemos ser instrumentos de Deus para mudar situações e levar vidas ao Senhor Jesus Cristo. Alguns pontos devem ser observados: Amor e compaixão por missões, a responsabilidade de cumprir o “ide” de Jesus, O Espírito Santo e missões, Estratégias missionárias, preparação de Obreiros e o exemplo dos servos de Jesus da igreja primitiva em Missões

8 Capítulo 2 – O Aprendizado em Missões através da Bíblia
2.2 – O Alcance Mundial da Obra Missionária Em Atos (1.8), Jesus disse aos discípulos que receberiam poder quando o Espírito viesse até eles. O objetivo desse derramamento era que deveriam ser testemunhas de Cristo em Jerusalém, Judéia, Samaria e até nos confins da terra. Podemos dividir a obra missionária da seguinte maneira: Missões domésticas, transculturais, estrangeiras, organizadas e independentes.

9 Capítulo 3 – Missões nos Séculos I a X
Missões cristãs iniciam-se com o imperativo de cristo, o incentivo do Espírito santo, o dinamismo dos apóstolos e a benção de Deus-Pai. A história Bíblica nos relata que após a ascensão de Cristo, os discípulos, cheios do Espírito Santo, começaram a pregar o Evangelho e multidões de pessoas, principalmente os judeus, se convertiam e passavam a integrar aquele grupo que crescia de maneira assustadora.

10 Capítulo 3 – Missões nos Séculos I a X
3.1 – O desenvolvimento do Cristianismo no primeiro século No início da era da igreja, logo depois do derramamento do Espírito Santo sobre os crentes, a perseguição começou de maneira “branda”, ou seja, os discípulos foram chamados e proibidos de falar no nome de Jesus, foram até presos, mas não passou disso. 3.2 – A expansão da fé cristã no segundo século A igreja do senhor Jesus continua em crescimento acelerado. Por Damasco e Edessa chaga à Mesopotâmia; depois alcança a Arábia por Bostra e Petra; pisam na África entrando por Alexandria e Cartago; e, através de Antioquia, chegam à Armênia, Ponto e Bitínia. Mais tarde chega à Espanha, Galesa e Gr~ça-Bretanha.

11 Capítulo 3 – Missões nos Séculos I a X
3.3 – O crescimento do cristianismo no terceiro século Durante o terceiro século, o Cristianismo se espalhou tanto que chegou a atravessar as fronteiras do Império Romano, e talvez tenha chegado até Pária, Etiópia, Irlanda, índia e China, porém sem estabelecer firmes bases nesses países, naquele tempo. 3.4 – A expansão do cristianismo no quarto século O Cristianismo , a partir do quarto século, vai tomando outros rumos na história. Antes perseguidos, humilhados e desprezados, sofreram duas perseguições. Porém, quando chega a época do Imperador Constantino, cessam as perseguições e o próprio Imperador, mais por questões políticas do que religiosas, declara-se cristão, o que elevou o Cristianismo a um outro patamar perante a sociedade.

12 Capítulo 3 – Missões nos Séculos I a X
3.5 – Missões Cristãs no quinto século Os destaques desse momento de expansão do Cristianismo são: Irlanda, Alemanha, Armênia, Evangelização do Oriente Médio e países da Ásia extrema, a evangelização do norte da África e de toda a Ásia central. 3.6 – A obra missionária no sexto século A evangelização da Escócia por Santo Columba – irlandês de linhagem nobre, com vasto conhecimento e muitos talentos. Primeiramente começou na sua própria terra, evangelizando, fundando mosteiros, escolas e igrejas. 3.7 – A expansão do Cristianismo no sétimo século Desse período destacamos: A conversão do Rei Edwin de Northumbia, Inglaterra, Conversão do Rei Osvaldo, missões na China, Missões no sul da França e no Norte da Itália entre os Lombardos,A igreja romana estabelecida na Inglaterra, conversão dos Países baixos.

13 Capítulo 3 – Missões nos Séculos I a X
3.8 – Missões Cristãs no oitavo século Bonifácio e suas missões na Alemanha e Holanda – monges, irlandeses e ingleses levaram o cristianismo à Alemanha. 3.9 – Missões no Século IX A conversão do rei Haroldo da Dinamarca – A Dinamarca foi o primeiro País escandinavo a receber o evangelho como resultado do trabalho esforçado do monge Francês Anskar – treinado como famoso mosteiro do Corbie, fundado por Columba. 3.10 – A expansão do Cristianismo no século X A conversão da Noruega: O evangelho chegou através de um rei Norueguês ( Haakon) que quando jovem estudou na Inglaterra.

14 Capítulo 4 – Missões no Século XI a XIX
O trabalho missionário avança pelos séculos plantando e colhendo vidas para a seara de Deus. A história nos revela que em todos esses momentos ocorreram dificuldades de todos os tipos, seja doutrinária, política, idealista ou religiosa. 4.1 – Desenvolvimento do cristianismo no Século XI e XII A expansão da religião cristã continua; várias partes do mundo vão sendo conquistadas e o evangelho sendo anunciado.

15 Capítulo 4 – Missões no Século XI a XIX
4.2 – Missões nos séculos XIII a XVII: Igreja católica Missões na África Missões na China Missões na Indonésia Missões na Índia Missões no Canadá Missões no Japão Missões nas Filipinas Missões na Indochina Missões na ilhas e diversos lugares Missões no Novo Mundo

16 Capítulo 4 – Missões no Século XI a XIX
4.3 – Missões Protestantes na Europa – a.D. (Séculos XVII-XIX) A igreja centralizou esforços na obra missionária e assim dominou, principalmente, o novo mundo que surgia através dos grandes descobrimentos. 4.3.1 – A missão Dinamarquesa – Halle (1683 A.D) 4.3.2 – Missões dos Morávios no Mundo 4.3.3 – O despertar do evangelho para missões 4.3.4 – Século XIX: “O grande século de missões”

17 Capítulo 5 – Missões no século XX
O século XX pode ser considerado um divisor de águas; o ponto chave para a expansão do cristianismo no mundo. 5.1 – O trabalho missionário no contexto do século XX O marco do fim do grande século missionário (XIX) foi a primeira Guerra Mundial, em 1914. 5.1.1 O Resultado das duas grandes guerras na obra missionária

18 Capítulo 5 – Missões no século XX
5.2 – Principais fatores que influenciaram a obra Missionária O pentecostalismo ganha força, se fortalece e passa a ser o grande diferencial para o avanço missionário no mundo. Surgimento do conselho Mundial de Igrejas. As mulheres ganham um espaço importante para missões. O movimento Estudantil dos Estados Unidos levou muitos jovens a se entregarem ao trabalho de evangelização mundial.

19 Capítulo 5 – Missões no século XX
Dentre as muitas iniciativas missionárias, surgem, naquele contexto , obreiros que se dispunham a ir para o campo sem garantia de sustento financeiro, somente pela fé. A crença de muitos de que Jesus viria nesse século, pois ele antecedia o milênio ( 2000 para 2001). O surgimento de várias denominações e igrejas sendo inauguradas marca este século e também contribui para o avanço da obra de Deus. A força dos Estados Unidos da América no trabalho missionário. Surge o movimento de Lausanne. O crescimento da igreja alavanca a expansão do cristianismo no mundo. Nas Assembléias de Deus, surge o movimento denominado “década da colheita”. Desenvolvimento de trabalhos de implantação de igrejas. Enfoque missionário voltado para a janela 10/40.

20 Capítulo 5 – Missões no século XX
5.3 – A expansão missionária na América latina A história no revela como o Cristianismo chegou ao continente latino. Os países da Europa empreenderam esforços na conquista de novas terras, com isso um novo continente foi descoberto.


Carregar ppt "MISSIOLOGIA A Missão da Igreja numa Perspectiva Cristã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google