A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESIGN DO OBJETO ESTÉTICA PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESIGN DO OBJETO ESTÉTICA PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES."— Transcrição da apresentação:

1 DESIGN DO OBJETO ESTÉTICA PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES

2 INTRODUÇÃO Para entendermos realmente a interligação entre Homem e objeto,devemos refletir sobre os aspectos essenciais das interfaces entre usuário – produto, durante o processo de uso do objeto.

3 FUNÇÕES BÁSICAS CONCEITUAIS. São três funções básicas conceituais que auxiliam o profissional de design. PRÁTICA ESTÉTICA SIMBÓLICA

4 FUNÇÃO PRÁTICA São funções práticas todas as relações entre um produto e um usuário que se embasam em efeitos diretos orgânico- corporais,ou seja á adequação do produto e as necessidades fisiológicas.Ex.facilidade de uso,prevenção de cansaço,oferta de conforto,segurança e eficácia de utilização do objeto. Todos esses requisitos estão relacionados com as bases conceituais de uso do produto,ergonômica,operaci onal e informacional,e na sua materialização física do produto concebido, estão vinculadas também á bases conceitual técnica (tecnológica, sistemas construtivos, normalização e obviamente á de criatividade).

5 FUNÇÃO ESTÉTICA É a relação entre o produto e o usuário, que experimentada no processo de percepção, sendo um aspecto psicológico de percepção sensorial durante o uso, que tem como atributo principal a fruição da beleza, do prazer e do bem estar contemplativo. A função estética é subordinada a diversos aspectos socioculturais, ou seja esta ligada diretamente ao repertório de conhecimento do usuário e sua vivência. A função estética têm estreita ligação com os princípios gestálticos da organização visual da forma do objeto, harmonia, equilibrio e contraste visual.

6 FUNÇÃO SIMBÓLICA A função simbólica é uma das funções mais complexas; porque: a) Se liga com a espiritualidade do homem, quando ele se excita com a percepção de um objeto estabelecendo relações com componentes de experiências e sensações anteriores. b) A função simbólica têm relação e também é determinada por todos os aspectos espirituais e psíquicos de uso do objeto. Esse uso do objeto envolvem fatores : sociais, políticos, econômicos, pessoais,sentimentais e emotivos

7 c) A função simbólica revela-se,por meio dos elementos configuracionais de estilo (que é uma qualidade formal intrínseca do produto, que é responsável pela atração visual que o torna desejável. Esses elementos configuracionais de estilo são atributos, características e valores especiais agregados ao objeto ( e que são traduzidos na sua linguagem através de formas orgânicas e ou geométricas, cores e acabamentos superficiais.


Carregar ppt "DESIGN DO OBJETO ESTÉTICA PROFESSORA : ROSÂNGELA ALVES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google