A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Conjuntura – Para onde deve/devia ir o câmbio no Brasil? Monica Baumgarten de Bolle IEPE/Casa das Garças 25/03/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Conjuntura – Para onde deve/devia ir o câmbio no Brasil? Monica Baumgarten de Bolle IEPE/Casa das Garças 25/03/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Conjuntura – Para onde deve/devia ir o câmbio no Brasil? Monica Baumgarten de Bolle IEPE/Casa das Garças 25/03/2011

2 Galanto Consultoria2 Tragédia do Japão e Guerra na Líbia: Várias razões para crer que o choque do Japão + guerra na Líbia impulsionam a inflação global via commodities, piorando o trade-off entre crescimento e inflação nas economias maduras e nas emergentes. Necessidade de preencher o rombo enérgico japonês deixado pelas usinas nucleares e refinarias afetadas pelo desastre. Reconstrução e demanda adicional por energia e commodities industriais (soft commodities também são afetadas – o Japão vai demandar mais etanol?). Interrupção dos programas nucleares de outros países – é pra valer? No caso da Alemanha parece que sim; em outros casos talvez não (China). Pressão sobre preços de petróleo e derivados, além de commodities industriais e agrícolas, pode consolidar mais rapidamente um quadro semi-estagflacionário nas economias avançadas.

3 Galanto Consultoria3 Implicações para a PM das Economias Maduras Todos ficam mais britânicos? A perspectiva de que a postura monetária continue muito expansionista, ainda que alguns bancos centrais iniciem, lentamente, um processo de normalização, continuará a impulsionar os fluxos de capital para os países emergentes. Para os que se beneficiam da alta das commodities, as pressões são ainda maiores – Brasil.

4 Galanto Consultoria4 Câmbio e Fluxos de Capital: O debate global não ajuda... Argumento de que a política econômica não pode ignorar os efeitos dos fluxos de capital é válido, porém, em alguns casos, está sendo esticado além do razoável para legitimar o intervencionismo. Intervencionismo movido por diversas razões, inclusive a promoção da competitividade da indústria – Ministério da Fazenda. Oportunismo e o Relatório de Inflação do Banco Central da Turquia: To contain the effects of QE (Quantitative Easing), emerging markets are doing QT (Quantitative Tightening).

5 Galanto Consultoria5 5 Brasil – Fluxo Cambial (US$)

6 Galanto Consultoria6 Variação Diária do Câmbio


Carregar ppt "Seminário de Conjuntura – Para onde deve/devia ir o câmbio no Brasil? Monica Baumgarten de Bolle IEPE/Casa das Garças 25/03/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google