A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE PREDICADO PROFª REGINA CÉLIA. Recapitulando... Sujeito – é o termo da oração ao qual se refere qualquer comentário(sujeito é o termo de quem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE PREDICADO PROFª REGINA CÉLIA. Recapitulando... Sujeito – é o termo da oração ao qual se refere qualquer comentário(sujeito é o termo de quem."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE PREDICADO PROFª REGINA CÉLIA

2 Recapitulando... Sujeito – é o termo da oração ao qual se refere qualquer comentário(sujeito é o termo de quem se fala) Predicado – é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Nele é obrigatória a presença de um verbo ou locução verbal.

3 Quanto a significação o predicado pode comunicar: Uma ação do sujeito: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito composto ação Um estado do sujeito: Fabiano estava contente. suj.simples estado Uma ação e um estado, ao mesmo tempo: Os meninos corriam despreocupados. suj.simples ação estado

4 Quanto a relação o predicado apresenta diferentes núcleos : 1.O predicado cujo verbo de ação é o seu núcleo é chamado de predicado VERBAL. Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. núcleo 2. O predicado que informa o estado do sujeito tem por núcleo o nome e é chamado de predicado NOMINAL. Fabiano estava doente. núcleo

5 3.O predicado que informa ao mesmo tempo ação e estado do sujeito tem dois núcleos: o verbo de ação e o nome.Por isso, chama-se predicado VERBO-NOMINAL. Os meninos corriam despreocupados. Núcleo Núcleo (verbo de ação) ( qualidade)

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 DESCONTRAINDO...

16 Termos relacionados ao verbo. Objeto direto Objeto indireto Adjunto adverbial Agente da passiva

17

18 Complementos Verbais São dois os complementos Verbais Objeto Direto – Complementa o verbo sem preposição. A ausência de segurança acarreta a violência urbana. Todos têm interesse no novo projeto. Objeto Indireto – Complementa o verbo com preposição. Nós cremos em uma nova ordem mundial. Nunca lhe pedi amor, senão respeito. Naquele imenso caldeirão, todos assistiam a ele.

19 Objeto Direto Funcionam como objeto direto -S-Substantivo Ninguém encontrou o arco-íris. -P-Pronome Clara não viu ninguém. -P-Pronome Oblíquo Nós o guardamos em um bom lugar. -P-Pronome Relativo Quando achei o livro que me pediste fiquei muito feliz. -O-Oração Diga que já não me quer.

20 ATENÇÃO!!! Os pronomes o,a, os, as atuam exclusivamente como objetos diretos. Observem: Informei os preços aos clientes. Informei-os aos clientes. Já, os pronomes me, te, se,nos e vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal. Escolheram – me para representar a turma. (Escolher alguém –VTD ; portanto “me” – OD) Ofereceram-me uma flor.(oferecer algo para alguém-vtdi- uma flor – OD e me = para mim- OI)

21 Tipos de Objeto Direto Preposicionado 1.Com o pronome oblíquo tônico – Convidamos a ti. Ofendeu a ele, não a mim. 2- Para evitar ambiguidade – - José matou Jorge – (Quem é matou?) José matou a Jorge. - Ofendeu o repórter o entrevistado. (Quem ofendeu?) Ofendeu ao repórter o entrevistador. 3- Objeto Direto é um substantivo próprio ou comum que designa pessoas. Ofendeu a Joaquim. / Amai ao próximo como a si mesmo.

22 4-Com pronome quem, desde que o antecedente esteja expresso: “A senhora a quem cumprimentara era a minha esposa.” (antecedente) ODPrep. 5- Com o objeto direto anteposto ao verbo: Ao médico é que não enganam ODPrep. VTD 6-. Outra particularidade é a que se refere a verbos como comer e beber. Gertrudes comeu a torta e Miguel bebeu o chá. Esses verbos são claramente transitivos diretos e consideramos que os sujeitos consumaram a ação, ou seja, comeram e beberam tudo.

23 Já... Gertrudes comeu da torta e Miguel bebeu do chá. Entendemos, nessas novas versões, que ambos os sujeitos comeram e beberam parte da torta e um pouco do chá, funcionando o objeto direto preposicionado, nesse caso, como um indicador de partitivo.

24 OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO (PLEONASMÓS- GREGO = SUPERABUNDÂNCIA) É USADO PARA REALÇAR UMA IDEIA JÁ EXPRESSA PELO OBJETO DIRETO, ESTE PODE APARECER REPETIDAMENTE,SOB A FORMA DE PRONOME PESSOAL ÁTONO, ENTÃO,DE OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO O presente, ele recebeu-o no dia de seu aniversário. Objeto direto ODPLEO.

25 Objeto direto cognato ou interno Observem: A mãe chorava um choro muito doído e triste. “E rir meu riso e derramar meu pranto”.(Vinícius de Moraes) Ela dormiu um sono pesado objeto direto interno, cuja característica principal se define pelo fato de ele se constituir por um substantivo cognato do verbo (possuir o mesmo radical) ou pertencer à mesma esfera semântica (relacionado ao significado) desse mesmo verbo.

26 Objeto Indireto Funcionam como objeto indireto -S-Substantivo Abílio pagou ao cobrador cem conto de réis. -P-Pronome Nunca mais creu naquilo. -P-Pronome oblíquo Nós lhe contamos grandes histórias.

27 ATENÇÃO!!! Os pronomes lhe e lhes atuam exclusivamente como objetos indiretos. Observem: Informei os preços aos clientes. Informei-lhes os preços. Pronomes me, te, se, nos e vos atuam como OI ou OD de acordo com a transitividade verbal. Não me pertencem os sonhos. (Pertencer a alguém – VTI – Me – OI) Ninguém me encontrou.(Encontrar alguém-VTD-Me- OD)

28 Muito cuidado!!! Funções do lhe:  Adjunto adnominal - quando houver indicação de posse: algo de alguém Se quiser, beijo-lhe os pés = beijo os seus pés. Arranquei-lhe o capacete da cabeça = cabeça dele.  Complemento nominal :quando houver a expressão algo a alguém complementando um verbo, sendo que o algo é um adjetivo e que a preposição a provém dele (do algo). Sou-lhe fiel. O adjetivo fiel exige a preposição a, pois quem é fiel, é fiel a algo (ou a alguém).

29 Mais exemplos: Caminhar a pé lhe era saudável. Caminhar a pé era saudável a ele/a. Saudável: adjetivo Lhe: CN Foi-lhe oferecida uma participação nos lucros. Uma participação nos lucros foi - lhe oferecida. Verbo de ligação = foi predicativo do sujeito = oferecida complemento nominal = lhe ( completando o sentido do adjetivo " oferecida " )

30 OBJETO INDIRETO PLEONÁSTICO É USADO PARA REALÇAR UMA IDEIA JÁ EXPRESSA PELO OBJETO INDIRETO, ESTE PODE APARECER REPETIDAMENTE,SOB A FORMA DE PRONOME PESSOAL ÁTONO, ENTÃO,DE OBJETO INDIRETO PLEONÁSTICO Aos inimigos, não lhes ensine tudo o que sabes. OI OIPLEO. A ti, meu amor, ofereço-te estas flores. OI OIPLEO.

31

32 Agente da Passiva O agente da passiva é o termo que indica o elemento que praticou uma ação verbal quando este verbo está na voz passiva, existindo somente quando a oração trouxer a voz verbal passiva. O agente da passiva vem iniciado sempre pelas preposições por, pelo e de. Exs.: O bandido ficou rodeado de policiais. O texto foi escrito por Jonas.

33 Recordando...

34 ATIVIDADES APOSTILA págs.:261,262 e 266

35

36


Carregar ppt "TIPOS DE PREDICADO PROFª REGINA CÉLIA. Recapitulando... Sujeito – é o termo da oração ao qual se refere qualquer comentário(sujeito é o termo de quem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google